Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

romluom Escreveu:josenir
fiz as ligações conforme me indicou e cortei as trilhas
mas agora nao estar a gerar tensao nenhuma, testei com o multimetro todas as soldas e bobinas estao todas ligadas
o que sera que pode estar ocorrendo ?
segue uma imagem da ligaçao
obrigado pela atençao
assim que der certo vou posta um tutorial passo a passo
realmente, parece estar ligado tudo certo. para mim esta ligação é como 2 + 2, não vejo motivo para não funcionar, então estamos diante do "bicho-papão" !

mas observando melhor, ví que a ligação original que está sendo usada da placa de ci já está em estrela, a diferença é que sugerí que você usasse "início com início e final com final" e a ligação original está "fim com início e início com fim", isto é, fim da primeira bobina com início da próxima... então refaça as ligações conforme o desenho abaixo e teste novamente.
Mot_romulo3.JPG
Mot_romulo3.JPG (37.8 KiB) Visto 17501 vezes


romluom
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta dez 03, 2008 3:07 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por romluom »

boa tarde josenir

confesso que fiquei um pouco desempolgado com o nao sucesso da primeira ligaçao, porem essa nova ligaçao ficou bacana girando com a mao consegui uns 4 volts quase 5.
dae prossegui com o projeto, e na procura de um eixo para o coletor, pensei no cabeçote do video, é uma mecanica impecavel.
pois bem desmontei-o é todo em aluminio super leve e com rolamentos. encontrei la um motor tambem bobina ima e tal.
reparei que era um motor trifasico e as bobinas ligadas em serie, soldei uns fios e consegui 2 volts, porem o multimetro demorava a voltar para o zero, como se tivesse alguma coisa acumulando essa energia é possivel isso ou e impressao minha ?
pois bem tirei todos os componentes eletronicos do cabeçote, ele ficou muito leve qualquer força minima ja poem ele a girar
vou começar a construir o coletor, creio que esse topico nao seja o melhor para postar isso
penso em abrir um topico sobre a construçao.

mais uma vez obrigado pela atençao
Anexos
somente a parte mecanica
somente a parte mecanica
lamaquina.jpg (99.23 KiB) Visto 17482 vezes
ligaçao
ligaçao
ligacao.jpg (133.79 KiB) Visto 17465 vezes
os componentes
os componentes
cabecote.jpg (132.96 KiB) Visto 17457 vezes
quando o humano vai se tornar gente ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

romluom Escreveu:pois bem desmontei-o é todo em aluminio super leve e com rolamentos. encontrei la um motor tambem bobina ima e tal.
reparei que era um motor trifasico e as bobinas ligadas em serie, soldei uns fios e consegui 2 volts, porem o multimetro demorava a voltar para o zero, como se tivesse alguma coisa acumulando essa energia é possivel isso ou e impressao minha ?
mais uma vez obrigado pela atençao
é assim mesmo, as medidas em corrente alternada são lentas. não há como armazenar corrente alternada por algum tempo nem no circuito eletrônico, quanto mais na própria bobina do motor.


romluom
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 31
Registado: quarta dez 03, 2008 3:07 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por romluom »

boa tarde josenir

depois de longas ferias volto aos projetos com algumas ideias e muitas duvidas
estou a construir as pas para esse para ver quando vou conseguir de energia com esse motor
estou com uma duvida para ligar o outro motor
ele tem 4 polos eu ligo o fim da primeira com o inicio da segunda ? sera que eu aprendi, é isso ?

mais uma vez obrigado pela ajuda

romulo
Anexos
DSC_0858.JPG
DSC_0858.JPG (146.72 KiB) Visto 17307 vezes
quando o humano vai se tornar gente ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

romluom Escreveu:boa tarde josenir
estou a construir as pas para esse para ver quando vou conseguir de energia com esse motor
estou com uma duvida para ligar o outro motor
ele tem 4 polos eu ligo o fim da primeira com o inicio da segunda ? sera que eu aprendi, é isso ? mais uma vez obrigado pela ajuda
romulo
para ligar as fases de um motor em série, de modo a somar a tensão, ligue sempre o final de um enrolamento com final do próximo e início deste com início do próximo. ou seja, final com final e início com início, independentemente do número de polos.
Lig_Serie_Motor.JPG
Lig_Serie_Motor.JPG (4.42 KiB) Visto 17289 vezes


