Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fpereirainventor »

Sim, é mais isso que queria perguntar Wolfire. É porque parece haver uma contradição. Por um lado dizem que um gerador axial é melhor porque os imanes com a face N e S sobre o mesmo polo produzem mais. Por outro lado dizem que os imanes com a polariedade N e S sobre um polo, metade da bobine, anulam-se mutuamente.

Estou a testar a ver se chego a uma conclusão, prática, preferencialmente não contraditória.

Obrigado pelas respostas e bom fim de semana.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Não. Não existe contradição alguma. Ou você não entendeu o que lhe foi dito, ou alguém lhe passou informação errada. Observe na figura abaixo. Em A temos dois ímãs, em um único disco. Um em sentido contrário ao outro, com uma boa distância entre si. Neste caso, o campo magnético de um não encontra o campo magnético do outro. Assim, quando a bobina passar nas proximidades do primeiro, vai receber campo magnético em uma polaridade, mas vai receber campo apenas desse ímã. Observe que esse campo está disperso. Quando a mesma bobina receber o campo magnético de sentido contrário do outro ímã, terá fechando um ciclo de indução, e teremos uma corrente elétrica induzida na bobina.

Em B temos dois imãs, um em cada disco, com um pequena distância entre eles. Nesse caso, cada ímãs está dentro do alcance do campo magnético do outro. Como as polaridades dos ímãs são opostas, e a física no diz que "os opostos se atraem", o campo magnético de um ímã atrai o campo do outro, e isso faz com que tenhamos linhas de força em um sentido. Aí teremos um campo magnético muito concentrado, com muito mais intensidade. Dessa forma, quando a bobina passar entre os ímãs, receberá um fluxo bem maior de campo magnético, e terá uma corrente bem maior induzida. Por isso irá gerar bem mais energia.

Em C os imãs em polaridade inversa fazem com que as linhas de força estejam em sentido oposto às linhas de força dos ímãs em A, para poder completar o ciclo de exposição da bobina a dois fluxos magnéticos contrários, e assim conseguir induzir corrente.
CampoMagneticoImas.JPG
CampoMagneticoImas.JPG (49.41 KiB) Visto 8498 vezes


jorgekc
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: domingo abr 12, 2015 7:35 pm
Localização: sc-brasil
Contacto:

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jorgekc »

Boa noite Josenir e Wolfire
Ja quase no final, ja fiz o sanduiche como o Josenir mencionou. Estou ainda a quebrar a cabeça, de como irei prender os dois discos que contem as bobinas. Nao tenho experiencia em mecanica, mas me parece que seria uma bucha que se encaixa no eixo fixo do rotor(ventilador) e nesta bucha com 1 parafuso para aperta-la contra o eixo e 3 parafusos para prender um dos discos do jogo de bobinas. Ainda esta com os imãs de mircroondas para ver o que acontece. Sei que nao irei obter uma tensao desejada, mas vale como experiencia ate chegarem os imãs em formato de trapezio.
Coloco aqui duas imagens do gerador montado para que todos tenham uma ideia de como irá ficar.
Um abraço e se tiverem alguma sugestão, por favor, é só falar.
Obrigado

Jorge
Anexos
imagem1.jpg
imagem1.jpg (36.49 KiB) Visto 8426 vezes
imagem2.jpg
imagem2.jpg (34.3 KiB) Visto 8426 vezes


andfpr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 24, 2015 3:01 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por andfpr »

Ola a todos, sou novo no forum e estou a desenvolver um gerador eolico exatamente para estudos e pesquisas, esse forum me proporcionou muito conhecimento e referencias na questao de bobinamento onde tinha muitas duvidas.
E apos 3 dias consecutivo lendo toda as questoes colocadas fotos, videos e muita paciencia finalmente terminei a leitura.... porem como todo leigo eu nao fujo de ser um deles fiquei ainda com algumas duvidas, se puderem exclarecerem elas acredito serem bem simples, e como disse sou leigo e nao percercebi esses detalhes durante a leitura.

1º Percebi que na construcao das bobinas a principal busca foi em achar uma bobina que com a rotacao adequada (digo aquela rotacao que obteria em media com a condicao do vento local a ser instalado) obter a voltagem desejada de preferencia a 50 a 60 Hz onde seria a energia gerada com qualidade adequada, seria correto afirmar isso?

