termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Sinceramente não percebi a vantagem de fazer o teste que diz...

Quanto à eficiência do termo acumulador tb acho questionável. Mas nunca da para 8 pessoas!
Precisamente pelo que digo...eu tenho a agua a 60º e vou tomar banho, gasto 50L de Agua num duche, entram logo mais 50L de agua fria...a temperatura baixa para 20º (pelo menos é o que aparece no termómetro)...mas pode não ser o real...fruto da localização da sonda.

Mas a verdade é que a parte elétrica trabalha em função dessa temperatura. E por isso acho pouco eficiente.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por jmlflorencio »

Mas ele não está a gastar demais? Até pode estar com defeito...

Tirando isso, assumindo que se gasta mesmo 50L de água do depósito no duche, entrando 50L de água (mesmo que fosse a quase zero graus) a temperatura média manter-se-ia nos 45°... Por isso a sonda deve estar na parte fria, de facto.
E até tem logica que assim seja, se estivesse na parte quente o aparelho desligava antes de aquecer a totalidade da água...

Só um aparte: há quem faça o dimensionamento dos termoacumuladores contando com 25L de água (do depósito) por pessoa (o que resulta em mais litros que esses à saída da torneira, devido à mistura com a fria)... Se gastar mesmo 50L, está explicado o consumo mais alto... Mas isso seria estranho, sendo os duches de 10 min apenas...

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

A sonda na parte inferior é crucial para comandar o sistema de circulação forçada.
Em conjunto com a sonda no painel, reúnem-se as condições para fazer a comparação de temperaturas e assim accionar ou desligar a bomba circuladora do fluido no circuito primário.

Para o utilizador é útil saber a temperatura na parte superior do acumulador. É dessa zona que sai a água que vai utilizar.
Eu também não tinha, mas mandei colocar uma sonda na parte superior. Foi simples e barato porque o sistema de controlo do sistema prevê e aceita essa sonda e assim consigo saber sempre a temp.ª nos painéis, na parte superior e na parte inferior do acumulador.
Myzer Escreveu:...
Mas a verdade é que a parte elétrica trabalha em função dessa temperatura. E por isso acho pouco eficiente...
Você continua a insistir nisto e eu aposto que é impossível.
Em minha opinião, o controlo do sistema de circulação forçada (sonda inferior) não tem nada a ver com o controlo da resistência que aquece a água.
Abra a tampa do sistema elétrico de controlo da resistência e mostre o que lá tem ao detalhe numa foto.
Aposto que tem lá uma sonda de temp.ª naquela zona para accionar a resistência.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Eu secalhar não estou a perceber bem...aquilo que está a dizer é que os graus que refere lá da temperatura da agua, não são provenientes da sonda que está na parte inferior?

Mas então como é que justifica a descida tão rápida da temperatura da agua depois de um banho?

Eu tenho a certeza que se regular a temperatura da agua, para 60º...e se a temperatura a que marca da agua é 20º ...a parte elétrica funciona logo...até porque acende logo uma luz...e é fácil de ver.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Myzer Escreveu:Eu secalhar não estou a perceber bem...aquilo que está a dizer é que os graus que refere lá da temperatura da agua, não são provenientes da sonda que está na parte inferior?
Eu não estou a escrever nada disso. Claro que são.
Você é que está a insistir que essa sonda comanda a resistência e eu estou a dizer que isso não faz qualquer sentido.
Myzer Escreveu:Eu tenho a certeza que se regular a temperatura da agua, para 60º...e se a temperatura a que marca da agua é 20º ...a parte elétrica funciona logo...até porque acende logo uma luz...e é fácil de ver.
Se a água estiver a 55.º em cima, vai acender a luz da resistência porque ela vai ligar.
Isso é óbvio e não percebo qual a admiração.
Só com um painel, nestes dias nunca vai ter a sua água quente a 60º no acumulador apenas com o solar.
Por isso a sua resistência vai ligar sempre se estiver regulada para os 60º.
Quanto a isto, qual é a dúvida?