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:sugestões de alterações em bobinamento de geradores

observe na figura 1 o bobinamento mais comum usado em alternadores automotivos. para torná-lo mais adequado ao uso em eólica podemos alterar o bobinamento para 12 pólos. desta forma estaremos melhorando o seu desempenho em rotações mais baixas. não esqueça que um gerador de 6 pólos gera com 1200 rpm e um de 12 pólos gera com apenas 600 rpm, logo já seria uma alteração fácil de ser feita e considerável a nível de desempenho. para melhorar um pouco mais pode-se aumentar o numero de espiras por bobina, para pelo menos o dobro. é claro que tem-se que diminuir a bitola do fio para que o novo bobinamento se encaixe no espaço físico do estator, mas pode-se usar um pouco mais de espaço, pois a bobina original quase sempre não usa todo o espaço do estator. o bobinamento para 12 pólos está na figura 2 e parece até mais simples de ser feito. na verdade o que muda é a forma de ligar as 6 bobinas de cada fase entre si.

uma outra opção seria fazer um bobinamento hexafásico. no caso do alternador automotivo a coisa complica um pouco mais devido ao fato de o alternador ter embutido apenas 6 diodos retificadores e o bobinamento hexafásico vai exigir 12, logo terá que providenciar um local adequado para fixar mais 6 diodos, talvez na placa do regulador de tensão.
o bobinamento hexafásico está na figura 3.
não esqueça que não se pode alterar o número de pólos do bobinamento do estator de um gerador para qualquer número, sem alterar o numero de pólos do induzido. o alternador automotivo, devido à sua forma construtiva pode ter o estator bobinado com o dobro do número de pólos do induzido, qualquer outro número não vai funcionar. os geradores de indução, com rotor em gaiola de esquilo também aceitam o dobro, mas os geradores síncronos de rotor bobinado só podem ter o estator alterado se o induzido também for alterado para a nova quantidade de pólos. os geradores com ímãs permanentes são um pouco mais flexíveis, mas também só aceitam quantidade de pólos diferentes desde que sejam pares e múltiplos inteiros do número de ímãs, ou então se usar apenas uma bobina por fase, mas mesmo assim deve ter número de ímãs sempre par e com polaridades alternadas: s-n-s-n-s-n-s-n...
alternador 6 fases.jpg
josenir,

como o assunto estava indo para bobinamento de geradores realmente é melhor vir para este outra discussão. concluindo, vou pedir ao meu irmão para comprar um alternador bosch e guardar na oficina dele para quando chegar nas minhas ferias, eu possa fazer este bobinamento e testar, primeiramente acoplado a um motor para verificar a geração.

os medidores são: tacometro: http://www.valuetesters.com/yellow-jack ... ometer.php
anemometro: http://www.valuetesters.com/extech-4511 ... ometer.php

veja se vale a pena comprar por aqui.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu: josenir,
como o assunto estava indo para bobinamento de geradores realmente é melhor vir para este outra discussão. concluindo, vou pedir ao meu irmão para comprar um alternador bosch e guardar na oficina dele para quando chegar nas minhas ferias, eu possa fazer este bobinamento e testar, primeiramente acoplado a um motor para verificar a geração.
os medidores são: tacometro: http://www.valuetesters.com/yellow-jack ... ometer.php
anemometro: http://www.valuetesters.com/extech-4511 ... ometer.php
veja se vale a pena comprar por aqui.
um grande abraço
josé américo
muito bons, todos dois são os mais recomendáveis. o meu anemômetro é semelhante a este aí. e o preço está bom também, apenas o medidor de rpm, talvez você consiga um mais barato ainda, se procurar.


rmakaike
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: terça jan 06, 2009 6:41 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por rmakaike »

romluom Escreveu:josenir

fiz as ligações conforme me indicou e cortei as trilhas
mas agora nao estar a gerar tensao nenhuma, testei com o multimetro todas as soldas e bobinas estao todas ligadas
o que sera que pode estar ocorrendo ?
segue uma imagem da ligaçao

obrigado pela atençao
assim que der certo vou posta um tutorial passo a passo
bem assim com fotos e muito mais facillll obrigadoo


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Sugestões de alterações em bobinamento de geradores

