Plano de salvaguarda dos golfinhos do Sado

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Plano de salvaguarda dos golfinhos do Sado

Mensagem por serges »

plano de salvaguarda dos golfinhos do sado pretende evitar a extinção da espécie até 2013
31.08.2009
público




o instituto de conservação da natureza e biodiversidade (icnb) lançou recentemente um plano de acção destinado a travar o declínio dos golfinhos do sado, que neste momento são apenas 25 e se encontram em perigo de extinção.

"a população de roazes-corvineiros do sado, a única no país, corre risco de extinção. a fazermos alguma coisa por ela é agora", disse à agência lusa marina sequeira, do icnb. "neste momento são apenas 25 indivíduos, sobretudo idosos" e o seu número "não parou de decrescer durante últimos 20 anos", acrescentou.

"envelhecidos, os animais têm dificuldades de reprodução e enfrentam, no seu habitat, perturbações que não facilitam o crescimento e a manutenção da população". a bióloga explica que "o plano foi elaborado com diversas entidades - mais de 30 até agora - que participam na vida do estuário. a participação activa de todos os intervenientes é fundamental".

para além disso, salienta, "o plano não é estanque no que respeita a colaboração de instituições e a promoção de acções: entidades que ainda não colaboram podem, em qualquer momento, começar a trabalhar connosco". marina sequeira esclarece que "o plano prevê acções dirigidas à população de golfinhos, ao seu habitat - que têm que ver com a melhoria das condições ambientais do estuário do sado -, e um grande conjunto de acções de educação e sensibilização ambiental".

a responsável explicou que será levado a cabo um trabalho de caracterização e monitorização da população, que até agora se resumia a trabalhos de investigação válidos individualmente mas soltos e descontinuados no conjunto. geograficamente, as acções vão estender-se a todas as áreas frequentadas pelos roazes: a reserva natural do estuário do sado, a área marítima para sul, até tróia, e para oeste, até à serra da arrábida.

os objectivos gerais do plano deverão ser concretizados até 2013. "o plano foi apresentado publicamente em maio e algumas acções começaram já a decorrer, mas as mais importantes - sobretudo as que têm que ver com a monitorização e caracterização da população - vão desenvolver-se a partir de 2010". o orçamento previsto para esse período é de 2,5 milhões de euros.
in publico
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Ambiente”