Um oceano de plástico

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Um oceano de plástico

Mensagem por ajosemor »

um oceano de plástico

durabilidade, esteabilidade e resistência a desintegração. as propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. são produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.
Imagem

no oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da califórnia, atravessa o havaí e chega a meio caminho do japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos estados unidos.

o oceanógrafo curtis ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. e quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

tartaruga deformada por aro plástico

a bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'como foi possível fazermos isso?' - 'naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.
pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. e ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. segundo dados de curtis ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.


segundo pnuma, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.
Imagem
plástico contido no estômago do albatroz

e para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

fontes: the independent, greenpeace e mindfully
ver essas coisas sempre servem para que nós repensemos nossos valores e principalmente nosso papel frente ao meio ambiente, ou o ambiente em que vivemos.
antes de reciclar, reduza!

tenho pena de não ter conseguido colocar todas as imagens que me chegaram via email, mas, a descrição é bastante elucidativa. tudo o que consegui imaginar sobre poluição no mar é uma pálida imagem do que é descrito. muito tem de ser feito não apenas para que não aumente mas para que se anulem situações como a descrita. tivessem os homens a vontade e ela seria por certo rapidamente resolvida.

saudações
    Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências

    Avatar do Utilizador

    Bluesky
    Membro Platinium
    Membro Platinium
    Mensagens: 4184
    Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
    Localização: Socio Nº 54

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por Bluesky »

    já tinha visto como as tartarugas morriam engasgadas ou confundirem os sacos de plastico transparentes com alforrecas em alto mar, já sabia que as praias eram peneiradas por tractores porque as pessoas ainda nao aprenderam a levar o seu lixo para casa, sobretudo os plasticos. na nasa fala-se frequentemente do lixo espacial, destroços de diversas origens que gravitam em orbita e poem em risco futuras missões. posso adivinhar que o lixo plastico que os arrastoes apanham é novamente devolvido ao mar para os seus colegas voltarem a pescar. tudo isto pode reflectir comportamentos lesivos ao ambiente mas nao punidos, devido a uma enorme falta de consciencia ambiental e de prejuizo... pensem nos recursos que serão necessários para limpar o oceano e o espaço bem como a morte que a incuria humana irá ainda causar!
    _______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

    Avatar do Utilizador

    jmal
    Membro Platinium
    Membro Platinium
    Mensagens: 8390
    Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
    Localização: Caldas da Rainha

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por jmal »

    bluesky Escreveu:já tinha visto como as tartarugas morriam engasgadas ou confundirem os sacos de plastico transparentes com alforrecas em alto mar, já sabia que as praias eram peneiradas por tractores porque as pessoas ainda nao aprenderam a levar o seu lixo para casa, sobretudo os plasticos. na nasa fala-se frequentemente do lixo espacial, destroços de diversas origens que gravitam em orbita e poem em risco futuras missões. posso adivinhar que o lixo plastico que os arrastoes apanham é novamente devolvido ao mar para os seus colegas voltarem a pescar. tudo isto pode reflectir comportamentos lesivos ao ambiente mas nao punidos, devido a uma enorme falta de consciencia ambiental e de prejuizo... pensem nos recursos que serão necessários para limpar o oceano e o espaço bem como a morte que a incuria humana irá ainda causar!
    blue acorda para a vida, no nosso mundo é punido quem tenta poluir menos.
    Cumps Inovadores
    Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

    Avatar do Utilizador

    ZEV
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 236
    Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por ZEV »

    com tanto plástico, poderia ser uma oportunidade de negócio criar um barco "arrastão" de plástico para depois reciclar e vender

    Avatar do Utilizador

    FERNANDO PEREIRA
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 443
    Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
    Localização: corroios

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

    zev Escreveu:com tanto plástico, poderia ser uma oportunidade de negócio criar um barco "arrastão" de plástico para depois reciclar e vender
    exacto estava mesmo agora a pensar nisso.

    um país na zona da índia, ou na própria, a reciclagem de plástico é uma das industrias que mais tem crescido com base na recolha de plásticos. já há milhares de pessoas que se dedicam a essa recolha, sem concurso para uma única entidade que faça a recolha, (cá em portugal, como exemplo, segundo me disseram só uma única empresa recolhe os pneus usados de norte a sul e utilizam camiões em vez de comboios, conclusão pagamos uma taxa adicional ecológica na compra de pneus cuja recolha converge para uma única zona do país e posteriormente para distribuição para industrias que os possam aproveitar, alcatrão, pneus recauchotados, etc, acabando essa medida ecológica por provocar desnecessariamente mais poluição em termos de balanço final não sei se não terá um resultado negativo… da mesma forma deve acontecer com a recolha dos outros produtos recicláveis, empresas camarárias, etc, etc), felizmente naquele país deram hipótese a milhares de pessoas trabalharem por conta própria e de forma descentralizada.

    por isso pode ser uma opção de negócio para o futuro alargado ao mar onde os navios de pesca do pescado cada vez mais inexistente, até porque deve ser possível utilizar esse "petrolásticos" como combustivel em centrais de produção de energia, na caso de tomar-mos juízo e substituirmos os sacos de plástico por sacos de papel e outros produtos substitutos.