2ª Percebi que a amperagem nao eh uma busca prioritaria parece ser sempre uma consequencia do bobinamento, bom no momento que foram falar de amperagem, pensei vai ser agora, mas ai fizeram um calculo da capacidade max. que o stator pode suportar, porem aprendi mais esse e entendi que com esse valor podemos descobrir em qual RPM isso acontece e podemos restringir a rotacao da turbina, acredito que seria correto afirmar isso tambem?

3ª Mas mesmo com isso fiquei com duvida ainda assim em amperagem e no carregamento das baterias, vamos supor que o vento a 5,0 m/s faz com que gerador a 200 RPM, gere 12V a 1,33A ou seja 15,96 W, posso afirmar que se em 1 min. gero 15,96 W na media, portanto, em uma hora meu gerador ira gerar 967.6 W pra minha bateria... ou seja posso afirmar que meu gerador seja de 900 Watt/hora?

Referente a ligacao do stator trifasico ou bifasico no contrador de bateria e qual devo escolher, sabe informar em qual forum posso obter melhor esses estudos?

Grato pela atencao

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

andfpr Escreveu:Ola a todos, sou novo no forum e estou a desenvolver um gerador eolico exatamente para estudos e pesquisas, esse forum me proporcionou muito conhecimento e referencias na questao de bobinamento onde tinha muitas duvidas.
E apos 3 dias consecutivo lendo toda as questoes colocadas fotos, videos e muita paciencia finalmente terminei a leitura.... porem como todo leigo eu nao fujo de ser um deles fiquei ainda com algumas duvidas, se puderem exclarecerem elas acredito serem bem simples, e como disse sou leigo e nao percercebi esses detalhes durante a leitura.
Seja benvindo ao fórum. Vou tentar ajudar a esclarecer, na medida do possível, as questões colocadas.
andfpr Escreveu:1º Percebi que na construcao das bobinas a principal busca foi em achar uma bobina que com a rotacao adequada (digo aquela rotacao que obteria em media com a condicao do vento local a ser instalado) obter a voltagem desejada de preferencia a 50 a 60 Hz onde seria a energia gerada com qualidade adequada, seria correto afirmar isso?
Sim, seria correto afirmar isso.

Importante observar que, uma vez que a velocidade do vento se altera constantemente, a rotação da turbina também se altera, e com isso, a rotação imposta ao gerador também se altera. Dessa forma a frequência (medida em HZ) se altera. O que não é problema algum, já que a corrente alternada vai ser retificada, e transformada em corrente contínua. Assim, 50Hz ou 60Hz seria um bom parâmetro para a frequência da corrente alternada produzida pelo gerador na rotação média da turbina. Essa fixa de frequência é uma boa referência pra garantir não apenas a qualidade, mas também a quantidade de energia gerada. Digo isso porque, se a frequência estiver muito abaixo de 50Hz, o gerador vai estar sendo acionado a uma rotação muito baixo, e com isso terá baixo rendimento.
andfpr Escreveu:2ª Percebi que a amperagem nao eh uma busca prioritaria parece ser sempre uma consequencia do bobinamento, bom no momento que foram falar de amperagem, pensei vai ser agora, mas ai fizeram um calculo da capacidade max. que o stator pode suportar, porem aprendi mais esse e entendi que com esse valor podemos descobrir em qual RPM isso acontece e podemos restringir a rotacao da turbina, acredito que seria correto afirmar isso tambem?
É nesse rumo.
Quando você busca dimensionar um gerador para uma tal rotação (que a sua turbina vai fornecer), deve se preocupar inicialmente em construir um bobinamento que forneça a tensão(volts) que você vai precisar (12V, por exemplo). Ocorre que, como já foi dito aqui no fórum, a medida de tensão não é uma medida absoluta. Pra medir quantos volts o seu gerador está fornecendo, é necessário ligar na saída desse gerador algum objeto que consuma parte da energia que ele está gerando, se assim não for feito, você vai estar obtendo uma falsa medida.

Quando eu afirmo que o meu gerador produz 300W em 12V com uma rotação de 1200 RPM, sem considerar um regulador de tensão (que é necessário), este mesmo gerador pode produzir 400W ou mais, a uns 18V ou mais, se receber uma rotação de 1500 RPM, por exemplo. E essas medidas só podem ser feitas, se você mover o eixo desse gerador, e tiver ligado na saída algum objeto capaz de consumir a energia gerada. Se não houver algo que consuma a energia, esse mesmo gerador (em vazio) movido a 1200 RPM vai fornecer uma tensão de uns 40V ou mais. E aí, em vazio, a medida de tensão de 40V ou mais não nos serve pra nada.

