Duvida! Disco dos Imâs

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Chegou oque faltava , agora é arregaçar as mangas e bobinar estes 5 kilos heuheuheueh, preciso de uma luva ! kkk
Imagem
Não se preocupa é certo que usará pouco menos de 2kg.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Tambem acho isso wolf, comprei 5 kilos porque consegui a 25 reais o quilo. mas no lote de 5 kilos fechado.

Se eu foce comprar 3 kilos iria pagar 47 reais o quilo e ia dar o mesmo valor. assim da para fazer outro estator no futuro. Como estou fazendo o gerador para rodar em inversor On grid ou Grid tie, pensei em acrescentar voltas para uma voltagem um pouco maior. Percebi que a maioria dos inversores trabalha de 10.5 a 28 volts, mais para mais doque para menos. Então vou tentar deixar mais ou menos na metade deste valor. para um melhor aproveitamento depois. vamos ver oque da :)

Vou manter atualizado aqui, acabei de fazer uma bobina, 57 voltas de fio awg 17, com o fio awg 19 consegui com 115 voltas e com uma carga de 3.5 amperes ligada manter 10 volts. e 20 volts em aberto. vou fazer a bobina com 60 voltas e medir o resultado.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Curiosidade com o que vais tocar o gerador, Não me parece que vai ser eólica?


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

pensei em eolica, vertical savonius, com 6 pas de 1\2 tambor 200 litros. Mas estou pensando em um motor de uns 2 hp a gasolina 4 tempos. Modificando para ele funcionar com Gasogêno. 1 saco de lenha deva um carro para até 40 kilometros. levando em conta que um motor de 2 hp vai consumir pouco gas. talvez com uns 4 cepinho de lenha toque o dia todo.mas primeiro quero fazer ele funcionar.

há tambem a possibilidade de eu vender para um amigo, ele tem um rio que passa nos fundos da casa dele.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Nunca pensei que seria tão cansativo essa empreitada de bobinar. 1440 voltas, 3 kilos de fio, e um dia inteiro fazendo a mesma coisa kkkk Mas ta ai , o resultado foi possitivo bobinas ficaram com as camadas bem "colocadas" e na dimençao esperada, amanha começar a fazer as ligações e preparar para a fibra de vidro .
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... muito trabalho, mas está a ficar óptimo :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Mais uma tarde de trabalho, interligar as bobinas. Tive um problema pois o triangulo que bobinei ficou um pouco maior que a possição correta, então tive que com as mãos curvar a parte externa para que muda-se o angulo do triângulo, mas nada de grave.

Não terminei hoje vou fazer o resto amanha.
Imagem
Imagem


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por fpereirainventor »

Muito bem.

Está com muito bom aspeto.

Se voltar a equacionar a eólica e quiser uma de eixo vertical que produz mais, na realidade prática, do que uma de eixo horizontal, consulte o meu prost ou http://urbanolic.blogspot.pt/

É uma turbina de construção low cost.

O problema das eólicas, parece ser, que a produção anunciada é meramente teórica, na verdade é muitas vezes inferior.

Boa continuação.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

fpereira, estou ainda vendo onde vou usar este gerador, minha meta é terminar ele e testar deixando totalmente pronto, depois vou ver onde vai ficar melhor eu utilizar, se uma hawt ou vawt ou talvez um motor a gasogeno, 1@ terminar o gerador e testar, bom vo la continuar as soldas.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Então resolveu fazer bifásico em oposição de fases.
Ainda bem que te safaste no tamanho das bobinas imagina ter de fazer tudo de novo :evil:
Ligou as bobinas todas de uma fase em série? Depois que tive alguma problemas evito resinar com as bobinas já todas ligadas, deixo as pontas todas de fora para poder fazer modificações a qualquer tempo perdemos em estética mas o comportamento do gerador nem sempre se traduz nos testes com uma bobina, as vezes não conseguimos a rotação desejada as vezes mais do que a desejada as vezes esquecemos de fazer as contas que em bifásico teremos praticamente o dobro da tensão enfim.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Liguei todas bobinas de 2 em 2. pois consegui 7 volts cada uma, depois de ligar de 2 em 2 ficou = 2 fases com 4 bobinas cada ( contando que 2 bobinas em série é igual a 1 bobina ) no final sobrou 2 bobinas sozinhas, uma norte e outra sul. então liguei as 2 com o final de uma com o final da outra.

