Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por Nuno Oliveira »

na sequência de vários tópicos em que é visível o número de interessados no reaproveitamento da água (que, com a energia e o solo, é um dos recursos mais importantes na natureza) tornou-se claro que uma das maiores questões é o uso de detergentes que não contaminem a água ou exijam tratamentos extensos para usos simples como a rega.

tomei recentemente conhecimento das nozes de sabonária (sapindus mukorossi) que são originárias da índia e que podem ser usadas directamente (as cascas vêm intactas) para vários fins. as mesmas nozes podem ser reutilizadas várias vezes para vários fins como lavar roupa, louça ou o corpo.

algumas características:

-metade do preço dos detergentes de linha branca
-um só produto para vários usos
-ausência total de produtos químicos, compostável e biodegradável (serve também directamente de adubo após uso)
-não poluem água nem têm embalagens de plástico
-é um abrilhantador natural, mas não tem cheiro nem gordura (pode servir para limpar a mobília e o carro)

sinceramente parece-me a solução ideal- vou começar a testar para a semana e verificar estas possibilidades- agradecia se alguém tivesse algumas dicas ou ainda se quem reutiliza água usa esta ou outra solução semelhante.

outro aspecto que parece importante é a possibilidade de se plantar uma destas árvores e estar auto-suficiente em sabão e detergentes para a vida!
- todos sabem a fatia grande que os detergentes têm num orçamento familiar que ao fim de um ano são umas dezenas largas de euros.

alguma info:

(introdução)

http://en.wikipedia.org/wiki/sapindus

(um sujeito que conseguiu cultivar em inglaterra- se resultou lá...)

http://exeterra.blogspot.com/2007/08/ho ... trees.html

(um resumo)

http://www.centrovegetariano.org/articl ... 3mico.html

cumprimentos!


Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por RED BARON »

bem.... parece-me uma boa solução.
mas será viável produzir produtos de limpeza a partir destas nozes?'
será que a bendita arvore se dá por cá.
onde se consegue arranjar um exemplar ou nozes para semear???
vai dando noticias dos progressos.
cumps-


Autor do tópico
Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por Nuno Oliveira »

olá, vou experimentar usar as poucas nozes que de facto vieram dentro das cascas mas mais para a primavera para garantir algum calor.

estou um pouco reticente em relação à sua versatilidade mas se tiverem um bom desempenho para apenas um ou dois usos já é uma escolha que compensa.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 192
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
Localização: Porto

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por Filho da Natureza »

onde se pode arranjar essas nozas e as suas sementes ?


Autor do tópico
Nuno Oliveira
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 155
Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por Nuno Oliveira »

olá,

no link do centrovegetariano podes encontrar a loja onde vi os preços mais baratos.
algumas lojas de comércio justo e\ou vegetarianas também poderão ter (os preços na única que vi eram mais caros que na net).

infelizmente os produtos que encontrei em portugal referem-se ás nozes já apanhadas e não encontrei sementes ou plantas á venda sem virem da índia ou dos eua.

como sei que costumam vir nestes sacos algumas sementes por "acidente" vou tentar também plantar, caso o seu uso dê resultados bons ou aceitáveis.

nesta loja que mencionei pode-se encomendar uma pequena amostra para experimentar, o importante é cozer as nozes ligeiramente antes de usar para a água ficar ensaboada e densa quando se usa como sabão ou champo.

cumprimentos!

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por A_mais »

boas!

sou um adepto destas "nozes". tenho a dizer que na maquina da louça são muito mais eficazes que qualquer detergente!! para o chão, aqueço um pouco de agua, já que só libertam o tal sabão pelos 30/40º, e também fica impecável, sem manchas e penso que realmente limpo, pois têm propriedades anti-bacterianas. na roupa parece que não fica a 100% mas a diferença é mínima, só acrescento 10% de amaciador para dar um pouco de cheiro.

também é possível fazer champo anti-caspa ou para gatos, já experimentei, e muito suave, mas como é liquido é dificil de aplicar.
ponto de carga 24h para quem precisar

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por mauri »

não tinha conhecimento dessa boa nogueira que passa a ser um bom detergente!
vou tentar encontrar e se possível ver se ela se dá no meu quintal (pequeno): só há um senão, tem pouco sol.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por hugoriba »


estamos sempre a aprender!! vou encomendar 100g dessas nozes para a máquina de louça e ver o resultado.
muito bem! obrigado!

