Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

dicas para uma cozinha mais ecológica e econômica

quando você faz comida em casa, nem imagina, que todas as sobras de alimentos podem provocar um aumento no aquecimento global. você por acaso já tinha imaginado nisso?


pois é, quanto mais alimentos você joga no lixo, mais gás metano é produzido pelos aterros sanitários, e como o metano é um terrível gás do efeito estufa, é mais que correto reduzir o desperdício de alimentos.


vamos citar cinco ótimas dicas para você fazer em casa que não gasta nada e que ajuda a economizar e muito.

1 - para minimizar este terrível vilão caseiro (que é o desperdício e o chorume que se produz com restos de alimentos mais água), uma ótima dica é preparar os alimentos em porções nas medidas certas. quando você colocar os alimentos em porções separadas, fica mais fácil de transportar, aquecer ao forno, e até colocar na geladeira caso o alimento seja gelado;


2 - uma outra ótima dica ecológica e econômica é retirar os alimentos que serão reaquecidos, pelo menos meia hora antes de esquentar novamente, pois você gastará menos gás de cozinha ou eletricidade no microondas pois o alimento estará na temperatura ambiente, facilitando mais a sua vida;


3 – evite usar pratos e talheres descartáveis, eles são recicláveis, mas normalmente, boa parte deles vai parar nos aterros sanitários. use talheres de aço inox, eles duram anos;


4 – faça menos fritura, ou caso não seja possível, não jogue o óleo usado, pelo ralo da pia. ele além de contaminar a água, entope toda a tubulação da sua casa. uma ótima opção é doar o seu óleo para quem necessita. hoje em dia já existem empresas e ong´s que recolhem na sua casa o óleo para diversas finalidades;


5 – e a mais importante de todas. economize água! a água é um bem muito precioso e cada litro que você joga pelo ralo sem utilidade vai se contaminar nos esgotos e vai demandar mais um processo de descontaminação e tornar sua conta de água mais cara.

então quando for lavar louça, ou escovar os dentes, lembre-se feche a torneira!


com estas dicas, você tornará sua cozinha um pouquinho mais ecológica e mais moderna.

http://drchicletinho.blogspot.com/2008/ ... ica-e.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Nuno Oliveira »

um guia muito interessante,

já agora chamo a atenção para a poupança de tempo e dinheiro e melhoria de qualidade que significa a chamada "cozinha de raíz" que consiste em preparar o máximo de alimentos já preparados possível em casa, exemplos:

.fazer pão em casa. por uma máquina de 60 euros e comprando farinha e levedura a grosso paga-se o investimento feito em pouco tempo, tem-se pão quente ao acordar (até 2kilos e não é preciso ir buscar) e pode preparar-se ao gosto com os ingredientes e crosta que se quiser (chouriço, açucar, nozes, manteiga). basicamente em 3 minutos atiram-se os ingredientes lá para dentro e tem-se pão que se mantém freco pelo dobro do tempo!

.fazer iogurte em casa. sem qualquer equipamento adicional faz-se iogurte (e também queijo fresco!) em casa com os ingredientes e quantidades que se quiser. é mais fácil do que o pão e poupa muito mais dinheiro (para quem gosta).
sabiam que embalagens de iogurtes são até 30% dos plásticos domésticos em média?

.este é essencial para quem tem pelo menos um pequeno jardim: compostagem de residuos orgânicos. através de um recipiente no exterior é possível fabricar um solo fértil (composto) através da msitura dos residuos organicos não cozinhados e papel, folhas,cinzas etc. se se reciclar ao mesmo tempo todo o lixo doméstico não aproveitável destinado a aterros ficaria reduzida a muito pequenas quantidades.

de certeza que existem mais dicas ainda.

cumprimentos!


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

nuno oliveira Escreveu:um guia muito interessante,

já agora chamo a atenção para a poupança de tempo e dinheiro e melhoria de qualidade que significa a chamada "cozinha de raíz" que consiste em preparar o máximo de alimentos já preparados possível em casa, exemplos:

.fazer pão em casa. por uma máquina de 60 euros e comprando farinha e levedura a grosso paga-se o investimento feito em pouco tempo, tem-se pão quente ao acordar (até 2kilos e não é preciso ir buscar) e pode preparar-se ao gosto com os ingredientes e crosta que se quiser (chouriço, açucar, nozes, manteiga). basicamente em 3 minutos atiram-se os ingredientes lá para dentro e tem-se pão que se mantém freco pelo dobro do tempo!

