Eólica desgovernada

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
xtrano
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta fev 01, 2018 11:12 am

Eólica desgovernada

Mensagem por xtrano »

Bom dia a todos.
Tenho uma eólica de 1000W a funcionar desde Maio no topo de um mastro com 12m.
É uma eólica conectada à rede e produziu bem acima das minhas expectativas. No entanto, com a recente intempérie que se abateu sobre Portugal Continental, vi-me obrigado a desce-la, o que não é fácil, pela dimensão do mastro. Apesar de ter um guincho eléctrico para auxiliar na subida/descida do equipamento, precisei da ajuda de 3 vizinhos para segurarem nos cabos de amarração para que a eólica descesse sem cair para um dos lados, tamanha era a ventania.
O problema com a eólica é a falta de travões, o travão electromagnético (shunt das 3 fases) não consegue manter as pás a baixa rotação acima dos 50Km/h!
Tentei de tudo para a imobilizar através do inversor, accionando o shortcut das 3 fases mesmo a voltagens muito baixas para não a deixar ganhar rotação. Finalmente desliguei o inversor, o que shuntou definitivamente a turbina mas ainda assim, nada a parava, ameaçando a casa de um vizinho.
O inversor vinha equipado com um dump-load, uma resistência que fica cor-de-laranja como nos antigos aquecedores. supostamente é apenas para ser usada caso se utilize a turbina para carregar baterias. por isso não o utilizei nem sei sequer se teria feito alguma diferença.
Desde então tenho a turbina deitada no solo, estou a pensar cortar o mastro para perto de metade, de modo a conseguir subi-la e desce-la sem incomodar a vizinhança ou inclusive, conseguir mandar uma corda por cima das pás para a parar, sem a descer.
Há algo que eu possa experimentar antes de encurtar definitivamente o mastro?
Desde já, obrigado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por jmlflorencio »

Parece-me que cortar o mastro a meio não vai resolver o problema da eólica, apenas irá escondê-lo, não?

A minha sugestão seria intervencionar o aerogerador, para que ficasse a funcionar de forma segura. Já que está numa zona propícia a ter um aerogerador, seria uma pena estar a desperdiçar isso apenas por um defeito qualquer...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por serges »

Verdade com essa força do vento há que aproveitar mas em segurança!

Siga o conselho do jmlflorencio
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por pemifer »

Eu não percebo nada do assunto.
Pelo que percebi da explicação, os "travões" elétricos não funcionaram, foi isso?
Não há uma maneira de adicionar um "travão" mecânico à coisa?
Se for uma turbina artesanal pode tentar por um disco de travão de um carro ou, se calhar, é melhor o de um camião.
Acho que é isso que se usa no mercado... (se calhar já sabe isto tudo, se sim, desculpe a repetição)

https://www.hydratech-industries.com/in ... d-turbines
https://www.altramotion.com/newsroom/20 ... d-turbines

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por pemifer »

Entretanto lembrei-me que alguns pesados têm travões eletromagnéticos bastante potentes.
Não será só falta de potência no travão eletromagnético que a eólica já tem?
Eventualmente tentar substituir o travão eletromagnético por outro mais potente ou, se o travão é alimentado pela própria eólica e esta não fornece a potência suficiente para travar, alterar a alimentação do travão eletromagnetico de forma a usar eletricidade da rede para lhe dar mais potência de "travagem".

Se só disse disparates, desculpe!


Autor do tópico
xtrano
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quinta fev 01, 2018 11:12 am

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por xtrano »

Agradeço desde já as vossas respostas.

@jmlflorencio: como posso intervencionar o aerogerador? Se o abrir, perco a garantia. E que deveria eu fazer uma vez aberto?

@pemifer: os inversores das turbinas trifásicas como a minha, em ventos muito fortes e como ultimo recurso, podem ser programados para curto circuitar as 3 fases (shunt). Isso vai colocar as bobines da turbina sob um forte campo magnético que, a correr bem, impede que as pás ganhem velocidade. Parece que há limites para cada turbina, no meu caso seria até 120Km/h, o que é certo é que acima de 50Km/h, apesar do shunt, o electromagnetismo deixa de ser solução e a coisa mete medo. E sim, é o mesmo sistema usado nos camiões.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Eólica desgovernada

Mensagem por jmlflorencio »

Se está em garantia, é enviar para arranjo. Não faço ideia de qual será o problema, ou o procedimento para corrigir o mesmo...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”