Pra complementar essa noção, é importante também saber como medir a potência. A potência é o produto entre a tensão(volts) e a corrente (ampères) que o gerador fornece. Fórmula para cálculo da potência: P = V * A. Assim se eu digo que o meu gerador produz 300W em 12V, a corrente que ele fornece na potência máxima é de 25A. (A = P / V, A = 300/12, A = 25).

Voltando à sua questão, se preocupe em construir uma bobina que forneça a tensão(volts) que você precisa, mas que essa tensão seja obtida com o gerador sendo acionado na rotação que você deseja, e tendo um conjunto de lâmpadas ligadas nessa bobina. A potência dessas lâmpadas tem que ser compatível com a potência que você espera desse gerador. Uma lâmpada muito fraca vai fazer obter na saída uma tensão falsa, que na prática o seu gerador não vai conseguir manter quando tiver que fornecer potência para alimentar os objetos que você pretende alimentar.
andfpr Escreveu:3ª Mas mesmo com isso fiquei com duvida ainda assim em amperagem e no carregamento das baterias, vamos supor que o vento a 5,0 m/s faz com que gerador a 200 RPM, gere 12V a 1,33A ou seja 15,96 W, posso afirmar que se em 1 min. gero 15,96 W na media, portanto, em uma hora meu gerador ira gerar 967.6 W pra minha bateria... ou seja posso afirmar que meu gerador seja de 900 Watt/hora?
Quando se fala em potência, normalmente se usa o simbolo W (watt). No entanto, especialmente se tratando de potência gerada ou consumida, a medida é feita em Watt/hora, ou Wh. Quando eu digo que o meu gerador produz 300W, eu estou apenas simplificando a coisa. Na verdade ele produz 300 Wh, ou 300W a cada uma hora.

Se o seu gerador fornece 12V com uma corrente de 1,33A, a potência desse gerador, para essa rotação, é de 15,96Wh. E isso significa que, com essa rotação, ele é capaz de fornecer 15,96W a cada uma hora. É correto afirmar também que, se o vento fosse constante, mantendo essa rotação constante, a cada 24 horas, esse gerador teria produzido 383 Watts. Se você estivesse usando esse gerador para carregar uma bateria, e essa bateria tivesse capacidade de armazenar essa energia, você poderia, com essa energia armazenada, desprezando as perdas, manter uma lâmpada de 15W acesa por 24 horas, sem precisar de vento.

andfpr Escreveu:Referente a ligacao do stator trifasico ou bifasico no contrador de bateria e qual devo escolher, sabe informar em qual forum posso obter melhor esses estudos?
Grato pela atencao
Para pequenos geradores não faz diferença considerável usar bobinamento bifásico ou trifásico. Escolha um projeto de gerador e o construa conforme indicado pelo autor, sem se preocupar com essa questão. Não é relevante, especialmente para quem está iniciando.


andfpr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 24, 2015 3:01 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por andfpr »

Josemir muito obrigado pelo esclarecimentos...demais.

Porem voltando a questao do amper, so pra ter a certeza se eu entendi direito... no momento que tiver testanto o gerador com as lampadas como disse anteriormente, o resultado encontrado ja considero como Watt hora (Wh).

Grato novamente.

Emanuel: Esse fim de semana estou com o tempinho ai faço minha apresentaçao obrigado.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

andfpr Escreveu:Emanuel: Esse fim de semana estou com o tempinho ai faço minha apresentaçao obrigado.
Obrigado eu ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

andfpr Escreveu:Josemir muito obrigado pelo esclarecimentos...demais.
Porem voltando a questao do amper, so pra ter a certeza se eu entendi direito... no momento que tiver testanto o gerador com as lampadas como disse anteriormente, o resultado encontrado ja considero como Watt hora (Wh).
Grato novamente.
Para obter uma medida em Watts você teria que ter um wattímetro, mas é um equipamento mais difícil de obter.

Então, use um multímetro digital, desses de baixo custo, que você encontra em qualquer loja de ferramentas ou de material elétrico/eletrônico.

