Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Bom dia, consegui baixar um pdf completo de um projeto de gerador de 1000w parece bem interessante vem bem detalhado, se alguem interessar, inclusive tem uns sites dentro do pdf onde comprar os imãs, pode baixar aqui nesse link do meu site.
http://www.bdnet.com.br/geradoreolico.rar

Josenir o que poderia ser feito aqui nesse projeto para almentar a pontencia desse gerador ?
gostaria de uns 2 a 3 mil watts de potencia.
eu andei lendo o forum hontem e estava pensando se é para usar essa energia eolica em casa em geladeira, tv etc... vc tem que montar uma banca de baterias tipo em 24 v e depois converter esse tensão para 110 v (em alguns casos da pra colocar os equipamentos em 12 ou 24) mais aqueles que não se pode tem que elevar essa tensão, e assim dando a perda nesse geração. se fosse gerar logo 110 DC e armazenar em 10 baterias e depois converter somente para AC , não se perderia nenos corente ? ( em forma de calor). tipo esse prejeto aqui citado o que eu poderia fazer para gerar logo 110v, pois quanto maior a voltagem, nenor seu consumo. no pdf das bobinas, a ligação das bobinas esta ligado em trifasico, vc comentou que prefere em bifasico, como seria essa ligação ?
Eu não acredito que com esse projeto seja possível obter 1000W. Para melhorar, comece esquecendo turbina de eixo vertical, pois o rendimento é bem mais baixo. Para gerar energia com uma potência razoável é necessário alta rotação e alto torque, o que não é possível obter com turbinas de eixo vertical. Se ela for pequena você tem alta rotação, mas torque baixíssimo. Se ela for grande você tem torque alto, mas rotação baixíssima.

Já numa turbina convencional de eixo horizontal, na medida em que você aumenta ela de tamanho a rotação diminui numa razão que compensa o maior torque obtido. Assim, aumentando a turbina de tamanho, aumenta-se efetivamente a potência gerada.


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Josenir,

Não mereço suas palavras. Eu não chego nem a 10% de seu conhecimento e experiencia nesta área de energia.

Daniel,

Conforme sugerido sobre o Josenir, que faz o enrolamento no proprio estator do alternador, seguem algumas fotos deste tipo de serviço.

Imagem

Imagem

Se puder ajudar em mais alguma coisa me fale.

Um abraço a todos

Jose Americo


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Amigos,

Eu postei minha resposta no topico errado, segue portanto a resposta no topico certo.

Josenir,

Não mereço suas palavras. Não tenho nem 10% de sua capacidade nem seu conhecimento nesta area.

Daniel,

Conforme sugerido pelo Josenir que utiliza de fazer o enrolamento no proprio estator, seguem fotos como orientação para este tipo de tarefa.
Imagem
Imagem

Espero ter sido de alguma ajuda.

Um abraço a todos

Jose Americo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

jamerico Escreveu:Daniel,
Conforme sugerido pelo Josenir que utiliza de fazer o enrolamento no proprio estator, seguem fotos como orientação para este tipo de tarefa.
Espero ter sido de alguma ajuda.
Um abraço a todos
Jose Americo
Bacana. As fotos são bem ilustrativas, e ajudam até a perceber como fica uma fase completa no estator. Na foto aparecem quatro das seis bobinas de uma fase. Observe que ficam duas ranhuras livres entre cada bobina e duas ao centro de cada bobina.

Eu não uso esses palitos, e procuro fazer as espiras bem apertadas no estator. Os palitos ajudam a deixar o espaço livre para as bobinas das outras duas fases, mas atrapalham a passagem dos dedos. Eu prefiro ir forçando os fio para trás para deixar esse espaço livre para as demais bobinas. Como o fio é grosso, fica do jeito que se deixar.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
jamerico Escreveu:Daniel,
Conforme sugerido pelo Josenir que utiliza de fazer o enrolamento no proprio estator, seguem fotos como orientação para este tipo de tarefa.
Espero ter sido de alguma ajuda.
Um abraço a todos
Jose Americo
Bacana. As fotos são bem ilustrativas, e ajudam até a perceber como fica uma fase completa no estator. Na foto aparecem quatro das seis bobinas de uma fase. Observe que ficam duas ranhuras livres entre cada bobina e duas ao centro de cada bobina.

