Duvida com IMANES e BOBINES como fazer???

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Duvida com IMANES e BOBINES como fazer???

Mensagem por Esteves »

boas, estou para avançar com um projecto aerogerador, com imanes e bobines, mas os calculos das bobines não sei fazer para os imanes que tenho, os imanes teem um tamanho: 12 mm de diâmetro e 3 mm de altura -característica técnica: imã redondo chato, feito de ferro imantado levanta 2 kilos, tb tenho outros imanes redondos com 58 mm de diâmetro e 13 mm de altura só que tem um furo no meio de 21 mm só que estes retirados dos magnetron dos micro-ondas, o que eu pretendo saber é como tenho de fazer as bobines para este tipo de imanes, qual a secção de fio e o comprimento etc..

quero fazer da forma que esta nas imagens, ou se ouver melhor ideia agradeço.
Anexos
ima.JPG
ima.JPG (28.88 KiB) Visto 4842 vezes
fe23_0027.jpg
fe23_0027.jpg (52.33 KiB) Visto 4834 vezes
fe20_0045.jpg
fe20_0045.jpg (74.93 KiB) Visto 4830 vezes
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Duvida com IMANES e BOBINES como fazer???

Mensagem por Bluesky »

qualquer iman induz em qualquer bobina. a questao é o sumo que queres tirar do teu sistema e da força motriz que tiveres disponivel no local - que depende do tamanho das pás, da força do vento etc. quanto mais enrolamento mais travas o sistema e mais potencia tens disponivel. quanto mais fortes forem os campos magneticos maior deve ser a secçao usadas nas bobinas. testa a geradora antes de adicionares a resina definitiva
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

bluesky Escreveu:qualquer iman induz em qualquer bobina. a questao é o sumo que queres tirar do teu sistema e da força motriz que tiveres disponivel no local - que depende do tamanho das pás, da força do vento etc. quanto mais enrolamento mais travas o sistema e mais potencia tens disponivel. quanto mais fortes forem os campos magneticos maior deve ser a secçao usadas nas bobinas. testa a geradora antes de adicionares a resina definitiva

talvez eu não me teve-se explicado bem, imagem que estão no post não é obra minha foi só para dar o exemplo, é que eu nem ideia faço quantos metros são precisos para fazer a bobine para o imane de 12 mm por 3 mm e em que forma tenho de enrolar o fio...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

depende da força disponivel que as tuas helices tiverem capacidade de colectar. procura usar um sistema balanceado, como a configuraçao em estrela que apresentas-te em que todas as bobinas devem ter o mesmo numero de espiras. quanto mais voltas deres mais produzem, mas necessitam de mais torçao ... logo depende da força que conseguires captar do vento, sem esqueçer que existe um ponto otimal entre o par e o numero de rpms necessarios à carga #

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

continuo na dúvida, vou ver se me faço entender, nas imagens que tenho no post tem 9 bobines e os imanes tb são 9 até aqui tudo bem, agora a minha dúvida é como devo fazer as bobines para os ímanes redondos??? tenho de fazer tb em redondo e o furo do meio ser do mesmo tamanho do imane??? e com que grossura fica??? essa é a minha dúvida....

fica um desenho para ver se é assim que tenho de fazer.
Anexos
be.JPG
be.JPG (15.7 KiB) Visto 4726 vezes

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

boa tarde esteves,
não te posso ajudar muito, mas vou tentar, quanto aos imanes redondos não serão a melhor opção, para uma boa fixação, mas também se faz, pois na imagem que mostras os imanes são rectangulares, estes considero uma melhor opção, mas não estou a ver o filme todo.
o nosso amigo eolibio, tem um projecto muito interessante e parecido com o teu, nesta mesma pagina, com o nome de, o meu projecto, passa por lá, tem toda a informação para fazeres o teu próprio gerador, com boas imagens, com numero de voltas do fio da bobine, e espessura do mesmo.

ps. bons inventos
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

obg amigo josé luís cabete, pois é que as imagens que eu tenho no post não são minhas, eu é que quero fazer mais ou menus igual, agora quanto a fixar os imanes redondos para mim não é problema, já passei no topico que falou e lá tem as medidas, já lá fiz a pergunta sobre as bobines como as devo fazer sendo os meus imanes redondos e lá as bobines são retangulares.

Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm

Mensagem por Eólibio »

olá esteves

atenção ao numero de ímanes: se tens nove bobines deves usar doze ímanes.
isto para um gerador trifásico.

cumprimentos
O vento é grátis e o óleo usado quase

Sócio nº. 40

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

eólibio Escreveu:olá esteves

atenção ao numero de ímanes: se tens nove bobines deves usar doze ímanes.
isto para um gerador trifásico.

cumprimentos
boas, quantos aos imanes posso arranjar mais, mais uma pergunta, os imanes são postos como ??? n s n s n s ou s s s s s s s s qual vira para a bobine caso seja só uma polaridade ???

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

eolibio, usas-te nucleos ferrosos nas tuas bobinas? caso negativo qual seria o resultado?

esteves, as bobinas devem ser circulares no teu caso, como as bobinas de linhas. eu viraria o n de todos os imans para elas.

Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Eólibio »

olá esteves e bluesky

os ímanes têm de ser colocados alternadamente(n s n s...).

não se usam nucleos ferrosos por causa da travagem magnética (coging).

cumprimentos.

Sócio nº. 40

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

olá, pessoal inventor.

também sonho vir a fazer um gerador, e como tal ando a cuscar informação, pois para se fazer alguma coisa de jeito e que se veja, tem que ser sobre princípios fundamentais.
o projecto do eolibio fui do mais completo que já vi, com fotos e respectivas explicações, o que me fez começar a sonhar.
agora ainda tenho algumas dúvidas, as quais vou colocar aqui.
como é que se sabe a polaridade de um imane?
qual é n ou s?
desculpem lá a minha ignorância acerca destes assuntos.

Eólibio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Eólibio »

olá j. s. cabete

há uma maneira de saber, mas neste caso não é preciso saber qual. basta colocar um ao contrário do outro.
e como se faz? pega-se num ímane e aproxima-se de outro e é só escolher os lados que se atraiem ou repelem.mas atenção temos que por uma mão por cima do ímane a testar, pois no caso dos neos que são muito fortes torna-se muito dificil separa-los.

cumprimentos

Sócio nº. 40

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Esteves »

bem já estou avançar com os magnéticos e com as bobines, mas axo que o pior está para vir são as pás, vou tentar fazer de pvc já tenho o material e até o esquema como fazer de 3 pás, mas tb vi numa loja em almada uma já pronta de 5 pás já com a poli, mas é uma nota preta 300€ será que não se encontra mais barato de 3 pás???

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

qual é n ou s?
desculpem lá a minha ignorância acerca destes assuntos.
nao digas isso! todos nos dominamos uns assuntos e temos mais dificuldade noutros, é só isso. olha, é simples! como o eolibio disse, quando os imans sao muito fortes nao se devem aproximar senao podem "colar" e depois arranca-los um do outro é uma carga de trabalhos e se for mal feito corremos o risco de os estalar. alem disso os imans gostam pouco de choques fortes.

nos imans mais fracos é realmente assim que se testa, se se repelirem sao ambos s (sul) ou ambos n (norte), se se atrairem sao de polaridade oposta, n e s ou s e n.

entao como fazer o teste com segurança e com o bonus de saber qual é o polo? usas uma bussola. a bussola magnetica é um norte magnetico. logo aponta para um sul magnetico (oposto magneticos atraem-se). exacto, o nosso norte geografico comporta-se como um polo sul magnetico. logo se o ponteiro da bussola apontar para o polo do iman é o sul, se o ponteiro "fugir" e apontar na direcçao contraria ao polo do iman entao é um norte.

como curiosidade existem 3 polos-norte no nosso planeta, 1 fixo e 2 moveis, cujo comportamento e de um sul magnetico. o mesmo para o polo sul do planeta, que se comporta como um norte magnetico. o polo fixo é o estabelecido por geo-localizaçao relacionada com o eixo imaginario de rotaçao do planeta, estabelecida por satelites de gps. o primeiro polo movel é a sinalizaçao feita no terreno por sinalizaçao com balizas em cima do gelo. como o gelo é dinamico desloca-se e essas balizas tem de ser corrigidas. o segundo polo movel é o polo magnetico, que flutua durante o ano inteiro em qualquer direcçao da rosa dos ventos. isto deve-se à dinamica do magnetismo terrestre, que em qualquer ponto do globo apresenta sempre flutuaçoes na sua intensidade. isto significa que o melhor que podemos afirmar é que existe um circulo com alguns kilometros de raio dos polos geograficos no qual a probabilidade de encontrarmos o polo magnetico é muito grande. pelo menos até haver a proxima inversao polar no planeta #

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver

bom dia bluesky.

obrigado pela pronta informação, realmente é como dizes, dominamos uma área mas outras passam ao lado.
fiquei a saber mais umas coisas.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”