Com o multímetro na função Amperímetro, escala A, você mede a corrente(em Ampères). E com o multímetro na função Voltímetro, escala V, você mede a tensão(volts). Se quiser saber a potência, basta multiplica a corrente pela tensão, e terá a potência, em Watts.

Aí, sim, respondendo à sua pergunta, essa medida já é em Watt/hora (Wh).

Gostaria de fazer uma pequena observação. Na nossa literatura técnica, e na prática profissional nas áreas de elétrica e eletrônica, aqui no Brasil, não é correto falar "Voltagem" e nem "Amperagem". Embora se saiba que em inglês, os termos Voltage e Amperage são plenamente corretos. Não conheço a terminologia técnica desses termos no português de portugal, no entanto, nas minhas mensagens, sempre vou me referir aos termos corrente ao invés de amperagem, e tensão, ao invés de voltagem. A corrente se mede em Ampères e a tensão se mede em Volts. E tem também a potência, que se mede em Watts.
Essa é uma convenção técnica daqui, a qual eu acho importante respeitar, embora possa criar alguma dificuldade de entendimento com os amigos que participam do fórum e que não sejam brasileiros, ou não conheçam a nossa terminologia técnica.


Monteiro Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado abr 25, 2015 2:55 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Monteiro Nunes »

Josenir. Boa tarde. Sou novo no forum. Ainda não localizei a janela da apresentação, por isso a faço aqui. Peço seu esclarecimento para o seguinte: Meu gerador produz 16VAC a 450rpm. O stator têm 9 bobinas e foi bobinado com fios 14awg em paralelo, com 35 espiras. Cada uma das tres fases produz a tensão mencionada. A pergunta é: a corrente total é a soma das correntes das tres fases ou, apenas a corrente de uma fase? Assim: fase R = 16VAC com a corrente 8.2A. Fase S = 16VAC com a corrente 8.2A. Fase T = 16VAC com a corrente 8.2A. Logo, a corrente total = 3 X 8.2 = 24.6A/ por conseguinte a potencia seria 16V X 24.6A = 393.6W. Estou correto? Grato pela valiosa atenção e colaboração. Assinado M. Nunes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Monteiro Nunes Escreveu:Josenir. Boa tarde. Sou novo no forum. Ainda não localizei a janela da apresentação, por isso a faço aqui. Peço seu esclarecimento para o seguinte: Meu gerador produz 16VAC a 450rpm. O stator têm 9 bobinas e foi bobinado com fios 14awg em paralelo, com 35 espiras. Cada uma das tres fases produz a tensão mencionada. A pergunta é: a corrente total é a soma das correntes das tres fases ou, apenas a corrente de uma fase? Assim: fase R = 16VAC com a corrente 8.2A. Fase S = 16VAC com a corrente 8.2A. Fase T = 16VAC com a corrente 8.2A. Logo, a corrente total = 3 X 8.2 = 24.6A/ por conseguinte a potencia seria 16V X 24.6A = 393.6W. Estou correto? Grato pela valiosa atenção e colaboração. Assinado M. Nunes
Sim, se essas medidas foram obtidas da forma correta, o seu gerador, com essa rotação, fornecerá 393,6W. Mas não apenas isso. Bom lembrar que, se você conseguir impor uma rotação maior que essa, conseguirá uma potência maior desse mesmo gerador.

Você poderia também ter calculado da seguinte forma: cada fase fornece 16V x 8,2A, o que dá 131,2W (16V x 8,2A = 131,2W). Logo o gerador fornecerá 393,6W (3 x 131,2 = 393,6).


Monteiro Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado abr 25, 2015 2:55 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Monteiro Nunes »

Josenir. Bom dia. Obrigado pela elucidação da dúvida. Permita-me mais, apena uma pergunta: A ficha técnica desse gerador que montei diz que o mesmo produz 1.000 watts(potencia nominal) e 1.300 watts de pico. Estou a ponto de jogar pela janela meus 45 anos de eletronica...presumi que cada bobina produzisse 8.2A, logo 8.2A X 9 = 73,8A. Então, P = 73.8A X 16V = 1.180,8 W. Por aproximação, 1.000 W, mas esses calculos não são válidos para o meu problema(acho), visto que ficou demonstrado o caculo correto acima. Outros dados: 9 bobinas, cada uma enrolada com 35 voltas de fio 14awg em paralelo, conectadas em estrela resulta em um stator de tres fases, cada fase produz 16VAC.
Resumo da dúvida: Como é possivel o autor do artigo afirmar que o gerador produz 1.000W ?
Grato pela atenção
Assinado
Monteiro Nunes
(PS) Não consigo encontrar a janela das apresentações do foum

