ALGAR aposta em energia eólica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

ALGAR aposta em energia eólica

Mensagem por luimio »

algar aposta em energia eólica

a algar, a empresa que recolhe os resíduos sólidos no algarve, quer aproveitar o vento no barranco do velho para produzir energia.

a medida está a ser analisada no âmbito de um protocolo entre a algar e o instituto de engenharia mecânica e gestão industrial, que prevê a instalação de uma estação de monitorização, para avaliar a capacidade de produção energética que poderá ser instalada no aterro.

hélio barros, administrador da algar, está confiante no sucesso da operação: “vamos pôr uma torre no limite periférico do aterro do sotavento, até ao final do mês. não basta haver vento, é necessário que seja constante, e todos acreditamos no potencial daquele local para a produção”, afirmou ao observatório do algarve.

em função das medições e da determinação da viabilidade económica do projecto, irá ser decidido qual a capacidade a instalar de torres eólicas, que poderão vir a ser instaladas noutras infra-estruturas da algar.

no sotavento, a energia eólica poderá servir como complemento a outra forma de energia, entretanto em desenvolvimento, baseada na tecnologia de pilhas de hidrogénio, inovadora a nível nacional.

de referir que este acordo com o inegi – que tem sido responsável pelos estudos de caracterização do potencial eólico para a produção de electricidade da maior parte dos parques eólicos do país – vem na sequência de uma aposta da empresa algarvia de tratamento de resíduos sólidos na produção de energias alternativas, baseadas em fontes renováveis.

no barlavento, por exemplo, a algar é já fornecedora de energia da edp, através de um sistema de geradores que funcionam a biogás, proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos recolhidos no aterro de porto de lagos.



mário lino


in:
http://www.observatoriodoalgarve.com/cn ... icia=11889

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, conheço muito bem o local do aterro e não sei se será viável a instalação de aerogeradores, pois de verão aquilo é como um deserto, onde não sopra brisa nenhuma.. no entanto seria óptimo.

quanto aos geradores no barlavento, sei que existem, mas não ponho as mãos no fogo quanto à sua eficiência, pois não sei se já acabaram de instalar a rede de colecta do biogás.. além disso penso que só ainda têm uma célula completamente cheia (tb já há muito tempo que lá não vou..)

a energia do hidrogénio consiste em retirá-lo do biogás, pois está presente em cerca de 15%, na sua constituição. energia e aparelhos para isso, onde estão?
3º sócio novaenergia

Responder

Voltar para “Energia Eólica”