Avatar do Utilizador

diogonunes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 28, 2010 6:25 pm

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por diogonunes »

boas!

gostaria apenas de saber se os users que iam experimentar de facto o fizeram e se conseguiram obter resultados positivos? fiquei bastante interessado quando li este tópico, já que a perspectiva é de facto tentadora!

e quanto às sementes, a única possibilidade permanece em encomendar do estrangeiro? ou claro, esperar que a sorte abençoe e saia alguma junto com as nozes...


cumprimentos

diogo

Avatar do Utilizador

diogonunes
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta abr 28, 2010 6:25 pm

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por diogonunes »

já comprei um saco numa ervanária no porto e parece que tive sorte: encontrei uma noz não partida, ainda com a semente no seu interior!

ainda não experimentei usá-las nas lavagens mas espero em breve poder postar notícias. quanto à semente, pretendo tentar fazê-la germinar e ver no que dá.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por serges »

diogonunes Escreveu:já comprei um saco numa ervanária no porto e parece que tive sorte: encontrei uma noz não partida, ainda com a semente no seu interior!

ainda não experimentei usá-las nas lavagens mas espero em breve poder postar notícias. quanto à semente, pretendo tentar fazê-la germinar e ver no que dá.
pois eu por cá experimentei aquela dita bola ecológica e o resultado foi nulo... quanto as sementes também já experimentei pela mão de uma migo que me vendeu um saquito o resultado foi pouco ou nenhum.. ou seja continua se a usar a dose mínima de detergente normal e os programas mais económicos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por marcopns »

bem... eu também ja experimentei uma eco-bola que comprei no tuttipromo por 3€ e o resultado... nem sei o que dizer, pois a roupa sai lavada, mas nao acho que se deva a bola. penso que a maquina de lavar pode lavar a roupa "pouco suja" sem detergente. mas existe uma pressão psicológica para colocar qualquer coisa na maquina, nem que seja a tal bola.

continuo a lavar sem detergente nem amaciador... incluindo roupa de bebe e fraldas ecológicas laváveis. ate agora alergias: 0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por serges »

marcopns Escreveu:bem... eu também ja experimentei uma eco-bola que comprei no tuttipromo por 3€ e o resultado... nem sei o que dizer, pois a roupa sai lavada, mas nao acho que se deva a bola. penso que a maquina de lavar pode lavar a roupa "pouco suja" sem detergente. mas existe uma pressão psicológica para colocar qualquer coisa na maquina, nem que seja a tal bola.

continuo a lavar sem detergente nem amaciador... incluindo roupa de bebe e fraldas ecológicas laváveis. ate agora alergias: 0

pois acredito na vertente psicológica a minha cara metade andou 1 semana assim e notou que a roupa ainda tinha cheiros ao que desistimos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por marcopns »

serges Escreveu: pois acredito na vertente psicológica a minha cara metade andou 1 semana assim e notou que a roupa ainda tinha cheiros ao que desistimos...
mas eu lavo fraldas e não me queixo de tal. a roupa sai sem qualquer cheiro, o facto de cheirar a perfume do detergente nao significa que esteja lavado. uso o programa mais longo, numa temperatura entre os 30º e 40º, com uma carga nunca superior a 70%. a maquina com a carga máxima não lava tão bem.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Detergente Económico e Natural que não Contamina a Água

Mensagem por serges »

marcopns Escreveu:
serges Escreveu: pois acredito na vertente psicológica a minha cara metade andou 1 semana assim e notou que a roupa ainda tinha cheiros ao que desistimos...
mas eu lavo fraldas e não me queixo de tal. a roupa sai sem qualquer cheiro, o facto de cheirar a perfume do detergente nao significa que esteja lavado. uso o programa mais longo, numa temperatura entre os 30º e 40º, com uma carga nunca superior a 70%. a maquina com a carga máxima não lava tão bem.

pois, aqui nós somos só 2 eu tenho farda por isso pouca roupa mando para lavar em casa, e é sempre a frio muito raro aquecer a agua!
mas notou se que o odor corporal salientava se logo quando com o detergente ficava o cheiro de "lavado" se é que me percebes...

a bola e as sementes estão guardados pois para nós não serve!!! pena pois é daquelas coisas que polui muito o detergente usado por isso tento ser o mais eficiente possivel... a quantidade certa de detergente, programa eco etc etc!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Ambiente”