IPO's, GNR e DGV - Quem é o Presidente da Junta???

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

"...mas quando se alteram as dimensoes dos pneus do carro, isto tem de ser alterado no livrete..."
nao é bem assim, tens uma tolerancia. eu tenho uns pneus com a medida logo a seguir à que vem no livrete e nao preciso de fazer alteraçao.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

batatas fritas, isso da tolerância serve apenas para o carro passar na inspecção.

mas para o gnr qualquer medida fora do que vem no livrete dá multa, apreenção de livrete e apreenção de viatura.

digo isto por experiência própria, pois foi o que me aconteceu por ter 1 medida acima do que vem no livrete, mesmo com o papel da inspecção completamente limpo.

claro que corri tudo o que era instituição, e fiquei a saber que essa tolerância é apenas para efeito de ipo, para a gnr é multa, e para a dgv é uma confusão autêntica..

duas semanas com carro e documentos apreendidos, fui obrigado a pagar 250 euros da multa + 50 euros da declaração da marca a dizer que podia andar com aquelas medidas = 300 euros!!! só para me devolverem os documentos e ainda estou à espera da resposta ao recurso que fiz (foi em janeiro).
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

o mesmo se aplica para qulaquer alteracao que seja feita ao veiculo, se esta nao for aprovada pela marca (declaracao) e ou objecto de inspeccao b,e depois descrimidada no dua. da direito a multa e apreencao independentemente de passar com distincao nas ipos.

abraco
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

o que leva a pensar que os ipo's andam a fazer o papel de palhaços, ou que não servem para nada.. quer dizer, servem para pagarmos 25 euros sempre que lá vamos.

não existe sintonia entre as duas instituições, e no final quem paga é o cidadão.

depois ainda existe outra coisa, que se chama dgv, que não sei bem se manda alguma coisa, ou não.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Batatas Fritas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 113
Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
Localização: Distrito de Lisboa

Mensagem por Batatas Fritas »

escalavardo, eu já uso esta medida há varios anos, com inspecçoes e auto-stop's pelo caminho e nunca me incomodaram, logo vou os manter e sem a minima procupaçao até alguma
coisa em contrario.

nao gosto de me preocupar por antecipaçao.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

claro que não incomodam pois normalmente os agentes só querem ver se tens o seguro e o ia em dia.. o resto não querem saber.

até um dia que calhes assim com um mais rigoroso, e aí levas a talhada concerteza.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

quando às diferenças entre ips e gnr...

há pessoas que quando vão ao ipo des-alteram o carro e voltam a alterar após o ipo por mais 1/2/4 anos.


h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

escalavardo Escreveu:o que leva a pensar que os ipo's andam a fazer o papel de palhaços, ou que não servem para nada.. quer dizer, servem para pagarmos 25 euros sempre que lá vamos.
escalavardo se ainda continuas em dúvida quanto á dita "competência" dos ipo vê esta notícia

in http://www.autohoje.com/noticias.aspx?ct=9f93ae96

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

já tinha lido ontem essa noticia.

para mim não me interessa se são competentes ou não, pois não é da minha competência avaliar os ipo's.

apenas quero saber quem manda afinal, quem tem autoridade para dizer se o veículo apresenta-se em condições para anda na via pública ou não.

pelos vistos os ipo's não a têm, pois em qualquer operação stop, a folha do ipo é pura e simplesmente ignorada pelo agente.

e já que sou autuado de qualquer forma, então prefiro nem sequer passar pelo ipo, pois 25 euros servem-me para outras coisas mais interessantes.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Karlight
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta jun 15, 2006 12:28 pm
Localização: Santarém

Mensagem por Karlight »

olá

mas escalavardo a multa por falta de inspecção julgo n ser assim tão pequena, mais vale gastar os 25 euros... pelos menos é a idéia que tenho!

em inglaterra por exemplo não existe ipo, nem outro organismo que faça inspecção aos veículos periodicamente.

ou nós andamos muito á frente, ou muito atrás...

karlight
Seat Ibiza 1.4 Tdi

B75

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

em inglaterra todos têm carros novos.. lá um carro com mais de 5 anos é uma sucata, logo não precisam de inspecções..

claro que ando com a inspecção feita, não quero dar desculpas para me pegarem..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:já tinha lido ontem essa noticia.

para mim não me interessa se são competentes ou não, pois não é da minha competência avaliar os ipo's.

apenas quero saber quem manda afinal, quem tem autoridade para dizer se o veículo apresenta-se em condições para anda na via pública ou não.

