APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

lol bem visto!!
Cumprimentos
Nuno Leitão


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Ferra »

hugoriba Escreveu:muito obrigado serges.


não sei se entendi bem as válvulas e boias de que falam. se eu colocar um dispositivo (logo antes do final do tubo de captação no interior do depósito), este vai desligar o motor (se estiver a funcionar) um pouco antes de acabar a água.
este sistema é usado em furos artesianos, mas não lhe sei o nome, serão válvulas? (sondas) e se as usar, estará ligado logo ao motor ou pressoestato ou vai necessitar de um "módulo de comando" como nos furos normais? (sim)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por pseudominus »

só pretendo opinar que o melhor para sistema controlar o nível da água de forma a proteger o motor, no caso exposto, é a boia de contacto com cabo (igual ás bombas que se colocam imersas dentro de um recipiente/poço). simples de instalar, barata, sem consumo de energia e fiávél.

sistema de sondas - mais caro, mais sensível a avarias e com consumo de corrente.

cumpts

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Eletrico »

pseudominus Escreveu:só pretendo opinar que o melhor para sistema controlar o nível da água de forma a proteger o motor, no caso exposto, é a boia de contacto com cabo (igual ás bombas que se colocam imersas dentro de um recipiente/poço). simples de instalar, barata, sem consumo de energia e fiávél.

sistema de sondas - mais caro, mais sensível a avarias e com consumo de corrente.

cumpts
ola.
subscrevo a sua opiniao.
por um control de nivel por sondas num sistema destes e excecivo.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por ventoinhas »

parabens pela iniciativa de recuperar as aguas da chuva .
nao sei se teria a possibilidade mas umas manilhas enterradas tipo poço tambem seria uma forma de recuperar o espaço dos depositos. assim com um sistema de muito cheio ,e as aguas sao demasiadas resolve tambem o problema de quando chove demasiado e as aguas demasiadas provocam inudaçoes .
o melhor filtro seria um sistema de decantaçao no caso dos depositos é facil de limpar ,mesmo assim julgo que é melhor evitar de utilisar a agua antes que a propia se decante naturalmente .o palmo de altura de que fala é optima ideia incluia um sistema de purja para limpar de vez em quando .pensou tambem em nao admitir aguas pluviais quando os depositos ja estao cheios ? assim evita de meter lixos sem necissidade .
se na sua zone chover muiuto nao aproveite as primeiras aguas pois teem sempre muitas poeiras e mesmo folhas .os depositos transparentes teem a vantagem de sepoder observar as aguas, pôis bichinos que vivem na agua teem a tendencia de se deixar capturar .
ja agora se por ventura alguem conhece um bom sistema de filtragem ou de decantaçao de pequenas dimensoes teremos a maior curiosidade em aprender mais qualquer coisinha
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por crazyscientist »

eu construí um subterrâneo de 60.000 litros e acho pouco, enche muito rapidamente visto estar ligado ao sistema de recolha de água das caleiras da casa que tem cerca de 400m2 de telhado, e esvazia rápido se usado para regar durante um verão seco. em relação ao controlo da bomba além do controlo de pressão que permite ligar e desligar ao ligar as torneiras ligadas ao sistema de rega, tem sondas de nível que desliga o sistema se a água atingir um mínimo estabelecido.
Imagem

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por MacSousa »

parabéns pela iniciativa. pensa na hipótese de aumentar o depósito mas aumentar a sério. isso de por um em paralelo é ainda pouco. depois vais querer ainda outro etc etc. pensa logo numa solução definitiva ainda que seja relocalizar o depósito. depende também da necessidade que tens de água para rega. sugiro a instalação de um contador à saída a bomba para saberes exactamente a água que recuperaste. são baratos.
hugoriba Escreveu:no topo lateral do depósito abri um furo para escoar o escesso de água quando este estiver cheio, está ligado á rede de esgotos.
isto é que está mal. a água em excesso deve ser dirigida para a rede de águas pluviais e nunca para a rede de esgotos. se os serviços municipais que gerem a rede de esgotos ficam a saber vais ter problemas além de que essa solução não alinha com as preocupações ambientais demonstradas ao instalares o sistema de recuperação de águas das chuvas.
cumprimentos


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

sim sim, tomara eu ter esgoto a passar na rua, quanto mais pluviais...
Cumprimentos
Nuno Leitão


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Ferra »

ventoinhas Escreveu: ja agora se por ventura alguem conhece um bom sistema de filtragem ou de decantaçao de pequenas dimensoes teremos a maior curiosidade em aprender mais qualquer coisinha
se fosse eu usava um sestema de areia como o usado para as piscinas, mas nse calhar é demasiado grande para sí.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

peço desculpa pelo atraso na resposta, vou tentar responder a todos e obrigado pelas opiniões e sugestões!
vou falar com o canalizador e ver se consigo instalar então uma boia com cabo para proteger o motor no caso da água terminar sem eu me aperceber. as sondas eram demasiado para um pequeno sistema como o meu.
impedir a entrada de água no caso do depósito estar cheio era possivel, mas apenas manualmente. ia dar uma trabalheira e nem sempre estaria em casa para assegurar isso. uma vantagem era mesmo que iria entrar menos sujidade no depósito, mas pronto, isso é o menos.
um sistema de filtragem ou decantaçao (é assim que se escreve...?) pode ser encontrado neste site que tem sistemas de aproveitamento de águas da chuva excelentes!!

