Organismos geneticamente modificados (OGM)

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Organismos geneticamente modificados (OGM)

Mensagem por Tó Miguel »

organismos geneticamente modificados (ogm)

na sequência da assinatura do tratado de lisboa, o glossário encontra-se em fase de actualização.

os ogm são organismos cujo material genético (adn) não foi modificado por multiplicação e/ou recombinação natural, mas pela introdução de um gene modificado ou de um gene pertencente a uma outra variedade ou espécie.

há legislação comunitária relativa aos ogm desde 1998. a acção da união tem por objectivo proteger a saúde humana e o ambiente, respeitando simultaneamente as regras do mercado único. incide sobre a utilização, a disseminação, a comercialização e a rastreabilidade dos ogm, tanto relativamente aos alimentos destinados ao consumo humano como no que se refere à alimentação animal. contempla ainda a aplicação das disposições sobre os movimentos transfronteiras dos ogm estabelecidas no protocolo de cartagena sobre a biodiversidade.

em 2004, depois de uma moratória de 5 anos, a comissão europeia autorizou a colocação no mercado de determinados alimentos ogm, ou alimentos contendo ogm, bem como a comercialização e a cultura de sementes ogm.

a fim de poderem ser comercializados, os ogm devem ser, numa primeira fase, submetidos a um processo de avaliação muito rigoroso e, em seguida, rotulados, respeitando as normas em matéria de rotulagem e de rastreabilidade dos produtos.

o laboratório de referência para a avaliação dos ogm é o centro comum de investigação da comissão (cci). coordena a rede europeia de laboratórios de referência para os ogm, e trabalha na detecção, identificação e quantificação dos ogm presentes nos produtos alimentares. a autoridade europeia para a segurança dos alimentos (aesa) formula igualmente pareceres científicos sobre os ogm.

http://europa.eu/scadplus/glossary/gene ... sms_pt.htm
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Organismos geneticamente modificados (OGM)

Mensagem por Tó Miguel »

"monsanto" o vilão ou benfeitor???

a monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia. é a líder mundial na produção do herbicida glifosato, vendido sob a marca roundup. também é, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas (os transgénicos), respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas.
a agracetus, empresa do grupo monsanto, produz toda a soja geneticamente modificada para o mercado comercial, sob a marca roundup ready. a empresa tem mais de 15 mil empregados no mundo, e uma receita anual de us$ 5,4 bilhões de dólares, reportados em agosto de 2004.
no brasil, sua sede está instalada na cidade de são paulo, e compreende também a indústria de sementes agroceres.
seus produtos, e suas agressivas práticas legais e de lobby, têm feito a monsanto ser um alvo primário do movimento antiglobalização, e de activistas ambientais. embora outras empresas químicas e de biotecnologia também sofram críticas similares, a monsanto é de longe a mais vivificada por organizações como o greenpeace.


história

a monsanto foi fundada em st. louis, missouri, estados unidos em 1901. seu fundador, john francis queeny, era um funcionário veterano da indústria farmacêutica, e fundou a companhia com capital próprio. deu à companhia o nome de solteira de sua esposa.
logo nos seus primeiros anos, a monsanto inventou a adoçante artificial sacarina (proibido no canada desde 1977), que vendeu para a coca-cola. também introduziu a cafeína na coca-cola, tornando-se um de seus principais fornecedores.
na década de 1920, a monsanto expandiu seus negócios para a química industrial, como ácido sulfúrico. na década de 1940, já era líder na fabricação de plásticos, incluindo poliestireno e fibras sintéticas. desde então, consolidou-se como uma das 10 maiores companhias químicas estado-unidenses.
outros produtos já fabricados por ela incluem o agente laranja, aspartame (nutrasweet), somatotropina bovina (hormônio de crescimento bovino), o produto químico pcb (conhecida no brasil como ascarel) uma substância extremamente tóxica, que foi proibida 1971 os eua e 1981 no brasil - entre outros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/monsanto_(empresa)
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Organismos geneticamente modificados (OGM)