Mensagem por jamerico »

josenir Escreveu:
jamerico Escreveu: josenir,
como o assunto estava indo para bobinamento de geradores realmente é melhor vir para este outra discussão. concluindo, vou pedir ao meu irmão para comprar um alternador bosch e guardar na oficina dele para quando chegar nas minhas ferias, eu possa fazer este bobinamento e testar, primeiramente acoplado a um motor para verificar a geração.
os medidores são: tacometro: http://www.valuetesters.com/yellow-jack ... ometer.php
anemometro: http://www.valuetesters.com/extech-4511 ... ometer.php
veja se vale a pena comprar por aqui.
um grande abraço
josé américo
muito bons, todos dois são os mais recomendáveis. o meu anemômetro é semelhante a este aí. e o preço está bom também, apenas o medidor de rpm, talvez você consiga um mais barato ainda, se procurar.
josenir,

vou então procurar mais um pouco o tacometro e ver o que posso encontrar mais em conta.
hoje pela manhã, consegui entender o que voce tinha falado sobre as bobinas consecutivas trabalhando como uma só. realmente o alternador ficará com 6 bobinas e 12 polos.
estou ansioso para começar a fazer meu alternador.

mais uma vez obrigado pelas aulas e paciencia.

um grande abraço

josé américo

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

olá caros membros da nova energia.

venho aqui expor uma dúvida relacionada com o tema deste tópico, bobinamentos e ligações.

passo a explicar, eu tenho 12 bobinas e gostaria de saber qual a melhor forma de as ligar entre si para obter o melhor rendimento.

bobimamento quadrafásico? como funciona? será que existe?

ajuda se faz favor, obrigado.

por pura curiosidade que alguns aqui fica a foto da estrutura onde vou utilizar estas mesmas bobinas. (estas vão ficar em cima juntamente com pratos de ímanes.)

Imagem

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

como se edita uma mensagem?
continuando a mensagem acima.

podem ver as bobinas na foto abaixo e o seu respectivo prato. este no final das ligações das bobinas estarem feitas será cheio/coberto por fibra de vidro.

Imagem

e os respectivos pratos que vão levar os imagens.

Imagem

Imagem

o para ver o tamanho de cada imane,

Imagem

Imagem

ajuda se faz favor a fazer as ligações das bobinas da imagem acima, de forma a obter o melhor rendimento.

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Nezocas »

não me leves a mal

mas eu acho que não vais precisar de ajuda nas ligações mas sim no espaço exagerado entre coil´s


jprr
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sábado jul 12, 2008 10:45 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jprr »


Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

nezocas Escreveu:não me leves a mal

mas eu acho que não vais precisar de ajuda nas ligações mas sim no espaço exagerado entre coil´s
ainda estou a tempo de fazer mais algumas bobinas, e como disse talvez tenha razão, se conseguir meter mais umas bobinas aproveitando melhor o espaço terei melhor produção.

mas ninguém me é capaz de ajudar nas ligações, para poder obter uma melhor produção?

que acham que fazer mais 6 bobinas, (acho que ainda existe espaço no prato para as meter), e fazer uma ligação hexafásica, como na imagem que o josenir deixou,

Imagem

(esqueci-me apenas acima de mencionar que cada prato tem 12 ímanes iguais ao da foto.)

Avatar do Utilizador

Nezocas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Localização: Serra de Santo António

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Nezocas »

dá uma olhadela aqui, tens tudo, desde medidas de coil´s, espaçamento entre elas, tamanho dos iman´s etc.

tudo separadinho por categorias

http://www.otherpower.com/turbineplans.shtml

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

nezocas Escreveu:dá uma olhadela aqui, tens tudo, desde medidas de coil´s, espaçamento entre elas, tamanho dos iman´s etc.

tudo separadinho por categorias

http://www.otherpower.com/turbineplans.shtml
fiz exactamente as bobinas com esse "aparelho" e com essas medidas. o centro das minhas bobinas é maior por causa da espessura do fio (1.6mm).

e o meu prato de bobinas é maior pois está adaptado ao meu projecto.

a minha dúvida é mesmo como ligar 18 bobinas entre elas, não me vou estar a "guiar" por outro projecto pois o meu está praticamente concluído, só fala mesmo o prato das bobinas, e visto já comprei todo o material não faz sentido mudar tudo agora.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

