Amazónia Floresta Virgem ou Agricultura intensiva

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Amazónia Floresta Virgem ou Agricultura intensiva

Mensagem por jossef »

com este tópico n quero criar atritos com os nossos colegas do outro lado do atlântico mas sim alertar para o q esta a acontecer no brasil.
sou sócio da national geographic desde abril de 2001 e de todos os milhares de temas q já li este ultimo em q a capa é este mesmo o do topico e q vou a passar a transcrever algumas linhas e já ponho em duvida o q será melhor.
“ o terreno desflorestado para criar gado e colheitas nos próximos 20 anos prevê a destruição de 40% da amazonia e a degradação de mais de 20%.
nos últimos 40 anos um quinto da mesma foi abatida foi maior a destruída nos 450 anos anteriores.
a auto estrada br-163 conhecida como auto estrada da soja corta a amazonia ao meio , todas as estradas feitas na amazonia foram feitas ilegalmente perfazem uma distancia de 169 000 km.”
blairo maggi o rei da soja pois é o maior produtor deste produto em todo o planeta e tambem governador de mato grosso (acho q nem presidente da junta este homem serve) diz q a os alertas sobre a desflorestação são exagerados.
isto é só o primeiro paragrafo pois o testo continua com os criminosos q matam pessoas q fazem denuncia com a corrupção da parte de membros do governo etc etc.
com isto pergunto o petróleo não é melhor. no minimo vem do deserto.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

tema bastante polémico e com fortes implicações no meio-ambiente a nível planetário.

mas uma simples pergunta jossef , onde e como os brasileiros irão buscar os alimentos para alimentarem umas das + populações do planeta

como distribuír a terra aos "sem terra" e efectuar a tão esperada reforma agrária brasileira se não se pode tocar nesta (terra):?:
aqui convém referir que no brasil existe uma tx % de concentração de terra elevadissíma.

como criar novas infra-estruturas (barragens, estradas, escolas, hospitais)nos estados do interior se não pode avançar para a selva amazóniza


não defendo nenhuma teoria/pensamento em particular neste assunto e tb leio a ng jossef e oiço/leio outras linhas de pensamento mas vejo que estamos muito longe do brasil e este tem de resolver muitos e graves problemas e só ouve que não pode avançar em certas zonas ou seja tem que estar "parado" enquanto o resto do planeta se desenvolve.

aqui o lema terá que ser desenvolvimento sustentado, pois o d.s. trás consciência ecológica e bem-estar á população e sem este bem-estar não há ecologia que resista.

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

epahhh, não creio que por muitas difculdades que tenha o brasil, justifique a destruição da amazónia.

se calhar é mais racional, mesmo que difícil, olhar para os problemas e pensar em planeamento familiar, assistência social, educação, emprego. se têm população a mais e arranjam formas de lhes dar mais condições de vida sem lhes mudar a mentalidade só vão ajudar que se continuem a reproduzir que nem coelhos, e agravar mais o desequilíbrio.

têm de mudar a organização social e não a organização de um ecossistema responsável por 20% da subsistência global em oxigénio, com uma agricultura de queimada que apenas enriqueçe umas dezenas de produtores gananciosos - patrocinados pelos americanos e pelos europeus.

a reportagem da national geografic é bastante simples e demonstra que quem ganha não é exactamente o brasil, mas os cofres do estado brasileiro, a indústria agrícola americana e o mercado dos cereais e soja europeus.

se capitalizarmos o património florestal amazónico talvez vejamos que estamos a criar uma dívida que não poderemos pagar no futuro, quando bens preciosos como a água e a qualidade do ar forem utopias remotas ao longíncuo século xx.

d.

