como detectar fase e neutro ?

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Emanuel Couto »

Acabei de adquirir um inversor MEAN WELL 3000 w para o meu futuro projecto de energias renováveis
Que futuramente abrirei um tópico com o meu projecto de energia fotovoltaica.
Mas não estou a conseguir descobrir qual a fase e o neutro na saída do inversor!!!
Apesar de trabalhar com eletrônica e eletricidade, não estou a conseguir !!!!
Já tentei com um busca pólos , já liguei o multimetro em uma das saídas com a ponta de prova no inversor
E outro a terra , a fase tinha que dar 230 v mas não a duas dá +\- 120v depois inverti e novamente 120 v
Não sei o que fazer ? Que saber alguma informação deste tema que me ajude agradecido !!!!!
Boas PS ......... :ugeek:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Aless
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: sexta ago 19, 2011 7:02 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Aless »

Desmonta a saida de AC, pois internamente há provisão para conexão de terminais, com marcação de fase e neutro.
Então usa a parte interna como referência para descobrir quem é quem do lado externo.
Abraços verdes!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por visitante1 »

Tem que o ligar á terra primeiro, depois faça o mesmo procedimento.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por MRider »

Hum eu sei que os meus inversores são meios "piratas " lol mas, mesmo ligado a terra acho que não consegui ver qual a fase e qual o neutro. :mrgreen:

Mas depois vou testar com mais calma 8-)
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por RJSC »

Todos os geradores, quando desligados da terra não têm Neutro. Têm uma tensão flutuante. Só ao forçar-mos um terminal ao potencial da Terra, ligado-o a esta é que podemos obter um Neutro, tornado-se o outro a Fase.

Para existir fase e neutro, quer num inversor desses, quer num gerador de combustão, tem que se fazer o mesmo que a EDP faz nos postos de transformação: ligar o polo que queremos que seja o neutro à Terra.
Normalmente chama-se "Terra de Serviço" a essa ligação, é à Terra que temos normalmente nas tomadas, "Terra de Proteção".

O procedimento é ligar um dos fios que sai do inversor à terra com uma estaca dedicada ou na terra do quadro com o o neutro resultante ANTES do disjuntor diferencial.
Atenção que o fio que falo, não é o terra da tomada de saída, nem o parafuso do invólucro metálico do inversor. É mesmo um dos terminais de energia.
De notar também que sem a Terra de Serviço (um dos fios do inversor ligado à terra) o disjuntor diferencial nem sequer atua.

Vejam na figura a Ligação à terra no poste da rede pública, a Azul, de modo a formar o Neutro:
Imagem

Para um teste rápido é assim:
- Ligar o parafuso de terra do inversor na terra de uma tomada.
- Ligar um dos polos da tomada de saída do inversor ao pino terra de uma tomada. Esse polo passa a ser o Neutro.
- Testar com o busca polos. O polo ligado à terra que agora é o neutro, não vai acender, o outro que é agora a fase vai acender. Entre a terra e a fase vai agora poder ser medido 230 V.
Última edição por RJSC em segunda set 24, 2012 12:39 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Jorge Rocha »

Sempre pensei que qualquer fonte de corrente alternada não tinha polaridades! Apenas é escolhodo aliniatoriamente um dos polos para ligar à terra e a partir desse momento é que podemos referir esse como o neutro e o outro como fase!

Já verificaram quais as tensões entre a massa do aparelho e cada um dos polos? Pode ser que ja esteja um definido como a massa, passando esse a neutro!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem RJSC, era isso tudo que eu pensava! Devemos ter enviado ao mesmo tempo!
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por RJSC »

Jorge Rocha Escreveu:Muito bem RJSC, era isso tudo que eu pensava! Devemos ter enviado ao mesmo tempo!
Sim, exatamente às 0:33 os dois... :lol:

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por MRider »

Bem não fazia a minima ideia disso da terra. :shock:
Neste forum ja apendi muita coisa 8-)
Muito obrigado pela partilha 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas !!!!! Obrigada pela rápida resposta ... realmente estamos sempre a aprender ...
Gostei dos vossos comentários resposta, principalmente o RJSC .....
O tipo sabe muito ..... :) muito Bem explicado, sem dúvida ....
A verdade e que mesmo sendo da área da eletrônica eletricidade informática
Nunca montei um sistema de energias alternativas...
Mas estou muito motivado , está a dar muito trabalho ... depois vão perceber porquê!
Apesar de ser o meu primeiro projecto nesta área , foi muito planeado, até chegar
Ao final, com muitos ajustes pelo caminho ..... mas estou adorando....
Depois vou postar tudo.....
Abraço a todos ......Viva as Energias Alternativas..................
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Emanuel Couto »