Eu não uso esses palitos, e procuro fazer as espiras bem apertadas no estator. Os palitos ajudam a deixar o espaço livre para as bobinas das outras duas fases, mas atrapalham a passagem dos dedos. Eu prefiro ir forçando os fio para trás para deixar esse espaço livre para as demais bobinas. Como o fio é grosso, fica do jeito que se deixar.
Estou com duvidas em uma parte, a enrolação e feita bobina por bobina, tipo na primeira fase eu faço uma bobina depois outra e depois outra ate completar as 6, ou vai fazendo as bobinas tudo de vez, pois do estator do meu alernador conforme ia tirando o fio ia, desenrolando as 6 de vez ? tem alguma diferença ou nao faz? qual e a mais facil .

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

jamerico Escreveu:Amigos,

Eu postei minha resposta no topico errado, segue portanto a resposta no topico certo.

Josenir,

Não mereço suas palavras. Não tenho nem 10% de sua capacidade nem seu conhecimento nesta area.

Daniel,

Conforme sugerido pelo Josenir que utiliza de fazer o enrolamento no proprio estator, seguem fotos como orientação para este tipo de tarefa.
Imagem
Imagem


Espero ter sido de alguma ajuda.

Um abraço a todos

Jose Americo
José americo, como vc fez o enrolamento das bobinas, vc faz uma depois a outra ? que material e esse que vc colocou nas gretas do estator ?


jamerico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 112
Registado: sábado fev 14, 2009 10:34 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por jamerico »

Daniel,

Estas fotos são de um manual que eu consegui quando morei nos EUA. O manual tem muitos erros, mas achei a dica do enrolamento muito boa.

No manual ele fala de "insert 3/16 dowel" realmente não consegui entender o que é isto, mas parece uma vareta de madeira.

O enrolamento é feito na sequencia, ou seja, voce primeiro faz uma bobina inteira, deixando 2 ranhuras livres no interior da bobina (um ramo da bobina passa na ranhura 1 e o segundo ramo da bobina passa na ranhura 4). Quando terminar esta bobina, voce continua com o fio e começa a enrolar no mesmo sentido da primeira a segunda bobina da primeira fase sendo o primeiro ramo na ranhura 7 e o segundo ramo na ranhura 10 e assim sucessivamente até completar todas as bobinas da primeira fase do alternador. A segunda fase, voce começa a enrolar a bobina com o primeiro ramo na ranhura 3 e o segundo ramo na ranhura 6 e assim sucessivamente até terminar a segunda fase. A terceira fase, voce começa a enrolar a bobina com o primeiro ramo na ranhura 5 e o segundo ramo na ranhura 8.

O Josenir, no inicio deste topico, apresenteu um esquema com a sequencia do enrolamento para o alternador trifásico. É só seguir o esquema que foi apresentado por ele que o enrolamento fica perfeito.

Um abraço

Jose Americo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Estou com duvidas em uma parte, a enrolação e feita bobina por bobina, tipo na primeira fase eu faço uma bobina depois outra e depois outra ate completar as 6, ou vai fazendo as bobinas tudo de vez, pois do estator do meu alernador conforme ia tirando o fio ia, desenrolando as 6 de vez ? tem alguma diferença ou nao faz? qual e a mais facil .
As duas formas funcionam. Se enrolar bobina por bobina é mais fácil, mas enrolar uma espira em cada bobina, e fechar o circulo a cada espira vai fazer as bobinas em formato de U, e vai dar mais trabalho ainda, mas vai economizar mais fio, e vai dar mais potência.

Quando o original vem em U, eu faço em U.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Estou com duvidas em uma parte, a enrolação e feita bobina por bobina, tipo na primeira fase eu faço uma bobina depois outra e depois outra ate completar as 6, ou vai fazendo as bobinas tudo de vez, pois do estator do meu alernador conforme ia tirando o fio ia, desenrolando as 6 de vez ? tem alguma diferença ou nao faz? qual e a mais facil .
As duas formas funcionam. Se enrolar bobina por bobina é mais fácil, mas enrolar uma espira em cada bobina, e fechar o circulo a cada espira vai fazer as bobinas em formato de U, e vai dar mais trabalho ainda, mas vai economizar mais fio, e vai dar mais potência.

