Como construir um aerogerador 100W

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

paulolr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta set 28, 2006 4:00 pm
Localização: COIMBRA

Mensagem por paulolr »

ferra há possibilidade de me mandar por email as imagens digitalizadas da elektor, não se consegue ler bem quando se imprime.

[email protected]

obrigado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

paulolr Escreveu:ferra há possibilidade de me mandar por email as imagens digitalizadas da elektor, não se consegue ler bem quando se imprime.

[email protected]

obrigado
devido ao tamanho do arquivo e de forma a servir, para mais alguem que queira fazer o download aqui vai um link...
http://www.sendspace.com/file/jj4r94


paulolr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 39
Registado: quinta set 28, 2006 4:00 pm
Localização: COIMBRA

Mensagem por paulolr »

obrigado ferra
já cá canta.


edgarrijo
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta out 18, 2007 5:30 pm

Aerogerador Caseiro (Escolar)

Mensagem por edgarrijo »

olá, nós somos um grupo pertencente a uma escola, e pretendemos realizar um aerogerador.
queriamos saber se podemos contar com a vossa ajuda:

primeiro pretendemos saber o orçamento base para este projecto. (detalhado)


agradecemos resposta rapida .

cumprimentos


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

pá, e porque não utilizar tecido para fazer as velas?
como os moinhos à antiga...
sempre é mais leve,menos perigoso,mais facil de arranjar e manejar... também menos durável, talvez, mas para testes... parece-me boa ideia.

digo isto porque noutro dia fiz um aerogerador, muito simples, com uns cds e safei-me de boa de apanhar com um cd na tola... imagino como seria com umas hélices de ferro ou plástico de 70 centímetros..


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Velas...

Mensagem por joaquimdelisboa »

velas de moinhos...

velas de barcos...
agora sintéticas e leves. outrora de fibras naturais e pesadas.

durante anos andei intrigado com o nome da rua onde moro: canhamato!

a melhor aproximação que encontrei foi que nos tempos das caravelas os terrenos por aqui eram semeados de canhamo para extrair a fibra com que se confeccionavam as velas.
pelo que pesquisei a fibra de canhamo é uma das mais resistentes aos efeitos da água salgada.


por isso, por aqui, canhamo (é) mato!!!

e dizem que dá cá uma energia alternativa!!!!!!!!!!!!


paulo costa
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quinta out 18, 2007 10:33 am

Mensagem por paulo costa »

obrigado lumio, isto ajuda me muito como base para fazer o meu aerogerador...
so tenho uma duvida...a ligaçao rotor, motor tem que ter alguma coisa em especial ou basta ambos rodarem ???
li algures que o motor tinha que rodar ao contrario do rotor portanto estou com algumas duvidas
[]


poveirinho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 13, 2008 6:50 pm

Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por poveirinho »

olá pessoal, boa tarde


estou a tentar construir o aerogerador, mas depois de tudo montado surge-me um grande problema. não produz nenhuma energia
eu estou a usar um motor que era de extração de água de um poço/furo!
- será que é por isso que não está a funcionar?
o motor tem quatro fios!
- dois deles fornecião eletricidade e os outros dois estavam ligados a um condensador (penso eu que é um condensador). como faço agora? tiro o condesador?
alguem que ja tenha montado o aerogerador ou que perceba do assunto que me ajude por favor.

cumprimentos


poveirinho


Bruno Coutinho Simoes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 82
Registado: domingo out 07, 2007 8:34 pm
Localização: Lagoa de Santo-André

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por Bruno Coutinho Simoes »

boas, gostaria de construir um aerogerador com essas caracteristicas mas nao sei onde posso conseguir um motor desses... será que um motor de uma máquina de lavar serve?
Green buzi :)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

estes rapazes não estão a ler tudo, essas perguntas já estão mais que respondidas aqui no fórum, leiam os tópicos no fórum eólica .

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


poveirinho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 13, 2008 6:50 pm

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por poveirinho »

ola pessoal, boas...

fui a uma sucata e arranjei um motor de limpa para brisas de um carro.
como o motor era uma peça metida noutra, resolvi corta-la a volta de maneira a ficar á mostra o perno do motor (rotor).
a minha questao agora e como vou prender a elice ao rotor do motor?
preciso de ideias porque o rotor não tem uma rosca.

cmprimentos

poveirinho

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

poveirinho Escreveu:ola pessoal, boas...

fui a uma sucata e arranjei um motor de limpa para brisas de um carro.
como o motor era uma peça metida noutra, resolvi corta-la a volta de maneira a ficar á mostra o perno do motor (rotor).
a minha questao agora e como vou prender a elice ao rotor do motor?
preciso de ideias porque o rotor não tem uma rosca.

