Gerador Eólico com alternador PSA

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
davidpeixoto
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta nov 15, 2007 11:32 pm

Gerador Eólico com alternador PSA

Mensagem por davidpeixoto »

boas, já vi por aqui algures alguem que fez alguns alternadores , lembro-me peugeuot 205 e fiat, a nivel de electronica n tenho conhecimentos apenas minimos, gostava de saber +- a q rotação é q o alternador começa a gerar uma boa corrente? estou a pensar fazer um sistema do genero uma polie grande presa á ventoinha, e uma pequena no alternador, presas por uma vulgar correia de alternador para fazer do tipo o rotor fazer umas 60rpm e o alternador rodar a umas 1000rpm, será viavel e funcionará? ou mais vale pensar noutra alternativa? fazendo através do alternador não irei precisar praticamente nenhum material, visto o alternador já ter enbutido rectificador de corrente para poder carregar a ou as baterias á vontade? que potencia acham que csg atingir com isto? qual o preço em média de um aparelho que me transforme os 12v das baterias em 220, sei q tudo depende da potencia, mas sei lá 300watts será pedir mt? obrigado pelas dicas e no que puderem ajudar.

Avatar do Utilizador

GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

com 25/30€ compras um transformador elevador (12 - 220v/ 150w). caso consigas arranjar rpm's soficientes para conseguires fazer o alternador debitar a sua potencia maxima (+/- 13,8v), esse tranformador elevador elevar-te-á a tensão para os 220v..

ps: não vai ser facil;)
Sandro Valente..


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Gerador Eólico com alternador PSA

Mensagem por Njay »

davidpeixoto Escreveu:(...) estou a pensar fazer um sistema do genero uma polie grande presa á ventoinha, e uma pequena no alternador, presas por uma vulgar correia de alternador para fazer do tipo o rotor fazer umas 60rpm e o alternador rodar a umas 1000rpm (...)
sem ser um entendido no assunto, uma redução 60/1000 (ou 6/100, que é o mesmo) parece-me ser bastante grande para fazer só com uma polie. é que o diâmetro de uma das 2 polies (a do alternador e a outra que lhe adicionarias) tinha que ser 100/6~16.5x maior que a outra; por exemplo, se uma tivesse 6 cm de diâmetro a outra teria que ter 1 m de diâmetro.

por outro lado, a força necessária para rodar o eixo do alternador teria que ser ~16.5x maior. não sei se seria fácil de fazer rodar com umas pás "tamanho-de-ter-no-quintal"...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”