Quando o original vem em U, eu faço em U.
josenir se eu fizer o bobinamento em U qual a sequencia do bobinamento ?
Anexos
31072012787.jpg
31072012787.jpg (148.43 KiB) Visto 9871 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:josenir se eu fizer o bobinamento em U qual a sequencia do bobinamento ?
O esquema do bobinamento não muda. Só faça em U se o original for em U, para não complicar mais.
Em uma outra etapa, depois que você tiver conseguido funcionar o primeiro gerador, e tiver entendido muito bem como funciona, pode pensar em fazer outras alterações, como essa da forma de bobinar.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:josenir se eu fizer o bobinamento em U qual a sequencia do bobinamento ?
O esquema do bobinamento não muda. Só faça em U se o original for em U, para não complicar mais.
Em uma outra etapa, depois que você tiver conseguido funcionar o primeiro gerador, e tiver entendido muito bem como funciona, pode pensar em fazer outras alterações, como essa da forma de bobinar.
então, eu com intenção de enrolar segundo uma enrolação vista em outro topico acabei nao anotando a enrolação original sei que ela e tipo essa da foto, seria assim mesmo. tem como confirmar,
imagem.jpg
imagem.jpg (109.9 KiB) Visto 9853 vezes

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Então realizei o enrolamento da primeira fase, agora uma duvida, eu inicio a segunda na primeira casa ou na segunda ? a ligação do inicio da segunda se da com o inicio da primeira ? olhe as fotos.
31072012793.jpg
31072012793.jpg (137.54 KiB) Visto 9845 vezes
31072012790.jpg
31072012790.jpg (80.83 KiB) Visto 9845 vezes
31072012789.jpg
31072012789.jpg (98.76 KiB) Visto 9845 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Então realizei o enrolamento da primeira fase, agora uma duvida, eu inicio a segunda na primeira casa ou na segunda ? a ligação do inicio da segunda se da com o inicio da primeira ? olhe as fotos.
Aparentemente está certo. Para começar a segunda fase tem o lugar certo. Observe o esquema do bobinamento trifásico do alternador automotivo postado no início deste tópico:
http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 680#p75767

A primeira bobina da segunda fase começa na segunda ranhura interna da primeira bobina da primeira fase. Idem para a terceira fase em relação à segunda.


Steve
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 29, 2012 11:18 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Steve »

Olá a todos.

Gostaria que alguém com mais conhecimento me desse uma informação.
Vamos iniciar o projecto do gerador que está postado aqui nesta página o de 1000W. Agradecendo desde já a quem fez esse magnífico trabalho.
Da análise que fizeram a esse projceto mudariam alguma coisa, tal como o fio(diâmetro, número de voltas), a força dos imans...

Temos por expediência de um motor de máquina de lavar que ao ser induzida energia eléctrica para criar campo magnético provoca uma prisão (resistência) à própria rotação.
Neste tipo de aerogeradores também acontece? Li algures no forum que o diâmetro do fio( se for fino) pode criar resistência à passagem dos electrões.
Vamos fazer exactamente o que está nos Pdf's, talvez apenas com imans N48 (mais fracos), pois não estou a encontrar em nenhum site os N50.
Temos pilhas de perguntas para fazer, porém, vamos continuar a ler o forum, pois muitas delas estão por aí respondidas.
Obrigados por partilharem o vosso conhecimento.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir, bom dia, estou iniciando um gerador com imãs, gostaria de alguma ajuda sua, se possivel. é algo pequeno somente para gerar 1 ou 2 a no maximo para ajudar meu painel solar, estou com imãs tipo moeda, te tamanho, 15 mm x 3 mm, gostaria de uma ideia de quanto imas colocar pra quantas bobinas e mais ou menos o tamanho dessa bobina a bitola do fio tem ser mais fina em relação a esse imã, dai vou enrolar e ver as voltagens.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Josenir, bom dia, estou iniciando um gerador com imãs, gostaria de alguma ajuda sua, se possivel. é algo pequeno somente para gerar 1 ou 2 a no maximo para ajudar meu painel solar, estou com imãs tipo moeda, te tamanho, 15 mm x 3 mm, gostaria de uma ideia de quanto imas colocar pra quantas bobinas e mais ou menos o tamanho dessa bobina a bitola do fio tem ser mais fina em relação a esse imã, dai vou enrolar e ver as voltagens.
Com mais ímãs o gerador vai precisar de menos rotação para gerar energia. O ideal para uso em eólica é usar entre 12 e 24 ímãs, e neste caso se diz que o gerador tem 12 a 24 pólos.

O bobinamento deve ter a mesma quantidade de pólos que o rotor. Como cada bobina possui dois pólos, você deverá ter em cada fase do gerador uma quantidade de ímãs o dobro da quantidade de bobinas. Ou seja, se tem 12 ímãs, deverá ter 6 bobinas por fase.