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Monteiro Nunes Escreveu:Josenir. Bom dia. Obrigado pela elucidação da dúvida. Permita-me mais, apena uma pergunta: A ficha técnica desse gerador que montei diz que o mesmo produz 1.000 watts(potencia nominal) e 1.300 watts de pico. Estou a ponto de jogar pela janela meus 45 anos de eletronica...presumi que cada bobina produzisse 8.2A, logo 8.2A X 9 = 73,8A. Então, P = 73.8A X 16V = 1.180,8 W. Por aproximação, 1.000 W, mas esses calculos não são válidos para o meu problema(acho), visto que ficou demonstrado o caculo correto acima. Outros dados: 9 bobinas, cada uma enrolada com 35 voltas de fio 14awg em paralelo, conectadas em estrela resulta em um stator de tres fases, cada fase produz 16VAC.
Resumo da dúvida: Como é possivel o autor do artigo afirmar que o gerador produz 1.000W ?
Grato pela atenção
Assinado
Monteiro Nunes
(PS) Não consigo encontrar a janela das apresentações do foum
É possível que alguém construa um gerador, e especifique que cada bobina produza tal potência, mas não é usual. Na prática, em se tratando de geradores vendidos comercialmente, os fabricantes se limitam a informar a corrente por fase, e a potência total do gerador, impresso numa plaqueta que vem colada no gerador. E mesmo os projetos construídos por amadores também especificam dessa forma.

No seu caso, é simples chegar a uma conclusão sobre qual é a potência do seu gerador. É pôr ele em funcionamento e medir.

Essa questão de fazer a medida de potência de um gerador, é algo que eu venho tentando explicar aqui há tempos. Como você já atua na área de eletrônica, talvez não necessite de uma explicação muito primária sobre isso, mas vou aproveitar pra tentar dar mais alguma informações para os iniciantes que frequentam nosso fórum.

Deixa eu tentar usar aqui um pouco de alegoria, se me permitem. Quando você pega uma fita métrica (graduada em centímetros) e mede o tamanho de uma caneta, você vai obter uma medida em centímetros. Se fizer isso com bastante atenção, você vai obter uma medida em centímetros, que é a medida exata dessa caneta. Digamos que a caneta tenha 14,5cm. Essa caneta terá 14,5cm independente de o tempo estar frio ou quente. Ou independente de qualquer outro fator. Diz-se que isso é uma medida absoluta.

Muitas coisas podem ser medidas e obter-se como resultado uma medida absoluta. No entanto, existem muitas outras coisas em que o que se obtém é uma medida relativa. Relativa porque dependendo de alguma variação de outra grandeza, ou de algum fenômeno físico, em questão de curto intervalo de tempo, essa medida pode se alterar.

Um mesmo gerador, como esse que você está citando, pode gerar 100W, 500W, 1000W ou muito mais que isso. A potência que ele vai gerar depende da rotação que lhe for imposta. Se você girar este seu gerador a menos de 100 RPM, provavelmente ele vai gerar uma quantidade insignificante de energia. No entanto, se você girar este mesmo gerador a 3000 RPM, provavelmente ele deve produzir mais que os 1000W prometidos pelo fabricante.

Então não tem limite para a quantidade de energia que um gerador pode gerar? Claro que tem. Porque devido à bitola do fio que foi usado no bobinamento, vai chegar a uma potência em que o fio não é capaz de deixar toda a energia passar, e aí o fio vai começar a aquecer muito, e vai queimar a bobina, danificando o gerador. Se o fabricante do seu gerador especificou que a potência máxima é de 1000W, ele não está querendo lhe dizer que, sob qualquer condição esse gerador vá lhe entregar 1000W. Ele quer lhe dizer que, para determinada rotação máxima, esse gerador vai fornecer 1000W de forma segura, sem perigo de se danificar. Se você, mesmo assim, insistir em forçá-lo a produzir mais que isso, então gire a uma rotação acima da indicada pelo fabricante, e vai obter um pouco mais, por algum intervalo de tempo, antes de danificá-lo.

