Hora do planeta - A história das coisa

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Hora do planeta - A história das coisa

Mensagem por Makoto »

boas comunidade !
venho aqui divulgar um evento que vai ter lugar em muitos países do mundo chamado "hora do planeta".
existe desde 2007, e este ano é dia 27 de março ás 20h30 às 21h30
http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do ... /o_que_e_/

participem !

fiquem bem


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Hora do planeta

Mensagem por RJSC »

respondendo ao outro tópico aberto sobre isto, a olhar para o vídeo, esta iniciativa só fez mais mal que bem ao planeta.
vamos pensar um bocadinho:
- pessoas à luz de centenas de velas: uma vela emite mais co2 a arder que uma lâmpada com a mesma intensidade luminosa.

- de noite a electricidade é vendida mais barata, já pensaram porque? porque há centrais que não podem ser desligadas para que a tensão se mantenha nas tomadas e de noite o consumo baixa tanto que as centrais estão a queimar combustível para manter tensão na rede, mas algum desse combustível não é sequer aproveitado. ao apagarmos a luzes de noite (horas sem consumo) as emissões foram as mesmas, a ainda com a agravante de todas as velas que foram acesas como atrás referido.

algo de positivo seria durante o dia, apagar as luzes de todos os espaços mal concebidos que durante o dia mantêm iluminação artificial. aí sim evitavam-se algumas emissões. revolta-me entrar em tanto sítio e ver durante o dia centenas de luzes acesas em espaços comerciais, salas de aula, etc. até me dói quando professores meus fecham as cortinas das salas e ligam as luzes...

esta foi uma medida completamente hipócrita e que não fez bem nenhum ao planeta.

mais um bocadinho de "greenwash"; só para parecer que se preocupam com o planeta, mas afinal de contas, fizeram mais mal que bem.

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Hora do planeta

Mensagem por A_mais »

não contesto essa opinião, nem vou fazer as contas de co2 das velas (produção/transporte/uso), contudo acho que há uma necessidade enorme de alertar as massas para alguns abusos (os tais das zonas comerciais e muuuitos outros) e reflectirem no tal uso eficiente da energia (de todas as suas formas e fontes). digo isto, pois só agora é que parece que as pessoas estão a aderir ás simples lâmpadas economizadoras, quando elas já cá estão há.... e nós já vamos nos leds

continuando no mesmo registo, uma questão que também me faz pensar muito são as toneladas de gases que são emitidos para a realização das cimeiras do clima, só o air force one.......

já agora, deixo em anexo uma experiência interessante "no impact experience", devem encontrar no google
junta-se o video do outro tópico,com o título quem é que a apagou a luz ?!?! para se entender melhor:mauri

Link
ponto de carga 24h para quem precisar


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Hora do planeta

Mensagem por Makoto »

boas!

obrigado pela vossa opinião/esclarecimento.

vinha pedir que dessem uma sugestão de um bom gesto, para uma "campanha de sensibilização" (já vi que um "apagão" não é a melhor hipotse).

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Hora do planeta

Mensagem por A_mais »

makoto Escreveu:boas!

obrigado pela vossa opinião/esclarecimento.

vinha pedir que dessem uma sugestão de um bom gesto, para uma "campanha de sensibilização" (já vi que um "apagão" não é a melhor hipotse).
digo isto pois ainda estou revoltado por um episódio que me contaram recentemente, mas acho que a solução é um "bofetão"...
ponto de carga 24h para quem precisar


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Hora do planeta

Mensagem por Makoto »

a_mais Escreveu: digo isto pois ainda estou revoltado por um episódio que me contaram recentemente, mas acho que a solução é um "bofetão"...
ok, eu não estava a questionar nada...apenas pedi para que (visto saberem da inutilidade de algumas "campanhas") dêem uma ideia para uma sensibilização mais eficaz.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Hora do planeta

Mensagem por RJSC »

parece que para as massas, o melhor era um documentário televisivo, a passar em "horário nobre", a fugir para o chocante mostrando as desgraças causadas pelos combustíveis fósseis, em especial os acidentes com petróleo, a mineração e transporte de carvão, etc pois o aquecimento global, como demora muito a sentir-se, as pessoas não ligam.

e também mostrar as alternativas existentes. algo como um mix de "quem matou o carro eléctirco" com "uma verdade inconveniente", com o "fully charged" e muitos outros bons vídeos do youtube que por aí vão aparecendo.


Autor do tópico
Makoto
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: segunda out 12, 2009 7:06 pm

Re: Hora do planeta

Mensagem por Makoto »

certo...
eu por acaso estava a falar de uma medida que qualquer um poderia fazer...algo que poderia, por exemplo, ser transmitido por e-mail.

percebes a ideia?


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Hora do planeta - A história das coisa

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Hora do planeta - A história das coisa

Mensagem por Tó Miguel »

"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”