Ai eu fiquei numa duvida, e dai fiz uma saida do estator para essas 2 bobinas separado para não ter risco de fazer alguma ligação errada. no fim posso retificar essas 2 independente das outras para não ter problemas.

Então o estator ficou assim = saida e entrada da faze 1 , saida e entrada da faze 2, e saida e entrada da bobina que liguei final com final .

Se tudo sair como esperado , terei 14 volts em cada faze.Ligando em paralelo as 3 fases terei os mesmos 14.

Se eu tiver algum problema com voltagem baixa posso ligar a faze 1 e 2 em série e deixar a bobina que tive duvida de fora alimentando talvez algum cooler.

Porem eu pensei na hora de medir a voltagem, na queda de tensão quando a bobina estiver com carga, então fiz as bobinas com enrolamento de 80 voltas. Para que cada bobina com uma carga de 3,00 Amperes mantenha 7 volts. Por isso acredito que não terei problemas com voltagem, acredito que o gerador em aberto sem carga possa até chegar a uns 20 volts, não tenho certesa,mas na duvida fiz assim, pretendo usar em um inversor ongrid que trabalha de 10.5 a 28 volts. Pensei essa configuração ser a melhor para este inversor.

Estou terminando as soldas, depois posto foto.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Liguei todas bobinas de 2 em 2. pois consegui 7 volts cada uma, depois de ligar de 2 em 2 ficou = 2 fases com 4 bobinas cada ( contando que 2 bobinas em série é igual a 1 bobina ) no final sobrou 2 bobinas sozinhas, uma norte e outra sul. então liguei as 2 com o final de uma com o final da outra.

Ai eu fiquei numa duvida, e dai fiz uma saida do estator para essas 2 bobinas separado para não ter risco de fazer alguma ligação errada. no fim posso retificar essas 2 independente das outras para não ter problemas.

Então o estator ficou assim = saida e entrada da faze 1 , saida e entrada da faze 2, e saida e entrada da bobina que liguei final com final .

Se tudo sair como esperado , terei 14 volts em cada faze.Ligando em paralelo as 3 fases terei os mesmos 14.

Se eu tiver algum problema com voltagem baixa posso ligar a faze 1 e 2 em série e deixar a bobina que tive duvida de fora alimentando talvez algum cooler.

Porem eu pensei na hora de medir a voltagem, na queda de tensão quando a bobina estiver com carga, então fiz as bobinas com enrolamento de 80 voltas. Para que cada bobina com uma carga de 3,00 Amperes mantenha 7 volts. Por isso acredito que não terei problemas com voltagem, acredito que o gerador em aberto sem carga possa até chegar a uns 20 volts, não tenho certesa,mas na duvida fiz assim, pretendo usar em um inversor ongrid que trabalha de 10.5 a 28 volts. Pensei essa configuração ser a melhor para este inversor.

Estou terminando as soldas, depois posto foto.
Com certeza essa não é a melhor configuração pois não vai ter como usar as duas bobinas que sobraram, ai uma fase ficaria diferente da outra e também causaria vibração no gerador e acho também que mesmo usado as bobinas para outro fim terá uma vibração indesejável.
Mas como ainda tem bastante fio, se esse não ficar como pretende pode fazer outro estator, eu recomendaria usar todas bobinas de uma fase em serie com fio duplo ou triplo ai depede de novos testes.
Posta as fotos ai que o pessoal se anima :)


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Bom espero não ter estes problemas, não levei em conta uma vibração no sistema, agora cabe testar depois de resinado para saber, Fiz a estrutura do gerador bem robusta.

Segue foto do estator , faltou 2 soldas porque acabou meu estanho, amanha pretendo acabar a solda e resinar.

Imagem


E se eu retificar aquelas 2 bobinas que ficaram de fora e ligar junto com a saida ja retificada das outras fases , não ficaria em paralelo? enviando relativamente a mesma corrente que o resto? e assim ficaria equilibrado sem vibração?

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Bom espero não ter estes problemas, não levei em conta uma vibração no sistema, agora cabe testar depois de resinado para saber, Fiz a estrutura do gerador bem robusta.

Segue foto do estator , faltou 2 soldas porque acabou meu estanho, amanha pretendo acabar a solda e resinar.

