Petróleo

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Petróleo

Mensagem por Makoto »


Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Petróleo

Mensagem por mauri »

penso que não seja tão depressa como essa previsão! convém é estarmos preparados (incluindo os governos) para quando ele acabar! enquanto houver a ganância do mais lucro através do petróleo, as alternativas têm muitos entraves pela frente!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Petróleo

Mensagem por tiago_eco »

mauri Escreveu:penso que não seja tão depressa como essa previsão! convém é estarmos preparados (incluindo os governos) para quando ele acabar! enquanto houver a ganância do mais lucro através do petróleo, as alternativas têm muitos entraves pela frente!
já eu, acredito que será nas próximas duas décadas, sendo a última, o declínio total. como muitos analistas prevêem quando a economia retomar o ritmo anterior à crise internacional, a demanda da procura irá fazer os preços dispararem novamente, nada que preocupe, ao que parece, os utilizadores assíduos do ouro negro...enfim ...
na proxima decada vamos assistir a transformações importantíssimas que irão definir o rumo do planeta ao nível ambiental...
cumps
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Petróleo

Mensagem por Ferra »

pois eu também acredito que não será tão depressa mas ele deve ter umas acções nalgum poço! mas que é urgente virar-nos para outras energias é! já o pensava há muitos anos mas era porque estamos dependentes de outros paises que nos purgam as divisas e se usarmos sol vento e água ninguém nos vem tirar isso! bem, se calhar os espanhois conseguem tirar-nos a água...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Petróleo

Mensagem por Master »

a publicidade dada também não ajuda, pois só se ouve falar em novos poços, em novas jazidas, em maiores produções, etc...
mas não se ouve falar em poços que fecham, que secam, que não dão rendimento, poços a cada vez maiores profundidades etc...
dá a entender que os poços existentes se mantêm e que cada dia abrem novos, logo fartura de petróleo....
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Petróleo

Mensagem por mauri »

master Escreveu:a publicidade dada também não ajuda, pois só se ouve falar em novos poços, em novas jazidas, em maiores produções, etc...
mas não se ouve falar em poços que fecham, que secam, que não dão rendimento, poços a cada vez maiores profundidades etc...
dá a entender que os poços existentes se mantêm e que cada dia abrem novos, logo fartura de petróleo....
concordo plenamente. e quando há uma crise e os preços disparam e até parece que o povo aceita, daí a pouco volta tudo ao normal e anunciando novos países ricos em petróleo ainda por explorar. o petróleo não é como a água que se regulariza quando chove: ele há-de acabar um dia, quando?
vamos-nos preparar com as alternativas, mesmo lutando com os poderosos (?)!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Petróleo

Mensagem por Makoto »

mauri Escreveu: vamos-nos preparar com as alternativas, mesmo lutando com os poderosos (?)!
a partir do momento em que são eles próprios a render com o uso e abuso, acho que não...............
não?
é pena......

fiquem bem


Jacob
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça ago 19, 2008 10:18 am

Re: Petróleo

Mensagem por Jacob »

"o petróleo não é de origem fóssil, continua a ser gerado ininterruptamente pela terra e é inesgotável ?"

artigo retirado de: «qual crise energética?»


foi-nos sempre dito que o petróleo é um combustível fóssil, que surgiu há 500 milhões de anos, tendo por origem a decomposição de plantas e animais mortos. restos de organismos teriam sido aprisionados no fundo dos oceanos numa camada de lama e cobertos por outras camadas de solo, formando ao longo do tempo o petróleo.

foi-nos sempre dito que a energia do sol é captada pelos seres vivos e que podemos libertar novamente essa energia armazenada há centenas de milhões de anos através da combustão do petróleo.

é-nos dito que as reservas de combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, duram, no máximo, até cerca de 2060.

outro factor, para além da extinção das reservas petrolíferas, é o momento em que a produção de petróleo atinge o seu cume, começando então a decrescer. este ponto máximo da extracção petrolífera é chamado de "peak-oil" [pico petrolífero]. como é em função deste pico que varia a oferta e a procura, este pode ter um papel crucial nos preços do petróleo.

o ponto máximo da extracção petrolífera ou "peak-oil" é o instante em que a taxa de extracção petrolífera atinge o seu máximo absoluto em todas as bacias petrolíferas. este momento é alcançado quando tenha sido extraído metade de todo o petróleo passível de ser explorado.