Quanto às fases, o mais comum é ter uma, duas ou três. Por uma questão de facilidade, sugiro que, para um primeiro gerador, faça apenas uma fase.

Quanto à quantidade de espiras e a bitola do fio das bobinas, isso deve ser definido experimentalmente. Enrole uma bobina com uma quantidade de espiras que ache razoável, 20 a 40 espiras, por exemplo. Faça um teste do seu gerador com uma só bobina, e veja qual o resultado em termos de potência(watts) e tensão (Volts). Esse resultado você multiplica pela quantidade de bobinas do gerador para saber a potência total.

Já a bitola do fio, depois de saber a quantidade de espiras ideal, você avalia qual bitola cabe no espaço físico reservado às bobinas.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Josenir, bom dia, estou iniciando um gerador com imãs, gostaria de alguma ajuda sua, se possivel. é algo pequeno somente para gerar 1 ou 2 a no maximo para ajudar meu painel solar, estou com imãs tipo moeda, te tamanho, 15 mm x 3 mm, gostaria de uma ideia de quanto imas colocar pra quantas bobinas e mais ou menos o tamanho dessa bobina a bitola do fio tem ser mais fina em relação a esse imã, dai vou enrolar e ver as voltagens.
Com mais ímãs o gerador vai precisar de menos rotação para gerar energia. O ideal para uso em eólica é usar entre 12 e 24 ímãs, e neste caso se diz que o gerador tem 12 a 24 pólos.

O bobinamento deve ter a mesma quantidade de pólos que o rotor. Como cada bobina possui dois pólos, você deverá ter em cada fase do gerador uma quantidade de ímãs o dobro da quantidade de bobinas. Ou seja, se tem 12 ímãs, deverá ter 6 bobinas por fase.

Quanto às fases, o mais comum é ter uma, duas ou três. Por uma questão de facilidade, sugiro que, para um primeiro gerador, faça apenas uma fase.

Quanto à quantidade de espiras e a bitola do fio das bobinas, isso deve ser definido experimentalmente. Enrole uma bobina com uma quantidade de espiras que ache razoável, 20 a 40 espiras, por exemplo. Faça um teste do seu gerador com uma só bobina, e veja qual o resultado em termos de potência(watts) e tensão (Volts). Esse resultado você multiplica pela quantidade de bobinas do gerador para saber a potência total.

Já a bitola do fio, depois de saber a quantidade de espiras ideal, você avalia qual bitola cabe no espaço físico reservado às bobinas.
Hum., eu vi um projeto aqui que tem 12 imãs e 9 bobinas,3 bobinas por fase, trifasico. no caso como vc falou se eu fosse fazer com 12 imãs só poderia fazer duas fases ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Hum., eu vi um projeto aqui que tem 12 imãs e 9 bobinas,3 bobinas por fase, trifasico. no caso como vc falou se eu fosse fazer com 12 imãs só poderia fazer duas fases ?
Se pesquisar vai ver que existem muitas outras configurações possíveis para a combinação de ímãs e bobinas. Só estou lhe sugerindo o que é mais fácil de fazer e de entender como funciona.

Avatar do Utilizador

daniel.espadeti
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: terça jun 01, 2010 1:49 am
Localização: Iconha - ES

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por daniel.espadeti »

Josenir Escreveu:
daniel.espadeti Escreveu:Hum., eu vi um projeto aqui que tem 12 imãs e 9 bobinas,3 bobinas por fase, trifasico. no caso como vc falou se eu fosse fazer com 12 imãs só poderia fazer duas fases ?
Se pesquisar vai ver que existem muitas outras configurações possíveis para a combinação de ímãs e bobinas. Só estou lhe sugerindo o que é mais fácil de fazer e de entender como funciona.
Então, fazendo conforme vc disse, vou colocar 12 imãs (12 em cima e 12 em baixo) então colocaria 18 bobinas ? fazendo 3 fases, ou colocaria 12 bobinas fazendo 2 fases. sabendo que são imas de 15mm por 3 mm.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por Josenir »

daniel.espadeti Escreveu:Então, fazendo conforme vc disse, vou colocar 12 imãs (12 em cima e 12 em baixo) então colocaria 18 bobinas ? fazendo 3 fases, ou colocaria 12 bobinas fazendo 2 fases. sabendo que são imas de 15mm por 3 mm.
Sugiro que você pegue um projeto pronto e execute como descrito pelo autor. A chance de dar certo é bem maior do que começando do zero e tentando fazer algo que ainda não existe.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”