Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Boas pessoal, com os medidores inteligentes ainda não acertei mas com os "não inteligentes" sem dúvida :D
Partilho aqui uns videos, um deles gravado hoje a explicar como tenho o sistema, modificações e como está afuncionar agora.

COMO Medir Produção PV e Consumo Energético *UPDATE
Video: https://youtu.be/8SAzbAXhaqo
Como medir produção e consumo.png
Como medir produção e consumo.png (674.72 KiB) Visto 6737 vezes
Para quem não acompanhou o inicio fica aqui também:

O MELHOR MEDIDOR de Electricidade - Watts, Volts, Amperes Consumo Energético
Video: https://youtu.be/tsYEgVDbTk4
Medidor.jpg
Medidor.jpg (88.34 KiB) Visto 6737 vezes
COMO INSTALAR um Medidor de Consumo ENERGÉTICO Económico Din rail LED, Voltagem, Amperimetro
Video: https://youtu.be/x-UMSym1_FA
Instalar.jpg
Instalar.jpg (64.54 KiB) Visto 6737 vezes
E por curiosidade já agora quando fiz a alteração do quadro electrico hehe!! :D
MUDEI O MEU QUADRO ELETRICO !!!
Video: https://youtu.be/u4qc3yNKGwg

Espero que seja util para os que andam a procura da informação que eu já andei também. (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.
Anexos
1.PNG
1.PNG (695.59 KiB) Visto 6688 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por MRider »

t3lmo Escreveu: sábado mar 16, 2019 10:36 pm Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.
Também gosto muito desse medidor.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

t3lmo Escreveu: sábado mar 16, 2019 10:36 pm Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.
Oi Telmo, também tenho um desses aqui em casa :) e dá a mesma informação, só que no que eu tenho no quadro temos de carregar no butão para mudar de ecrã.
1º ecrã: Volts / Amperes / Watts
2º ecrã: Factor de Potência / Horas de funcionamento / KWh Acumulados
Aliás este até dá mais qq coisa hehe!!!

Mas eu optei por estes para estes quadros apenas porque ficam esteticamente mais bonitos na minha opinião claro. Em termos de precisão acho que ambos dão sensivelmente os mesmos valores que são muito precisos.
MRider Escreveu: sábado mar 16, 2019 11:19 pm
t3lmo Escreveu: sábado mar 16, 2019 10:36 pm Eu optei por um monitor com mais alguma informação, e tem sido muito útil para a educação familiar e histórico de registo de dados.
Acabei por instalar um por cada piso e outro na produção fotovoltaica.
Também gosto muito desse medidor.
(Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

No meu caso, contabilizo por andar e os meus filhos vão acompanhando quando a casa está a ser alimentada pelo sol.

Tenho ainda em paralelo o sistema Cloogy e o Wibeee, e só este último é fiável usando também pinças amperimétricas.
Anexos
piso-1.jpg
piso-1.jpg (60.19 KiB) Visto 6646 vezes
piso1.jpg
piso1.jpg (68.13 KiB) Visto 6646 vezes
piso0.jpg
piso0.jpg (68.12 KiB) Visto 6646 vezes
energypv.png
energypv.png (57.34 KiB) Visto 6646 vezes
energyareas.png
energyareas.png (61.92 KiB) Visto 6646 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

t3lmo Escreveu: domingo mar 17, 2019 2:15 pm No meu caso, contabilizo por andar e os meus filhos vão acompanhando quando a casa está a ser alimentada pelo sol.

Tenho ainda em paralelo o sistema Cloogy e o Wibeee, e só este último é fiável usando também pinças amperimétricas.
Está impecável Telmo, eu no andar de cima coloquei o medidor mas depois acabei por retirar pois neste momento temos um móvel com espelho naquela parede que torna o acesso ao quadro menos amigável, aliás a ideia da minha esposa era mesmo esconder o quadro :)

Acho giro a malta de casa como no teu caso, começarem a ter noção dos consumos durante o dia / noite e começarem a ter mais consciência e cuidado.
Muito porreiro mesmo.

Em relação ao teu Wibeee é o modelo box? Consegue ler voltagem e factor de potência? Eu passei por ele na minha pesquisa e não encontrei a venda. Compraste o teu onde?