    Avatar do Utilizador

    Bluesky
    Membro Platinium
    Membro Platinium
    Mensagens: 4184
    Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
    Localização: Socio Nº 54

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por Bluesky »

    até porque deve ser possível utilizar esse "petrolásticos" como combustivel em centrais de produção de energia
    incineradoras? mais poluiçao...


    quando acabar a pescas sempre podemos pescar plasticos... para os comer!
    _______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

    Avatar do Utilizador

    FERNANDO PEREIRA
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 443
    Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
    Localização: corroios

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

    quando o plástico for substituído por papel, canhamo, e outros, na universidade do monte da caparica há, ou já houve um projecto para criação de um produto de substituição do plástico. também, já existem ou estão a ser estudados métodos de aproveitar/recilclar o plástico em petróleo ou outro combustível, acho.

    a incineração com filtragem especifica pode pluir menos do que a c.i. a partir da reciclagem do plástico.

    já se come muito peixe de “aviário”, no futuro vai-se tornar ainda mais viável economicamente as aquaculturas/pisciculturas, digo eu.

    a bem do meio ambiente acho que se devia recolher esse plástico, espero não estar a dizer muitos disparates...

    Avatar do Utilizador

    Autor do tópico
    ajosemor
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 438
    Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
    Localização: Palmela

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por ajosemor »

    reparem nos países que se encontram perto desta lixeira monumental: rússia, eua, canadá, japão, china (não está escrito mas sabemos que está lá!) ou seja, a esmagadora maioria da população e uma grande parte da tecnologia do globo. não têm meios tecnológicos, financeiros, científicos e humanos para resolver o problema?
    têm, mas... provavelmente não querem!
    o dinheiro faz falta para invadir os vizinhos próximos ou longínquos, para botar figura, ou outras prioridades que os mais ricos costumam ter para se afirmarem!
    ricos em meios às vezes pobres em objectivos que valham a pena. ainda estão noutra... no pós 2ª guerra mundial em que os objectivos eram efectivamente outros. não evoluíram. pelo menos os seus líderes! esperemos que os próximos tempos tragam boas notícias a esse respeito.

    saudações
    Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências


    jonathan
    Novo membro
    Novo membro
    Mensagens: 1
    Registado: terça out 27, 2009 5:16 pm

    Re: Um oceano de plático

    Mensagem por jonathan »

    eu acho que as pessoas deviam pensar no mau que estão fazendo ao planeta e deviam reverter essa situação reciclando o lixo,eles poderiam remover aquele lixo e botar em aterros
    obrigado

    Avatar do Utilizador

    EnergiaDiesel
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 419
    Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
    Localização: Portugal Continental

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por EnergiaDiesel »

    testes realizados durante dez meses pela quercus aos sacos produzidos em plástico oxo-degradável, distribuídos gratuitamente nos hipermercados jumbo e continente, e em várias cadeias de lojas do grupo sonae (worten, vobis, sport zone, maxmat), concluíram que estes não se degradam e, pelo contrário, ameaçam o ambiente.

    estes resultados foram também confirmados por um estudo da universidade de loughborough (east midlands) feito para o governo britânico, onde se conclui que os plásticos oxo-degradáveis podem trazer problemas para a reciclagem, sendo o destino mais adequado a incineração.

    os sacos têm incorporado um aditivo químico supostamente para acelerar o processo de degradação, mas aquela universidade britânica considera que esse aditivo não traz nenhuma vantagem em termos de reciclagem.

    "publicidade enganosa"

    nos sacos oferecidos pelos hipermercados portugueses está escrito "100% degradáveis" mas rui berkemeir, especialista em resíduos da quercus, afirma ao expresso que esta informação "é publicidade enganosa".

    os destinos mais prováveis destes sacos de plástico, depois de usados, são o acondicionamento de lixo nos aterros sanitários e os meios aquáticos (rios e mar), mas nos testes a quercus observou "que não houve sinais de degradação ou decomposição dos sacos, e estes nem sequer se apresentavam quebradiços", explica berkemeir.

    a onu diz que 80% da poluição marinha nas 12 maiores regiões do mundo é causada por resíduos plásticos

    a organização ambientalista alerta ainda para outros problemas dos sacos oxo-degradáveis: "a associação europeia de recicladores de plástico não garante a sua reciclagem e considera a tecnologia usada insustentável, a degradação em aterro não está confirmada, existe o risco de colocarem em perigo toda a cadeia alimentar e têm uma reutilização limitada".

    cadeia alimentar ameaçada

    com efeito, ao serem libertados no ambiente, podem fragmentar-se em inúmeras partículas mais pequenas, "entrando na cadeia alimentar global e constituindo um perigo para as espécies de pequeno e grande porte", que engolem essas partículas com facilidade mas não as digerem.

    e deixam de ser reutilizados quando se tornam quebradiços, não podendo ser colocados no ecoponto amarelo mas apenas no lixo indiferenciado.

    o programa das nações unidas para o ambiente e a conservação dos oceanos assinala que 80% da poluição marinha nas 12 maiores regiões do mundo é causada pela libertação de resíduos plásticos, em especial sacos e garrafas. e acrescenta que 95% das espécies de aves aquáticas que vivem ou sobrevoam o hemisfério norte apresentam vestígios de plástico nos seus estômagos.

