Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por mauri »

cada um deve pagar os custos do lixo que produz - governo

o tarifário de recolha de resíduos deve ir no sentido de cada um pagar pelos custos do lixo que produz, garantindo sustentabilidade à gestão e estímulo à redução de desperdícios, defendeu hoje o secretário de estado do ambiente.
12 de abril de 2011

humberto rosa apontou também a criação de mecanismos de redistribuição de custos para fomentar a solidariedade no país e tentar aproximar mais os valores pagos pelos cidadãos pelo serviço de recolha e tratamento dos resíduos.

"devemos vir a criar mecanismos de redistribuição de custos com solidariedade entre o país, pois alguma injustiça há quando o cidadão de lisboa consegue ter um custo por unidades de resíduos mais baixo, por efeito de escala, por haver muita gente e muitos resíduos, o que permite uma incineradora, enquanto um cidadão de trás-os-montes" não obtém esse valor "porque a recolha é mais cara", referiu o governante.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=504920
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por Master »

convém dizer que já pagamos esse lixo na factura da agua.
o que o governo diz ser lixo, dá para ser aproveitado em grande parte e vendido com lucro, como já fazem muitas entidades na seleção dos residuos.
se formos pagar pelo lixo que fizermos, estou mesmo a ver á noite os vizinhos a colocarem o lixo no contentor dos outros, ou a queimar, a enterrar, a largar em sitios escondidos, etc...
temos que parar com o conceito do paga, paga, paga....
já agora e quem paga por eu ter na minha freguesia uma etar, um aterro sanitário, um canil, etc... o estado recebe dos portugueses para colocar no meu quintal.
não é essa a solução, vamos reaproveitar os residuos e quem sabe ter lucros com isso.
Dos Fracos Não Reza a História...


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por marcopns »

o lixo e a gestão de resíduos são grandes negócios actualmente... tachos


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por tavares »

por isso é que eu deixei de fazer a reciclagem selectiva , já pago na factura da água a recolha do lixo .

neste momento só separo para reciclar : cobre , aluminio , inox , latão , ferro e baterias , mas depois quem vende sou eu.


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por alexjp4 »

na factura da agua já lá vem a tarifa de residuos sólidos independentemente de fazeres residuos sólidos ou não pagas e se consumires muita agua ainda pagas mais! como é que eles chegaram a conclusão de quem gasta mais agua faz mais residuos sólidos!!!
e depois ainda querem que a gente faça a separação dos residuos reciclaveis para os irem vender, antigamente ainda me dava ao trabalho de separar o vidro e o papel, agora vai tudo para o contentor!!!!! eles que paguem a empregados para fazerem a escolha dos residuos que há muito desemprego e há muita gente a necessitar de trabalhar!!!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por zointz »

é claro que depois alguém vai ter de pagar para esses desempregados separarem o lixo, adivinhas quem ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Mensagem por alexjp4 »

zointz Escreveu:é claro que depois alguém vai ter de pagar para esses desempregados separarem o lixo, adivinhas quem ?
claro que sim! mas agora pagamos á mesma, e agora pagamos duas vezes pelo mesmo trabalho!
pelo menos quem for para lá é porque necessita e não são os "amigos" a ganhar pequenas fortunas.
aqui no cartaxo pagava-se a agua que se consumia, o saneamento e o lixo e qualquer pessoa que pegasse na factura percebia o que lá vinha, depois resolveram criar a cartagua, que deve ter sido para dar o tacho a alguns amigos, compraram carrinhas novas, possivelmente carros para os administradores, devem ter motoristas para levar as mulheres as compras e os filhos dos administradores a escola e passaram a cobrar a agua, o saneamento, o lixo, a taxa de recursos hidricos mais a taxa de disponibilidade e a tarifa de limpeza urbana esta ultima não pago porque aqui não fazem limpeza urbana, o que é verdade é que pago agora o dobro do que pagava anteriormente e a agua e os serviços são os mesmos.
e a taxa de residuos sólidos é variavel conforme o consumo de agua por isso não venham com a história do utilizador pagador.
no meu caso tenho uma casa que raramente lá vou e tenho que pagar a recolha de residuos sólidos ora se eu já pago num sitio porque tenho que pagar no outro, não consigo fazer lixo nos dois sitios ao mesmo tempo e depois ainda querem que eu separe para eles ganharem mais dinheiro!
è como nos carros pagamos imposto de circulação para podermos andar e quando queremos parar pagamos parqueamento.
por isso é que o país chegou ao estado em que está!!!!!


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por alexjp4 »

eu sou defensor do planeta e concordo que devemos ter atitudes ambientais, já há muitos anos que tento dentro dos possiveis fazer a reciclagem, não usar produtos que agridam o ambiente etc. só que não gosto de ser roubado e ainda passar por parvo!!
por isso quando acabarem com estas taxas que só servem para encher os bolsos de alguns, podem contar comigo! até lá reutilizo e separo o que me dá jeito o resto lixo!!! eles que se amanhem que é para isso que eu pago!!!!


JGON
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: sexta ago 26, 2011 6:14 pm

Re: Cada um deve pagar os custos do lixo que produz

Mensagem por JGON »

Sim é verdade que as empresas que tratam os resíduos em Portugal parecem máfias (em Itália são mesmo), mas não é por isso que devemos ter atitudes que sejam insustentáveis do ponto de vista ambiental. Não podemos estar à espera do governo para que a justiça aconteça no país, principalmente se há uma série deles que continuam a votar nos mesmos quatro (+1 recente) à uns 30 anos a esta parte e uma outra parte que nem quer saber (o que vai dar no mesmo). Primeiro temos que começar por nós, se a revolução não começa em nossa casa, querem que ela venha de fora? E essa revolução trará algo de bom se a pensarmos de forma mesquinha a olhar para o nosso umbigo? Esses que se orientam, acham normal e a sociedade também não os parece condenar por isso, é preciso denunciá-los, mostrar que a rua x ou y tem um nome de um Presidente que enriqueceu à conta do povo e dos cargos que ocupava. Para quando uma wikipédia do aldrabão politico? Onde se pudessem ir juntando todos aqueles processos duvidosos em que os ditos estavam envolvidos, bem como as más decisões que repetidamente tomaram e pelas quais nunca foram culpabilizados? Meus amigos, pratiquem o bem e não perdoem o mal, a internet tem memória infinita.

Responder

Voltar para “Ambiente”