Eu neste momento estou á espera do Mirubee - Mirubox Mono, que deve chegar esta semana e espero que consiga dar com precisão a leitura de consumo e produção, mas se não der o Wibeee parece uma boa opção. (Y)

EDIT: Yep na 3º foto vê-se que o modelo que tens é o "box" :D
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

Como parte da solução que tenho de aquecimento (bomba calor+ventiloconvectores) e fotovoltaico (autoconsumo 6 paineis), solicitei também a instalação de um medidor de energia gasta e consumida...

Estou só a aguardar chegada e instalação do sistema que é este:

http://www.theowl.com/index.php/energy- ... uition-pv/

Não sei se é muito fiável...espero que o seja minimamente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

robertojorge Escreveu: domingo mar 17, 2019 7:05 pm Compraste o teu onde?
Podes encontrar na Efimarket ou AdvanceProbe.

Os valores do Wibeee são muito fiáveis (ao contrário dos sensores de pinças do Cloogy). E tenho sensores no consumo e produção também:

wibeee.jpg
wibeee.jpg (26.25 KiB) Visto 6578 vezes
O Cloggy só é fiável nos sensores das tomadas, pois cruzando todos os valores já tudo bate certo:

cloogy.JPG
cloogy.JPG (80.76 KiB) Visto 6578 vezes
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Freddy_krueger Escreveu: segunda mar 18, 2019 9:17 am Como parte da solução que tenho de aquecimento (bomba calor+ventiloconvectores) e fotovoltaico (autoconsumo 6 paineis), solicitei também a instalação de um medidor de energia gasta e consumida...

Estou só a aguardar chegada e instalação do sistema que é este:

http://www.theowl.com/index.php/energy- ... uition-pv/

Não sei se é muito fiável...espero que o seja minimamente.
Oi Freedy, eu sinceramente fiquei desiludido com o OWL, comprei o Efergy 1º e leituras longe da realidade e software humm, depois o OWL achei o software muito louco e fácil de usar mas em termos de resultados é para esquecer. Eu partilhei neste post https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=21178 a minha opinião (Y)
t3lmo Escreveu: segunda mar 18, 2019 10:15 am
robertojorge Escreveu: domingo mar 17, 2019 7:05 pm Compraste o teu onde?
Podes encontrar na Efimarket ou AdvanceProbe.

Os valores do Wibeee são muito fiáveis (ao contrário dos sensores de pinças do Cloogy). E tenho sensores no consumo e produção também:

wibeee.jpg
O Cloggy só é fiável nos sensores das tomadas, pois cruzando todos os valores já tudo bate certo:

cloogy.JPG
Na Efimarket já tinha visto e apenas tinha os de encaixe no quadro, não têm a versão box. NA AdvanceProbe parece que o site está em baixo.
Entretanto onte,m estava a ver o demo do Wibeee e Mirubee e é igual, portanto espero que o hardware seja igual e dê os mesmos bons resultados (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por MRider »

Estou a usar os medidores Wi-Fi juntamente com o emoncs, estou satisfeito.
Anexos
Screenshot_2019-03-18-20-08-02.png
Screenshot_2019-03-18-20-08-02.png (205.95 KiB) Visto 6549 vezes
Live long and prosper!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

robertojorge Escreveu: segunda mar 18, 2019 8:54 pm Oi Freedy, eu sinceramente fiquei desiludido com o OWL, comprei o Efergy 1º e leituras longe da realidade e software humm, depois o OWL achei o software muito louco e fácil de usar mas em termos de resultados é para esquecer. Eu partilhei neste post https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=21178 a minha opinião (Y)
Raios... fazia parte do acordo...agora também já não dá para mudar...

Pelo que percebi só tenho 2 anos free de consulta de consumos, certo? Só vou usar nessa altura.

Vou ver video melhor depois porque aqui no trabalho não dá para ver... Quando me falaram deste medidor (para aí em Janeiro quando negociei instalação de equipamentos), lembro-me de procurar informação e não encontrei nada de relevante... :(

As medições eram muito más?! :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

E não sendo eletricista nem nada disso e tendo em conta que PV está longe de quadro principal, há alguma forma fiável de monitorizar estes 2 elementos?

A ideia é saber +/- a produção e consumo durante o dia para poder adaptar consumos à produção.

De inverno vou ter a bomba de calor que penso eu de que deve absorver toda a PV (fora restantes electrodomésticos...está sempre gente em casa).

