Decapagem no oleoduto de Sines da Gal

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Decapagem no oleoduto de Sines da Gal

Mensagem por serges »


decapagem no oleoduto de sines da galp interrompida por "emissão de poeiras"
16.07.2009
lusa

a refinaria da galp energia, em sines, mandou suspender os trabalhos de decapagem que estavam a decorrer no oleoduto que transporta o crude entre o porto de sines e o complexo industrial, após verificar a "emissão de poeiras".

"a decapagem inicialmente foi feita usando água, não levando à emissão de poeiras mas, entretanto, numa fase mais recente, passou a ser feita de forma exclusivamente seca, e isso levou a uma libertação muito significativa de poeiras, que resultam, por um lado, da areia muito fina que está a ser aplicada e também dos próprios produtos que estão a ser decapados", afirmou o vice-presidente da quercus, francisco ferreira.

"neste tipo de operações há realmente uma grande diferença do que fazemos, utilizando, por exemplo, água para evitar a emissão de poeiras ou quando nós a fazemos a seco e obviamente aí a emissão é muito significativa", explicou.

segundo a quercus, o serviço de protecção da natureza e do ambiente (sepna) da gnr tomou ontem conta da ocorrência.

"hoje de manhã, e depois da intervenção do sepna, o empreiteiro sabia que as operações não podiam continuar e tivemos a confirmação da petrogal que os trabalhos foram suspensos. quando forem retomados, será feita uma avaliação para confirmar que a situação que estava a ocorrer não volta a causar danos ambientais, principalmente no que diz respeito à emissão de partículas", disse francisco ferreira.

francisco ferreira explicou ainda que "a decapagem sem recorrer ao uso de água" provocou "danos" que "se estendiam" por "muitos metros e com potenciais implicações para o ambiente envolvente e para as próprias pessoas, que respirariam essas poeiras".

a decapagem, trabalho que vai sendo feito ao longo dos quilómetros do oleoduto entre o porto de sines e a refinaria da galp, estava nesta altura a ser efectuada próximo da entrada da cidade de sines.

o porta-voz da galp, pedro marques pereira, garantiu que os trabalhos estão suspensos desde segunda-feira de manhã mas que "o estaleiro está montado no local". "a empreitada estava adjudicada a uma empresa que estava obrigada à utilização de areia molhada na decapagem e que deixou de usar a certa altura", disse. a galp "deu indicações de que não poderiam continuar" porque a empresa começou a recorrer a areia seca, não cumprindo desta maneira o contrato.

os trabalhos de decapagem "deverão ser retomados logo que possível", disse o porta-voz da galp, e sob a "supervisão de um responsável da refinaria de sines"
in publico
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Ambiente”