cmprimentos

poveirinho
esse motor também não parece o melhor, isto porque, acho eu, que não tem ímanes, o melhor que fazes é procurar motores de impressoras, fotocopiadoras, etc. para verificares se tem ímanes é muito simples, fazes um curto circuito nos polos + -, e rodas-o, depois desligas o curto circuito e rodas novamente, se notares diferença na força que tens de fazer para ele rodar quer dizer que tem ímanes e serve para produzir energia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por Bluesky »

nao é exacto que dizes jmal, podes ter um gerador usando electroimans em vez de imans permanentes, só que nesse caso precisas de um circuito de alimentaçao para os ditos. todo o condutor que passa em campos magneticos variaveis gera uma corrente (campo electrico). esse condutor sera o rotor no qual é aplicado a força motriz. com isto nao quero dizer que o teu conselho nao seja bom para aplicaçoes pequenas, pois é mesmo um conselho válido. um abraço do indio amigo #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:nao é exacto que dizes jmal, podes ter um gerador usando electroimans em vez de imans permanentes, só que nesse caso precisas de um circuito de alimentaçao para os ditos. todo o condutor que passa em campos magneticos variaveis gera uma corrente (campo electrico). esse condutor sera o rotor no qual é aplicado a força motriz. com isto nao quero dizer que o teu conselho nao seja bom para aplicaçoes pequenas, pois é mesmo um conselho válido. um abraço do indio amigo #
certo blue, mas para este caso é melhor começar pelos mais simples, desses tenho tenho aqui 1, mas "big" mesmo, entretanto vou esperimentar uma fonte pwm para verificar com ele se comporta. o dito gerador tem 7 kva trifásico e nas especificações diz ser variável, ou seja já está preparado para ser regulado nos electro-ímanes para consoante a rotação se ter os 380 v na saída, claro que os hz variam conforme a rotação, mas a ideia será aplica-lo num aero-gerador e com uma ponte h converter para dc e então aplicar um inversor, porque sincronizar com rede é algo complicado e caro. mas primeiro quero meter o menino a gerar uns ampéres. da última vez que lhe toquei alimentei os electro-ímanes com 12v rodei o rotor com a mão e apanhei um esticão nos fios, depois fiz-o girar com um berbequim e com pouca rotação deu-me cerca de 60 v por fase, medi os ampéres e chegou aos 10 amps, ou seja 60*3*10 = 1800 watts apenas na brincadeira.
estou a pensar desenvolver um controlador para ele utilizando um microcontrolador para regular o eletro-íman do núcleo consuante a rotação e torque que ele está a ter, quando houver novidades crio um tópico para isso, até lá vou sonhado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por Bluesky »

estou muito curioso para ver essa aplicaçao, ja calculaste o tamanho e o tipo de pás que sao necessarias para esse motor? tens vento para isso?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:estou muito curioso para ver essa aplicaçao, ja calculaste o tamanho e o tipo de pás que sao necessarias para esse motor? tens vento para isso?
o tamanho de pás por agora será de 2 a 2.5 metros por pá, ou seja o diametro da turbina será +- 4 a 5 metros. quanto ao vento tenho aqui um sitio que tem vento abundante, e não é um motor é mesmo um gerador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


poveirinho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 13, 2008 6:50 pm

Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por poveirinho »

viva pessoal...

o meu motor do para-brisas tem imans, por isso para já serve na perfeição. só espero que quando o puser no ar ele não va junto com o vento e vá parar a telha do vizinho.

mais uma questão:
depois de ter o motar montado qual o esquema para fornecer energia para dentro de casa?
será assim como vou descrever?
- aerogerador - > bateria carro -> conversor 12v dc para 230v ac 150w -> lâmpada dentro de casa.

opiniões aceitam-se!!

cumprimentos

poveirinho

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

poveirinho Escreveu:viva pessoal...

o meu motor do para-brisas tem imans, por isso para já serve na perfeição. só espero que quando o puser no ar ele não va junto com o vento e vá parar a telha do vizinho.

mais uma questão:
depois de ter o motar montado qual o esquema para fornecer energia para dentro de casa?
será assim como vou descrever?
- aerogerador - > bateria carro -> conversor 12v dc para 230v ac 150w -> lâmpada dentro de casa.

opiniões aceitam-se!!

cumprimentos

poveirinho

em vez de estares a gastar euros e energia para converter os 12v para 230v, isto porque existe uma perda de energia ao faze-lo, porque não utilizas lâmpadas de 12v.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


poveirinho
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo abr 13, 2008 6:50 pm

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por poveirinho »

viva...


quais são as lâmpadas que funcionam a 12 v? estamos a falar de iluminação de um quarto ou sala!! não estou a ver, desculpem a minha ignorancia .

mas tb se eu quiser usar para outros aparelhos terei de converter os volts em watts.
se alguem souber poderia arranjar um esquema completo de uma montagem, desde a conversão dos volts até a fase de ligação dentro de casa.
ajudava imenso.

cumprimentos.


poveirinho

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Como construir um aerogerador 100W

Mensagem por jmal »

atenção que volts e watts são coisas diferentes, volts, amperes e watts são 3 coisas distintas na electricidade, esses conversores que estamos a falar convertem de 12v dc para 220v ac, portanto 220v para os vários aparelhos que utiliza-mos nas nossas casas, como falas-te em iluminação pensei que era apenas para iluminação e como tal existem lâmpadas de 12v, até existem já à venda por cá lâmpadas de 12v em leds, que são muito económicas. se quiseres posso desenhar um esquema de como podes fazer isso, caso não encontres isso aqui no nosso fórum.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Energia Eólica”