Imagem


E se eu retificar aquelas 2 bobinas que ficaram de fora e ligar junto com a saida ja retificada das outras fases , não ficaria em paralelo? enviando relativamente a mesma corrente que o resto? e assim ficaria equilibrado sem vibração?
Paralelo sim.
Tensão sim mas a controvérsias, Tendo só 1/4 da corrente a tensão tende a baixar.
Corrente não só 1/4.
Vibração sim.

Edit
Bom corrente acho que só 1/8 é que já tomei umas eheheheh :twisted: :twisted: :twisted:

Mais edit.
Não me lembro bem :oops: mas acho que a carga vai puxar a potencia da parte mais fraca, burn out garantido, como diria o user goahead.

Bom domingo. Vou dar um cochilo hehehe.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Paralelo sim.
Tensão sim mas a controvérsias, Tendo só 1/4 da corrente a tensão tende a baixar.
Corrente não só 1/4.
Vibração sim.

Edit
Bom corrente acho que só 1/8 é que já tomei umas eheheheh :twisted: :twisted: :twisted:

Mais edit.
Não me lembro bem :oops: mas acho que a carga vai puxar a potencia da parte mais fraca, burn out garantido, como diria o user goahead.

Bom domingo. Vou dar um cochilo hehehe.
Acho que entendi oque vc quiz dizer, se a resistência da bobina isolada for nem que um pouco menor que a de cada uma das outras fases, a carga vai puxar mais corrente dessa bobina, então o certo seria descobrir como retificar tudo junto ,

O problema é descobrir se ela vai se alinhar o polo com uma das 2 outras fazes. , se caso não estiver alinhado ela iria virar um curto , ou um freio kkk . Se eu retificar meia onda desta bobina daria para ligar junto com uma das fases, só descobrir a certa, claro que ficaria uma bobina capenga, kkk Mas deve ter um modo de limitar a corrente dessa unica bobina, senão acho que unica coisa a fazer é retifica-la separado e usar para alimentar algum sistema auxiliar. Pensando aqui.

Cura do trago depois nos pensa kkkkk


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Comprei 3 litros de resina, achei que iria sobrar...... Faltou um pouco , colei os dedos. Felizmente consegui um lado liso e um lado com falta de resina , mas coberto com a manta de fibra. faltou acredito que meio litro de resina,

Nunca achei que a secagem era tão rapida, li na net em deixar secando por 24 horas. pensei, terei uma meia hora para trabalhar com ela, resultado, quando vi que ela seca rapidamente , deu uma correria do inferno, mas consegui um disco util acredito, agora é esperar para ver. vou por fotos amanha.

Avatar do Utilizador

Wolfire
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 296
Registado: sábado jul 17, 2010 12:17 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Wolfire »

Druida6970 Escreveu:Comprei 3 litros de resina, achei que iria sobrar...... Faltou um pouco , colei os dedos. Felizmente consegui um lado liso e um lado com falta de resina , mas coberto com a manta de fibra. faltou acredito que meio litro de resina,

Nunca achei que a secagem era tão rapida, li na net em deixar secando por 24 horas. pensei, terei uma meia hora para trabalhar com ela, resultado, quando vi que ela seca rapidamente , deu uma correria do inferno, mas consegui um disco util acredito, agora é esperar para ver. vou por fotos amanha.

Eheheh exagerou no catalizador.


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Bom esperei umas 4 horas e desformei o estator, não aguentei esperar 24 horas, Estava ancioso para ver se tinha ficado bom.

Por incrivel que pareça não ficou tão ruin como imaginei, nas partes laterais ficou com um rebaixo mas nada grave, não tirei rebarbas, amanha vou rebarbar e preparar para furação.

Imagem
Imagem


PS tambem achoq eu exagerei , foi 4 catalisador para 3 litros de resina


Autor do tópico
Druida6970
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 54
Registado: quarta set 17, 2014 12:27 am

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Druida6970 »

Bom vamos la galera, estator rebarbado, furado para as guias, discos presos, estator alinhado. Comprei 3 ponte retificadora kbpc 5010 016 e 3 kbpc3510 012 . A de 35 amperes é o dobro de grossura doque a de 50 amperes, porque isso? a de 35 tem mais dicipação de calor?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Duvida! Disco dos Imâs

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito fixe... Bom trabalho :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Energia Eólica”