é afirmado que o ponto de extracção máximo já foi alcançado no passado e que vamos de encontro a uma crise energética. a prova desta esta afirmação, dizem-nos, é o aumento contínuo da cotação do petróleo, de 25 dólares o barril em 2002 para 134 dólares em 6/6/2008 (este artigo foi escrito nesta data).

por este motivo, dizem-nos que a esperada lacuna energética deve ser suprida através de menor consumo e pela procura de outras alternativas, tal como energias renováveis. devemos abandonar o petróleo o mais rapidamente possível, pois ele irá acabar em breve.

é-nos afirmado que o petróleo se formou há centenas de milhões de anos, que existe em quantidade fixa, e que quando tivermos extraído a última gota, terá acabado para sempre a era do petróleo.

mas o que é que aconteceria se toda esta história não tiver nenhum fundamento e tudo não passar de uma lenda? o que seria se o combustível petróleo não fosse de origem fóssil, não proviesse de organismos extintos, mas fosse de outra natureza? e se o petróleo, afinal, existe em abundância e continua a ser formado ininterruptamente pela terra? e se não existir nenhuma crise energética e nenhum "peak-oil"?

a afirmação de que haveria um ponto máximo na extracção do petróleo foi divulgada em pânico, já em 1919, embora nesse tempo ainda não se chamasse "peak-oil" (este é somente um novo rótulo). naquele tempo, foi afirmado pelos "especialistas" que o petróleo só chegaria para os próximos 20 anos. o que aconteceu na realidade? desde então, a data do fim do petróleo foi sempre impelida para o futuro, e hoje, 90 anos depois, temos ainda petróleo, embora a extracção e o consumo tenham vindo a aumentar todos os anos.

o petróleo abiótico (não fóssil)

de onde veio, no fim de contas, a história de que o petróleo teria surgido de fósseis de organismos vivos e seria, portanto, biótico? o geólogo russo mikhailo lomonossov teve esta ideia pela primeira vez em 1757: "o petróleo surge de pequenos corpos de animais e plantas, enclausurados em sedimentos sob alta pressão e temperatura e transformam-se em petróleo após um período inimaginável". não sabemos que observações o levaram a afirmar isso, simplesmente esta teoria nunca foi confirmada e é aceita sem provas há mais de 200 anos e ensinada nas universidades

porém, nunca foram encontrados fósseis de animais ou plantas nas reservas de petróleo. esta falta de provas mostra que a teoria do combustível fóssil é unicamente uma crença sem qualquer base científica. os geólogos que espalham a teoria do combustível fóssil, não apresentaram ainda qualquer prova da transformação de organismos em petróleo.

um dos elementos mais presentes sobre a terra no nosso sistema solar é o carbono. nós, seres humanos, somos formados em grande parte por carbono, assim como todos os outros seres vivos e plantas do planeta. e em pelo menos 10 planetas e luas de nosso sistema solar foram observadas grandes quantidades de hidrocarbonetos, a base para o petróleo.

a sonda espacial cassini descobriu, ao passar próximo de titan, a lua de saturno, que ela está repleta de hidrocarbonetos líquidos. mas não havendo lá vida para produzir os hidrocarbonetos, estes devem ser fruto de alguma outra transformação química. devido à sua particular configuração atómica, o carbono possui a capacidade de formar moléculas complexas e apresenta, entre todos os elementos químicos, a maior complexidade de ligações químicas.


aqui na terra, as placas continentais flutuam sobre uma inimaginável quantidade de hidrocarbonetos. nas profundezas do manto terrestre surgem, sob determinada temperatura, pressão e condições adequadas, grandes quantidades de hidrocarbonetos. a rocha calcária anorgânica é transformada num processo químico. os hidrocarbonetos que daí resultam, são mais leves que as camadas de solo e rocha sedimentares, e por isso sobem pelas fendas da terra e acumulam-se sob camadas impermeáveis da crosta terrestre.

