Produção de H2 utilizando ener solar atinge 70% de eficiecia

Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Produção de H2 utilizando ener solar atinge 70% de eficiecia

Mensagem por luimio »

produção de hidrogênio utilizando energia solar atinge 70% de eficiência

acaba de ser construído um reator extremamente simples tecnicamente, capaz de produzir hidrogênio - o combustível do futuro - a partir da água, utilizando apenas a energia solar. hoje, virtualmente todo o hidrogênio utilizado na indústria é produzido a partir da queima de gás natural - um combustível fóssil.

produção de hidrogênio
o princípio é parecido com o divulgado por outra equipe de cientistas em 2003 (veja hidrogênio para células a combustível gerado por energia solar), só que o processo é muito mais eficiente. enquanto a pesquisa original alcançou 30% de eficiência usando a porção infravermelha da luz do sol, o novo reator atinge 70%, usando a energia térmica da luz solar.

o trabalho está sendo coordenado pelo dr. anthanasios konstandopoulos, que chefia o projeto europeu hydrosol. o objetivo do projeto é exatamente produzir hidrogênio exclusivamente a partir de fontes renováveis.

combustível alternativo
se existe um consenso hoje é o de que precisamos encontrar uma alternativa para os combustíveis fósseis. as pesquisas mostram que o candidato natural para ocupar o posto de fonte de energia limpa em escala planetária é o hidrogênio. só que o hidrogênio é altamente reativo e não é encontrado livre na atmosfera - mesmo sendo o elemento mais abundante na terra.

e a maior parte do hidrogênio hoje é produzida a partir do gás natural, um combustível fóssil. logo, não é o hidrogênio em si, mas o seu método de fabricação que decidirá se a nova fonte de energia será ambientalmente amigável ou não.

reator solar
o novo reator, criado pelos pesquisadores do projeto hydrosol, já está sendo testado na grécia. ele usa o conteúdo termal da energia solar para quebrar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, dispensando sua transformação em eletricidade.

o reator solar consiste em um corpo de cerâmica porosa, cujos canais são revestidos por um catalisador especial nano-particulado. um conjunto de espelhos concentra a luz do sol, fazendo a água se transformar em vapor, que é forçado a passar pelos microcanais da cerâmica. aí, o catalisador efetua a quebra das moléculas de água. a eficiência chega a 70%.

inovação tecnológica (brasil)


pauloalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: terça ago 14, 2007 10:42 am

Mensagem por pauloalves »

se esse projecto der realmente bons resltados é um passo de gigante para nos livrarmos de vez dos combustiveis fosseis .

depois inventam um carro cujo tecto seja todo um painel solar, mete-se àgua no depósito e tá a andar!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Mensagem por Ferra »

não será bem assim, mas vamos no bom caminho! atenção aos metros quadrados necessários para se obter energia suficiente para se poder deslocar um veiculo.

Responder

Voltar para “Energia Solar”