    "ilhas" de plástico no atlântico e no pacífico

    em fevereiro, cientistas da sea education association (sea) descobriram no norte do oceano atlântico, ao largo da florida, uma vasta área onde resíduos de plástico se concentram "e permanecem durante longos períodos de tempo", revelou à bbc a cientista lavender law, pertencente àquela associação. nas zonas mais afectadas a sea chegou a encontrar 200 mil pedaços de plástico por quilómetro quadrado!

    esta "ilha de plástico" é semelhante à que foi descoberta em 1997 no norte do oceano pacífico, numa área de 700.000 km2 (sete vezes a área de portugal) onde convergem quatro grandes correntes marítimas


    fonte:
    http://aeiou.expresso.pt/sacos-biodegra ... te=f571956
    alterei o citar para leitura e coloquei a fonte; julgo que fica melhor: mauri
    ps: citar é quando se quer referir a algo que está escrito no forum


    joseneves
    Membro Silver
    Membro Silver
    Mensagens: 152
    Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por joseneves »

    não se pode estar a espera que toda a gente faça reciclagem, porque na realidade ainda falta muito para que isso aconteça, por varios motivos, falta de vontade das pessoas e de ecopontos em muitos locais.
    o ideal seria o plastico ser reduzido ou desaparecer, no comercio, sendo substituido por alternativas viaveis.o lidll, neste momento, já não esta a dar sacos de plastico, quem quiser tem que pagar, mas da caixas(papel) de mercadorias.
    muita da origem dos produtos poluentes, deviam ser proibidas na origem(produção), não sendo possivel, essas empresas deviam pagar uma taxa, sobre esses produtos, que fosse destinado para resolver um problema(poluição) criado por essas mesmas empresas.

    Avatar do Utilizador

    serges
    Administrador
    Administrador
    Mensagens: 16145
    Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
    Localização: Amadora

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por serges »

    o grupo jeronimo martins fez o mesmo, no entanto é uma atitude comercial nada de mais!

    a atitude correctar é venderem sacos que durem, não os de plástico!
    40595 a bordo de uma Vectrix.
    Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
    Mapa dos pontos de carga

    Avatar do Utilizador

    mauri
    Membro Platinium
    Membro Platinium
    Mensagens: 7877
    Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
    Localização: Amadora

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por mauri »

    joseneves Escreveu:o lidll, neste momento, já não esta a dar sacos de plastico, quem quiser tem que pagar
    essa é uma atitude errada. se ofereciam, como o continente, e agora não o fazem e se os preços são os mesmos só estão a ter lucro com isso. por isso eu só vou a quem me oferecer os plásticos para levar a mercadoria se os preços forem mais económicos: fico a ganhar com isso e não dou lucro a empresas que com a propaganda que é para salvaguarda do ambiente, tens que pagar 0,04 € a mais em cada saco, como se pagando já se pode poluir! tal como a bula na igreja: pagando podes comer carne, não pagando (a bula), não podes comer carne!
    façam é maneira de reciclagem dos sacos!
    Imagem
    Associado 69Imagem
    Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
    Prece
    Imagem

    Avatar do Utilizador

    serges
    Administrador
    Administrador
    Mensagens: 16145
    Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
    Localização: Amadora

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por serges »

    pegas nos antigos cestos e voltas as compras com eles, eu vou!

    plásticos só para o saco do lixo, de resto recicla-se!
    40595 a bordo de uma Vectrix.
    Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
    Mapa dos pontos de carga

    Avatar do Utilizador

    serges
    Administrador
    Administrador
    Mensagens: 16145
    Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
    Localização: Amadora

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por serges »

    pimba já chegou ao hawai!!!

    já se esperava mas não como demonstram... o plástico simplesmente ficou mais pequeno, mais pequeno que grãos de areia...
    40595 a bordo de uma Vectrix.
    Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
    Mapa dos pontos de carga

    Avatar do Utilizador

    mauri
    Membro Platinium
    Membro Platinium
    Mensagens: 7877
    Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
    Localização: Amadora

    Re: Um oceano de plástico

    Mensagem por mauri »

    parece que ao hawai chega tudo: já não bastava as desgraças anteriores e a pobreza do povo.
    Imagem
    Associado 69Imagem
    Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
    Prece
    Imagem

    Responder

    Voltar para “Ambiente”