pelos vistos os ipo's não a têm, pois em qualquer operação stop, a folha do ipo é pura e simplesmente ignorada pelo agente.

e já que sou autuado de qualquer forma, então prefiro nem sequer passar pelo ipo, pois 25 euros servem-me para outras coisas mais interessantes.
os 25€ dão para juntar ao resto do dinheiro que irás pagar de multa... isto assumindo que não apreendem o carro devido a não teres o comprovativo de que o carro está apto a circular.


h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:em inglaterra todos têm carros novos.. lá um carro com mais de 5 anos é uma sucata, logo não precisam de inspecções..

claro que ando com a inspecção feita, não quero dar desculpas para me pegarem..

tens ido a inglaterra ultimamente? o nosso parque não fica nada a dever nada ao inglês em termos de idade... a menos que estejas a falar só de londres... ai sim... é praticamente só carros bons e mesmo assim muitos carros bons também têm alguma idade.



h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

calma, quero desde já descansar todos. eu tenho a inspecção ao carro feita e pretendo continuar a fazer.

o que queria transmitir (e talvez tenha sido mal interpretado) é que os ipo's em portugal têm um papel muito dúbio, não se sabe ao certo se têm autoridade ou não.

outra coisa, quando fui multado e me apreenderam os documentos, disseram na gnr que só mos davam se realizasse uma inspecção extraordinária, penso que do tipo b.

quando disse isso na dgv riram-se e disseram que isso não era assim, e que apenas precisava de um comprovativo da marca em como o carro podia circular com aqueles pneus.

voltei nesse mesmo dia à gnr e quem me atendeu disse que eu e a dgv estavamos enganados, que só teria os documentos com a inspecção b e fui ameaçado que se não fizesse isso nunca mais iria ter os documentos.

resultado: esperei sereno e passado os 15 dias, os documentos foram enviados para a dgv, pedi o comprovativo à honda e lá deram-me os documentos.

no final, o que dizer disto?? fiquei com a impressão clara de que as três instituições (ipo, gnr e dgv) são todos uns incompetentes e que não sabem o que andam a fazer. é evidente a falta de coordenação.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

no final, o que dizer disto?? fiquei com a impressão clara de que as três instituições (ipo, gnr e dgv) são todos uns incompetentes e que não sabem o que andam a fazer. é evidente a falta de coordenação.
infelizmente não é só tu que tens essa ideia acho que todos nós temos historias no minimo hilariantes para contar sobre estas belas instituições...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

escalavardo Escreveu:calma, quero desde já descansar todos. eu tenho a inspecção ao carro feita e pretendo continuar a fazer.

o que queria transmitir (e talvez tenha sido mal interpretado) é que os ipo's em portugal têm um papel muito dúbio, não se sabe ao certo se têm autoridade ou não.

outra coisa, quando fui multado e me apreenderam os documentos, disseram na gnr que só mos davam se realizasse uma inspecção extraordinária, penso que do tipo b.

quando disse isso na dgv riram-se e disseram que isso não era assim, e que apenas precisava de um comprovativo da marca em como o carro podia circular com aqueles pneus.

voltei nesse mesmo dia à gnr e quem me atendeu disse que eu e a dgv estavamos enganados, que só teria os documentos com a inspecção b e fui ameaçado que se não fizesse isso nunca mais iria ter os documentos.

resultado: esperei sereno e passado os 15 dias, os documentos foram enviados para a dgv, pedi o comprovativo à honda e lá deram-me os documentos.

no final, o que dizer disto?? fiquei com a impressão clara de que as três instituições (ipo, gnr e dgv) são todos uns incompetentes e que não sabem o que andam a fazer. é evidente a falta de coordenação.
bom, a realidade é que quem "manda" mesmo é a dgv, visto que esta é que trata de emitir os documentos que fazem a diferença entre legal e ilegal.

as ipos, por outro lado e independentemente de cumprirem ou não com os seus deveres, têm uma função distinta na sua génese, o controlarem se um veiculo reúne ou não condições de segurança para circular. quem se recorda função das ipos que os media tornaram publica aquando da sua criação era a de controlarem um parque automóvel anárquico, envelhecido e falho de manutenção.
por isso é que as ipos se baseiam nesses 5% de tolerancia no diametro jantes/pneus e depois pode vir a gnr e pelo menos são 120€ de multa se não pior.
eu em vez de fugir como muitos para as mais tolerantes, prefiro uma mais rigorosa, os 25€ acabam pot servir como diagonóstico e já uma vez me diagonosticaram um bombito com fuga no carro da minha mullher.

