Os 7 pecados do Greenwashing

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
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Os 7 pecados do Greenwashing

Mensagem por HighTech »

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greenwash sem tradução em português, significa o ato de induzir o consumidor ao erro quanto à práticas ambientais de uma empresa ou os benefícios ambientais de um produto ou serviço. a tradução literal seria uma “lavagem verde”

existem vários produtos que afirmam ser verde nas prateleiras das lojas hoje em dia, porém, os produtos “naturais” e “orgânicos” são mais prováveis cometer pelo menos um dos sete pecados da greenwashing-como compilado por terrachoice ambiental marketing ( http://sinsofgreenwashing.org/).

entre 2007 e 2009, os produtos chamados verdes tem aumentado entre 40% e 176%. entre os produtos pesquisados, 98% dos produtos cometeram pelo menos um pecado de greenwashing. de acordo com o relatório do terrachoice “the 2009 seven sins of greenwashing.”

os sete pecados de greenwashing são:

1. o pecado do trade-off oculto.

trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. ele se caracteriza em uma ação econômica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha.

ocorre quando uma questão ambiental é enfatizada em detrimento dos potencialmente mais sérias preocupações. em outras palavras, quando comercialização esconde um trade-off entre as questões ambientais. papel, por exemplo, não é necessariamente ambientalmente preferível apenas porque sua origem é de floresta cujo manejo é sustentável.

2. o pecado do sem prova.

isto acontece quando as afirmações ambientais não são apoiadas por elementos de prova ou de certificação. um exemplo comum são os lenços faciais que se dizem diferentes percentagens de conteúdo reciclado de pós-consumo, sem fornecer qualquer detalhes.

3. o pecado da indefinição.

ocorre quando a chamada do produto é tão carente de particularidades como sem sentido. “natural” é um exemplo desse pecado. arsénio, urânio, mercúrio, e formaldeído são todos naturais e venenosos. “natural” não é necessariamente “verde”.

4. o pecado do culto das etiquetas falsas .

isso acontece quando os marketeiros criam uma falsa sugestão ou uma imagem parecida com certificação para induzir os consumidores a pensar que um produto passou por um processo de certificação de produto verde.

um exemplo desse pecado é colocar um selo certificação do programa ambiental da empresa para a qual não necessariamente define o produto como verde.

5. o pecado de irrelevância.

este pecado surge quando um problema ambiental não relacionados ao produto é enfatizado. um exemplo é a alegação de que um produto é “isento de cfc,” uma vez que os cfcs são proibidos por lei.6. o pecado de menor de dois males

6. o pecado de menor de dois males.

ocorre quando a chamada do produto afirmam ser “verde” sobre uma categoria de produto que ela própria não tem benefícios ambientais. cigarros orgânicos são um exemplo deste pecado.

7. o pecado da mentirinha.

é quando alegações ambientais são falsas. um exemplo comum é afirmar falsamente ser produtos com certificação de economia de energia.

o relatório analisa o estado do greenwashing no reino unido e na austrália. foram analizados quase 1.000 produtos em cada um destes dois países, revelando que greenwashing é um desafio internacional.

fontes:

http://terrachoice.com/

http://sinsofgreenwashing.org/
Os problemas não existem, são criados pelos humanos.

Futuristic 2010 >

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