adicionar eolica a fv em autoconsumo.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
agreste
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 25, 2017 12:42 am
Localização: Cadaval

adicionar eolica a fv em autoconsumo.

Mensagem por agreste »

Boa tarde aos elementos do fórum.
Pretendo ver esclarecida uma dúvida.
Consegue-se adicionar um gerador eólico num sistema com painéis fotovoltaicos em auto consumo?
Sei que a rentabilidade será baixa, mas conseguiria aproveitar uma fonte de energia que está atualmente a passar ao lado.
Em caso afirmativo quais geradores eólicos me recomendariam adquirir entre os 1 e 2 KW/H, quais os mais fiáveis.
O investimento inicial é o fator principal a ter em conta pois o retorno será a longo prazo, o que faz com que a fiabilidade
seja determinante.
Melhores cumprimentos a todos.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: adicionar eolica a fv em autoconsumo.

Mensagem por serges »

Boas, podes sempre juntar mais uma forma de gerar energia extra...

O Unico caso que se põe é será que compensa o investimento!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
agreste
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 25, 2017 12:42 am
Localização: Cadaval

Re: adicionar eolica a fv em autoconsumo.

Mensagem por agreste »

Obrigado pela opinião.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: adicionar eolica a fv em autoconsumo.

Mensagem por visitante1 »

Estamos a falar de autoconsumo ligado a rede ou Stand-Alone?

Uma eólica só será rentável em situações muito específicas, se for ligada a rede então ainda mais difícil porque ou tens vento constante ou apenas vai estar a ocupar espaço.

Se for para carregar baterias (Stand-Alone) a situação melhora um pouco mas tal como eu disse só em situações especificas. .

Se morares a uma altitude >= +-600m ou na orla costeira podes tirar algum proveito dela, caso contrário mesmo que metas uma de 2kw consegues ter maior produção média anual com um simples painel solar de 300Wp
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: adicionar eolica a fv em autoconsumo.

Mensagem por apmendes »

visitante1 Escreveu: sábado mar 30, 2019 3:46 pm Estamos a falar de autoconsumo ligado a rede ou Stand-Alone?

Uma eólica só será rentável em situações muito específicas, se for ligada a rede então ainda mais difícil porque ou tens vento constante ou apenas vai estar a ocupar espaço.

Se for para carregar baterias (Stand-Alone) a situação melhora um pouco mas tal como eu disse só em situações especificas. .

Se morares a uma altitude >= +-600m ou na orla costeira podes tirar algum proveito dela, caso contrário mesmo que metas uma de 2kw consegues ter maior produção média anual com um simples painel solar de 300Wp
Concordo plenamente, aliás eu já tive uma eólica montada e passados poucos meses vendi-a, pois era mais o tempo que estava parada que a trabalhar. Só mesmo morando junto à costa ou numa zona alta.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”