a gnr aplica a lei e como tal se algo não corresponde com os documentos (livrete ou dua) agem ou usam de tolerancia e avisam.
aliás é o que vejo mais, livrete e olham logo para os pneus

no caso do "escalavardo" acredito que a gnr tenha assumido o habitual, que a marca não iria passar a respectiva declaração para homologação dos pneusmáticos e logo iria ser necessária a ipo b e reposição das medidas originais, ou alguma associação a "tuning". aliás desde que a tvi começou com as primeiras reportagens sobre uma meia duzia de aceleras na vasco da gama que muito marcas ficaram alergicas a qualquer alteração que seja, em vez de as autoridades terem actuado em conformidade, apanhando os intervenientes e ponto um ponto final a esse assunto

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

no meu caso tuning é impossível, pois sou profundamente contra isso, apesar de estar ligado ao desporto automóvel.

para mim o que fazia sentido era as 3 instituições trabalharem em conjunto e não parecerem todos uns palhaçinhos.

se o ipo aplica os 5%, então deveria pelo menos avisar os utentes disso.

quanto à gnr, a 1 km de onde apanhei a multa, vende-se droga às claras de todos, e aí nunca os vi lá andar. vão mas é trabalhar e prender quem deve ser preso, pois é para isso que são pagos!

a dgv, é mais um tacho da função pública, basta dizer que quando lá fui, entrei às 9:30 da manhã e fui atendido às 16:00, mesmo antes de fechar, e mesmo assim já torçeram o nariz porque estava mesmo em cima da hora para se irem embora.

peço desculpa se alguém está ligado a qualquer uma destas 3 instituições, mas é mesmo assim, qualquer uma delas não tem qualquer crédito para mim.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

elios Escreveu: eu em vez de fugir como muitos para as mais tolerantes, prefiro uma mais rigorosa, os 25€ acabam pot servir como diagonóstico e já uma vez me diagonosticaram um bombito com fuga no carro da minha mullher.

e sabes como é feito o teste?

a maquina detecta só se uma roda trava mais que a outra... até podia nem ser uma bombite, podia ser muita coisa... mas no caso de ser a bombite, se estiverem as duas rotas aquilo passa desde que ainda trave +-... sabendo isto ficas descansado quando o teu carro passa no teste de travagem no ipo?

h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

vocês são terriveis para tentar deitar abaixo as ipos , mas talvez com excesso de entusiasmo

vamos lá por partes...

1ro o hugo

a máquina realmente se existem diferenças de travagem entre as duas rodas, mas além disso também detecta a força que o sistema é capaz de exercer nos rolos... agora há inspectores e inspectores... uns mais capazes que outros
enquanto algumas pessoas desconhecem completamente o processo de reparação além do que o mecanico lhes relata, eu costumo reparar os meus carros, levou as duas bombites (embora só uma tivesse fuga) e maxilas novas.
se estiverem as duas rotas, provavelmente não irás ser capaz de conseguir bloquear as rodas, exercer a força maxima ou um valor significativo de força de travagem, além do mais o mais natural nestes casos é que nem chegues a ir a uma ipo com um veiculo assim, porque o oleo já se terá ido embora entretanto.
e sim realmente fico mais descansado com uma ipo bem feita. mas se não houvesse ipos existem chekups muito semelhantes que utilizaria



agora voltando ao assunto do "escalavardo".

não quis indiciar que estejas ligado ao tuning ou não (mas se estivesses não seria eu a atirar a 1ra ou qualquer pedra, o tuning é como muitas coisas o uso final é que o torna recriminável ou não), apesar de na minha modesta opinião o desporto automóvel ser tuning no seu melhor visto que retirando os formulas, karts e afins, os outros são versões melhoradas, logo tunadas, dos carros de estrada e no caso das motos a fronteira ainda é mais ténue.
o que quis dizer é que há certos factores como o tipo/modelo de carro (type r, subaru, cup, vti, etc) , a faixa etária (jovem), a postura (bonés e autocolantes), que podem induzir as autoridades nesse sentido devido ao controle mais apertado que tem havido
quando tiver um pouco mais de tempo já coloco uma lista de alterações que são aceites nas ipos mas que não são autorizadas pela dvg (tenho que alojar as imagens num servidor) e isto porque as ipos controlam segurança e não a legalidade, mas volto a dizer, se o fazem com rigor ou não é outro assunto. essa lista permite entender um pouco mais a forma de actuação das mesmas
em relação aos 5%, o inspector devia obrigatóriamente ter informado que o carro reune condições para circular em segurança mas que o proprietário deveria corrigir essa situação o mais rápidamente possivel. isso é válido para todas as alterações toleradas na lista a apresentar, por isso é que são consideradas de grau 1 e se repetidas no ano seguinte passam a grau 2 e o carro já não passa.
mas voltamos a bater na mesma tecla existem ipos e ipos... o pessoal é que costuma ir ás mais tolerantes onde passa tudo ou os inspectores são menos qualificados, depois há surpresas.
na gnr, cada patrulha ou divisão tem a sua função. a prisão dos drogados pertence a uma divisão diferente da de transito. aquela era de transito e como tal estava a fiscalizar o mesmo. o que pode acontecer e concordo que seja de lamentar é que haja efectivos em excesso no transito e falta dos mesmo nas brigadas anti-crime.
a dgv, realmente sofre dos males da função publica, devagar, devagarinho e parado

