Netmetering


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Lagastor Escreveu: quarta nov 17, 2021 9:59 am Continuo sem acesso às leituras.
Quintas2, LSousa, vocês já conseguem?
Já tenho acesso a leituras, embora o site nem sempre consiga carregar a informação.

Passei a ter gráficos de consumo e de exportação de excedentes. Percorrendo o gráfico com o cursor do rato, vão sendo discriminados esses valores a cada 15 minutos. Os dados podem ser exportados em formato .xls.
Cumprimentos,
Quintas2


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

Obrigado pela nota @Quintas2.

Validei e também já consigo aceder à mesma informação.

Uma dúvida que tenho é que não consigo associar os valores das leituras do site da E-Redes, para um determinado dia, das leituras que o comercializador coloca nas faturas como sendo "leituras reais" comunicadas pela E-Redes.
Os valores de Vazio, Cheias e Ponta são bastante diferentes. Ainda tentei fazer a soma e ver apenas pelo total, mas nem isso dá parecido...

Mais alguém tem esta questão?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Por causa do NETmetering, os valores que aparecem nas faturas são inferiores aos do portal da E-Redes. Já foram processados, fazendo os balanços quarto-horários.

Com um bocado de trabalho, podes descarregar os valores em Excel e fazer as contas de todos os quartos de hora (consumos e produção) de todos os dias entre duas faturas. Em teoria terá que bater certo com o valor faturado.
Cumprimentos,
Quintas2


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Eu só tenho dados disponíveis desde 1 de dezembro deste ano.

Também não tenho nenhuma coluna "Sum of Dados Calculados de Consumo kW". Tenho uma coluna "Dados Calculados de Consumo kW" e outra "Dados Calculados de Produção kW", mas estão em branco.

Terei que esperar até ter mais um mês de registos para confirmar isso.

Não analisei ainda o assunto, mas a divisão por 4 dá os dados em kWh?
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Netmetering

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu recebi agora indicação da eredes de estar também em zona inteligente...
Quintas2 Escreveu: sexta dez 17, 2021 7:34 am Eu só tenho dados disponíveis desde 1 de dezembro deste ano.
Eu tenho de pouco mais tempo mas ainda sem um período de faturação completo...
Também não tenho nenhuma coluna "Sum of Dados Calculados de Consumo kW". Tenho uma coluna "Dados Calculados de Consumo kW" e outra "Dados Calculados de Produção kW", mas estão em branco.
Same here...
Terei que esperar até ter mais um mês de registos para confirmar isso.
aqui igual
Não analisei ainda o assunto, mas a divisão por 4 dá os dados em kWh?
Sim, já tinha visto isso...como é os consumos kw em 15 minutos se fizeres a soma de 4 parcelas de 15min.(ou múltiplos de 4) e depois dividires por 4 dá-te os kwh :P é assim uma info estranha, mas é o que é... eu tenho um medidor não muito fiável owl intuition pv e consumos batem +/-... o fotovoltaico é que dá diferenças pois consigo medir no owl a produção enquanto no contador somente a injecção na rede....mas aí dá-me alguma diferença...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Freddy_krueger Escreveu: sexta dez 17, 2021 9:37 am
Não analisei ainda o assunto, mas a divisão por 4 dá os dados em kWh?
Sim, já tinha visto isso...como é os consumos kw em 15 minutos se fizeres a soma de 4 parcelas de 15min.(ou múltiplos de 4) e depois dividires por 4 dá-te os kwh :P é assim uma info estranha, mas é o que é... eu tenho um medidor não muito fiável owl intuition pv e consumos batem +/-... o fotovoltaico é que dá diferenças pois consigo medir no owl a produção enquanto no contador somente a injecção na rede....mas aí dá-me alguma diferença...
Obrigado pela explicação Freddy. As designações confundem-me. Estamos a falar de consumos e usamos uma unidade de potência. Se estou a ver bem a coisa, então os valores que eles dão para cada quarto de hora correspondem às potência média utilizada nesse quarto de hora, não são o consumo nesse período.
Cumprimentos,
Quintas2


PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Netmetering

Mensagem por PJG »

Freddy_krueger Escreveu: sexta dez 17, 2021 9:37 am
Não analisei ainda o assunto, mas a divisão por 4 dá os dados em kWh?
Sim, já tinha visto isso...como é os consumos kw em 15 minutos se fizeres a soma de 4 parcelas de 15min.(ou múltiplos de 4) e depois dividires por 4 dá-te os kwh :P é assim uma info estranha, mas é o que é... eu tenho um medidor não muito fiável owl intuition pv e consumos batem +/-... o fotovoltaico é que dá diferenças pois consigo medir no owl a produção enquanto no contador somente a injecção na rede....mas aí dá-me alguma diferença...
O dividir por 4 não é estranho. O que temos no ficheiro são KW em periodos de 15 min. 15 min é o mesmo que dizer 1/4 da hora.
Como queremos analisar Energia que é dada em KWh temos que mutiplicar KW por horas :-)


PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Netmetering

Mensagem por PJG »

Quintas2 Escreveu: terça dez 14, 2021 7:01 pm Por causa do NETmetering, os valores que aparecem nas faturas são inferiores aos do portal da E-Redes. Já foram processados, fazendo os balanços quarto-horários.