.fazer iogurte em casa. sem qualquer equipamento adicional faz-se iogurte (e também queijo fresco!) em casa com os ingredientes e quantidades que se quiser. é mais fácil do que o pão e poupa muito mais dinheiro (para quem gosta).
sabiam que embalagens de iogurtes são até 30% dos plásticos domésticos em média?

.este é essencial para quem tem pelo menos um pequeno jardim: compostagem de residuos orgânicos. através de um recipiente no exterior é possível fabricar um solo fértil (composto) através da msitura dos residuos organicos não cozinhados e papel, folhas,cinzas etc. se se reciclar ao mesmo tempo todo o lixo doméstico não aproveitável destinado a aterros ficaria reduzida a muito pequenas quantidades.

de certeza que existem mais dicas ainda.

cumprimentos!
boas dicas, espero que hajam mais ideia e sugestões, poupar é palavra de ordem
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por joaquimdelisboa »

a minha colherada.... contraditória:

- a máquina de fazer pão baseia-se na politica das impressoras, ou seja:
a máquina até pode ser barata mas só consegues fazer pão de jeito se não utilizares a vulgar farinha de trigo a 0,40 € o quilo e usares a que já vem calibrada para aquele fim e que custa 2,00 € quilo.
sim... cá em casa faz-se pão, esporadicamente, mas em forno de lenha.

- é muito giro fazer yogurtes em casa... mas não vais comê-los com a mesma satisfação daqueles de compra que trazem os aromas e adoçantes na medida certa para seres um viciado naquela tal marca.

- quanto a resíduos... pois por aqui são devidamente separados e tudo o que é orgânico é enterrado no quintal.
é uma alegria....eu a enterrar e o gato a desenterrar!!!


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Nuno Oliveira »

caro joaquim,

parabéns por ser um dos poucos (e bons) que beneficia o seu jardim com a compostagem doméstica e já agora dizia-lhe que invejo a sua capacidade de poder ter pão caseiro na lenha.

a questão do iogurte e do pão é uma questão de gosto e tem razão quando diz que existe uma diferença importante entre os dois tipos de farinha (e já agora, é o mesmo para os restantes ingredientes) mas com a máquina, ao fim de algum tempo a experimentar, tenho resultados mt bons e que vão melhorando ainda mais com a experiência -claro que de certeza que não se comparam com um forno a lenha mas servem bem melhor do que os ingredientes que não conhecemos nas padarias onde todos vamos ou fomos buscá-lo todas as manhãs (para além de serem mais coómodas neste aspecto) e que ao fim de uma manhã já perderam a textura e paladar. para mim o factor economia entra mais na questão do tempo- com 3 minutos de preparação e 50 de espera (deixo á noite) tenho 1kg de pão quente que dá e sobra para a família.

quanto aos iogurtes é o mesmo- com o tempo e experiência conseguem-se tê-los exactamente a gosto mas com fruta a sério e mel ou açucar natural em vez de adoçantes misteriosos, para além de evitar todas aquelas embalagens é claro.
gosto de muitos iogurtes e queijos que se compram no supermercado e recentemente encontram-se mesmo biológicos certificados, naturalmente é também uma questão de gosto.

claro que a intenção é ter uma cozinha mais ecológica e económica mas cada um ajusta aos seus gostos e comodidade, não julgo imperativo toda a gente fazer absolutamente tudo igual mas era interessante fazer aquilo que é mais ecológico e económico mas, sobretudo, o que sabe melhor.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

cá vai outra:

o uso da panela de pressão, quando se trata de cozer alimentos, para além de ser mais rápido e preservar as qualidades destes, poupará 50% da energia que gastaria, para cozinhar os mesmos alimentos numa panela normal
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Nuno Oliveira »

uma elementar, fácil e económica: em vez de guardanapos de papel ou rolos de cozinha usar somente textêis resistentes.


