Tragedia na madeira!, Quercus opina!

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Tragedia na madeira!, Quercus opina!

Mensagem por serges »

a quercus vem na sequência dos últimos trágicos acontecimentos na madeira, denunciar que o caos provocado pelas fortes chuvas no arquipélago é também "consequência dos inúmeros erros de ocupação do território" que se têm vindo a registar ao longo dos anos naquela ilha.

"é uma situação que obviamente decorre da forte pluviosidade. mas existem inúmeros erros de ocupação do território que se têm vindo a registar ao longo do tempo e que agora demonstram as suas consequências", afirmou hélder spínola, dirigente nacional da quercus.

o dirigente nacional da organização ambientalista, que está na madeira, lamentou o facto de "os cenários mais graves" para os quais várias entidades, incluindo a quercus, alertaram se estejam a confirmar.

a "situação catastrófica" que se vive actualmente no funchal e em alguns concelhos limítrofes devido às fortes chuvas é também uma consequência das "construções junto aos leitos das linhas de água, dos lixos, terras e entulhos que têm sido despejadas dentro das ribeiras e da impermeabilização cada vez maior dos solos", diz hélder spínola.

"estes são factores que agora nesta situação mais delicada acabam por significar, infelizmente, perdas de vidas humanas e uma destruição enorme de bens materiais", criticou.
as "ribeiras estão quase todas a galgar, há pontes destruídas e muitos carros arrastados", explica o dirigente da organização ambientalista.

para a quercus é fundamental que "de agora em diante se faça uma revisão da forma como ordenamos o território" e se assegure que "tudo não continue na mesma, como já aconteceu no passado". por outro lado, é preciso "repensar a estratégia que tem vindo a ser seguida de ocupar os espaços, independentemente de eles estarem em zonas de risco", continua.

"é fundamental que não se continue a fazer isso. existem situações que vêm de erros do passado, mas presentemente continuam a ser desenvolvidas obras e construções nessas mesmas circunstâncias", criticou.
in rtp
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Tragedia na madeira!, Quercus opina!

Mensagem por mauri »

o caso que aconteceu na madeira, poderia ter acontecido noutro local. a madeira é íngreme, muita chuva, acumulação de neve e daí uma inundação anormal. evitar passar pelo centro da ribeira brava, nem sei se seria possível, pois já conta muitos anos e não é de um momento para o outro que se desvia caudais de rios!

mas reparem numa obra que se está a fazer, ainda não concluída, onde passa um esgoto (rio), por baixo e em cima um muro bem alto (chamado o muro da vergonha) ( a continuação da crel), ficando toda a freguesia da damaia de baixo com possíveis futuras inundações (caves e até primeiros andares). isto são projectos actuais que poderão ter consequências futuras. se houver inundação, a damaia de baixo fica num completo lago!
o projecto foi bem elaborado inicialmente e depois totalmente alterado separando duas cidades (lisboa e amadora) por um grande muro!
senhores engenheiros e arquitectos e senhores governantes, tenham dó: não brinquem com a natureza!
SNAG-0356.jpg
SNAG-0356.jpg (90.63 KiB) Visto 3337 vezes
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Ambiente”