Fábrica de pás eólicas da Enercom em Viana do Castelo

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Fábrica de pás eólicas da Enercom em Viana do Castelo

Mensagem por luimio »

fábrica de pás eólicas da enercom em viana do castelo vai arrancar com produção um ano antes do previsto

15.11.2007
lurdes ferreira

Imagem

três naves com 300 metros de comprimento, 100 metros de largura, erguidas e equipadas em nove meses, numa área equivalente a três campos de futebol, constituem a primeira fábrica de pás de torres eólicas do país que o primeiro-ministro, josé sócrates, inaugura hoje, em viana do castelo.

a unidade fabril, parte central do (também) primeiro projecto industrial integrado do país, e que o consórcio eneop ganhou, arranca um ano antes da obrigação contratual com o estado, de forma a “aproveitar uma oportunidade de mercado”, segundo o presidente do consórcio, aníbal fernandes.

apresenta também preocupações ambientais invulgares para os padrões portugueses. por exemplo, vai funcionar com um sistema de iluminação natural e com um tanque subterrâneo de cerca de 1000 metros cúbicos para armazenar água das chuvas para utilizar no processo produtivo e para uma reserva permanente contra incêndios.

a fábrica, da responsabilidade dos alemães da enercon que são o parceiro tecnológico do consórcio, começou a laborar no mês passado e está agora a finalizar a fase de testes, com 140 trabalhadores recrutados. arranca com a produção em série até dezembro e em março de 2008 deverá funcionar já em cruzeiro, com 540 trabalhadores distribuídos por dois turnos.

a antecipação da sua entrada em funcionamento em cerca de um ano deve-se a uma opção da enercon, face à existência de encomendas de equipamento por parte de clientes portugueses (extraconsórcio), “uma oportunidade”, de acordo com o mesmo responsável, que “vai evitar importações da alemanha”.

neste primeiro ano, vai produzir 450 pás. depois, a partir de 2008 e até 2010, produzirá integralmente para os parceiros do consórcio (enernova, da edp, finerge, da endesa, generg, da electrabel e fundação oriente, e sodesa, da endesa e sonae). a partir desse ano, está obrigada a exportar 60 por cento do total da sua produção.

a fábrica de pás de rotor é a segunda de seis novas unidades do cluster industrial eólico a ser inaugurada – a primeira foi a das torres metálicas, da a. silva matos, no mês passado –, um projecto que conta ainda com a ampliação de 12 unidades industriais existentes e a promessa de mais de 1500 milhões de euros de investimento, no total.

hoje, será também assinalado o lançamento da primeira pedra das fábricas de torres de betão, em viana do castelo, e de geradores e mecatrónica, em lanheses, representando um investimento superior a 41 milhões de euros.

com o pólo industrial eólico a desenvolver em viana do castelo, a enercon vai construir integralmente os geradores pela primeira vez fora da alemanha e terá na cidade minhota a sua unidade mais avançada.

a fábrica de pás, pela qual é responsável, custou- lhe 2,5 milhões de euros acima dos quase 35 milhões de euros previstos, pelo facto de as prospecções geológicas terem revelado um terreno menos propício do que o previsto e obrigado à construção de fundações do edifício mais complexas.

o custo da fábrica, cuja construção arrancou em janeiro, é suportado pela enercon, sendo que o incentivo para o consórcio vem por via da tarifa que lhe será paga pela produção de energia eléctrica nos parques eólicos dos seus parceiros.

Imagem

in:
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1310710

Responder

Voltar para “Energia Eólica”