http://www.ecoagua.pt/index.php

o meu sistema é pequeno, é certo, mas por agora chega pois tenho um lote de apenas 514 metros quadrados e para o meu mini jardim e carro vai dando para as encomendas. depois vou mesmo colocar um outro depósito em paralelo e fico com 2000 litros.
macsousa: obrigado pela dica, vou procurar também um desses contadores junto do meu canalizador e assim ficar a saber os consumos e poupanças. em relação á água ir para a rede de esgotos, acredita que quase não tive mesmo opção, era isso ou abrir o chão numa extenção de 20 metros e mandar a água para a estrada... se bem que eu já defendi que alguma água para a rede de esgotos dilui a porcaria e é benéfico. já defendi e debati isso noutro tópico mas...poderei estar errado.
existe uma coisa que me revolta aqui neste município: junto com a água paga-se normalmente também uma verba de tratamento de esgotos. aqui temos uma taxa no mínimo caricata, variável em função do consumo de água.
exemplo: consomem 1 m3 de água e pagam 1m3 de saneamento.
consomem 10 m3 e pagam 10 m3 de saneamento.
a taxa de saneamento assim como no caso da água vai aumentando consoante aumenta o consumo. tudo muito bem pois estão a "incentivar á poupança de água", mas será que toda a água consumida segue esgoto abaixo?????? segundo esta lógica, sim. não acho justo pois como consumidor eu uso a água e nem toda vai cano abaixo...

grande abraço e obrigado mais uma vez.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Eletrico »

hugoriba Escreveu:...
impedir a entrada de água no caso do depósito estar cheio era possivel, mas apenas manualmente...
ola
desculpa mas acho que e pocivel fazer isso automaticamente (pode e sair dispendioso,embora seja muito simples).fala com o canalisador a ver se te consegue uma boia do tipo das usadas nos autocolismos (na pratica e uma torneira que ao inves de ter uma manete tem uma boia a comandala.e ate mesmo um equipamento bastante usado em tanques de abastecimento de agua.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por ventoinhas »

ferra escreveo:se fosse eu usava um sestema de areia como o usado para as piscinas, mas nse calhar é demasiado grande para sí.

obrigado pela sujestao .a areia serve como filtro para aguas com muito pouca sujidade o que procuro é um sistema para decantar agua de nascente e que quando chove tras bastante terra .e todos os filtros entopem derrepente mas um sistema para estes fins, tem concerteza que ser construido em enormes dimensoes, mesmo que seja para decantar pouca agua .

nao permitir a entrada das aguas das primeiras chuvas e fechar a entrada uma vez que o deposito esta cheio nao é assim tanto envolvimento
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por sccf »

oi! andei a pesquisar sobre este assunto no ano passado para incluir na obra da nossa casa.
parece que na australia há muitos locais onde uma obra de vivenda não é licenciada sem projecto de aproveitamento de aguas pluviais. têm tanques de todos os tamanhos e tipos. subterrâneos ou não, moles ou rígidos, até uns a fazer de parede divisória entre terrenos.
usam não so para rega mas também para agua de consumo humano (com tratamento).
para filtrar é + importante é o sistema "first flush" que ainda não encontrei cá. basicamente é um sistema que rejeita a 1ª agua da chuva que cai (e "lava" o telhado).

tenho andado a tentar fazer cá o mesmo mas as empresas que contactei não conhecem este sistema e não recomendam o uso para consumo humano (qualquer coisa relacionado com ovos de sanguesugas e ouros parasitas...)
estavamos a pensar num tanque de 10,000l subterrâneo, mas agora não sei...

isto já não tem correcção ortográfica? pelo menos não encontro
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

sccf Escreveu:(qualquer coisa relacionado com ovos de sanguesugas e ouros parasitas...)
ehh lá, sanguessugas nos telhados portugueses?


deviamos nos encontrar para trocarmos algumas ideias, agora tou a morar na praia da areia branca, mesmo ai ao lado da lourinhã, enquanto construimos a nossa casa. estou a pensar seriamente incluir qualquer coisa dessas na construção; ou chuva, ou reaproveitar as aguas dos banhos para os autoclismos, ou mesmo ambos
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por sccf »

pois! também não me agradou a ideia.
por outro lado a minha mãe diz que quando ela era pequena, todos tinham reservatorio para água da chuva (falsos poços). lembro-me de ela falar de ter lombrigas (provavelmente de comer fruta que tivesse caido ao chaõ sem a lavar), mas nunca falou em sanguesugas. e até acho que nem ferviam sempre a água.

afinal estas questões não são novas, apenas renovadas!