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

elios Escreveu:
1ro o hugo

a máquina realmente se existem diferenças de travagem entre as duas rodas, mas além disso também detecta a força que o sistema é capaz de exercer nos rolos... agora há inspectores e inspectores... uns mais capazes que outros
enquanto algumas pessoas desconhecem completamente o processo de reparação além do que o mecanico lhes relata, eu costumo reparar os meus carros, levou as duas bombites (embora só uma tivesse fuga) e maxilas novas.
se estiverem as duas rotas, provavelmente não irás ser capaz de conseguir bloquear as rodas, exercer a força maxima ou um valor significativo de força de travagem, além do mais o mais natural nestes casos é que nem chegues a ir a uma ipo com um veiculo assim, porque o oleo já se terá ido embora entretanto.
e sim realmente fico mais descansado com uma ipo bem feita. mas se não houvesse ipos existem chekups muito semelhantes que utilizaria
olá elio,

tens umas teorias engraçadas... falemos de prática... em janeiro ultimo fui ao ipo com a carrinha, passou com distinção em tudo, uns tempinhos mais tarde mandei trocar o oleo hidraulico que alimenta os travões e a embraiagem, mandei mudar só porque entendi que devia mudar, o oleo estava um pouco em baixo e foi-se ver se havia fugas, ambas as bombites dos tambores estavam rotas e de certeza que já estavam na altura do ipo e provavelmente já no ipo anterior estavam assim.

trata-se de um carro que pode levar de carga quase 1700kg e tem portanto travões potentes... e como os rolos servem para todos os carros incluindo aqueles que já travam pouco por natureza, no ipo não foi detectado nenhuma anomalia apesar do rendimento dos travões estar claramente reduzida, se eu desse o uso para o qual este carro foi projectado provavelmente já tinha ido em frente numa curva e o ipo continuaria a dizer que aquilo estava apto porque a força de travagem era suficiente e travava +- igual em ambas as rodas (pode ir até uma diferença de 30% no travão de pé e 50% no de mão), numa situação destas de acidente em que o ipo não detectou anomalias apesar de lá estar gostava de saber se há algum tipo de resposabilização (pergunta rectórica... já se sabe como é, né?)...

no carro também já aconteceu ter-se babado uma bombite, claro que levou as duas, é procedimento normal, se foram as duas feitas na mesma altura e têm o mesmo uso... a que não "morreu" está de certeza moribunda. é uma questão de bom senso.

atenção que não sou nada contra os ipos... mas já que são obrigatórios e bem pagos (25€ por 15min = 100€/hora ) deviam era de ser bem feitos... ou então fazer como vi no canadá em que levava o carro ao mecanico habitual que tinha licença para fazer inspecção... se houvesse algum problema até podia arranjar logo lá visto ser o meu mecanico... algum problema a responsabilidade recai sempre na oficina e nunca ouvi histórias da policia andar a abrir capot aos carros... têm mais que fazer com prender criminosos.

já me assaltaram vários carros e nem um policia à vista apesar do alarme estar a berrar durante vários minutos numa zona movimentada em plena luz do dia em horário de expediente... se se preocupassem a perseguir os verdadeiros criminosos em vez de andarem a perder tempo a mexerem no que não percebem "talvez" as coisas andassem mais direitas.

e já agora... quem não ouvio do ultimo teste da deco e os barretes nos ipos... afinal estamos a pagar o quê??? notem que sempre que alguma entidade faz um teste destes é sempre o mesmo e não testaram só 1 ou 2... foi em todo o país com 30 carros sabotados.



h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Responder

Voltar para “BioDiesel”