Mas no verão sem aquecimento ligado, gostava de saber como melhor usar a coisa para reduzir ao máximo injecção na rede (especialmente para não dar nada à EDP) dos 6 paineis.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Freddy_krueger Escreveu: terça mar 19, 2019 8:50 am
robertojorge Escreveu: segunda mar 18, 2019 8:54 pm Oi Freedy, eu sinceramente fiquei desiludido com o OWL, comprei o Efergy 1º e leituras longe da realidade e software humm, depois o OWL achei o software muito louco e fácil de usar mas em termos de resultados é para esquecer. Eu partilhei neste post https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=21178 a minha opinião (Y)
Raios... fazia parte do acordo...agora também já não dá para mudar...

Pelo que percebi só tenho 2 anos free de consulta de consumos, certo? Só vou usar nessa altura.

Vou ver video melhor depois porque aqui no trabalho não dá para ver... Quando me falaram deste medidor (para aí em Janeiro quando negociei instalação de equipamentos), lembro-me de procurar informação e não encontrei nada de relevante... :(

As medições eram muito más?! :(
As medições são muito fora. Claro que por vezes acerta 😀 quando a Voltagem e Potência batem certo com o que o medidor tem como referência (que é definido por nós) mas o problema é que aqueles 2 valores estão sempre a oscilar e fazem muita diferença quer no instantâneo (mais importante para mim para poder controlar e aproveitar a distância) mas também no consumo total que fica muito aquém. Atenção que é melhor que nada, pois dá-nos uma noção, mas é apenas isso, noção.
Freddy_krueger Escreveu: terça mar 19, 2019 11:10 am E não sendo eletricista nem nada disso e tendo em conta que PV está longe de quadro principal, há alguma forma fiável de monitorizar estes 2 elementos?

A ideia é saber +/- a produção e consumo durante o dia para poder adaptar consumos à produção.

De inverno vou ter a bomba de calor que penso eu de que deve absorver toda a PV (fora restantes electrodomésticos...está sempre gente em casa).

Mas no verão sem aquecimento ligado, gostava de saber como melhor usar a coisa para reduzir ao máximo injecção na rede (especialmente para não dar nada à EDP) dos 6 paineis.


Existem os medidores que viste no inicio deste tópico que são certinhos, mas não nos dão a informação á distância. Dão sim números exactos do que estamos a consumir / produzir e depois de nos habituarmos a ver o funcionamento da nossa caso conseguimos á distância prever / ligar / desligar equipamentos.

Com os OWL, não sei se tens a hipotese de adicionar mais algum OWL Network e pinça e agregar á mesma conta, assim poderias ter um para consumo e outro para produção. Sei que os Mirubox que eu já encomendei dá para comprar mais do que 1 e associar a mesma conta o que é porreiro para situações em que o PV está longe do quadro.

Eu por acaso antes de instalar o PV, alterei todo o quadro elétrico de Trifásico para Monofásico e fiz umas pequenas obras para poder chegar com o PV mesmo ao quadro principal para facilitar o controlo.
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

MRider Escreveu: segunda mar 18, 2019 10:42 pm Estou a usar os medidores Wi-Fi juntamente com o emoncs, estou satisfeito.
Esse sistema parece estar porreiro. Usas o emonpi? ou outra solução de hardware.
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmAs medições são muito fora. Claro que por vezes acerta 😀 quando a Voltagem e Potência batem certo com o que o medidor tem como referência (que é definido por nós) mas o problema é que aqueles 2 valores estão sempre a oscilar e fazem muita diferença quer no instantâneo (mais importante para mim para poder controlar e aproveitar a distância) mas também no consumo total que fica muito aquém. Atenção que é melhor que nada, pois dá-nos uma noção, mas é apenas isso, noção.
AI AI AI :(
robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmExistem os medidores que viste no inicio deste tópico que são certinhos, mas não nos dão a informação á distância. Dão sim números exactos do que estamos a consumir / produzir e depois de nos habituarmos a ver o funcionamento da nossa caso conseguimos á distância prever / ligar / desligar equipamentos.
Pois mas queria ver durante o dia (quando estou fora) o consumo aquecimento e produção solar...para ver como coisa corre...
robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmCom os OWL, não sei se tens a hipotese de adicionar mais algum OWL Network e pinça e agregar á mesma conta, assim poderias ter um para consumo e outro para produção. Sei que os Mirubox que eu já encomendei dá para comprar mais do que 1 e associar a mesma conta o que é porreiro para situações em que o PV está longe do quadro.
Pois não sei como instalador está a pensar fazer...ideia era ver 2 coisas (produção e consumo). Tanto quanto sei (eu não vi instalação), o PV está ligado a um sub-quadro de arrumos/exteriores, ainda longe de quadro principal da casa.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