Já está tudo ok .... obrigada RJSC.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por accoelho »

venho aqui pedir umas dicas de quem sabe disto.
em especial ao membro RJSC, que foi quem deu uma boa lição uns topicos atrás, mas ainda tenho duvidas.
todos os outros membros tambem podem ajudar.
pois com estas coisas não convém muito exprimentar pra ver o resultado.

pretendo por em pratica o esquema da imagem em funcionamento.
a minha duvida é como devo fazer a terra de serviço, para ter neutro e fase no inversor e no gerador?
poderei fazer da terra de protecção terra de serviço?
isto é ligar um dos dois fios em cada situação(gerador e inversor) a uma terra de uma tomada.

agradeço a ajuda.
Anexos
esquema instalação electrica
esquema instalação electrica

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por MRider »

A terra de serviço tem de ser isolada da terra de proteção.

Ou seja 2 fios de terra .
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por RJSC »

O mais correto é a Terra de Serviço ser numa estaca separada.

Os 2 Disjuntores Diferenciais que se seguem ao inversor e gerador de combustão não são necessários desde que não seja ligada qualquer carga no percurso até ao relé do Quadro Principal, tal como se encontra na imagem.
O Disjuntor Diferencial do Quadro Principal protegerá toda a instalação independentemente da fonte de energia (EDP, Inversor, Gerador).

A Terra de Serviço só necessita de ser ligada no Neutro que passa de um relé para outro (neutro comum às duas fontes de energia.

Se for completamente inviável colocar outra estaca de terra só para a Terra de Serviço pode ligar um fio terra diretamente à estaca de terra existente fazendo o bypass da barra de corte da caixa de medição de terras se já existir na sua instalação.
Em princípio, como o gerador de combustão não se pode colocar dentro de casa sem um tubo de escape para o exterior, ao fazer o buraco na parede para a saída do tubo de escape pode sair um cabo para a estaca da terra de serviço.

Nunca ligue a terra se serviço numa terra de tomadas a montante do Quadro Principal.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Celestino »

RJSC: Desculpa a minha ignorância... :oops: :oops:
Então porque é que não vejo a malta que tem geradores a espetar nenhuma estaca no chão para aquilo funcionar e ligar em qualquer lado?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por MRider »

Porque a terra de serviço não é obrigatoria funciona sem terra de serviço.

Mas é sempre bom ter terra de serviço para diferenciar a fase e o neutro.
Live long and prosper!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por RJSC »

Pois, sem a estaca da Terra de Serviço não há fase nem neutro, são 2 fios isolados e um busca pólos não se ilumina em nenhum dos fios nem os disjuntores diferenciais funcionam.
Como quem anda com gerador por aí também não lhes coloca disjuntores diferenciais acaba por não interessar.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por Emanuel Couto »

Há que tempos que fiz está pergunta :)

Um conversor sem terra de serviço, ficará com corrente flutuante, fica menos seguro, ficando sem referência, não dá para contabilizar etc.

A respeito da terra de serviço, o melhor é ser colocada em separado da terra de segurança, mas o conversor que tenho agora, veio com terra de serviço dedicada, e é ligado internamente à terra de segurança.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por CrOhN »

Pelo que se me dá a entender, a definição de neutro e terra, só existe por causa do uso da terra como condutor. Desta forma, na transmissão de energia, poupa-se um condutor. E basta olhar para os cabos usados pelo mundo interio o que isso significa em poupança.

O uso do condutor de terra serve para proteger as pessoas de fugas que existam nos equipamentos, mas apenas por causa do facto do uso da terra como condutor. Se tal não acontecesse, não seria necessário condutor de terra.

Num gerador, a energia gerada não tem qualquer referência à terra, apenas entre os terminais de um mesmo gerador. Torna-se necessário o uso do terra, porque tudo o resto a jusante do gerador vai estar de alguma maneira ligado de forma a prever o uso de terra.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: como detectar fase e neutro ?

Mensagem por accoelho »

então para que a instalação fique 100% tem de ser como na imagem(uma estaca de terra)para cada um.
na situação do gerador sera facil, pois o mesmo encontra-se num anexo a casa no qual fiz uma adaptaçao ao escape para o exterior.
é so furar a parede a buroca e espetar a estaca e ligar.
no inversor será mais complicado pois este está no sotão, terei de passar fio até ao exterior e ligar noutra estaca.

os dij dif nas 2 situações, como do gerador ate ao quadro vão uns 15m, e do inversor uns 6m, as vezes não se sabe o que podera acontecer. assim estão la.

a terra de protecção aparece no quadro principal nas nem sei onde está a estaca nem exixte caixa no exterior.

como terra de protecção para todas as fontes basta a já existente,certo???

existe alguma distancia minima entre as estacas de serviço???

obrigado pelas dicas........
Anexos
ESQuema.JPG
Última edição por accoelho em domingo dez 29, 2013 7:45 pm, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”