MissAmbiente
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 10, 2010 9:34 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por MissAmbiente »

fantástico!!! são coisas que não custam nada fazer e que são um contributo magnifico! com pequenos gestos, todos juntos poderemos salvar o planeta!!!
obrigado pelas dicas, parabéns pelo post!


GreenHelloKitty
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo jan 10, 2010 9:36 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por GreenHelloKitty »

são os pequenos gestos que fazem a diferença! fácil e útil! não custa mesmo nada, adoptarmos alguns hábitos mais "verdes". é bom para a carteira, e para o ambiente!


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

greenhellokitty Escreveu:são os pequenos gestos que fazem a diferença! fácil e útil! não custa mesmo nada, adoptarmos alguns hábitos mais "verdes". é bom para a carteira, e para o ambiente!
ecologia é economia esta é a grande máxima a ter em conta.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por RJSC »

infelizmente, poucas vezes, a cozinha de raíz fica mais barata
tome-se o exemplo de uma pizza para 2 pessoas, com um bocadinhos de bacon, queijo e cebola, por 1,99€, 2€ nos hipermercados/supermercados.
em lado nenhum o consumidor final consegue só o queijo, o bacon, o tomate, e a farinha, fermento, necessários para fazer a pizza, com apenas 2€.

infelizmente, é como os automóveis, por exemplo: se fizerem as contas, e comprarem todas a peças necessárias para montar um automóvel, fica muito mais caro que comprar o automóvel inteiro, já montado, e com garantia.
o comércio está montado de uma maneira que o consumidor final é roubado à grande nos ingredientes/peças.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

rjsc Escreveu:infelizmente, poucas vezes, a cozinha de raíz fica mais barata
tome-se o exemplo de uma pizza para 2 pessoas, com um bocadinhos de bacon, queijo e cebola, por 1,99€, 2€ nos hipermercados/supermercados.
em lado nenhum o consumidor final consegue só o queijo, o bacon, o tomate, e a farinha, fermento, necessários para fazer a pizza, com apenas 2€.

infelizmente, é como os automóveis, por exemplo: se fizerem as contas, e comprarem todas a peças necessárias para montar um automóvel, fica muito mais caro que comprar o automóvel inteiro, já montado, e com garantia.
o comércio está montado de uma maneira que o consumidor final é roubado à grande nos ingredientes/peças.
o grande problema são as quantidade e neste caso a falta de recheio da pizza, pois se fizermos em casa será muito mais bem recheada, logo pode ficar mais cara, mas fica melhor.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por marcopns »

tó miguel Escreveu: o grande problema são as quantidade e neste caso a falta de recheio da pizza, pois se fizermos em casa será muito mais bem recheada, logo pode ficar mais cara, mas fica melhor.
nem mais, uma pizza de 2€ tem apenas cheiro a fiambre e queijo. eu faço-as em casa...


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

marcopns Escreveu:
tó miguel Escreveu: o grande problema são as quantidade e neste caso a falta de recheio da pizza, pois se fizermos em casa será muito mais bem recheada, logo pode ficar mais cara, mas fica melhor.
nem mais, uma pizza de 2€ tem apenas cheiro a fiambre e queijo. eu faço-as em casa...
para comer essas pizzas, prefiro comer pão rustito sem mais nada.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Ferra »

est aé a minha opinião:
até ter feito a minha primeira piza comprava as dos supermercados. esporadicamente comprava numa rolote uma a 8€. depois de ter feito a primeira passei a faze-las em casa, e se ficam mais caras que as dos super fica mais barata que a da rolote! mas as do super têm metade das quantidades e metade das variedades de alimentos. alguns alimentos tais como o queijo não precisam de ser mesmo criados para pizas (€€€€€€) e usar o vulgar (€€) sai bem na mesma.
quanto as maquinas do pão, bom... eu compro a farinha e faço (de vez em quando) no forno da cozinha. tem uma composição diferente e realmente dura mais tempo. compro daqueles com sementes e tal... uma dica: não é obrigatório ser só farinha especial a 2€, pode-se misturar até metade da vulgar farinha a 0,40€ com fermento. nem se nota a diferença...
nos iogurtes com o tempo dá para afinar o gosto. da unica vez que fiz usei aromas para misturar. ficaram bons mas muito mais caros que os de marca branca. desisti.
o metano para quem vive no campo não é problema. a minha mãe nunca deita restos para o lixo. as galinhas fazem uma festa e agradecem com ovos muito amarelinhos, nada parecidos com os desmaiados que se compram. eu vivo na cidade e quando a minha mulher faz comer é um balde de cada vez. oh, se eu podesse ter uma casa no campo! dava os restos as galinhas e fazia metano, mas era para queimar no fogão ou esquentador.
para lavar a louça mesmo fechando a torneira reconheço que gasto mais de os 12 litros anunciados pelas marcas de maquinas mas não tenho espaço para uma maquina e resta-me o consolo de pelo menos a factura da edp ficar mais leve...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