Com um bocado de trabalho, podes descarregar os valores em Excel e fazer as contas de todos os quartos de hora (consumos e produção) de todos os dias entre duas faturas. Em teoria terá que bater certo com o valor faturado.
Eu estive a fazer contas. Há dois meses atrás detectei falta de registos nos ficheiros da E-Redes.
Ontem voltei a descarregar os ficheiros correspondentes aos valores deste ano. Desta vez já me aparecem os dias todos.
Todos os dias têm 96 registos (24 x 4) excepto 28 de Março que tem 92 registos (menos 1 hora, houve mudança de hora, adiantou 1 hora às 01:00 am).

Já tinha feito comparações com o meu Shelly e tinha constatado que se fizesse leituras manuais os valores batiam certo. Quando comparava com faturas nem sempre era verdade. Mesmo a comparar documentos do meu fornecedor de energia, nunca consigo ter valores 100% iguais na globalidade.
No anexo tenho a comparação das leituras do contador da E-Redes com um extracto que tira da minha área de cliente (1). Os valores a azul são provenientes do ficheiro de leituras.
A última linha deve ser ignorada porque ainda não descarreguei os dados de 2020, estão 4 dias em falta na comparação.

No (2) tenho a comparação dos dados das leituras com os consumos extraídos da E-Redes. Só Março e Junho é que estão 100%. As diferenças não são grandes mas estranho diferenças acima de 3. Como temos três parâmetros, cada um deles pode contribuir com um erro de +/- 1. No meu ver, nunca deveria ter um erro maior que 3 se a origem for do mesmo aparelho.

Quando utilizo os registos de consumo, estou assumir que o consumo é relativo à hora de registo, ie, um consumo com a hora 01:15 para mim foi um consumo que iniciou às 01:00:00 e terminou às 01:14:59.
Assim sendo, um registo das 00:00 do dia 1 de Abril, para mim deve ser imputado a 31 de Março.
Parece bem?

Voltando ao (1), ainda me lembro de estar a questionar o suporte da EDP e de ouvir que não posso validar as faturas com os dados que leio no contador mas sim olhar apenas para o que vem escrito de uma fatura para a outra. :?
Anexos
edp leituras consumos.jpg


PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Netmetering

Mensagem por PJG »

Lagastor Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:00 pm Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.
Desconfio que (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) não é uma coluna do ficheiro mas uma métrica implícita do excel quando adicionou a coluna a uma tabela dinâmica, não será?
Isso explica outros utilizadores (ex: @Quintas2) não a verem.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

PJG Escreveu: sexta dez 17, 2021 10:40 pm Quando utilizo os registos de consumo, estou assumir que o consumo é relativo à hora de registo, ie, um consumo com a hora 01:15 para mim foi um consumo que iniciou às 01:00:00 e terminou às 01:14:59.
Assim sendo, um registo das 00:00 do dia 1 de Abril, para mim deve ser imputado a 31 de Março.
Parece bem?
Penso que sim. Quando se descarrega as leituras de Consumos e Produções em Excel, a cada 15 minutos, da E-Redes, o final do último dia disponível é sempre a leitura das 00h00 do dia seguinte, o que parece confirmar esta assunção.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Lagastor Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:00 pm Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.
Em relação aos dias de faturação, qual o primeiro valor (00h15 do dia 21 do primeiro dia do período de faturação?) e o último considerados (00h00 do dia 21 do último dia do período de faturação?)?
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Netmetering

Mensagem por Quintas2 »

Quintas2 Escreveu: sexta dez 17, 2021 7:34 am Eu só tenho dados disponíveis desde 1 de dezembro deste ano.

Também não tenho nenhuma coluna "Sum of Dados Calculados de Consumo kW". Tenho uma coluna "Dados Calculados de Consumo kW" e outra "Dados Calculados de Produção kW", mas estão em branco.

Terei que esperar até ter mais um mês de registos para confirmar isso.

Não analisei ainda o assunto, mas a divisão por 4 dá os dados em kWh?
Afinal já tenho dados disponíveis desde março de 2020.

