MOTOR TRIFASICO COMO GERADOR EOLICO
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Autor do tópico - Novo membro
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- Registado: sexta set 14, 2007 11:57 pm
MOTOR TRIFASICO COMO GERADOR EOLICO
queria perguntar se é possivel alguem colocar um esquema electrico da colocação dos condensadores nas fases com o respectivo trnasformador de 380v para 220v . e se se pode por a girar sem qualquer outra modificação ou se necessita de multiplicação da velocidade . muito obrigado
carlos
carlos
energia eolica domestica
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- Membro Dedicado
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- Registado: segunda ago 20, 2007 8:58 pm
- Localização: Parede - Portugal
tenho aqui um motor de máquina de lavar monofásico, o que diz na tampa está muito sumido, mas parece:
poli 2"
a 2.2
rpm 2880
uf 10
vl ??0
hp 0.42
vou pô-lo a girar com um b&d, com um condensador de 10 uf, ver os resultados, se o b&d conseguir dar mais de 3000rpm ver se gero perto dos 50hz, será um alternador monofásico.
para os cond com a relação c/2c, transformar motor trifásico em monofásico vou ver se descubro maneira de por um esquema aqui, não sei inserir imagens directamente.
um abraço,
consultor
poli 2"
a 2.2
rpm 2880
uf 10
vl ??0
hp 0.42
vou pô-lo a girar com um b&d, com um condensador de 10 uf, ver os resultados, se o b&d conseguir dar mais de 3000rpm ver se gero perto dos 50hz, será um alternador monofásico.
para os cond com a relação c/2c, transformar motor trifásico em monofásico vou ver se descubro maneira de por um esquema aqui, não sei inserir imagens directamente.
um abraço,
consultor
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- Membro Silver
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- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
há variada informação na net.
aqui está uma delas. http://www.saunalahti.fi/elepal/moottori/gener_e.html
se fizeres algum teste será interessante publicar por aqui.
aqui está uma delas. http://www.saunalahti.fi/elepal/moottori/gener_e.html
se fizeres algum teste será interessante publicar por aqui.
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- Membro Silver
- Mensagens: 143
- Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
- Localização: Alverca/Braga
desculpem a colherada, mas será descabido pensar que um gerador de automóvel daria um bom gerador eólico? se sim até se poderia utilizar o respectivo regulador de tensão. a corrente sairia prontinha para a bateria.
vêm algum inconveniente? a não ser que necessite de uma pás enormes devido á quantidade de corrente que é capaz de produzir para recarregar a bateria de um carro!
um abraço,
vêm algum inconveniente? a não ser que necessite de uma pás enormes devido á quantidade de corrente que é capaz de produzir para recarregar a bateria de um carro!
um abraço,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
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- Membro Silver
- Mensagens: 311
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
infelizmente, os alternadores de viatura não são muito adequados, excepto quando modificados, pelas seguintes razões:
- necessitam de r.p.m. relativamente altas para começarem a produzir algo aproveitável.
- necessitam de corrente contínua no rotor para criação de campo magnético.
porém são fácilmente encontrados no mercado devidamente modificados e a preços comportáveis. ainda assim não possuem as performances dos comuns alternadores usados em pequenos aerogeradores...
- necessitam de r.p.m. relativamente altas para começarem a produzir algo aproveitável.
- necessitam de corrente contínua no rotor para criação de campo magnético.
porém são fácilmente encontrados no mercado devidamente modificados e a preços comportáveis. ainda assim não possuem as performances dos comuns alternadores usados em pequenos aerogeradores...
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- Membro Silver
- Mensagens: 114
- Registado: quarta jul 25, 2007 5:30 pm
- Localização: Penafiel - Porto
se por exemplo, utilizarmos um motor que nos proporcione superior a 12v será que podemos utilizar o rectificador de tenção do alternador do carro para regular a tenção??sun_rise_pt Escreveu:infelizmente, os alternadores de viatura não são muito adequados, excepto quando modificados, pelas seguintes razões:
- necessitam de r.p.m. relativamente altas para começarem a produzir algo aproveitável.
- necessitam de corrente contínua no rotor para criação de campo magnético.
porém são fácilmente encontrados no mercado devidamente modificados e a preços comportáveis. ainda assim não possuem as performances dos comuns alternadores usados em pequenos aerogeradores...
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- Membro Silver
- Mensagens: 311
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
mas é lógico que a partir da altura em que produzem se auto-excitam!!!
só que o problema é que os alternadores de carro, pelo serviço normal deles nas viaturas, não possuem inteligência para desligarem a excitação não é este o caso dos aerogeradores quando não há vento, e para começarem a produzir algo, obrigatóriamente precisam estar a ser excitados, e por isso a consumir energia.
há dua formas de contornar isto (que eu conheça por experiência de alguns anos...):
1 - com um pequeno gerador de magnetos permanentes que proporcione a excitação inicial quando houver um mínimo de vento aproveitável...
