EDP - Bairro Solar

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

EDP - Bairro Solar

Mensagem por zeuz »

Olá a todos,

Conhecem este "produto" da EDP ?

Fiquei interessado para o meu condomínio, mas parece-me demasiado bom para ser verdade... :|
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Quintas2 »

É uma boa notícia, de aplicação de mais uma possibilidade da nova legislação do autoconsumo. Já se falou disso, pelo menos indiretamente, noutros tópicos.
Mas vindo da EDP, deve ser um negócio com fatia de leão para eles. Mas será sempre melhor do que nada, para quem não quiser ter muito trabalho. Penso que só se justifica onde houver muitos consumidores sem possibilidade ou espaço para instalação de autoconsumo individual. E nem sempre será fácil convencer uma série de vizinhos a mudar-se para a EDP, ou ceder espaço de um para benefício de terceiros. Talvez funcione bem em condomínios , mas também o podem fazer sem a EDP.
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

Quintas2 Escreveu: terça set 22, 2020 10:35 am Mas vindo da EDP, deve ser um negócio com fatia de leão para eles.
Infelizmente é o que tenho visto também das poucas consultas ao site deles.... o pináculo da coisa é venderem a ficha legrand como solução de carregamento low-cost por 299 EUR...

O mal é que apanham sempre algum distraído que pensa "EDP é que é bom"...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por serges »

É um projecto interessante que duvido que nós como comunidade tenha sucesso!

Pior ainda a fatia enorme do bolo que "comem!"
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: terça set 22, 2020 3:42 pm O mal é que apanham sempre algum distraído que pensa "EDP é que é bom"...
São muitas décadas em que tiveram monopólio de tudo o que é electricidade, e muito pessoal mais velho tem "medo" de tudo o que não conhece bem. Eu agora que tenho andado no negócio de venda de eletricidade apanho algumas vezes essa do "tenho muito receio/pouco à vontade em meter-me em coisas que não sejam da EDP."


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

É a aversão à mudança e a confiança em marcas...

Como EDP, CTT, PT (esta como mudou de nome já perdeu alguma "mística"...)....é normal.

Eu não sou averso ao establecido, sou averso è ao acomodar de empresas... a EDP quase que devia "dar" os paineis pois recebem energia renovável de borla de clientes (toda a que eles não consumam)...de fato, bem pensado, podiam criar uma enorme rede fotovoltaica só com casas das pessoas....suportando grande parte do investimento para depois ter retorno...mas não, é muito melhor simplesmente ganhar das 2 maneiras!!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça out 20, 2020 10:45 am É a aversão à mudança e a confiança em marcas...

Como EDP, CTT, PT (esta como mudou de nome já perdeu alguma "mística"...)....é normal.

Eu não sou averso ao establecido, sou averso è ao acomodar de empresas... a EDP quase que devia "dar" os paineis pois recebem energia renovável de borla de clientes (toda a que eles não consumam)...de fato, bem pensado, podiam criar uma enorme rede fotovoltaica só com casas das pessoas....suportando grande parte do investimento para depois ter retorno...mas não, é muito melhor simplesmente ganhar das 2 maneiras!!
É sempre mais fácil criticar ... :D
Não me leves a mal, mas não pesquisaste sobre o assunto... certo?
Eu não conhecia e fui ver.

Pelo que percebi até é bem interessante.
Para quem criar o bairro público, o que faz é disponibilizar o espaço para a instalação dos painéis. Não tem qualquer custo. Zero investimento em equipamento e instalação... nem custo de manutenção. Apenas disponibiliza o espaço.
Em troca tem um desconto de 40% na sua energia.
Os vizinhos podem beneficiar também com um desconto até 20%, desde que estejam a menos de 500 metros da instalação.
Ou seja.... a EDP não dá os painéis, nem cobra nada por eles, apenas dá descontos pela ocupação do espaço.

Foi isto que percebi da proposta....

