REI SOL

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Re: REI SOL

Mensagem por DJGH »

se o mercado fosse livre e não regulado o mais certo é que nem um aerogerador estivesse instalado. como podería ele competir com o fóssil? portanto não entendo como ao "subsidiar" as energias renováveis se está a impedir a livre iniciativa, logo, o seu desenvolvimento, senão o contrário.
DJGH


Olhar de Génio
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jul 15, 2008 9:40 am

Re: REI SOL

Mensagem por Olhar de Génio »

olá viva a todos,

pois é tudo muito bonito, mas estas iniciativas são sempre para "grandes", ou pelo menos eram, falo por experiência própria, pois até um tempos atrás era quase impossível ter fundos para desenvolver algum projecto e quando se tentava enfim ou acabava em nada, ou numa fila de projectos em espera, espera e desesperava-se...
por isso tive de me associar com outra empresa, esta no pais vizinho (infelizmente ou felizmente), e foi de um momento para outro, do projecto a obra... hoje desde paines térmicos a fotovoltaico e ac solar, está tudo a rodar.
isto tudo para dizer que no nosso país, perde-se imenso tempo em coisas fúteis, por quê? não sei, mas alguém saberá... está aí 2012 e não vejo, ou vejo muito pouca coisa feita para chegar ao que portugal se prepôs.


atenciosamente,
og


Olhar de Génio
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça jul 15, 2008 9:40 am

Re: REI SOL

Mensagem por Olhar de Génio »

ups!

desculpem, esta mensagem não era para este assunto.


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: REI SOL

Mensagem por HLopes »

e o sol é energia nuclear, logo todas as energias renováveis tem por base o nuclear

tou na brinca... não batam + no ceguinho!
os biocombustíveis não tiram o lugar à energia solar
não, mas preenchem uma lacuna. um nicho, vamos lá.
os bioscombustiveis sao energia solar ... indirecta e nao inócua.
não são inócuos, mas tem um ciclo de carbono bastante razoável. sinceramente, neste capítulo acho que se poderia fazer muito mais...

quanto ao ocuparem terra arável, construa-se em altura....

não deixa de ser irónico que uma possível solução para o problema tenha origem numa das zonas mais rica em petróleo do planeta, a babilónia.

falo, claro está, dos jardins suspensos da babilónia. ou do conceito living wall...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: REI SOL

Mensagem por manuelcar »

os oleos vegetais podem ser processados a partir de algas produzidas em fotobioreactores, nem necessitam de muito espaço nem usam água potável. infelizmente esta tecnologia não tem tido o incremento necessário.
Porreiro, pá!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: REI SOL

Mensagem por mauri »

hlopes Escreveu:e o sol é energia nuclear, logo todas as energias renováveis tem por base o nuclear .
não estás muito longe... a energia proveniente do sol é derivada de inúmeras reacções de fusão nuclear que ocorrem na superfície do sol, a partir de átomos de hidrogénio. mas a central nuclear (o sol) está muito distante da terra (8 minutos apenas em velocidade luz).
a energia solar é uma das fontes de energia mais limpas que existem, uma vez que sua utilização não produz resíduos.
a energia solar é responsável também pela energia eólica gerada pela força dos ventos devido a regiões mais frias (maior pressão) e regiões mais quentes (menor pressão).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


vitorleal
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda set 28, 2009 4:48 pm

Re: REI SOL

Mensagem por vitorleal »

Boa tarde

Tenho lido com atenção todos os posts.. e tenho consciencia que todos os intervenientes têm conhecimentos técnicos mais profundos que eu, mas vou fazer umas afirmações, e que gostaria de ter vosso feedback.

1 - É preciso ter em conta 2 coisas, que o lobbie do petróleo, carvão e gáz tem tentáculos por todo o lado e gastam milhões em condicionar as evolução destas técnicas, assim como influenciar politicos para não serem aprovadas leis suficiente liberais que permitam o que aqui se fala. A outra coisa é que enquanto a EDP e familia forem uma 2ª repartições do Estado dificilmente nos serão abertas oportunidade de produzir energia e injectar na rede.

2 - Na minha opinião o futuro passa por sistemas fotovoltaicos e/ou aerogeradores On Grid. Será sustentável neste momento se fizermos os nossos proprios paineis solares, os nossos aerogeradores, as nossas torres e depois sim investir no On Grid Inverter de qualidade e controlador que evite a injeção de energia na rede.

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Energia Solar”