Recuperação de águas pluviais

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
dcerqueira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta set 23, 2010 7:22 pm

Recuperação de águas pluviais

Mensagem por dcerqueira »

estou já em fase de instalação da rede de águas residuais e pluviais, estando já pré-acordada a instalação de um sistema de recuperação de águas pluviais para utilização em rega e autoclismos. infelizmente, noto muitas incertezas entre o empreiteiro e o canalizador, sinais evidentes da falta de experiência destes apenas revelados neste momento.
pergunto se alguém tem experiência neste sentido de forma a poder ajudar-me com a maior urgência possível, nomeadamente nestes pontos:

- qual o tipo e tamanho do reservatórios mais usual nestes sistemas?
- que tipo de tratamento é o mais aconselhado: simples filtragem ou há necessidade de tratamento químico (básico)?
- havendo possibilidade de abastecimento tripartido (chuva / "mina" a 50 m + tanque de reserva / rede pública) qual a melhor forma de concebermos o sistema de forma a optimizar o mesmo e ao mesmo tempo não correr o risco de ficar sem água nos autoclismos?
- há relatos de problemas com estes sistemas?

agradeço toda a ajuda possível visto não ter vontade de parar a obra para ter de chamar empresas especializadas ao local, que me levariam certamente mais algumas das poupanças reservadas para estes "caprichos".


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Recuperação de águas pluviais

Mensagem por Chemistry »

boas,

-relativamente ao ponto um deverá considerar o pluviosidade média no mês mais chuvoso e calcular daí o volume necessário do reservatório (colocar uma margem de segurança de 20% pelo menos);
- não há qq tratamento químico a fazer, nem faria sentido, isto atendendo às aplicações em causa. mas existe um tratamento físico q poderia fazer mas requer alguma tecnologia, ex. ultrafiltração. deverá assegurar obrigatoriamente uma filtração prévia antes da entrada do reservatório de toda a água, isto para evitar o máximo a entrada de matéria orgânica no reservatório (folhas, etc.). tal pode ser assegurado com algumas grelhas á sua passagem. existe no mercado acessórios para este efeito.
- o reservatório da água da chuva deverá ser independente de qq outro. se por acaso tem mt jardim pode sempre adopta-lo apenas para rega. se quiser utiliza-lo para recarga das cisternas deverá fazer a respectiva ligação e colocar um automatismo que permita utilizar a rede qd o nível do reservatório atinja valor mínimo.

existe equipamento específico para este tipo de reutilização de águas cinzentas mas q tem o seu custo, e ñ é barato e que poderá combinar com uma reservatório de águas da chuva. no entanto se pretende algo simples e com reduzida automação recomendo apenas recuperar água da chuva para rega e lavagens exteriores.

se pesquisar encontra + informação

cumps


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Recuperação de águas pluviais

Mensagem por hugoriba »

http://www.ecoagua.pt/produtos.php

aqui encontras algumas ideias.

Responder

Voltar para “Ambiente”