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:04 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

dbarata
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 13, 2007 2:40 am

Mensagem por dbarata »

tenho a acrescentar que:
- os solos da florestas equatoriais é pobrissímo, encontrando-se a maioria da carga de nutrientes na biomassa que cobre o solo (ríquissima). de modo que aquando da desflorestação e queima desta floresta apenas se obtêm uma solução agrícula a curto prazo, até expoliação dos nutrientes total. no seguimento dá-se a desertificação.

se calhar a mesma solução é mesmo o aquecimento global, com o aumento dos desertos na linha equatorial, subida da temperatura e desenvolvimento agrícola de áreas da grande rússia e latitudes equiparadas.

desculpem-me, mas não quero viver num planeta assim, nem ofereçê-lo às novas gerações.

cumps,
d.
Imagem

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

aproveitem a amazónia enquanto dura...porque não vai durar muito mais. e não estou a falar com base na national geographic (também leio a revista) mas tenho falado com brasileiros que estiveram na amazónia e digo-vos que o panorama é péssimo: infelizmente é só uma questão de tempo.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

2) os terrenos bons, estão a ser utilizados para alimentação. espero bem que não deixem de produzir alimentos para passar a produzir combustível, porque por muito que goste do meu carro, e vocês gostem dos vossos, nenhum deles é comestível.
atenção nem sempre é isso que se vê basta ires para o alentejo que existem os ditos subsidios da ue em que exigem que o terreno tenha um poisio não inferior a 4 anos e ve se os terrenos bons para cultivo parados, e o agricultor recebe mais com eles parados do que com plantação!

e esta heim...

sei disto pois o meu avô nunca pediu um centimo a esses senhores e todos os meses passavam para dissuadi lo de tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:04 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

não acredito que vamos ter ao mesmo tempo gasolina, diesel, eléctricos, híbridos, biodiesel, hidrogénio por combustão interna, pilha de hidrogénio e sei lá que mais existe por aí fora.
não creio que seja assim tão dificil!

ora repare no meu ponto de vista!

gasolina, diesel já existe e acho que nunca vão desparecer!

híbridos existem e não morrem por isso...

biodiesel pode existir uma mão cheia de postos espalhados e quem quer vai lá quem não quer atesta com diesel, cada um sabe de si!...


talvez o mais dificil hidrogénio por combustão interna...


ao que parece atesta se com agua e voilá faz se energia! pilha de hidrogénio, bnão sei até que ponto vai ser realista! pois é mais electrico que outra coisa!


eléctricos, é certo que todos nós temos electricidade em casa mas nem todos nós temos a possibilidade de uma garagem com instalação electrica, ou nem sequer ter a dita garagem, mas para isso basta um pouco de boa vontade das camaras e pode se ter postos de abastecimento electrico e desde que dê € é claro que vai expandir...

se calhar sou muito simplista mas...

isto é parecido com os dvd's, ou não, existem +r/ -r o blueray, hdd etc etc algum ha de vencer e é o que estiver mais disponivel as massas, mais em conta €€€€, é tipo as cassetes de video, a beta era superior a vhs mas morreu devido ao seu alto preço... pronto o exemplo podia ser mais feliz mas se calhar serve para me compreenderem um pouco...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:05 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

amigos, podem até crucificar-me depois da minha opinião, mas aqui vai.
no mundo existem, felizmente, pessoas preocupadas com o ambiente como nós. no entanto na minha opinião, se estivesse a morrer à fome a ecologia devia ser a última coisa na minha cabeça.
o mundo desenvolvido tem que deixar de ser egoista ao ponto de se insurgir contra o abate da floresta amazonica. quando existem pessoas a morrer à fome no brasil.
para mim, uma das melhores soluções, já que o mundo inteiro beneficia da floresta brasileira, seria os paises desenvolvidos oferecerem um "prémio" financeiro aliciante para o não abate de floresta.
as populações que têm um nivel de vida suficientemente bom para se poderem preocupar com o ambiente deviam tornar o abate de floresta um "mau negócio".
e não o podemos fazer com "castigos" aos paises que abatem a sua própria floresta, tem é que haver incentivos para quem não abate.
resumindo, acho que o abate da floresta amazonica é muito mais culpa nossa (europa, eua, etc...) que propriamente do brasil.

já agora, sabiam que essa mesma floresta é abatida na colombia para cultivar cocaína???

um abraço

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:05 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

concordo contigo, mas infelizmente ai temos mais um exemplo de que a destruição das florestas do planeta é culpa dos paises desenvolvidos e não das populações locais.
para mais se os governantes são corruptos é porque existem agentes corruptores e como bem sabemos corruptos há em todo o lado não é só nos paises mais pobres...

já agora, que tal o novo avatar???

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:05 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

calma... é um girassol do alentejo
se me quiseres pender a uma arvore, que seja um sobreiro...

