Sistemas de tratamento de água.

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por itisix »

boas,

tenho um problema em casa que é não ter água da rede. apesar de ter na rua, a câmara não a liga porque quer que eu pague um ramal de saneamento que tem 20 anos (e que foi o dono do loteamento que fez). como há mais de um ano que ando com isto para trás e para a frente (a câmara municipal até me dá razão, mas diz que tenho de pagar na mesma!), acho que finalmente tenho de me resolver.

tenho água de furo. só que a água é péssima. não bebo a água , nem uso para cozinhar, mas tenho de tomar banho e lavar roupa e louça.
atenuei muito o problema com 2 filtros de partículas, 1 filtro de fosfatos e um de carvão activo, mas mesmo assim a água é extremamente ferrosa e calcária, o que dá cabo de tudo. entope o chuveiro, aos fim de 2 dias tenho os lavatórios todos manchados, etc...
além disso, os filtros que apliquei há uns 3 meses já precisam de novos, e não são lá muito baratos. os de partículas custam 4 euros cada, o de carvão uns 15 e o de fosfatos agora não me lembro...
mas de qq maneira penso que ficaria mais caro pagas as taxas todas.

não é que gaste assim muito em água engarrafada, mas é chato ter de andar sempre com garrafões e garrafões, pq além de beber, uso água engarrafada para cozinhar.

ainda por cima tenho o circuito de rega ligado ao da casa e vou ter de rasgar uns 30 metros de passeio para resolver isso, mas vai mesmo ter de ser feito.

já pensei aplicar um sistema de osmose inversa em casa para purificar a água (mas só depois de alterar o sistema de rega). o problema é que é um bocado caro.

outra solução seria fazer um furo novo, mais fundo, mas não me garantem que dali venha água melhor. até me dizem que dificilmente tenho água boa.

além disto tudo, o maior receio em investir num sistema é que a câmara municipal me pode obrigar a ligar (segundo diz a lei).

a minha casa fica a 500 metros do mar e o solo é todo areia.

alguém tem alguma ideia?

p.s. contactei a entidade reguladora de águas e resíduos que me disse que não tinham jurisdição sobre os sistemas municipais (será que existem outros?)

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por orbis »

essas coisas realmente nunca servem para nada.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por katzilla »

tens uma copia da analise mais recente? manda por mail para ver.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por itisix »

orbis Escreveu:essas coisas realmente nunca servem para nada.
analisar??? para quê?
cheira mal, sabe mal, tem lixo (os filtros duram 3 meses).
acho que está a análise feita.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por escalavardo »

mas a 500 metros do mar esperas o quê? ainda devias era levar uma multa por teres um furo numa zona dessas.. (estou a ironizar, claro, pois quem devia ser multado era quem autoriza furos em zonas dessas). a intrusão da água salgada mais dia menos dia está a bater-te à porta. a minha solução para ti chama-se água da chuva.. devias arranjar um depósito para a armazenar.. assim havia sempre água limpa para beber, cozinhar e tomar banho (desde que consigas manter a qualidade no depósito, ao longo do ano).
3º sócio novaenergia


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por Ferra »

escalavardo Escreveu:mas a 500 metros do mar esperas o quê? ainda devias era levar uma multa por teres um furo numa zona dessas.. (estou a ironizar, claro, pois quem devia ser multado era quem autoriza furos em zonas dessas). a intrusão da água salgada mais dia menos dia está a bater-te à porta. a minha solução para ti chama-se água da chuva.. devias arranjar um depósito para a armazenar.. assim havia sempre água limpa para beber, cozinhar e tomar banho (desde que consigas manter a qualidade no depósito, ao longo do ano).
era exatamente essa a ideia que ia sugerir. já se faz á muito nas serras.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por katzilla »

itisix Escreveu:analisar??? para quê?
cheira mal, sabe mal, tem lixo (os filtros duram 3 meses).
acho que está a análise feita.
é simples podes avançar com colocar uns depositos para armazenamento da agua da chuva, pode acontecer que essa agua em especial no verão se esgote.
as analises que referi é em primeiro lugar para saberes o que tens em casa e em segundo para aconselhar algum sistema de tratamamento viável, osmose é excelente mas iria rebentar em pouco tempo, filtros normais idem, mas existem outras soluções.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por itisix »

ali em casa seria osmose, mas com n filtros de resíduos antes. tenho 2 de resíduos de 10 micros e estou sempre a trocar pq duram mt pouco tempo.
o pior mesmo é o calcário que me á cabo das torneiras e das pias.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por katzilla »

a 500m do mar seria de estranhar se não tivesses calcário
podes colocar um descalcificados á entrada da agua para abastecer toda a casa e só depois a filtragem que já tens.
mas como disse só sabendo os valores. dependendo dos valores poderá de além do descalcificador necessitar ainda mais alguma coisa como um desferrizador (referiste que tinhas ferro), aqui terás de ter cuidado com o equilibrio do ph da agua, que por vezes terá de ser corrigido após passagem pelo desferrizador.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por escalavardo »

katzilla Escreveu:é simples podes avançar com colocar uns depositos para armazenamento da agua da chuva, pode acontecer que essa agua em especial no verão se esgote.
não se esgota se o depósito ter uma boa capacidade.. além disso, meus avós tinham cisterna com 10.000 litros e durava o ano todo, sem problemas..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por katzilla »

escalavardo reservatorio para 10000lt não é para todos os bolsos, mas quem poder instalar só fica a ganhar. rimou...
gastar essa quantidade de agua não é facil, a não ser que regue o quintalzito tambem (se tiver).

continua no entanto sem agua para beber ou cozinhar, sim, porque agua da chuva é agua destilada e nós necessitamos de agua com sais.
para resolver esse problema aconselho o seguinte aparelho:

http://viva.com.sapo.pt/product_detail. ... r+5000.htm

fornece até 200 lt/h de agua osmose, este equipamento é semi-industrial no entanto com preço excelente. fica mais barato que os tradicionais sistemas de osmose inversa da treta com uma torneirinha a debitar 5-7 lt/h.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por itisix »

katzilla Escreveu:continua no entanto sem agua para beber ou cozinhar, sim, porque agua da chuva é agua destilada e nós necessitamos de agua com sais.
por acaso já me falaram também nesse problema da osmose inversa, que desmineraliza demasiado a água.


Autor do tópico
itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por itisix »

katzilla, sabes +/- o preço disso?


quanto a água da chuva, era uma ideia a pensar, mas será a água da chuva boa para beber? com a poluição que por aí anda?


Fernando dos Santos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 13, 2010 3:48 pm

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por Fernando dos Santos »

qual é o volume que vc precisa filtrar?
conheço uma empresa que consegue tratar água ferrosa deixando potável. só que só fazem isto para grande volume.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Sistemas de tratamento de água.

Mensagem por serges »

olá fernando verificas te as datas dos ultimos posts!???

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Ambiente”