Quanto à divisão por 4, acho que é a média dos 4 valores dos 4 quartos de hora em cada hora, que estão a ser somados. Obtém-se um valor médio por hora, ou seja potência média gasta ao longo de uma hora, logo kWh.
Cumprimentos,
Quintas2


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

PJG Escreveu: sábado dez 18, 2021 1:56 pm
Lagastor Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:00 pm Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.
Desconfio que (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) não é uma coluna do ficheiro mas uma métrica implícita do excel quando adicionou a coluna a uma tabela dinâmica, não será?
Isso explica outros utilizadores (ex: @Quintas2) não a verem.
Certo PJG!
Fiz o C&P da célula que é o titulo de uma PivotTable que criei...
A coluna da tabela original da Eredes é só "Dados Calculados de Consumo kW".


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

Quintas2 Escreveu: terça dez 21, 2021 10:30 am
Lagastor Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:00 pm Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.
Em relação aos dias de faturação, qual o primeiro valor (00h15 do dia 21 do primeiro dia do período de faturação?) e o último considerados (00h00 do dia 21 do último dia do período de faturação?)?
Na pivot table que criei, agreguei os valores por dia, logo incluindo todos os periodos de 15m. O que vem no excel da E-redes, para cada dia, é um primeiro periodo a iniciar às 00:00 e o último a iniciar às 23:45. São estes os 96 periodos que considerei em cada dia.


PJG
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm

Re: Netmetering

Mensagem por PJG »

Lagastor Escreveu: terça dez 21, 2021 2:29 pm
Quintas2 Escreveu: terça dez 21, 2021 10:30 am
Lagastor Escreveu: quinta dez 16, 2021 10:00 pm Boa dica Quintas2!

As contas até já estão feitas. Fazendo o download dos consumos em Excel, existe uma coluna (Sum of Dados Calculados de Consumo kW) que contém o balanço entre o consumo e produção em intervalos de 15m. Está em KW, logo somando tudo no periodo de contagem (para mim é desde dia 21 ao dia 20 do mês seguinte) e dividindo por 4 dá exatamente o valor faturado em KWh.
Em relação aos dias de faturação, qual o primeiro valor (00h15 do dia 21 do primeiro dia do período de faturação?) e o último considerados (00h00 do dia 21 do último dia do período de faturação?)?
Na pivot table que criei, agreguei os valores por dia, logo incluindo todos os períodos de 15m. O que vem no excel da E-redes, para cada dia, é um primeiro período a iniciar às 00:00 e o último a iniciar às 23:45. São estes os 96 períodos que considerei em cada dia.
Na minha opinião, estás desfasado 15 min, não só no dia, mas em qualquer analise que faças relativamente ao período das tarifas (vazio,ponta e cheias). A hora (hora:minuto) indicada é a de fecho. As 00:00 são relativas ao período 23:45-00:00.
Se o período do vazio acaba às 08:00 AM , o consumo que aparece às 08:00 ainda é vazio e o que aparece às 08:15 são os primeiros 15 min de Cheias.
O consumo das 00:00 diz respeito ao dia anterior.


Lagastor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado out 23, 2010 1:07 am

Re: Netmetering

Mensagem por Lagastor »

PJG Escreveu: quarta dez 22, 2021 9:13 am
Lagastor Escreveu: terça dez 21, 2021 2:29 pm
Quintas2 Escreveu: terça dez 21, 2021 10:30 am

Em relação aos dias de faturação, qual o primeiro valor (00h15 do dia 21 do primeiro dia do período de faturação?) e o último considerados (00h00 do dia 21 do último dia do período de faturação?)?
Na pivot table que criei, agreguei os valores por dia, logo incluindo todos os períodos de 15m. O que vem no excel da E-redes, para cada dia, é um primeiro período a iniciar às 00:00 e o último a iniciar às 23:45. São estes os 96 períodos que considerei em cada dia.
Na minha opinião, estás desfasado 15 min, não só no dia, mas em qualquer analise que faças relativamente ao período das tarifas (vazio,ponta e cheias). A hora (hora:minuto) indicada é a de fecho. As 00:00 são relativas ao período 23:45-00:00.
Se o período do vazio acaba às 08:00 AM , o consumo que aparece às 08:00 ainda é vazio e o que aparece às 08:15 são os primeiros 15 min de Cheias.
O consumo das 00:00 diz respeito ao dia anterior.
Existe efetivamente esse diferencial, mas para os objectivos que tenho não tem grande impacto.
Eu pretendia validar os consumos que registo no HA com os Shelly, contra os consumos que recebo do comercializador. Como as contagens têm sempre alguma margem de erro, estou confortável quando vejo que os valores são muito próximos.
Por outro lado, pelas contas que fiz e pelo meu perfil de consumo, decidi contratar Tarifa Simples e portanto ainda menor é o tema.

Mas obrigado pela nota!

Responder

Voltar para “Energia Solar”