o magma quente é o fornecedor de energia para este fenómeno geológico. o resultado dá pelo nome de petróleo abiótico, porque não surgiu a partir da decomposição de formas biológicas de vida, mas antes por um processo químico no interior da terra. e este processo acontece ininterruptamente. o petróleo é produzido continuamente.


eis alguns dos argumentos mais relevantes que comprovam que o petróleo é de origem abiótica (não fóssil):

- o petróleo é extraído de grandes profundidades, ultrapassando os 13 km. isso contradiz totalmente a tese dos fósseis, pois os restos dos seres vivos marinhos nunca chegaram a tais profundidades e a temperatura (elevadíssima) teria destruído todo o material orgânico.

- as reservas de petróleo, que deveriam estar vazias desde os anos 70, voltam a encher-se novamente por si mesmas. o petróleo fóssil não pode explicar este fenómeno. só pode ser explicado pela produção incessante de petróleo abiótico no interior da terra.

- a quantidade de petróleo extraída nos últimos 100 anos supera a quantidade de petróleo que poderia ter sido formado através da biomassa. nunca existiu material vegetal e animal suficiente para ser transformado em tanto petróleo. somente um processo de fabricação de hidrocarbonetos no interior da terra pode explicar esta quantidade gigantesca.

- quando observamos as grandes reservas de petróleo no mundo é notório que elas surgem onde as placas tectónicas estão em contacto uma com as outras ou se deslocam. nestas regiões existem inúmeras fendas, um indício de que o petróleo provém do interior da terra e migra vagarosamente através das aberturas para a superfície.


em laboratório foram criadas condições semelhantes àquelas que predominam nas profundezas do planeta. foi possível produzir metano, etano e propano. estas experiências provam que os hidrocarbonetos podem formar-se no interior da terra através de simples reacções anorgânicas - e não pela decomposição de organismos mortos, como é geralmente aceite.

- o petróleo não pode ter 500 milhões de anos e permanecer tão "fresco" no solo até hoje. as longas moléculas de carbono ter-se-iam decomposto. o petróleo que utilizamos é recente, caso contrário já se teria volatilizado há muito tempo. isto contradiz o aparecimento do petróleo fóssil, mas comprova a teoria do petróleo abiótico.


em 1970, os russos começaram a perfurar poços a grandes profundidades, ultrapassando os 13.000 metros. desde então, as grandes petrolíferas russas, incluindo a iukos, perfuraram mais de 310 poços e extraem de lá petróleo. no último ano, a rússia ultrapassou a extracção do maior produtor mundial, a arábia saudita.

os russos dominam a complexa técnica de perfuração profunda há mais de 30 anos e exploram inesgotáveis reservas de petróleo das profundezas na terra. este facto é ignorado pelo ocidente. os russos provaram ser totalmente falsa a explicação dos geólogos ocidentais de que o petróleo seria o fruto de material orgânico decomposto.

nos anos 40 e 50, os especialistas russos descobriram, para sua surpresa, que as reservas petrolíferas se reenchiam por si próprias e por baixo. chegaram à conclusão que o petróleo é produzido nas profundezas da terra e emigra para cima, onde se acumula. puderam comprovar isso através das perfurações profundas.

entretanto, nos anos 90, a rússia estava de tal modo à frente do ocidente na tecnologia de perfuração profunda, que wall street e os bancos rockfeller e rothschild forneceram dinheiro a michail chodorkowski com a missão de comprar a empresa iukos por 309 milhões de dólares, a fim de obter o know-how da perfuração a grande profundidade.

michail chodorkowski mandado prender por putin

pode-se agora perceber por que é que o presidente wladimir putin fez regressar a iukos e outras petrolíferas novamente para mãos russas. isso era decisivo economicamente para a rússia, e putin expulsou e prendeu alguns oligarcas russos.

entretanto, os chamados "cientistas", os lobistas, os jornalistas a soldo e os políticos querem que acreditemos que o fim do petróleo está a chegar, porque supostamente a produção já atingiu o seu pico e agora está a decrescer. naturalmente, a intenção é criar um clima que justifique o alto preço do petróleo e com isso obter lucros gigantescos.

