Casas a Energia Solar

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ideias ambientais
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: segunda mai 07, 2007 5:51 pm
Localização: Moita

Casas a Energia Solar

Mensagem por ideias ambientais »

a luz do sol é a maior fonte natural de energia. é limpa e gratuita e o nosso planeta num só dia recebe energia suficiente para cerca de 40 anos. a luz do sol entra todos os dias pelas janelas das nossas casas e escritórios, dando-nos luz e aquecimento. esta é a noção mais básica que temos da utilização da energia solar. este recurso natural de energia pode fornecer-nos toda a energia que necessitamos, mas mesmo sendo assim continua a ser apenas um tema em continuo debate que já têm décadas de existência.

a energia solar fotovoltaica, resulta de um aproveitamento da luz do sol (foto) para produzir corrente eléctrica (voltaico). as primeiras células ou placas fotovoltaicas da história, eram constituidas de lâminas de vidro muito finas, com cristais de silício no seu interior. a luz ao atingir as placas fotovoltaicas, atirava os átomos do silício, o que originava a troca de electrões entre eles. os pequenos fios metálicos colocados no meio destes cristais, eram a rota de fuga para os electrões soltos, gerando-se assim corrente eléctrica. hoje em dia esta tecnologia está muito mais desenvolvida, embora os principios se mantenham.
na china já existem cerca de 100 mil habitações que utilizam a energia solar fotovoltaica.

no quênia cerca de 150 mil casas já estão equipadas com as placas fotovoltaicas.

pelo facto de residir no reino unido, falarei mais em pormenor do que se passa neste pais.
no reino unido apenas 3% da energia consumida resulta de energias renováveis. o governo prevê e está comprometido em que este valor aumente até aos 10% nos próximos 5 anos.

greenpeace acredita que os construtores necessitam de ser forçados a usar o sol para atingir estes objectivos. a tecnologia já existe e pode ser instalada nas habitações novas no momento em que se inicia a sua construção. apesar dos esforços o governo ainda não está preparado para obrigar os constructores a incluir energias renováveis nos projectos.

mais de 100 câmaras municipais já dão permissões a constructores para utilizarem a tecnologia, desde que possam produzir 10% das energias utilizadas apartir das energias renováveis. a tecnologia está disponivel, mas ainda têm um elevado custo.

os paineis fotovoltaicos que transformam a energia solar em electricidade, mesmo com condições climáticas pouco favoráveis,custam até cerca de 30.000 euros para serem instalados. é um custo bastante elevado que pode ser reduzido se a sua utilização for iniciada em projectos grandes onde estão envolvidas dezenas de habitações. simplesmente forçar os constructores pode provocar um aumento considerável nos valores dos imóveis. por outro lado também é dito que a industria que fornece os paineis, não estaria preparada para um crescimento tão rápido nesta area.

as regras devem ser introduzidas progressivamente. talves assim em 2030 metade da população possa ser consumidora de energia renovável. o que significa que temos 25 anos para atingir estes valores.

uma coisa é certa, é uma forma natural barata de conseguirmos obter energia para as nossas necessidades. poderemos reduzir as nossas contas da luz e aquecimento para metade.
em portugal já existem alguns exemplos desta utilização, em especial no turismo rural.

a quinta do rio dão, em albufeira da aguieira entre coimbra e viseu, é um desses exemplos. utiliza o sistema de energia solar fotovoltaica em 4 casas de campo. um conjunto de 48 paineis solares (fotofoltaicos) fornecem a electricidade da quinta e água quente. este sistema funciona com a ajuda de uma mini-central eléctrica alimentada pelo sol, e pela utilização de aparelhos domésticos eléctricos de baixo consumo . quando as condições climáticas são menos favoráveis, a edp fornece temporariamente a energia eléctrica.

o futuro está na utilização de energias renováveis. o sol deve ser considerado em especial nos paises onde existe abundância. no futuro poderemos ter aplicações na area industrial, urbana e agrícula. pode-se incluir nas habitações como sistemas únicos ou como sistemas complementares. as utilizações podem ser muito vastas: electrodomésticos, aquecimento de água,lâmpadas, utilização em piscinas, estufas, motores agrículas, geradores, veículos automóveis, ...

o futuro será novo e brilhante com a utilização das energias renováveis!

Avatar do Utilizador

ntb
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: sexta mai 11, 2007 4:57 pm

Mensagem por ntb »

eu estou convicto que o futuro poderá passar por cada casa ter o seu sistema solar/eólico com a capacidade de vender a electricidade não consumida à rede publica.

desta forma cada consumidor seria em simultâneo produtor o que não só ajudaria o ambiente mas também ajudaria o orçamento familiar.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

desta forma cada consumidor seria em simultâneo produtor o que não só ajudaria o ambiente mas também ajudaria o orçamento familiar.
isto é o que a lei portuguesa prevê já há diversos anos, no entanto a edp não dá resposta a quem pretende incluir-se nesse programa. já não é mau se formos reduzindo a factura enquanto não surgem novas empresas a fazer concorrência com este monstro. infelizmente o estado vendeu a rede eléctrica, bem como a rede telefónica a empresas monopolistas impossibilitando assim o funcionamento do mercado.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

meus senhores, e minha senhora, esta questão não é assim tão linear. a energia fotovoltaica só terá futuro na produção de grandes quantidades de energia se todas as outras formas de produção de energia multiplicarem muitas vezes o seu custo. mais depressa se há-de descobrir novas formas limpas de produzir energia em quantidade do que a fotovoltaica assumir esse papel. a tecnologia fotovoltaica está perto do limite da sua eficiencia, o que significa não evoluír muito mais em termos da energia produzida por metro quadrado. o seu custo de produção é deverá continuar a ser muito elevado e a exigir alta tecnologia.
alimentar uma casa com o fotovoltaico não é solução viável, a menos que vivamos nessa casa sem aquilo a que estamos actualmente habituados. quem quiser ter uma ideia dos custos envolvidos numa instalação fotovoltaica para auto-consumo, e do espaço necessário para o campo fotovoltaico, basta dizer-me quanta energia gasta por mês (ve-se na factura da edp em kwh) e eu apresento o resultado que não vai ser nada animador.
a titulo de informação, existe um excelente programa de cálculo em excel desenvolvido pelo governo canadiano para cálculo e análise tecnico-económica de projectos fotovoltaicos denominado retscreen (http://www.retscreen.net) que é gratuíto para download, e que eu recomendo aos curiosos da matéria.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

boas!

djgh tens razão eu estive a fazer contas já a algum tempo e os valores a que estava a chegar eram bastante desanimadores quando tenho o kw a +_0,11€ acho que realmente o melhor é poupar.
porque ter uns paineis para reduzir a factura da electricidade isso deve ser uma otopia nunca mais consegues amortizar o valor dos paineis, reguladores, baterias, etc. quando tens que pagar o (aluguer do contador) independentemente da electricidade que gastares.
entretanto vou ver o site que endicaste sempre dá para ver se há uma discrepancia grande em relação as minhas contas.

cumprimentos

Responder

Voltar para “Energia Solar”