e acho uma boa encontrarmo-nos. o que fazes no domingo? tomamos um café no akiacopos ai na praia?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por Oinq »

parece-me bem, combinamos por mp, depois digo algo, tenho de sair do escritório agora.
Cumprimentos
Nuno Leitão


kuestenpeter
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta mai 30, 2007 10:55 pm
Localização: MAIA

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por kuestenpeter »

sccf Escreveu:parece que na australia há muitos locais onde uma obra de vivenda não é licenciada sem projecto de aproveitamento de aguas pluviais
exclente topico ! parabens!
não é preciso ir para tão longe, na belgica tanto quanto sei, o aproveitamento das aguas da chuva é obrigatorio nos projectos de construção.
vivi na alemanha muitos anos, e já nos 80 e 90 e malta lá quando constroi praticamente utiliza sempre um tal sistema. talvez mais stimulado por uma questão de custos já que o preço da agua la é bastante mais caro que no nosso país.

neste momento tb tenho um projecto de construção de uma moradia e tb gostaria de obtar por um aproveitamento das aguas da chuva para tudo que fosse possível, mas o nosso arquitecto alertou que o smas não ira aprovar um tal sistema (por interesses de querem vender agua ...). então sugeriu que façamos um tal sistema só após a visturia da obra final. mas mais tarde já seria dificila o aproveitamento para o interior da casa ...

o terreno tem muito agua no subsola e até um posso, mas é uma agua parada (1.5 m profundidade) que deve saír com muita sujidade assim informaram-me que este tipo de agua era improprio para utilização num sistema como da agua da chuva, que podia ir para autoclismos, maquinas de lavar roupa, rega, etc.

que pensam sobre isto?

pedro

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por sccf »

tenho estado a pesquisar este assunto (já em termos de orçamento e implantação) e parece-me que se água da chuva for utilizada para sanitas e lav. de roupa que não há problema. há varias empresas especializadas neste assunto no nosso pais e depois para o canalizador tb não é complicado. os smas provavelmente terão algo a dizer se for água para consumo humano (cozinha e banhos). tb tem que haver garantia que a entrada de água da chuva não faça refluxo para a rede publica (para evitar contaminações).
para isto nós já não vamos a tempo porque tinhamos pensado de uma forma um pouco mais ambiciosa, mas agora... pensámos melhor. paciência!
mas, se a obra já está adiantada, então é sempre optimo para lavar o carro e para regas (não imaginas a agua que é precisa para manter um jardimzito!! (e eu faço questão de usar plantas autoctones, e outras exoticas também adaptadas ao nosso clima, e fujo da relva como o da cruz - talvez só um peq prado de crescimento lento).
ah! e entretanto encontrei uma empresa em braga que usa o tal "first flush".
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63


Autor do tópico
hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 158
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm
Localização: Porto - Portugal

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por hugoriba »

boas, recentemente decidi fazer um "upgrade" ao meu sistema de aproveitamento de água da chuva. gastei mais 75€ e comprei outro depósito de 1000 litros que liguei ao primeiro para ficar com o dobro da reserva de água. o que tinha antes era insuficiente e com esta falta de chuva ultimamente notei realmente que 1000 litros são muito pouco para o meu jardim.

aqui fica a foto:

Imagem

relativamente á pergunta aqui colocada, o user "kuestenpeter" pode realmente bombear essa água para um depósito á superfície ou enterrado, usando um filtro e depois usar nos autoclismos (para lavar roupa e loiça já não aconselho), depois de essa água assentar bem a sujidade no fundo do depósito pode usar para regas (usar filtros antes e depois da bomba) e autoclismos!! o investimento vai ser mais elevado que o meu (vais necessitar de 2 bombas e depósito bem maior), mas como está no início da construção vale bem a pena pensar a longo prazo!!
abraços a todos e obrigado pelas opiniões!

Avatar do Utilizador

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
Localização: lourinhã

Re: APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA

Mensagem por sccf »

as tais empresas especializadas têm tudo altamente tecnologico, e com muito bom aspecto. muitas fazem os calculos da quantidade de água possivel recolher (pluviosidade anual x área de captação) e das necessidades de consumo (sanitas, lav roupa, jardim, etc...) no entanto, achei tudo carissimo. como nos vamos realmente so fazer regas, vamos optar por uma coisa muito mais economica.
geralmente para um tanque de enterrar de 10,000l estas empresas especializadas cobram mais que 3000€ + tranposrte e instalação só para o tanque! depois mais filtros (que querem sempre que sejam completissimos....) e bomba submersivel + instalação+ iva....... a brincadeira nunca fica por menos de 6000€
vamos comprar um tanque 10,000l vertical, de enterrar directamente ao produtor (em torres vedras). é geralmente usado para regas jardim e agricultura. custa 1700€ e vêm por aqui a casa.
falamos com o canalizador e não é dificil montar o resto.´
à medida que tiver + novidades, pormenores e custos vou avisando
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63

Responder

Voltar para “Ambiente”