sabe-se agora que o petróleo pode ser explorado praticamente em toda a parte, desde que se esteja disposto a investir nos altos custos de uma perfuração profunda. qualquer país se pode tornar independente em matéria de energia. simplesmente, os donos das petrolíferas querem países dependentes e que paguem caro pelo petróleo importado.

a afirmação de que existe um máximo na extracção de petróleo é, de facto, um golpe e uma mentira da elite global. trata-se de construir uma escassez e um encarecimento artificial. tudo se resume a negócios, lucro, poder e controle.

aliás, é absolutamente claro para todos que o iraque foi invadido por causa do petróleo. somente, não foi para extrair o petróleo, mas, pelo contrário, para evitar que o petróleo iraquiano inundasse o mercado e os preços caíssem. antes da guerra, o iraque extraía seis milhões de barris por dia, e hoje não chega a dois milhões. a diferença foi retirada do mercado. saddam hussein ameaçou extrair quantidades enormes de petróleo e inundar o mercado.

tal significou a sua sentença de morte, e por esse motivo o iraque foi atacado e saddam enforcado. agora os eua têm lá tropas permanentemente. ninguém tem licença para explorar o petróleo do país com a segunda maior reserva petrolífera do mundo. por isso, o irão, com a terceira maior reserva petrolífera do mundo, é agora também ameaçado por querer construir «armas de destruição massiva».

nota: retirei de um mail que me chegou com todo este texto, com algumas imagens e gráficos.

val o que val, comentem!
cumps.


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Petróleo

Mensagem por tvcrabo »

bingo.

esta observação tem vindo a provar-se mais logica que a origem fossil. a questao está mesmo na gestao de expectativas obrigando assim as pessoas a pagar mais e a aceitar isso com poucas reservas.

no entanto mesmo que o petroleo nao se acabe rapidamente existe na mesma o problema ambiental que ele causa. isso ninguem vai conseguir apagar.

venham as energias mais limpas que esta já deu o que tinha a dar.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Petróleo

Mensagem por mauri »

citar: "o petróleo não é de origem fóssil, continua a ser gerado ininterruptamente pela terra e é inesgotável"

pode o petróleo conforme teoria biogênica do petróleo, ser gerado pela fossilização de animais e plantas, ou ser de origem inorgânica do petróleo (teoria abiogênica), que afirma que não existem combustíveis fósseis e defende que os hidrocarbonetos foram formados juntos com a terra, no processo de acreção planetária. (ver wikipédia actualizada em 13 de novembro de 2009: http://pt.wikipedia.org/wiki/combust%c3 ... %c3%b3ssil, que aconselho a ler.
como tenho dito noutros tópicos e realçado neste, enquanto houver petróleo, as grandes potências (governos e empresas) fazem dele o seu "negócio chorudo" e não deixarão que as alternativas avancem, deixando e permitindo destruir (ou tentando destruir) o planeta com a mudança global do clima, provocando chuva ácida, os gases do efeito estufa, originando efeitos perturbadores no meio ambiente.
temos que ser nós, todos e cada um em particular, defender as alternativas, em defesa do meio ambiente.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Petróleo

Mensagem por Makoto »

exacto.......cada um de nós.........não nos podemos limitar a divulgar......
um grande passo, seria uma evolução de pessoal a usar transportes públicos.

desculpem lá, (lol) vocês sabem muito disto, e fazem grandes post´s, e eu (se calhar) ando aqui a escrever o que é óbvio para vocês, mas também, estou aqui é para aprender .

aproveito para vos mostrar um projecto que há dias encontrei:
menos um carro

fiquem bem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Petróleo

Mensagem por mauri »

makoto Escreveu:exacto.......cada um de nós.........não nos podemos limitar a divulgar......
um grande passo, seria uma evolução de pessoal a usar transportes públicos.
menos um carro
lol lol essa de menos um carros da carris é a publicidade mais enganosa que se possa dar ao cliente!
e digo, afirmo e dou provas! eles estão a tirar (menos) um carro da circulação! eles afinal querem que se usem os carros particulares!!!!!

