Dificuldade na recolha de dados (emissoes, materais, etc )

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
davidserrranunes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda nov 07, 2011 8:39 pm

Dificuldade na recolha de dados (emissoes, materais, etc )

Mensagem por davidserrranunes »

Boa noite.

Tenho que preparar uma monografia para uma cadeira na faculdade, Energia e Ambiente. Surgiu-me então fazer um estudo em que compara-se o veiculo híbrido e o veículo da mesma gama a gasolina, mais vendidos em portugal (2011).

E comparar no sentido de emissões dos gases poluentes no processo de construção de cada um desses veículos.
Por exemplo:

Em portugal foram vendidos 2000 PRIUS em 2011 que contribuíram com "não sei quantas" toneladas de CO2 no seu processo de construção. Se tivessem sido vendido 2000 golf's 1.4 tsi em vez do prius, quais seriam as diferenças de produçao do CO2. E juntar ainda produção de CO2 da utilização dos veículos (admitindo que durante esse ano percorreram 100 mil km por exemplo).

Isto ainda é uma ideia muito por alto. Mas deparei-me com o problema em recolher dados mais concretos.
-Por exemplo como é que eu sei os gases poluentes (CO2, N2O, CH4, CFC´s, HFC's.... etc) para cada modelo/motor de cada veiculo????? Na Internet não encontrei nada, será que tenho de me dirigir à Toyota?
-Como é que sequer eu sei quantos PRIUS foram vendidos em 2011? (só consegui saber de vendas por marca, http://www.autoinforma.pt/)
-Quais as quantidades de cada material que preciso para a produção de um PRIUS, e qual a emissões para a produção de cada um desses materiais....
- Emissões na assemblagem desses matérias por veículos..

etc etc

Como tal vim por este meio, pedir a vossa ajuda. Nem que seja para saber se alguém me indica onde posso saber quantos prius ou civic hibridos foram vendidos em Portugal em 2011. E com que cada um desses modelos emite de gases causadores do efeito de estufa....

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Dificuldade na recolha de dados (emissoes, materais, etc

Mensagem por zointz »

davidserrranunes Escreveu:Boa noite.

Tenho que preparar uma monografia para uma cadeira na faculdade, Energia e Ambiente. Surgiu-me então fazer um estudo em que compara-se o veiculo híbrido e o veículo da mesma gama a gasolina, mais vendidos em portugal (2011).

E comparar no sentido de emissões dos gases poluentes no processo de construção de cada um desses veículos.
Por exemplo:

Em portugal foram vendidos 2000 PRIUS em 2011 que contribuíram com "não sei quantas" toneladas de CO2 no seu processo de construção. Se tivessem sido vendido 2000 golf's 1.4 tsi em vez do prius, quais seriam as diferenças de produçao do CO2. E juntar ainda produção de CO2 da utilização dos veículos (admitindo que durante esse ano percorreram 100 mil km por exemplo).

Isto ainda é uma ideia muito por alto. Mas deparei-me com o problema em recolher dados mais concretos.
-Por exemplo como é que eu sei os gases poluentes (CO2, N2O, CH4, CFC´s, HFC's.... etc) para cada modelo/motor de cada veiculo????? Na Internet não encontrei nada, será que tenho de me dirigir à Toyota?
-Como é que sequer eu sei quantos PRIUS foram vendidos em 2011? (só consegui saber de vendas por marca, http://www.autoinforma.pt/)
-Quais as quantidades de cada material que preciso para a produção de um PRIUS, e qual a emissões para a produção de cada um desses materiais....
- Emissões na assemblagem desses matérias por veículos..

etc etc

Como tal vim por este meio, pedir a vossa ajuda. Nem que seja para saber se alguém me indica onde posso saber quantos prius ou civic hibridos foram vendidos em Portugal em 2011. E com que cada um desses modelos emite de gases causadores do efeito de estufa....

Boas,
Muitas e boas questões, que presumo terão resposta difícil.....

Acrescento uma achega pois como proprietário de um Prius tb sou tendencioso, se está a tentar efectuar um estudo isento, então começa mal pois está a partir do principio que produzir um Prius produz mais CO2 do que ao produzir um Golf. Isso vai depender de muitos factores, alias nomeou alguns deles,como a eficiência da própria fábrica de montagem, quais os materiais usados, de de onde vêm esses materiais, como são produzidos esses materiais e com que custos ambientais, etc.

Para que tenha um bom estudo está a propor-se uma tarefa gigantesca e para tirar conclusões deve ainda no fim calcular as gramas de CO2 produzidas durante a vida útil do veiculo não esquecendo que o CO2 produzido para transportar esses combustíveis até á bomba tb deve ser contabilizado (Well-to-Wheel), pois é diferente a gasolina para o diesel.

desejo um bom estudo e quanto ao Prius, dê uma olha no grupo prius-pt.com, deve lá ter uma folha com as características do motor do Prius, e tb tem lá uma ida a um centro de inspecção com dados do mundo real.


Bom trabalho.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Dificuldade na recolha de dados (emissoes, materais, etc

Mensagem por zointz »

uma pequena adenda

vê neste link, (provavelmente tens de te registar), mas está lá alguma da info que procuras.

http://groups.yahoo.com/group/toyota-pr ... op=eupdate
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Responder

Voltar para “Ambiente”