Mensagem por Tó Miguel »

acreditamos na monsanto!

bem, não é em tudo. mas há um aspecto muito específico em que a plataforma transgénicos fora do prato e a monsanto estão completamente de acordo. é a respeito do estudo msl-18175 realizado por esta empresa com o milho transgénico mon 863 e tornado público em 2005. este milho bt (chama-se bt porque produz uma determinada toxina que mata a praga chamada broca do milho), propriedade da própria monsanto, foi dado a comer a ratos. outros ratos foram alimentados com milho convencional (não-transgénico). a comparação entre os dois grupos de ratos encontrou quatro grandes conjuntos de diferenças estatisticamente significativas: [...]

- número de glóbulos brancos totais, basófilos e linfócitos (variações na contagem destas células do sangue podem indicar vários problemas, como infecções e inflamações);
- só nas fêmeas: número de glóbulos vermelhos, reticulócitos e concentração de hemoglobina; albuminas, globulinas, colesterol e triglicerídeos;
- só nos machos: diferenças em proteína total, albuminas, globulinas, alanina amino transferase, cálcio, cloro, glucose e creatinina;
- lesões significativas nos rins e fígado (nos animais sujeitos ao milho bt).

isto é o que o estudo mostra e, tendo sido realizado pela própria monsanto, deve ser verdade. havendo resultados assim, o mínimo que se pode concluir é que tal milho é impróprio para consumo. e agora perguntamos: como é possível que este milho esteja autorizado na união europeia? porque é que não foi feito mais nenhum estudo para verificar estes dados? ainda há cientistas independentes, algures, dispostos a fazer a investigação que importa ao público? onde estão as agências financiadoras disponíveis para este tipo de trabalhos? tantas perguntas...

http://www.stopogm.net/?q=node/88
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Organismos geneticamente modificados (OGM)

Mensagem por Tó Miguel »

meia centena de activistas e dirigentes da plataforma transgénicos foram manifestaram-se este sábado, de forma pacífica,contra os ensaios com milho geneticamente modificado autorizados na exploração, inserida na rede natura, refere a agência lusa.

os participantes, com a ajuda de uma «brigada de biossegurança», composta por «50 espantalhos», exigiram o cancelamento da autorização para os ensaios com milho geneticamente modificado.

trangénicos não resolvem a crise alimentar

sempre com a gnr por perto, mas sem que tivesse ocorrido qualquer incidente, os ambientalistas gritavam, entre outras palavras de ordem, «não, não, não à contaminação», «o montado vai ficar contaminado» e «não, não, não à agricultura do cifrão».

mas apesar disso, adiantou a responsável, «o governo optou por autorizar, face à pressão de duas empresas, ensaios de milho geneticamente modificado, que não está testado e sobre o qual não existe qualquer garantia de segurança, que possa impedir a contaminação».

manifestação é «uma encenação teatral»

«queremos que haja um cancelamento da licença, porque a isso obriga a moral, a lógica e toda a avaliação ambiental que já fizemos, e queremos também chamar a atenção para o facto de que não existem, neste momento, condições em portugal para cultivar milho geneticamente modificado em segurança».

por seu turno, josé maria falcão,responsável pela exploração agrícola familiar onde estão a decorrer os ensaios com milho geneticamente modificado, no concelho de monforte, em declarações aos jornalistas, considerou a manifestação como «uma encenação teatral».

activistas têm vindo a manifestar-se

a assembleia municipal de monforte decidiu, por unanimidade, no final de fevereiro, que todo o território do município deve ser «zona livre de cultivo de variedades geneticamente modificadas», de acordo com uma proposta anteriormente aprovada pela câmara municipal.

o presidente da câmara de monforte, rui maia da silva, anunciou sexta-feira que não participava na manifestação deste sábado porque «a autarquia tem as suas próprias iniciativas sobre esta matéria».

http://diario.iol.pt/ambiente/trangenic ... -4070.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”