Eu não uso, mas se estivesse no seu lugar só ligava a resistência quando fosse mesmo necessário e nunca a regulava a mais de 45º. Com esta tempª. já se toma um bom banho (para alguns até 40.º ou menos chega - eu é que sou friorento).
E apesar da válvula termostática, também não prescindia de ter uma sonda em cima para saber a temp.ª da água que vou usar.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Celestino...o problema de colocar a água a 45º é que se eu for tomar banho, e gastar 50L de água...logo em seguida entram 50L de água Fria no depósito...e a temperatura da água fica a 20º...e mais ninguém toma banho a seguir a mim.

Mas por acaso agora...fui tentar medir os litros de agua que gasto em cada banho...testei encher um garrafão de agua de 5L...e o que verifiquei é que demoro 23/24 segundos a encher. Ou seja, em 10min...eu gasto 130L de agua...parece-me demasiado certo? É que secalhar isto é que justifica as quebras de temperatura do depósito que referi...

Reduzir o caudal de agua nos passadores da casa de banho, ajuda??? Ou tenho que colocar daqueles economizadores de agua e colocar na saída do duche?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Myzer Escreveu:Celestino...o problema de colocar a água a 45º é que se eu for tomar banho, e gastar 50L de água...logo em seguida entram 50L de água Fria no depósito...e a temperatura da água fica a 20º...e mais ninguém toma banho a seguir a mim.
Nada disso. está redondamente equivocado.
O seu acumulador vertical serve precisamente para estratificar a água.
A fria entra por baixo e a quente sai por cima sem se misturar.
A menos que provoque grande turbilhão lá dentro.
O facto de ficar fria em baixo é perfeitamente normal e lógico.
Mas isso não tem nada a ver com a água que vai usar a seguir que sairá de cima e continuará quente.
Por isso é que considero imprescindível a sonda em cima. Isso é que interessa realmente.
A sonda de baixo só interessa ao sistema de gestao do circuito primário.
Sem isso a circulação forçada não funcionaria.
Myzer Escreveu:Mas por acaso agora...fui tentar medir os litros de agua que gasto em cada banho...testei encher um garrafão de agua de 5L...e o que verifiquei é que demoro 23/24 segundos a encher. Ou seja, em 10min...eu gasto 130L de agua...parece-me demasiado certo? É que secalhar isto é que justifica as quebras de temperatura do depósito que referi...
Então e a valvula termostática à saída?
Não faz lá nada?
Para que serve ela?
Você gasta 130l de água - é verdade. Mas não necessita de gastar 130l de água quente do acumulador.
Myzer Escreveu:Reduzir o caudal de agua nos passadores da casa de banho, ajuda??? Ou tenho que colocar daqueles economizadores de agua e colocar na saída do duche?
Boa ideia.
Vai poupar água quente.
Pode até usar um único estrangulador à saída ou à entrada do acumulador para garantir que sai pouca água quente e que não haja grande turbilhão no depósito de forma a optimizar também a estratificação.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por visitante1 »

Se a sonda está em baixo e mede 60º, quer dizer que a agua em cima estará a mais de 100º!!!
Hummm!!! isso não vai explodir :!:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

visitante1 Escreveu:Se a sonda está em baixo e mede 60º, quer dizer que a agua em cima estará a mais de 100º!!!
Hummm!!! isso não vai explodir :!:
Não.
Quando aquecido pelo solar é normal.
No meu as diferenças entre a parte de baixo e a parte de cima não atingem 3ºC de diferença (quando aquecido pelo solar, volto a repetir).
Com a resistência não faço ideia - está lá mas não uso isso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Se não usa a resistência, usa o que já agora?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Myzer Escreveu:Se não usa a resistência, usa o que já agora?
Tenho um esquentador logo à saída do acumulador que liga apenas quando a água não passa à temp.ª necessária.
Assim só se aquece a estritamente necessária.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por visitante1 »

