autoconsumo trifásico


johndudi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça nov 16, 2021 3:52 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por johndudi »

Olá,

Sou novo em Portugal e instalei um sistema trifásico de painéis solares no meu telhado (UPAC).
Li atentamente os seus comentários.

No meu caso, o contador inteligente instalado pela e-Redes (Janz 2801) não calcula a energia NET como João Ramos (joaocunharamos) o explica. Ele calculou o consumo de cada fase individualmente. Tento desde há 3 meses obter respostas de e-Redes sobre isto, mas eles continuam a ignorar as minhas mensagens ou a responder a respostas automatizadas genéricas.

Aqui fica um exemplo:
"Se durante 1 hora, o meu consumo é: +2000wh na fase 1, -500w na fase 2 e -500w na fase 3: O meu Janz Meter 2801 irá aumentar as leituras em 2kwh ou em 1kwh? “

A resposta correcta deve ser 1KWH com base no que João Ramos disse (e aparentemente de acordo com a lei / Decreto Lei nº 162/2019). Mas o meu contador aumenta em 2kwh! Devido a isso, estou a pagar muito mais electricidade do que devia.

Vivi na Suíça e em França, e os contadores fazem os cálculos da NET de todas as fases. Então alguém me pode dizer se o meu contador está errado e se esta situação é legal em Portugal?

Obrigado pela vossa ajuda! O meu instalador não faz ideia, a EDP e a E-Redes não respondem.


Obrigado, John



----

Hello,

I'm new in Portugal and I installed a trifasic solar panel system in my roof (UPAC).
I read carefully your comments.

In my case, the Smart Meter installed by e-Redes (Janz 2801) doesnt calculate the NET energy as João Ramos (joaocunharamos) explains it. It calculated the consumption of each phase individually. I try since 3 months to get answers from e-Redes about this, but they keep ignoring my messages or answering generic automated responses.

Here is an example:
“If for 1 hour, my consumption is: +2000wh on phase 1, -500w on phase 2 and -500w on phase 3: Will my Janz Meter 2801 increase the readings by 2kwh or by 1kwh? “

The correct answer should be 1KWH based on what João Ramos said (and apparently according to the law). But my meter increase by 2kwh! Because of that, I'm paying much more electricity than I should.

I lived in Switzerland and France, and the meters do the NET calculations of all phases. So can someone tell me if my counter is wrong and if this situation is legal in Portugal?

Thank you for your help! My installer has no idea, EDP and E-Redes dont answer. Best, John

---

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por rnlcarlov »

Currently, you can't rely on what the meter says. What it displays and what you'll be charged are different. E-redes has a software that takes the energy injected and what your meter says and it will calculate the correct value that will be sent to you eletricity provider. So at the end of the month, your meter might say 200kWh consumed, but your invoice will have for example only 150kWh consumed.
It's a bit of a mess, but it supposedly works.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Quintas2 »

johndudi Escreveu: terça nov 23, 2021 6:02 pm Tento desde há 3 meses obter respostas de e-Redes sobre isto, mas eles continuam a ignorar as minhas mensagens ou a responder a respostas automatizadas genéricas.

Vivi na Suíça e em França, e os contadores fazem os cálculos da NET de todas as fases. Então alguém me pode dizer se o meu contador está errado e se esta situação é legal em Portugal?
O rnlcarlov já te respondeu e tudo está legal e deveria estar a funcionar bem.

Contudo, particularmente para quem tem corrente trifásica, houve alturas em que tive dúvidas se a agregação das 3 fases estava a ser feita.

Como o meu sistema é anterior a este NETmetering de 15 minutos e à agregação das 3 fases, eu tinha-o alterado para funcionar quase como monofásico (para algumas cargas maiores monofásicas eu posso optar em que fase as ligo). À cautela, continuo a funcionar com quase tudo como monofásico, na fase fotovoltaica.

Quanto à E-Redes, essa é a estratégia deles. Respondem como se não tivessem entendido - já está. Sugiro reclames no livro de reclamações online. Não serve de muito, mas vão acumulando queixas no regulador - ERSE. Pode ser que isso faça a ERSE ser mais interventiva.

Quanto aos contadores da França e Suíça fazerem a NET pelas 3 fases, talvez isso mais difícil de implementar cá, por causa dos 15 minutos, mas desconheço como é feito nesses países. Uma coisa é teres um NETmetering mensal, em que o contador apresenta uma simples conta de somar e subtrair com 4 parcelas do mês. Outra coisa é fazer essa conta a cada 15 minutos de cada hora, 24 h por dia, para um mês inteiro.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por Quintas2 »

Infelizmente, receio que o netmetering em períodos de 15 minutos e a agregação das 3 fases possam estar prestes a acabar (viewtopic.php?f=196&t=22869).
Cumprimentos,
Quintas2


PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: autoconsumo trifásico

Mensagem por PJG »

johndudi Escreveu: terça nov 23, 2021 6:02 pm
Sou novo em Portugal e instalei um sistema trifásico de painéis solares no meu telhado (UPAC).
Li atentamente os seus comentários.

No meu caso, o contador inteligente instalado pela e-Redes (Janz 2801) não calcula a energia NET como João Ramos (joaocunharamos) o explica. Ele calculou o consumo de cada fase individualmente. Tento desde há 3 meses obter respostas de e-Redes sobre isto, mas eles continuam a ignorar as minhas mensagens ou a responder a respostas automatizadas genéricas.


---
@johndudi já olhou para os ficheiros "mapa de cargas" que se pode fazer download do site da e-redes?
Nesse ficheiro deve constar o agregado das fases consumo bem como o excedente que foi injetado na rede.

Responder

Voltar para “Energia Solar”