vi para a damaia (amadora) há 4 anos: havia 3 carreiras, a 63 que ia para a cidade universitária, a 67 que ia para o areeiro e a 46 que ia para santa apolónia. tiraram as 2 carreiras 63 e a 67 (esta agora faz o trajecto da carreira 33) e já não vai para o areeiro.
a carreira 46 não vai para santa apolónia, mas sim para o marquês de pombal. e agora a maioria já não vai para a damaia, vai para as portas de benfica.
que se passa com a carris????? que respeito tem para quem lhes paga? a isso se chama publicidade enganosa!
outra: agora colocaram o anuncio "menos um carro" no lugar do destino (alternativo): só sabemos do destino se mandarmos parar todos os autocarros!
isto devia ser em off tópic, mas desculpem, não me contive.
mas isto tem a ver com a defesa do ambiente!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Petróleo

Mensagem por Makoto »

pela tua ideia, o ojbectivo deles é apenas terem mais clientes, no comboio?
então......mesmo assim....é bom!
mesmo assim......é uma ajuda ao ambiente!
sim, ninguem vê por essa perspectiva (da intenção deles), mas este projecto tem um lado de ajuda ao ambiente.

é como a questão dos sacos de plástico no jumbo (ou noutro super).
de facto a intenção de cada um custar x dinheiro tem como objectivo eles receberem, mas eles dizem que é para ajudar o ambiente, e de facto ajuda porque existe um decrescimo de pessoal a adquirir sacos de plastico.claro que o melhor é mesmo fabricar os tais sacos biodegradaveis.
desculpem o offtopic.

entendes o que quero dizer?

fiquem bem

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Petróleo

Mensagem por mauri »

makoto Escreveu:pela tua ideia, o ojbectivo deles é apenas terem mais clientes, no comboio?
então......mesmo assim....é bom!
mesmo assim......é uma ajuda ao ambiente!
sim, ninguem vê por essa perspectiva (da intenção deles), mas este projecto tem um lado de ajuda ao ambiente.
não, eu não entendi. ninguém falou em comboio.... onde está isso escrito?
a companhia da carris (transportes públicos de lisboa) fez uma campanha (colocando a tapar o local de destino da carreira) para menos um carro e eles em vez de colocarem mais transportes colocam menos. supriram a carreira 63 (que ia da damaia para o hospital de santa maria), alteraram a carreira 67 (que ia da damaia para o areeiro) para fazer a carreira 33 (que ia do cemitério de benfica para c. m. pátria)e encurtaram a carreira 46.... portanto além de fazerem um péssimo serviço! querem que as pessoas utilizem os transportes particulares em vez dos transportes públicos. em vez de porem mais transportes públicos colocam menos havendo cada vez mais pessoal para transportar!!!! o condutor é que faz a cobrança: se houver 20 pessoas (às vezes há mais) para pagar bilhete, terá que o fazer fazendo os respectivos trocos, estando todo o pessoal que transporta de esperar que ele acabe a cobrança, sabendo de antemão que podem ter um acidente enquanto conduzem! quem conduz não pode ser cobrador! enquanto, de vez em quando aparecem 4 fiscais só para ver se está tudo pago!
mas a culpa não é deles. não: é da câmara municipal de lisboa que regula os transportes e dá total exclusividade à carris. qualquer outra transportadora não pode fazer transporte e deixa (a dita câmara) fazer estas barbaridades! coloquem mais transportes públicos e cumprem os horários!
makoto Escreveu:é como a questão dos sacos de plástico no jumbo (ou noutro super).
de facto a intenção de cada um custar x dinheiro tem como objectivo eles receberem, mas eles dizem que é para ajudar o ambiente, e de facto ajuda porque existe um decrescimo de pessoal a adquirir sacos de plastico.
e o pessoal leva a mercadoria onde? nas algibeiras? eu dou sempre preferência aos que oferecem o saco!
makoto Escreveu:claro que o melhor é mesmo fabricar os tais sacos biodegradaveis.
e esses são gratuitos? aí concordaria em absoluto!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Ambiente”