Celestino Escreveu:
visitante1 Escreveu:Se a sonda está em baixo e mede 60º, quer dizer que a agua em cima estará a mais de 100º!!!
Hummm!!! isso não vai explodir :!:
Não.
Quando aquecido pelo solar é normal.
No meu as diferenças entre a parte de baixo e a parte de cima não atingem 3ºC de diferença (quando aquecido pelo solar, volto a repetir).
Com a resistência não faço ideia - está lá mas não uso isso...
Ó Celestino!
para isso acontecer é porque o controlador está a mandar desligar a bomba circuladora!
a temperatura em cima é obrigatoriamente superior á registada em baixo.
Não era esse o alinhamento da conversa anterior? a agua mais quente não vai subindo de uma forma natural???
ou tens uma cene mecânica a misturar lá dentro?
Talvez vejas essa temperatura quando de facto a bomba está a fazer circular o primário entre os painéis e o termoacumulador porque essa sonda está muito perto da serpentina e cria essa medida errada, mas quando deixa de circular existe diferença obrigatoriamente.
Pelo menos é o que acontece no meu, os buracos das sonda (acho que se chamam bainhas) tocam na serpentina e dão uma temperatura enganosa...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

O facto de eu ter um furo de agua artesiano, com um balão / depósito com 100L de agua onde fica a agua antes de abastecer a casa...é que deve justificar o caudal de agua que tenho certo?? É que tb tenho um sistema de rega do jardim...e como tal dá jeito esse caudal...

Será que devia fazer algo no balão?

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

visitante1 Escreveu:Ó Celestino!
para isso acontecer é porque o controlador está a mandar desligar a bomba circuladora!
a temperatura em cima é obrigatoriamente superior á registada em baixo.
Não era esse o alinhamento da conversa anterior? a agua mais quente não vai subindo de uma forma natural???
ou tens uma cene mecânica a misturar lá dentro?
Talvez vejas essa temperatura quando de facto a bomba está a fazer circular o primário entre os painéis e o termoacumulador porque essa sonda está muito perto da serpentina e cria essa medida errada, mas quando deixa de circular existe diferença obrigatoriamente.
Pelo menos é o que acontece no meu, os buracos das sonda (acho que se chamam bainhas) tocam na serpentina e dão uma temperatura enganosa...
A serpentina do solar está em baixo e quando acaba o sol do dia, a temperatura está igual por todo o acumulador.
Como aquece em baixo, a água fica quente por todo o acumulador.
Assim que alguém gasta água quente, fica naturalmente fria em baixo e quente em cima.
Se não houver sol, consigo ter áqua quente que pode chegar a 3 dias.
As sondas não estão encostadas à serpentina, vão até ao centro do cilindro fazer leitura correcta.

Aqui o amigo tem água mais quente sempre em cima porque aquece também com a resistência e essa fica a meio do acumulador.
É óbvio que se meter a água a 60º com a resistência e lendo a temp.ª em baixo, em cima estará muito mais quente e percebo agora a questão.
Li na diagonal. Nessa perspectiva faz sentido.
Mas se ele parametriza a resistência para 60º, como é que atinge essa temp.ª em baixo?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

Myzer Escreveu:O facto de eu ter um furo de agua artesiano, com um balão / depósito com 100L de agua onde fica a agua antes de abastecer a casa...é que deve justificar o caudal de agua que tenho certo?? É que tb tenho um sistema de rega do jardim...e como tal dá jeito esse caudal...

Será que devia fazer algo no balão?
Eu não deixaria de experimentar um estrangulador à entrada ou à saída do acumulador.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


Autor do tópico
Myzer
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quinta fev 05, 2015 2:54 pm

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Myzer »

Se eu fechar um pouco mais os passadores de segurança da casa de banho...para que saia menos agua quente..não resolve nada?? Ou esses passadores não servem para isso?


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por CésarSalgado »

Boas.
Depois de ler o tópico desde início penso que o Celestino está correto em tudo o que disse até agora.
Na minha opinião o melhor mesmo é colocar mais um painel.
No meu caso a resistência tem uma sonda junto a ela. E é issa sonda que a controla a resistência.

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: termoacumulador mvideira 200L Dupla Serpentina

Mensagem por Celestino »

CésarSalgado Escreveu:...Na minha opinião o melhor mesmo é colocar mais um painel.
Sim, acima de tudo isso.
CésarSalgado Escreveu:No meu caso a resistência tem uma sonda junto a ela. E é issa sonda que a controla a resistência.
Isso é o normal. Está de acordo com as normas e recomendações bem como em sintonia com a lógica.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Responder

Voltar para “Energia Solar”