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:05 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

não sou do mesmo do alentejo, mas sim a minha familia, mais precisamente de perto de grandôla.

e já agora seria conterrâneo e perdoado

Avatar do Utilizador

joao.prates
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 188
Registado: quinta abr 12, 2007 3:25 pm

Mensagem por joao.prates »

--//--
Última edição por joao.prates em sexta mai 18, 2007 1:06 am, editado 1 vez no total.
Cpts,

João Prates

TOYOTA PRIUS - Puro Híbrido - Por um ambiente melhor!
http://autos.groups.yahoo.com/group/prius-pt/


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Mensagem por HLopes »

só uma correcção ao energiadiesel:
mas uma simples pergunta jossef , onde e como os brasileiros irão buscar os alimentos para alimentarem umas das + populações do planeta
suponho que queria dizer "uma das maiores populações do planeta".
ora, segundo a wikipédia:

"densidade populacional

portugal - 114 hab./km² (66º)
brasil - 22 hab./km² (182º) "

"é chamado também de amazônia o bioma que, no brasil, ocupa 49,29% do território."

se os calculos não me falham, a página em inglês sobre a amazônia refere uma área de 4.200.000 km², e a área total do país é sensivelmente 8.514.877 km² (arredondei), o que bate mais ou menos certo com o referido anteriormente.
ou seja, tirando a amazônia, e se não estou enganado, a densidade populacional do brasil duplicaria, para sensivelmente 44 hab ./km², menos de metade do que portugal.

o que os coloca algures nos 120 e qualquer coisa mais povoados do mundo.

são o 5º maior país do mundo, quer em termos de população, quer em termos de área.

pá, ao menos investiguem um pouco antes de dizerem tamanhas barbaridades....

se querem falar de desflorestação, vejam isto e confirmem com o google earth. podem ver aqui imagens da nasa de uma queimada. (usada para desflorestar e tornar o terreno fértil - algo parecido com o que se passa em portugal no verão, mas cá é mesmo para construção)

já agora, uma informação para o josé.prates:

nasci e vivi quase toda a minha vida perto de alcobaça, região sobejamente conhecida pela fruta que produz ( quem não conhece, que investigue sobre a maçã de alcobaça e sobre a pêra rocha do oeste ), entre outros produtos agrícolas, e nesta localidade, 1/3 dos terrenos destinados ao cultivo estão vetados ao abandono. (li isto no região de cister, um jornal local e não posso confirmar a veracidade da afirmação.)

Avatar do Utilizador

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 43
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm
Localização: Lisboa / Portugal

Mensagem por tlima »

hlopes Escreveu:"densidade populacional

portugal - 114 hab./km² (66º)
brasil - 22 hab./km² (182º) "
isso é tudo muito bonito, no entanto uma população para subsistir tem que produzir e como é natural produzem o que dentro do que podem lhes oferece mais rendimento.
não podemos esquecer uma coisa fundamental a floresta brasileira é isso mesmo, brasileira. e se ela nos faz falta deviamos dar alguma contrapartida aos brasileiros, para não a destruirem.
não podemos continuar a recusar a destruição de floresta como se esta fosse de todos e ao mesmo tempo a responsabilizar o brasil como se não tivessemos nada a ver com essa destruição. esta é uma atitude no minimo autista...
por exemplo:
na suiça produzem relógios para o mundo inteiro, recebem o rendimento devido;
bom no brasil produz-se oxigénio que serve o mundo inteiro, porque é que o brasil não recebe o rendimento devido??? porque é uma exportação que não é voluntaria. mas convenhamos que num pais que tem dificuldades economicas hoje, dificilmente alguém se vai preocupar com o ambiente de amanhã.
assim como se tivesse o frigorifico vazio e alguém me pagasse o jantar para eu não fazer reciclagem, acho que o maior dos ecologistas ia optar pela barriga...
já agora para finalizar, já não é a primeira vez que se debate o abate da floresta brasileira para produção de bd, e ainda não vi nada acerca da destruição muito mais desregrada da floresta da indonesia para plantações de oleo de palma com exactamente a mesma finalidade...

eu sou ecologista e defendo o planeta, e todos os seres vivos. mas não se esqueçam que o homem tb é um...

Responder

Voltar para “Ambiente”