2 - com um detector passivo do dito vento e que ligue a dc ao rotor...
senão é uma "desgraça" nos dias sem vento.
e, se não fosse assim, acredito que jamais alguém se preocuparia a modificá-los, introduzindo magnetos permanentes no rotor.
apesar de tudo, e infelizmente para os amadores; os alternadores de carro não são boa opção, excepto quando modificados nas características eléctricas ou com multipplicadores de rpm.
dos poucos que eu conheci comercializados, um era feito em portugal de marca aerosil fabricado pela autosil segundo um projecto de eurico da fonseca, que tinha duas multiplicações de rpm's: uma salvo erro de 1 para 4 em banho de óleo, e outra com 2 correias dentadas para moverem 2 alternadors normais de carro.já não conheço algum exemplar em funcionamento, e não havia muitos porque eram caritos e frágeis pelas pás de madeira a quebrarem com facilidade...
só que o problema é que os alternadores de carro, pelo serviço normal deles nas viaturas, não possuem inteligência para desligarem a excitação não é este o caso dos aerogeradores quando não há vento, e para começarem a produzir algo, obrigatóriamente precisam estar a ser excitados, e por isso a consumir energia.
há dua formas de contornar isto (que eu conheça por experiência de alguns anos...):
1 - com um pequeno gerador de magnetos permanentes que proporcione a excitação inicial quando houver um mínimo de vento aproveitável...
2 - com um detector passivo do dito vento e que ligue a dc ao rotor...
senão é uma "desgraça" nos dias sem vento.
e, se não fosse assim, acredito que jamais alguém se preocuparia a modificá-los, introduzindo magnetos permanentes no rotor.
apesar de tudo, e infelizmente para os amadores; os alternadores de carro não são boa opção, excepto quando modificados nas características eléctricas ou com multipplicadores de rpm.
dos poucos que eu conheci comercializados, um era feito em portugal de marca aerosil fabricado pela autosil segundo um projecto de eurico da fonseca, que tinha duas multiplicações de rpm's: uma salvo erro de 1 para 4 em banho de óleo, e outra com 2 correias dentadas para moverem 2 alternadors normais de carro.já não conheço algum exemplar em funcionamento, e não havia muitos porque eram caritos e frágeis pelas pás de madeira a quebrarem com facilidade...
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- Membro Silver
- Mensagens: 132
- Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am
pelo que li os motores das bombas submersíveis tem o induzido constituido por imans permanentes, pelo o problema da excitação inicial está resolvido.
existem versões trifásicas e monofásicas, com rotações, infelizes, de 2800 rpm.
a vantagem é o custo que é relativamente baixo, um motor de 1cv custa cerca 300€
eis um link de um dos produtores mais conceituados:
http://www.franklin-electric.com/sub_ca ... atalog.pdf
existem versões trifásicas e monofásicas, com rotações, infelizes, de 2800 rpm.
a vantagem é o custo que é relativamente baixo, um motor de 1cv custa cerca 300€
eis um link de um dos produtores mais conceituados:
http://www.franklin-electric.com/sub_ca ... atalog.pdf
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- Membro Silver
- Mensagens: 311
- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
serão raros esses motores de bombas com magnetos.
imagino que as bombas submersíveis dc aplicadas em sistemas alimentados por energias renováveis (para onde não há a rede ac), que os tenham.
dos inúmeros sites, onde a imaginação é vasta, jamais vi algo sobre isso.
mas se fosse possível encontrar, haveria outro problema: a velocidade útil do rotor que não dá para ser baixa.
as 300rpm seriam uma boa escolha para se usar.
imagino que as bombas submersíveis dc aplicadas em sistemas alimentados por energias renováveis (para onde não há a rede ac), que os tenham.
dos inúmeros sites, onde a imaginação é vasta, jamais vi algo sobre isso.
mas se fosse possível encontrar, haveria outro problema: a velocidade útil do rotor que não dá para ser baixa.
as 300rpm seriam uma boa escolha para se usar.
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- Membro Silver
- Mensagens: 132
- Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am
eis um produtor de motor dc, com engrenagem redutoras
http://www.transmotec.com/shop/motorshousedb86.aspx
http://www.transmotec.com/shop/motorshousedb86.aspx
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- Membro
- Mensagens: 6
- Registado: sábado mai 26, 2007 1:33 am
- Localização: Cidade Berço
pelo k apurei sao de 3000rpm.jeanuc Escreveu:eis um produtor de motor dc, com engrenagem redutoras
http://www.transmotec.com/shop/motorshousedb86.aspx
ou estarei enganado?
Toyota Land Cruiser 2.5 turbo diesel intercooler com uns 420.000km
1ª fase--10% de OV 88%diesel 2% gasolina
1ª fase--10% de OV 88%diesel 2% gasolina
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- Membro Silver
- Mensagens: 132
- Registado: terça mar 27, 2007 10:40 am
os motores podem ser de 3000rpm, mas têm versões que têm redutoras tendo rotações bem mais baixas, pelo que o problema de rotação não se coloca nesses motores.
por exemplo:
http://www.transmotec.com/shop/planetar ... ds132.aspx
que tem redutoras de 10:1 ou 7.75:1. ou seja uma velocidade de 300.
além disso existem outras opções como a instalação de um travão...
por exemplo:
http://www.transmotec.com/shop/planetar ... ds132.aspx
que tem redutoras de 10:1 ou 7.75:1. ou seja uma velocidade de 300.
além disso existem outras opções como a instalação de um travão...