Dizer mal só porque é EDP, demonstra preconceito... :roll:
Eu, como tenho vários locais e contratos... estou a analisar bem isto. Seja como vizinho ou como produtor, vai me interessar...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

OK, já li e o que me saltou à vista:

- O produtor apenas aluga o espaço e compra energia com um desconto de 40% face ao preço de tabela, que não sabemos bem qual... os descontos habituais de EDP Comercial (10-12-14%) não devem ser cumulativos aos 40%.... mas se forem não é mau visto produtor não ter investimento.

- A instalação e paineis são pelo que percebi propriedade da EDP... Gostava de saber pormenores como isto se processa em termos práticos em casos de danos nos paineis ou nos telhados....terão seguro "contra tudo"?!

É uma muito melhor proposta que as solares fotovoltaicas da marca a custos astronómicos... vamos ver como evolui... pessoalmente eu não me importo de investir do meu bolso se vir o retorno...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta out 21, 2020 8:16 am OK, já li e o que me saltou à vista:

- O produtor apenas aluga o espaço e compra energia com um desconto de 40% face ao preço de tabela, que não sabemos bem qual... os descontos habituais de EDP Comercial (10-12-14%) não devem ser cumulativos aos 40%.... mas se forem não é mau visto produtor não ter investimento.
O preço de tabela é o preço do tarifário atual... O desconto de 40% é sobre esse preço da quantidade de energia proveniente dos painéis. A restante energia mantém os descontos que já tem...
Ou seja, tendo o produtor e os vizinhos a tarifa simples, pagará a energia dos painéis a 0,09066€/kWh e os vizinhos do bairro aderentes a 0,12088€/kWh na melhor das hipóteses.
A energia será distribuida por todos os aderentes possivelmente em proporção do consumo.
Não é mau pois não há investimento nenhum...
Freddy_krueger Escreveu: quarta out 21, 2020 8:16 am - A instalação e paineis são pelo que percebi propriedade da EDP... Gostava de saber pormenores como isto se processa em termos práticos em casos de danos nos paineis ou nos telhados....terão seguro "contra tudo"?!
São pormenores que pretendo saber.... já iniciei o processo de criação de um bairro. Vou dando noticias...
Freddy_krueger Escreveu: quarta out 21, 2020 8:16 am É uma muito melhor proposta que as solares fotovoltaicas da marca a custos astronómicos... vamos ver como evolui... pessoalmente eu não me importo de investir do meu bolso se vir o retorno...
Isso é o que pretendo fazer na minha habitação permanente... vou aumentar a quantidade de paineis. Mas a verdade é que o retorno demora anos.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta out 21, 2020 10:46 am
Freddy_krueger Escreveu: quarta out 21, 2020 8:16 am - A instalação e paineis são pelo que percebi propriedade da EDP... Gostava de saber pormenores como isto se processa em termos práticos em casos de danos nos paineis ou nos telhados....terão seguro "contra tudo"?!
São pormenores que pretendo saber.... já iniciei o processo de criação de um bairro. Vou dando noticias...
Ok, boa! Aguardamos notícias:)
Freddy_krueger Escreveu: quarta out 21, 2020 8:16 am É uma muito melhor proposta que as solares fotovoltaicas da marca a custos astronómicos... vamos ver como evolui... pessoalmente eu não me importo de investir do meu bolso se vir o retorno...
Isso é o que pretendo fazer na minha habitação permanente... vou aumentar a quantidade de paineis. Mas a verdade é que o retorno demora anos.
[/quote]
Pois estou a pensar fazer o mesmo. Alguns dos melhores investimentos são de longa duração... há que saber diversificar. Nas minhas últimas contas andava com um ROI para paineis solares iniciais a rondar os 7-8 anos.... a partir daí será tudo lucro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por APHenriques »

Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.

Na prática é como se tivesse um desconto de 8% no total de energia consumida.

