Aquecimento global - Saneamento não reaproveitar água sim

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
brunojorge
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: terça set 09, 2008 2:04 pm

Aquecimento global - Saneamento não reaproveitar água sim

Mensagem por brunojorge »

caros colegas,

o tema «aquecimento global», e as respectivas consequencias, tem tido «tese absoluta» que a causa única é o «efeito estufa».

na minha ciente opinião o « efeito estufa » é de facto uma causa mas por efeito de outras ( ex:. desflorestação responsável pelo equilibribrio oxigénio/carbono ) , no meu entender muito mais nefastas, uma das quais, talvez a mais importante, seja a «desidratação forçada » da crosta continental.

a que se chama «desidratação forçada» da crosta continental ?

a « desidratação forçada » é perda de água da crosta continental por acção do homem.

porque acontece ?

este fenómeno acontece porque se assiste sobretudo, por um lado, à captura desenfreada de água no solo, e, por outro lado, não se repõe, ou seja, capta-se a água e de imediato se encaminha por autenticas «auto estradas(vias)» para a crosta oceânica, não permitindo que a mesma seguia as vias naturais, pelo tempo devido, e apenas pelos excedentes. existem outras causas para a desidratação, como por exemplo a desflorestação, que não menos importantes, são pelo menos de mais fácil e rápida solução.

dito de outro modo, a água não cumpre o seu ciclo e por conseguinte não cumpre as suas funções de manutenção do equilibrio termo ambiental, originando que a própria natureza tenha que desencadear fenómenos anormais para «tentar» compensar ( ex:. tempestades que são fenómenos compensatórios derivados dum aumento mais acentuado e rápido entre temperaturas e pressões continentais e oceânicas). mas estes fenómenos não conseguem inverter a situação, quer porque não são normais, quer porque o homem responde com devolução imediata ( canalização e saneamento )

estes são fenómenos que uma pesquisa e análise ciente ( climatologia, metereologia, geologia, termodinamica, fisica, etc ) fácilmente explica. pensem um pouco sobre isto.

como a metanização ( outrora havia muito mais ) a carbonização ( que outrora era assimilada ) e a ozoniozação da atmosfera é um efeito ( e atente-se que o co2 sempre foi um regulador da temperatura do planeta ) que o planeta usou para manter a temperatura.
todo o efeito tem uma causa ou causas. são estas que têm que ser combatidas.

lutar contra o saneamento e pelo reaproveitamento autóctene da água utilizada talvez deva ser o principio.

e para além disso não existem só aqueles dez mandamentos....

lutem contra o saneamento e reaproveitem os bens que a crosta continental oferece ( atente-se que os residuos organicos também contêm água entre 40 a 70% ) .... em favor da vida

Avatar do Utilizador

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm
Localização: Tomar

Re: Aquecimento global - Saneamento não reaproveitar água sim

Mensagem por Melobanha »

estou completamente de acordo com o principio do reaproveitamento da água.
vivo no campo e a minha casa não tem ligação aos sistemas de saneamento municipais. para isso disponho dum sistema de tratamento de águas que devolve ao terreno a água tratada.
para além disso estou a instalar um sistema de captação e armazenamento da água da chuva que vai premitir utilizar essa água para diversos fins, tais como para as sanitas, abastecimento da máquina de lavar a roupa, lavagem de viaturas, rega e compensação da evaporação da água da piscina.
o investimento ainda é vultoso mas para além de ser reembolsado ao fim de alguns anos (muitos) pela diminuição do valor da factura da água do abastecimento publico é bom para a minha consciência civica.
NovaEnergia Sócio Nº 14

Responder

Voltar para “Ambiente”