070tiag0 Escreveu: a minha dúvida é mesmo como ligar 18 bobinas entre elas, não me vou estar a "guiar" por outro projecto pois o meu está praticamente concluído, só fala mesmo o prato das bobinas, e visto já comprei todo o material não faz sentido mudar tudo agora.
eu sugiro a ligação da forma abaixo como sendo a melhor opção. observe que se você possui 12 imãs em cada prato o ideal é fazer um bobinamento com 12 pólos. o jeito mais econômico é fazer 12 pólos com apenas 6 bobinas, enrolando todas no mesmo sentido, isto é, observando por exemplo o sentido horário de enrolamento e ligando o final de cada bobinas com o início da próxima. como há espaço para 18 bobinas, e precisamos de apenas 6 para fazer cada fase, então teremos 3 fases. mas atenção com o sentido de enrolamento ! se uma bobina ficar com o sentido de enrolamento invertido não vai funcionar !
não se esqueça de posicionar cada bobina exatamente alinhada com um ímã. considere cada fase separada. como existem 6 bobinas em cada fase e 12 ímãs nos pratos, cada bobina deve estar posicionada exatamento no lugar onde tiver um ímã, e ocupando a mesma área que o ímã ocupa, e o ímã ao lado fica em cima de uma bobina da próxima fase.
como você terá um enrolamento trifásico, no final terá quatro possibilidades de ligação dos 6 fios que saem da bobina: triângulo, estrela, as 3 fases em série ou as três fases em paralelo, que resultarão em quatro níveis de tensão diferentes. aí você escolhe qual a tensão que melhor resolve o seu problema.
boa sorte.
Bob_3f_18b.JPG
Bob_3f_18b.JPG (39.75 KiB) Visto 16892 vezes

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

eu sugiro a ligação da forma abaixo como sendo a melhor opção. observe que se você possui 12 imãs em cada prato o ideal é fazer um bobinamento com 12 pólos. o jeito mais econômico é fazer 12 pólos com apenas 6 bobinas, enrolando todas no mesmo sentido, isto é, observando por exemplo o sentido horário de enrolamento e ligando o final de cada bobinas com o início da próxima. como há espaço para 18 bobinas, e precisamos de apenas 6 para fazer cada fase, então teremos 3 fases. mas atenção com o sentido de enrolamento ! se uma bobina ficar com o sentido de enrolamento invertido não vai funcionar !
não se esqueça de posicionar cada bobina exatamente alinhada com um ímã. considere cada fase separada. como existem 6 bobinas em cada fase e 12 ímãs nos pratos, cada bobina deve estar posicionada exatamento no lugar onde tiver um ímã, e ocupando a mesma área que o ímã ocupa, e o ímã ao lado fica em cima de uma bobina da próxima fase.
como você terá um enrolamento trifásico, no final terá quatro possibilidades de ligação dos 6 fios que saem da bobina: triângulo, estrela, as 3 fases em série ou as três fases em paralelo, que resultarão em quatro níveis de tensão diferentes. aí você escolhe qual a tensão que melhor resolve o seu problema.
boa sorte.
[/quote]

obrigado josenir

pensava que seria melhor um hexafásico mas estou convencido com a sua explicação. obrigado pela ajuda, vou já fazer mais 6 bobinas e começar as ligações.

no final venho mostrar os resultados, que espero que sejam positivos.

Avatar do Utilizador

070tiag0
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 29
Registado: sexta out 03, 2008 12:47 pm
Localização: Sertã

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por 070tiag0 »

josenir só mais umas dúvidas. dizes que depois posso ligar os 6 fios que saem da bobina em triângulo, estrela, as 3 fases em série ou as três fases em paralelo, que resultarão em quatro níveis de tensão diferentes.

agora qual a melhor dessas para por exemplo gerar energia para acender uma lâmpada, carregar um telemóvel, e outros no género.

desculpe a minha falta de conhecimento electrónico, mas a minha área esta mais voltada para mecânica, (tornos, frezadoras, corte, soldadura, etc)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

070tiag0 Escreveu:josenir só mais umas dúvidas. dizes que depois posso ligar os 6 fios que saem da bobina em triângulo, estrela, as 3 fases em série ou as três fases em paralelo, que resultarão em quatro níveis de tensão diferentes.
agora qual a melhor dessas para por exemplo gerar energia para acender uma lâmpada, carregar um telemóvel, e outros no género.
desculpe a minha falta de conhecimento electrónico, mas a minha área esta mais voltada para mecânica, (tornos, frezadoras, corte, soldadura, etc)
não existe uma "melhor" do que a outra, o que vai acontecer é que você vai ter que experimentar para ver qual a mais adequada. tudo vai depender de quantos volts cada fase vai fornecer. e neste caso você deve fazer a medida de tensão de uma das fases separadamente para saber. com o gerador em movimento na velocidade que você acredite ser a velodidade média da sua turbina.
por exemplo, se uma fase já fornece mais de 14v com média rotação do gerador, e você vai carregar uma bateria de 12v, então deve ligar as três fases em paralelo para somarem mais corrente, já que tem tensão suficiente.
se a tensão de uma fase for de 8v, por exemplo, você liga em triângulo para conseguir aproximadamente 14v, e neste caso terá menos corrente disponível, mas não tem outro jeito.
e assim por diante...

Responder

Voltar para “Energia Eólica”