Freddy_krueger Escreveu: terça mar 19, 2019 2:24 pm
robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmAs medições são muito fora. Claro que por vezes acerta 😀 quando a Voltagem e Potência batem certo com o que o medidor tem como referência (que é definido por nós) mas o problema é que aqueles 2 valores estão sempre a oscilar e fazem muita diferença quer no instantâneo (mais importante para mim para poder controlar e aproveitar a distância) mas também no consumo total que fica muito aquém. Atenção que é melhor que nada, pois dá-nos uma noção, mas é apenas isso, noção.
AI AI AI :(
robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmExistem os medidores que viste no inicio deste tópico que são certinhos, mas não nos dão a informação á distância. Dão sim números exactos do que estamos a consumir / produzir e depois de nos habituarmos a ver o funcionamento da nossa caso conseguimos á distância prever / ligar / desligar equipamentos.
Pois mas queria ver durante o dia (quando estou fora) o consumo aquecimento e produção solar...para ver como coisa corre...
robertojorge Escreveu: terça mar 19, 2019 1:34 pmCom os OWL, não sei se tens a hipotese de adicionar mais algum OWL Network e pinça e agregar á mesma conta, assim poderias ter um para consumo e outro para produção. Sei que os Mirubox que eu já encomendei dá para comprar mais do que 1 e associar a mesma conta o que é porreiro para situações em que o PV está longe do quadro.
Pois não sei como instalador está a pensar fazer...ideia era ver 2 coisas (produção e consumo). Tanto quanto sei (eu não vi instalação), o PV está ligado a um sub-quadro de arrumos/exteriores, ainda longe de quadro principal da casa.
Quando tiveres o sistema montado, envias um ticket a OWL para saber se podes adicionar um 2º Sensor ou se o alcance não der, 1 OWL Network + 1 Sensor, mas não sei dizer se dará.
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, depois de instalado a ver o que consigo obter.

Entretanto e para ter melhor noção do que consumo comprei um medidor de tomada e vou testar 1 dia no cilindro/termoacumulador.

No frigo não dá que acesso à tomada MUITO DIFICIL nem no forno/fogão pois não é ficha mas uma amálgama de fios (provavelmente por necessitar de mais energia que a disponibilizada por uma shuko :P

Na bomba de calor preciso que instalador dê acesso ao consumo de energia... neste momento só consigo saber o valor de produção de energia... como bomba de calor produz mais energia que gasta, espero que seja substancialmente mais baixo o consumo... já vou em mais de 2500kwh de produção energética... mesemo com COP 4,3 do aparelho (isto deve ser o valor óptimo, na prática deve ser menos, não?)

Depois segue-se uma lavagem de máquina roupa (apesar de que já é classe A++ pelo que deve ser económica.

Luzes já quase tudo Leds.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por MRider »

Existe aqui uma coisa que me está a fazer confusão. Como estão a aferir que os medidores online estão a medir mal? É com base em que leituras?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por t3lmo »

Eu comparo: Contador EDP vs Contadores de quadro vs Cloogy vs Wibeee.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Medir Consumo e Produção PV - Medidores Fiáveis

Mensagem por robertojorge »

MRider Escreveu: quarta mar 20, 2019 10:39 pm Existe aqui uma coisa que me está a fazer confusão. Como estão a aferir que os medidores online estão a medir mal? É com base em que leituras?
Exatamente como o Telmo refere em baixo. Comparo o da EDP com os medidores no quadro elétrico e batem certinho com um desvio muito pequeno e depois os inteligentes ou conseguem ou não (Y)
t3lmo Escreveu: quinta mar 21, 2019 2:29 pm Eu comparo: Contador EDP vs Contadores de quadro vs Cloogy vs Wibeee.


Tal e qual como faço (Y)
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Responder

Voltar para “Energia Solar”