Instalação Painéis Solares - Terreno Agrícola

Responder

Autor do tópico
MAP
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda set 28, 2020 11:15 am

Instalação Painéis Solares - Terreno Agrícola

Mensagem por MAP »

Bom dia a todos,

Gostaria de poder contar a vossa ajuda e preciosos contributos para levar por diante (ou não) uma ideia.

Neste momento possuo um terreno agrícola (rústico) com 13 mil metros quadrados.

O terreno insere-se numa zona agrícola que, dispõe de boas acessibilidades, um poço com um motor para retirar a água para a rega.

A minha ideia seria colocar painéis solares no terreno para produzir energia electrica.

Perguntas:
1 - será possivel?
2 - que entidades regulam esta matéria? A Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG)?
3 - Que empresas deverei contactar? Iberdrola? EDP? ...
4 - ao nível das burocracias, será necessário algum tipo de parecer/autorização da Câmara Municipal, CCDR, ...?
5 - tratando-se um terreno agrícola, haverá necessidade da intervenção do Ministério da Agricultura?

Como podem ver, sou um novato nestas andanças pelo que muito agradecia toda e qualquer ajudam que me pudessem dar.

Bem hajam,

Cumprimentos


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Instalação Painéis Solares - Terreno Agrícola

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. É um assunto algo complexo. Se fosse para autoconsumo seria tudo muito mais simples (e compensador), sendo para venda de energia tem muito mais pormenores com que se preocupar.

Há tópicos por cá sobre essa matéria, é pesquisar um pouco que a informação aparece.

Pessoalmente não é investimento que aconselhe. O investimento necessário baixou muito nos últimos anos, mas o retorno também. É um negócio "tipo fotocópias": para se ver dinheiro a sério tem que se vender milhões...

Boa sorte

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Instalação Painéis Solares - Terreno Agrícola

Mensagem por serges »

Lá esta a velha máxima gastar uns milhões para poupar uns tostões… lol

Honestamente tenho visto muitas explorações agrícolas com esse projecto.

Acredito que compense mas vai demorar a render. Tem de pedir orçamentos de forma a ter a ideia geral da coisa.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Instalação Painéis Solares - Terreno Agrícola

Mensagem por pedrosilva »

Mas qual é o objectivo? Tirar água do poço para não gastar gasóleo? Há kits para isso, depende só da capacidade que pretende.
Se não é para ligar à rede eléctrica (há rede sequer no local?), a DGEG, EDP, etc não têm nada a ver com isso. Sendo estruturas removíveis também não vejo que a Câmara ou CCDR, Ministério da Agricultura tenha alguma coisa a ver com isso também. Somos um país bur(r)ocrático, mas também não exagerem!

Responder

Voltar para “Energia Solar”