E ainda tem mais. Esse mesmo gerador, começando a girar a uma rotação tal, acima de 50% da capacidade máxima, por exemplo, vai começar gerando uma determinada potência. Depois de algum tempo, mantida a mesma rotação, a potência tende a cair. Porque inicialmente o bobinamento estava frio, e à medida que o tempo passa, a circulação de uma determinada corrente pelos fios do bobinamento vai fazer o fio aquecer. O fio mais quente aumenta a sua resistência, e deixa menos energia passar.

Uma outra situação pode ocorrer quando você tenta executar um projeto que o autor divulgou, mas você altera algo no projeto. Aí provavelmente não vai conseguir obter a mesma potência que o autor obteve. Se diminuir a bitola do fio, aumentar a quantidade de espiras, aumentar o diâmetro ou alterar o formato das bobinas, enrolar mal enrolado de modo a ocupar mais espaço, colocar os ímãs a uma distância maior das bobinas, ou usar ímãs menores ou mais fracos, com certeza, vai obter uma potência menor.


Monteiro Nunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado abr 25, 2015 2:55 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Monteiro Nunes »

Josenir. Boa tarde. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Minha conclusão foi: Em se obedecendo os critérios técnicos de construção do gerador, tais como diametro do fio, numero de espiras, numero de bobinas e modo de ligações das bobinas, fator de qualidade dos imãs, a questão potencia é determinada pela rotação imposta ao rotor. Compreendido. Tão logo o conjunto esteja pronto, posso postar uma foto aqui?
Iluminados sejas!
F Monteiro Nunes

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

Monteiro Nunes Escreveu:Josenir. Boa tarde. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Minha conclusão foi: Em se obedecendo os critérios técnicos de construção do gerador, tais como diametro do fio, numero de espiras, numero de bobinas e modo de ligações das bobinas, fator de qualidade dos imãs, a questão potencia é determinada pela rotação imposta ao rotor. Compreendido. Tão logo o conjunto esteja pronto, posso postar uma foto aqui?
Iluminados sejas!
F Monteiro Nunes
Por questões de organização, era conveniente criares o teu próprio tópico com o teu projeto!
________________

Amigo Josenir como podes verificar temos pouco pessoal a ajudar nesta área..

Se pudesses dar uma orientação/ajuda em tópicos que não sejam da tua autoria (de outra forma o pessoal que precisar de ajuda vai "cair" todo nos teus tópicos dispersando um pouco a informação) ficaríamos muito gratos.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Monteiro Nunes Escreveu:Josenir. Boa tarde. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Minha conclusão foi: Em se obedecendo os critérios técnicos de construção do gerador, tais como diametro do fio, numero de espiras, numero de bobinas e modo de ligações das bobinas, fator de qualidade dos imãs, a questão potencia é determinada pela rotação imposta ao rotor. Compreendido. Tão logo o conjunto esteja pronto, posso postar uma foto aqui?
Iluminados sejas!
F Monteiro Nunes
Sim, é isso mesmo.

Esse tópico é destinado à discussão de bobinamento de geradores. Se, no decorrer da construção do teu projeto, surgirem situações em que tenhas dúvidas, ou queira compartilhar alguma técnica que tenhas descoberto, fique à vontade para postar aqui. Se quiseres documentar a a realização do teu projeto, melhor abrir um tópico na seção Experiências, Protocolos e Projectos.
http://www.novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=79

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

Emanuel Couto Escreveu:Amigo Josenir como podes verificar temos pouco pessoal a ajudar nesta área..
Se pudesses dar uma orientação/ajuda em tópicos que não sejam da tua autoria (de outra forma o pessoal que precisar de ajuda vai "cair" todo nos teus tópicos dispersando um pouco a informação) ficaríamos muito gratos.
Sim, na medida do possível, vou tentar. Também me preocupa essa questão.

Agradeço.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Emanuel Couto »

Ficamos muito gratos com a sua colaboração.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

rjsc2000 Escreveu: Boas
Não sei se será o melhor sitio para fazer esta pergunta mas como a minha dúvida se centra no cálculo dos rpm, aqui vai.
Estas rpm serão alteradas se os imans usados forem mais fortes, ou seja, com 12 pólos de uma iman mais fraco, as rotações não mais? Estou a pensar que se fizer rodar umas pás onde estejam ligados os imans fracos, consigo rodar mais vezes ou preciso de menos força, e se tiver uns mais fortes haverá mais resistência, logo não roda tanto ou preciso de mais força.
Isto está correcto? ou estou enganado em algum lado?
Obrigado
Ricardo
Quando se pretende construir um gerador de energia novo, começando do zero, muitas são as variáveis envolvidas. A rotação imposta a um gerador (medida em RPM) é só uma dessas variáveis.