Vou aumentar a quantidade de painéis... o que também implicará mais injecção na rede, mas isso é o menos.
Também aguardo uma proposta da EDP para quem já tem autoconsumo próprio.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.
Até fui ver quanto tenho produzido... :P
No último ano segundo meu medidor (não muito fiável) produção de +/- 2220KW com 6 paineis (detalhes na assinatura)
Aproveitei provavelmente 90-95% (novamente segundo medidor pouco fiável da owl).
Na prática é como se tivesse um desconto de 8% no total de energia consumida.
Segundo mesmo medidor importei da rede 9000kwh (seja gastei na realidade + 2000kw dando 10% dados à rede)...18%...
Vou aumentar a quantidade de painéis... o que também implicará mais injecção na rede, mas isso é o menos.
Também aguardo uma proposta da EDP para quem já tem autoconsumo próprio.
Seja, eu já estou no sweet-spot de paineis adaptados ao consumo (especialmente no verão onde 1-2 meses que 50% consumo suportado pelos paineis)... excepto no inverno, em que tenho muitos consumos e pouca produção.... solução pass por mais paineis mas ou com recurso a bateria (e lá se vai ROI), ou com 2º VE para carregar bateria no verão durante pico de produção....tenho uma pessoa em casa que apenas sai 5min manhã e à tarde pelo que no restante tempo veiculo poderia carregar aproveitando mais toda a produção solar adicional.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.
:shock: Isso é um parque fotovoltaico enorme


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: quinta out 22, 2020 9:13 am
APHenriques Escreveu: quarta out 21, 2020 2:38 pm Os meus, 750kW, dão-me em média anual 8% de energia que uso.
:shock: Isso é um parque fotovoltaico enorme
Faltou o h nos kwh em vez de kw
No meu owl deu quase 2000kwh(6 paineis - inversores total 1,5kw) ....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quinta out 22, 2020 11:24 am Faltou o h nos kwh em vez de kw
No meu owl deu quase 2000kwh(6 paineis - inversores total 1,5kw) ....
Ah, ok. Agora vejo que ainda foste mais longe no teu post - 2200kW. Não tarda muito e ainda mandas o Marty para o futuro :lol:


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: quinta out 22, 2020 8:11 pm
Freddy_krueger Escreveu: quinta out 22, 2020 11:24 am Faltou o h nos kwh em vez de kw
No meu owl deu quase 2000kwh(6 paineis - inversores total 1,5kw) ....
Ah, ok. Agora vejo que ainda foste mais longe no teu post - 2200kW. Não tarda muito e ainda mandas o Marty para o futuro :lol:
:D :D :D :D
Pois... eu é que criei o erro...
Não falta um h, tem é um k a mais :D
@rnlcarlov, obrigado pelo alerta.... passou-me mesmo ao lado. (Y)

O meu sistema tem uma potência máxima de 750W.
Produção media diária baseada no total do ano 2019 de 3kW/dia.
Autoconsumo 76%, Fornecido a rede 24%


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

ah, OK mas isso é a potência do sistema (como no meu ser 1,5kw)...quando falei em 2000kwh era a produção anual em kwh... daí ter dito que era 18% do total 11000kwh consumidos anualmente em minha casa...

Disse alguma barbaridade?! É o que me aparece no Owl quando somei produção solar mês a mês nos últimos 12...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 23, 2020 8:46 am Disse alguma barbaridade?! É o que me aparece no Owl quando somei produção solar mês a mês nos últimos 12...
Babaridade não é, só que cada um fez um erro diferente. Tu esqueceste-te do 'h' e o APHenriques pôs um 'k' a mais. É engraçado como erros diferentes dão ambos a ilusão de ser ter uma bruta central :)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

Mas eu quando mencionei os 2000 pus sempre o h em kwh.... ou vê lá para cima...

Acho que houve aqui uma confusão foi que eu pensei que APHenriques produzia 750kwh /ano quando na realidade ele tinha era um sistema de 750kw...

Eu só mencionei a potência do sistema mencionando 1,5kw (limitado pela potência dos inversores) que está correto.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: EDP - Bairro Solar

Mensagem por APHenriques »

Eu admito a culpa!... isto de andar a escrever sobre os PCN e PCR dá nisto. :)

Já agora...
Os meus 750w de paineis (3x250w) produziram:
2018: 1052,18kWh
2019: 1112.69kWh
2020: 984.44kWh até agora.

Isto dos painéis é muito giro, mas primeiro que se pague o investimento... :(

Responder

Voltar para “Energia Solar”