Fraldas reutilizáveis

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Fraldas reutilizáveis

Mensagem por marcopns »

como me preparo para ser pai, tive conhecimento destas fraldas reutilizáveis. estima-se que um bebe, use mais de 6000 fraldas descartáveis ao longo dos primeiros 2,5 anos, isto pode ser trocado por umas 15 reutilizáveis que podem durar para um segundo filho e assim poupar 12000 fraldas no lixo.

a quem interessar aqui fica mais informaçao


são saudáveis:
para entender porque são as nossas fraldas mais saudáveis, vejamos primeiro alguns aspectos sobre as fraldas descartáveis:
as fraldas descartáveis contêm poliacrilato de sódio, um gel super absorvente que absorve não só a urina como também humidade natural da pele do bebé, deixando-a exposta aos químicos presentes nas fraldas. ainda não se sabe quantos desses químicos são absorvidos pela pele do bebé, nem as suas consequências. mas entre as doenças apontadas como consequência da utilização de fraldas descartáveis e contacto directo com os químicos que as compõem, estão as doenças cancerígenas e dermatológicas.
estudos efectuados por cientistas alemães na universidade de kiel defendem que a utilização das fraldas descartáveis nos últimos 25 anos estão associadas à crescente infertilidade masculina, isto porque são cobertas com plástico o que faz aumentar a temperatura em especial na zona onde se encontram os testículos que se mantêm demasiado quentes, e como é de conhecimento geral o saco do escroto nos rapazes serve precisamente para manter os testículos a uma temperatura inferior à do resto do corpo.
as nossas fraldas por serem fabricadas com têxteis naturais são saudáveis para a pele do bebé, e não expõem a pele do bebé ao contacto directo com químicos.


são ecológicas:
em média cada criança utiliza mais de 6000 fraldas em dois anos e meio, para a produção das fraldas descartáveis a quantidade de energia dispendida é três vezes maior em comparação com as fraldas de pano tradicionais.
se juntarmos a isto o facto de que demoram entre 450 a 500 anos a decomporêm-se e que produzem lixo tóxico.
segundo as estimativas da environmental action, todos os anos milhões de toneladas de fezes são depósitadas em aterros juntamente com as fraldas descartáveis e não entram no sistema de esgotos. as consequências são a possível contaminação das águas do subsolo.
já para não falar da capacidade dos aterros que diminui de forma estrondosa em todo mundo, com todas as consequências dos gases com efeitos de estufa que daí advém...
estaremos certamente perante um futuro ambientalmente nada promissor, compete a todos fazer algo para melhorar, e deixar de herança aos nossos filhos um planeta mais saudável.

que sistemas de fraldas existem na ecofralda?
as fraldas tudo em um têm uma camada impermeável (parte exterior) e uma camada interior em material suave. são fraldas em que o absorvente está preso no interior, formando uma única peça, a grande vantagem que este tipo de fraldas apresenta é o facto de serem extremamente práticas a colocar, a colocação é igual à descartável, a desvatagem é que demoram um pouco mais a secar porque não se podem retirar os absorventes. todas as nossas fraldas tudo em um também já possuem um bolso, para que caso haja necessidade ser possível aumentar a capacidade de absorção (à excepção da marca bitti d'lish que apesar de ser uma tudo em um, os absorventes separam-se integralmente através de molas, e é por isso muito rápida a secar).

as fraldas de bolso as fraldas com bolso são compostas por um tecido exterior impermeável e um forro interior realizado com um tecido macio, entre estes dois tecidos existe um bolso onde se inserem os absorventes. os absorventes são feitos em materias com grande capacidade de absorção como é o caso do algodão, flanela, cânhamo, microfibra, e não entram em contacto com a pele do bebé. estas fraldas secam muito rápido!
dentro deste sistema de fraldas de bolso podemos encontrar:
*
tamanho único - têm um sistema de molas que permite o ajuste a um bebé dos 3kg aos 16 kg
*
tamanho variável - são fraldas mais justas com tamanhos entre o s e o l

informaçao retirada do site http://www.ecofralda.com/


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fraldas reutilizáveis

Mensagem por RJSC »

e depois quem tiver que as lavar até morre!


Autor do tópico
marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Fraldas reutilizáveis

Mensagem por marcopns »

rjsc Escreveu:e depois quem tiver que as lavar até morre!
õbrigado pelo apoio moral


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fraldas reutilizáveis

Mensagem por RJSC »

boa ideia eram fraldas descartáveis completamente biodegradáveis.
assim até se podia atirar para o monte da compostagem.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Fraldas reutilizáveis

Mensagem por Ferra »

rjsc Escreveu:boa ideia eram fraldas descartáveis completamente biodegradáveis.
assim até se podia atirar para o monte da compostagem.
isso sim! nem sei porque ainda não as fizeram!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Ambiente”