Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Responder

Autor do tópico
pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por pedrosilva »

Olhando para a conta e pelo comentário da resistência para os dias que não há sol percebo que já tem painel solar térmico e um ciclo bi-horário (Semanal ou diário?). Acabando a pandemia se não está mesmo ninguém em casa e não tem consumos constantes (tem arca além de frigorífico? PC's ligados 24horas? outros consumos ?) acho que não vai compensar.

Já tem as máquinas com entrada de água quente dos painéis ou usam resistência?

Se for ciclo bi-horário semanal pode concentrar o consumo das máquinas para o Sábado à tarde/Domingo para consumir tudo do solar, mas mesmo assim pode não compensar.

As projecções de produção parecem-me normais para 1kWp (no "continente" serão maiores), mas não tendo experiência solar nos Açores, há sites para calcular isso onde pode confirmar os valores.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por Quintas2 »

Sem olhar para mais nada, com apenas um frigorifico e uma arca a trabalhar e sem alguém em casa durante as horas de sol, eu não arriscaria mais do que uns 500W, talvez até menos.
Podes simular aqui: https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/tools.html.
Num exercício rápido, painéis em telhado, direção e inclinação otimizados, Ponta Delgada, 4x320W podem produzir isto: .

Outra estória é conseguir consumi-lo ao longo do dia.

Para potência até 350W não é preciso nenhum formalismo legal de Mera Comunicação Prévia -MCP (confirmar primeiro se a lei tem aplicação igual nos Açores). Poderias até comprar um kit DIY (*), ver o impacto nas faturas e ver se valia a pena depois aumentar a potência, mas aí sujeito a uma empresa que fizesse a MCP, pressupondo um total superior a 350W.
(*) Atenção ao contador se é adequado para o autoconsumo
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por Quintas2 »

Dizem-te que vais poupar em julho €1/dia. A uma média de €0,17/kWh, isso dá um consumo de 5,9kWh/dia. Não estando em casa, não chegas lá.
Um frigorífico e um congelador vertical eficientes consomem uma média de 50W/h. Mesmo em 12h, isso dá 0,6kWh/dia.
Aos fins de semana, poderias eventualmente aproveitar toda a produção. Mas nos dias úteis, longe disso.
Já nos meses de fraca produção, será mais fácil consumi-la com consumos reduzidos ao longo do dia.
Cumprimentos,
Quintas2


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por papacurvas »

A primeira coisa é comprar um Shelly EM e durante um ano verificar consumos e rotinas e depois fazer uma compra consciente.
Fora isto é tudo suposições......

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por serges »

Ui olha que essa ideia de "não sou capaz" não resulta fala com o Emanuel que está aí na ilha e pode te dar umas dicas e se eu que não percebo nada instalei, já consciente dos meus consumos e que tive umas aventuras com o inversor e está tudo ok.

Portanto tenta lá com atenção pois não é nada difícil e consegues facilmente resolver, lê os conselhos do papacurvas em que saberes o consumo seria bestial e por fim o Quintas2 ajuda te imenso com as suas ideias…

Quanto a eólica acredito que na ilha seja muito mais proveitoso que muitos no continente… Tenta por baixo e depois podes ir crescendo mas mais importante é saber o perfil de consumo…. senão vais andares as turras para gastares o excedente e sim tem atenção ao contador se está preparado senão o excedente pode ser injectado na rede como consumo… se fosse o da rodinha… ai ai…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por Quintas2 »

diogocarneiro Escreveu: quinta abr 01, 2021 10:45 am Quanto a um kit DIY...Adorava saber suficiente para conseguir executá-lo...mas acho que não sou capaz :D
Não é para tu fazeres, é para tu montares.
https://www.solarshop.pt/index.php?rout ... ath=60_159
https://loja.solarimpact.pt/tabela-de-p ... utoconsumo

É só pesquisar kits de autoconsumo na net. E há um monte de videos no youtube, também dos fabricantes, a ensinar a montar. Se não estiveres à vontade com a eletricidade, qualquer eletricista monta isso e há kits que é só ligar a uma tomada (pressupondo que tens monofásica).
Cumprimentos,
Quintas2


aftavares
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça abr 06, 2021 3:02 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por aftavares »

Boa tarde.
já experimentou solicitar às empresas 1 Kit de 600Watt (2 painéis) que pode ser suficiente para os seus consumos.
Eu perguntaria qual seria a estimativa de poupança anual e qual payback. Os valores produzidos parecem me coerentes.
Nada como ter varias opções nas mãos.


rocheiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 136
Registado: domingo dez 04, 2011 5:57 pm

Re: Fotovoltaico - Auto Consumo - Açores

Mensagem por rocheiro »

Bom dia diogocarneiro,

chegou a avançar com a instalação dos paineis ?

Responder

Voltar para “Energia Solar”