Polícia australiana realiza buscas a navio

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Polícia australiana realiza buscas a navio

Mensagem por serges »

polícia australiana realiza buscas a navio que protesta contra caça à baleia
06.03.2010
afp, público

a polícia federal australiana anunciou ter realizado hoje buscas a um navio de ecologistas australianos, da organização sea shepherd, que acabou de chegar ao porto depois de uma temporada a seguir a frota japonesa de caça à baleia na antárctida.

o navio atracou esta manhã no porto de hobart, na tasmânia, depois de um problema mecânico ter posto um fim à campanha de protesto deste barco contra a caça à baleia nas águas da antárctida, noticia o jornal australiano “the age”.

a polícia australiana “pode confirmar que realizou buscas a bordo do ‘steve irwin’ esta manhã”, declarou um dos seus porta-vozes.

apesar de não ter sido revelado qual o motivo preciso destas buscas ao navio “steve irwin”, sabe-se que foram realizadas a pedido das autoridades japonesas. a informação partiu do senador do partido “os verdes” bob brown. “pelo menos cinco oficiais da polícia subiram a bordo”, contou. “é escandaloso que a polícia australiana esteja ao dispor dos assassinos de baleias japoneses”, acrescentou.

“dado que está em curso um inquérito não podemos dar mais detalhes”, justificou o porta-voz polícia.

de momento, a tripulação do “steve irwin” não foi autorizada a sair do navio, à excepção do capitão, paul watson. o navio deverá partir a 16 de março para o mediterrâneo numa campanha contra a pesca ilegal ao atum-rabilho, espécie ameaçada.

as águas da antárctica tornaram-se palco, desde dezembro, de vários confrontos entre a frota japonesa que caça baleias e a organização ecologista que tenta impedir a morte destes cetáceos.

a 6 de janeiro, os confrontos subiram de tom quando o trimarã ultra-rápido dos activistas, o “ady gil” naufragou depois de uma colisão com o japonês “shonan maru 2”. dois dias depois, os ecologistas anunciaram que iriam processar a tripulação japonesa por pirataria.

os activistas afirmam que já conseguiram salvar a vida a centenas de baleias, com a sua perseguição à frota nipónica. "este ano perturbámos a frota baleeira japonesa como ainda nunca o tínhamos feito", disse paul watson a 25 de fevereiro, dia em que mandou regressar ao porto de hobart o outro navio da organização, o "bob barker", devido a um problema com uma válvula do combustível.

desde 1986, a comissão baleeira internacional tem em vigor uma moratória à caça comercial à baleia, à excepção de quem o fizer para fins científicos. o japão aproveita esta excepção para, todos os anos, caçar os cetáceos. para a época de caça de 2009/2010, o japão quer caçar 850 baleias-anãs e 50 baleias-comuns.

a austrália e a nova zelândia anunciaram recentemente uma expedição para demonstrar que é possível estudar baleias sem as matar.
in publico....

e porque não o contrário buscas aos navios de estudo e captura de baleias japoneses????
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Polícia australiana realiza buscas a navio

Mensagem por mauri »

contráste:
são os japoneses a caçarem baleias (com perigo de extinção);
são os americanos a não assinaram o protocolo de kyoto e provocarem a maior poluição (com perigo de destruição do ambiente);
são os portugueses com uma das maiores costas pesqueiras a não fazerem nada e a deixarem os outros pescarem naquilo que é deles ou seja a deixarem-se roubar!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Responder

Voltar para “Ambiente”