não há nada como uma boa comida caseira
mac...tretas, tele...bosta, etc...sandes é tudo o mesmo
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por RJSC »

tó miguel Escreveu: o grande problema são as quantidade e neste caso a falta de recheio da pizza, pois se fizermos em casa será muito mais bem recheada, logo pode ficar mais cara, mas fica melhor.
isso até é porreiro para o pessoal não engordar!
meia pizza daqueles tem 500 e tal kcal, é o suficiente para uma refeição. se metermos recheio da espessura do pão é só prá engorda.


Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por Tó Miguel »

rjsc Escreveu:
tó miguel Escreveu: o grande problema são as quantidade e neste caso a falta de recheio da pizza, pois se fizermos em casa será muito mais bem recheada, logo pode ficar mais cara, mas fica melhor.
isso até é porreiro para o pessoal não engordar!
meia pizza daqueles tem 500 e tal kcal, é o suficiente para uma refeição. se metermos recheio da espessura do pão é só prá engorda.
pode-se rechear a pizza com vegetais, tal como cogumelos, tomate entre outros.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por RJSC »

tó miguel Escreveu:não há nada como uma boa comida caseira
mac...tretas, tele...bosta, etc...sandes é tudo o mesmo
sandes, são uma comida já bem tradicional de portugal!
já os meus bis-avós faziam sandes com pão e chouriço caseiro que faziam para levar para o campo e não virem almoçar a casa!
as pizzas fazem parte da tradicional e famosa "dieta mediterrânica", o problema é que nas cadeias mundiais de pizzas as confeccionam com excesso de gordura! encosta-se um guardanapo, e ele fica translúcido!

quanto ao mactretas, já tens razão.
se bem que ao que me disseram, já podes ir lá comer uma boa taça do tradicional caldo verde!

além disso, as comidas caseiras deliciosas, também não fazem nada bem à saúde, estou aqui a lembrar-me do arroz de pato, bacalhau à brás, bacalhau com natas, carne de porco à alentejana, os tradicionais fumados/enchidos, as feijoadas, os assados no forno, o leitão à bairrada...
são comidas caseiras, deliciosas, e no entanto, cheias de calorias e gordura na mesma.

em todo o lado há "más" comidas!


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Dicas para uma Cozinha mais Ecológica e Econômica

Mensagem por hugoriba »

boas!!
aqui fica uma dica para o caso dos iogurtes feitos na máquina.
se não gostam deles naturais, podem comprar no supermercado uns pequenos frascos de aroma (chocolate, baunilha, coco, etc...), acrescentar algum açucar e voilá!!! há para todos os gostos.
adicionem também coco ralado, chocapic moido ou bolacha maria moida e algum açucar.
existe uma infinidade de combinações!!
um iogurte natural, 1 litro de leite e estas pequenas sugestões servem para economizar imenso, mais ainda quando existem crianças em casa!

outra dica que eu adoptei:

a luz da minha cozinha é a que habitualmente está mais horas acesa cá em casa. a luminária tem 2 lâmpadas tubulares de 36w.
se for o vosso caso, troquem-nas pelas de 32w da philips ou osram e se quiserem ir mais longe comprem balastros elétronicos que elimina o piscar inicial e o cintilar da lâmpada, além de serem mais económicos e prolongarem a vida util das lâmpadas, também não necessitam de arrancador!
sobre este assunto, eu fiz a experiencia cá em casa com muito sucesso, portanto se precisarem de mais esclarecimentos basta perguntar.

abraço.

Responder

Voltar para “Ambiente”