Com relação à rotação, é preciso saber qual a rotação você terá disponível para movimentar o gerador. Sabendo essa informação, ela é um parâmetro pra você definir qual a quantidade de pólos será necessária no bobinamento desse gerador. Se você usar uma quantidade de pólos menor que a recomendada para a rotação disponível, ficará com o rendimento do gerador prejudicado. Se usar uma quantidade de pólos muito maior que o necessário, terá custo maior, e poderá ter aquecimento do bobinamento, por excesso de rotação. Com o aquecimento, talvez o bobinamento seja danificado.

A densidade magnética dos ímãs é uma outra variável. Ela implica na potência gerada. Se tiver ímãs mais fortes, terá mais potência. Ímãs mais fracos, menor potência. Se quiser mais potência, claro, terá mais peso pra movimentar. Mais potência, vai precisar de mais força mecânica disponível. Não existe meio de produzir mais energia, com menos força. Quanto mais força mecânica disponível, mais potência poderá ser obtida. Nesse quesito não há muito o que inventar.

No tocante a geradores com ímãs no rotor, e com núcleo de ferro no estator, existe uma certa resistência, ocasionada pela atração entre os ímãs e o núcleo ferroso do estator. É o chamado cogging. No entanto não é algo que venha a preocupar. Nos geradores axiais, sem núcleo ferroso, esse efeito não existe. Se isso lhe preocupa, construa um gerador axial.


Ferro
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jun 09, 2015 7:33 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Ferro »

Josenir Escreveu: eu sugiro a ligação da forma abaixo como sendo a melhor opção. observe que se você possui 12 imãs em cada prato o ideal é fazer um bobinamento com 12 pólos. o jeito mais econômico é fazer 12 pólos com apenas 6 bobinas, enrolando todas no mesmo sentido, isto é, observando por exemplo o sentido horário de enrolamento e ligando o final de cada bobinas com o início da próxima. como há espaço para 18 bobinas, e precisamos de apenas 6 para fazer cada fase, então teremos 3 fases. mas atenção com o sentido de enrolamento ! se uma bobina ficar com o sentido de enrolamento invertido não vai funcionar !
não se esqueça de posicionar cada bobina exatamente alinhada com um ímã. considere cada fase separada. como existem 6 bobinas em cada fase e 12 ímãs nos pratos, cada bobina deve estar posicionada exatamento no lugar onde tiver um ímã, e ocupando a mesma área que o ímã ocupa, e o ímã ao lado fica em cima de uma bobina da próxima fase.
como você terá um enrolamento trifásico, no final terá quatro possibilidades de ligação dos 6 fios que saem da bobina: triângulo, estrela, as 3 fases em série ou as três fases em paralelo, que resultarão em quatro níveis de tensão diferentes. aí você escolhe qual a tensão que melhor resolve o seu problema.
boa sorte.
bob_3f_18b.jpg
Boa tarde, estou relendo todo o tópico pois cheguei na projeção da bobina.

Neste me surgiu a dúvida: São 12 imãs e 18 bobinas. Você falou que cada bobina deve ficar alinhada com um imã. Não entendi como, se são 12 e 18.


Ferro
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça jun 09, 2015 7:33 pm

Re: Fase e bobinamento

Mensagem por Ferro »

Josenir Escreveu:várias bobinas podem ser ligadas em série formando uma fase do gerador, mas é possível também bobinar um gerador com apenas uma bobina por fase, neste caso o gerador seria de 2 pólos, devido a ter apenas uma bobina por fase.
o estator é a armadura de metal que possui canais para abrigar o bobinamento.
um gerador com quatro bobinas por fase pode ter quatro ou oito pólos, conforme o modo de ligação das bobinas.
considerando um estator de 24 canais, observe abaixo duas opções de bobinamento com quatro bobinas:
bobinamento.jpg
Boa tarde mais uma vez.

Aqui me surgiu a dúvida sobre os canais. Eles são para utilizados para armazenar as bobinas. Mas por que são 24 canais e 4 bobinas? Uma bobina ocupa mais de um canal?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”