IPO's, GNR e DGV - Quem é o Presidente da Junta???

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

a questão dos ipo's é de longe o que menos me preocupa, pois do meu carro sei eu, não preciso de inspecções para detectar o que está mal, só gostava de perceber a autoridade que eles têm.

desporto automóvel é muito diferente de tunig, pois além de ser feito em condições controladas, as alterações realizadas nos carros têm como objectivo o aumento de performance, e não para parecerem verdadeiros pavões.

além disso, por mais que um tuner trabalhe, nunca chega perto de um verdadeiro automóvel de competição.

quanto à gnr, aqui na minha terra, os que passam multas, são os que andam a prender ladrões (quando se dignam a isso).

agora defendendo um pouco o xuning, só mesmo em portugal é que se mete um gnr a abrir o capot de um carro... o pobre coitado nem distingue uma vela de um motor de arranque, quanto mais saber o que são alterações.

outra coisa que vem no livrete e que é crime alterar, é a côr do carro. no entanto se me apetecer colocar um autocolante a cobrir o carro todo, de outra côr, isso já é legal. pergunta: então o resultado final não é alterar a côr do carro assim..?

quanto às dgv's estamos todos de acordo.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:a questão dos ipo's é de longe o que menos me preocupa, pois do meu carro sei eu, não preciso de inspecções para detectar o que está mal, só gostava de perceber a autoridade que eles têm.

pois... mas as regras têm de ser iguais ara todos... 90% das pessoas sabe meter combustivel na bomba e pouco mais e muitos que sabem são desleixados... e isto até vês aqui no fórum, são inumeros os que perguntam onde fica a bomba injectora que é um dos componentes mais faceis de identificar.



h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

escalavardo Escreveu:a questão dos ipo's é de longe o que menos me preocupa, pois do meu carro sei eu, não preciso de inspecções para detectar o que está mal, só gostava de perceber a autoridade que eles têm.
outra coisa escalavardo... a questão dos ipo's devia preocupar-te, pois o teu carro pode estar a 100% e levares com outro em cima que não esteja tão bom.


h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

calma, em momento algum disse que os ipo's não eram importantes, apenas gostaria de saber qual a autoridade que têm, já que dizem uma coisa e logo a seguir são completamente desautorizados pela gnr.

regra geral, os carros que nos vem bater nunca são os chaços que mal podem com os arames e as rodas, costumam ser sempre carros bons e que dão excesso de confiança ao condutor.

bem, mas deviamos fazer um esforço para não fugir mais ao tema do tópico.. ou então abrimos outro para continuar a debater este tema, até posso dividir este e com os posts sobre este assunto, fazer outro tema, é como acharem melhor.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas,

1ro infelizmente não vou conseguir pôr a tal lista visto que não consigo dar com ela nos arquivos... deve andar dentro de algum cd ou dvd algures por aí... e os scans das fichas de inspecção estão em baixa resolução como tal inuteis.

se calhar até seria mesmo uma boa ideia separar os nossos post do tópico do fry visto que a nossa direcção cada vez mais se afasta do assunto deste, para um tópico novo. se o escalavardo poder dar um jeito nisso... excelente

agora já entendo mais o hugo, embora ele ainda não me tenha entendido. o problema das ipos para ele é a falta de qualidade das mesmas, e realmente é dificil encontrar quem nos preste um bom serviço. e o que é um bom serviço, é uma ipo rigorosa e eficiente e não o que a maioria pretende, uma muito tolerante.
agora o hugo tem um problema maior, seguindo a linha lógica que nos apresenta, uma deficiente manutenção do seu veiculo devido aos seguintes factores...
- o oleo dos travões tem tempo de vida util, que para os carros com abs é de 2 anos, para os carros mais antigos poderá ser diferente mas também existe limite. e deverá ser mudado dentro deste periodo não havendo necessidade de mudar, como ele refere, por precaução-
- o sistema de travagem deve ser revisto/inspecionado todos os anos, mais facil para discos, mais dificil para tambores visto que obriga à remoção dos mesmos, assim a haver fugas nunca seriam superior a um anos de existencia para a pior hipótese

assim se ele suspeita que o problema dele existia à muito tempo como o necessário para duas ipos, então deveria pensar antes em responsabilizar ou pedir contas à casa onde efectua a manutenção do seu veiculo

não creio ser este o caso, quem já reparou problemas deste género decerto reparou na "massa" (pó das maxilas + oleo) que se forma dentro do tambor e que arruina por completo a eficiencia de travagem devido a actuar como uma massa lubrificante, mesmo antes de o nivel de oleo descer a niveis que levem o carro a indicar nivel baixo.

portanto só posso mesmo acreditar que a fuga seria recente e se já existente na ipo então de tal forma insuficiente que não seria observada.

mas se formos ainda mais rigorosos existe um factor na travagem que nem a ipo e nem conheço quem o controle e que se refere a desiquilibrios de travagem entre o eixo dianteiro e traseiro. nos carros antigos, repartidores e valvulas distribuiam a força de travagem, nos modernos isso é feito de forma electrónica. a deficiente distribuição se priviligiar o eixo dianteiro temos ainda uma travagem segura mas insuficiente, se priviligiar o eixo traseiro então o resultado é o bloquear das rodas traseiras e a fuga de traseira. eu próprio já vi uns 3 acidentes resultando deste factor e alguns sustos quando os condutores em plena recta ao necessitarem de travar mais forte, são confrontados com a fuga imprevisivel da traseira devido ao bloquear das rodas neste eixo(parecido com o que se vê nos filmes com os carros americanos)


voltando ao assunto do escalavardo, a autoridade da ipo é "zero" no assunto em que ele acabou por ser multado.

deficiencias de grau 1 - pode circular mas deverá corrigir a mesma, além de que passa a grau 2 na próxima ipo
deficencias de grau 2 - 1 mês para reparar e voltar ao ipo
deficiencias de grau 3 - poderá circular ou não (só de reboque) e tão somente para a oficina

qualquer destas situações que são classificadas de deficiencias podem ser punidas com multa se identificadas por um elemento da autoridade.

o problema mesmo neste caso é que o escalavardo até tinha a ficha da ipo limpa, o que revela a incompetência da mesma, ou que os pneus/jantes com que circulava não eram os mesmos na altura da ipo, o que já sabemos não ser o caso. assim não é preciso ir lá a deco para o escalardo saber que o centro de inspecções ou/e o inspector com que lidou são incompetentes.


em relação a essa regra geral de serem mais os carros bons a terem acidentes, talvez o seja agora, não o era na altura em que as ipos foram criadas e era contra essa factor que elas actuavam, actuam.
entretanto algumas coisas mudaram para melhor, outras para pior

o tuning acabou por ser outro assunto e que será mesmo o que mais se afasta, apenas talvez queira referir que muitos preparadores para o desporto/competição automóvel também se dedicam a este mercado e podem mesmo disponibilizar veiculos com performances superiores aos de competição devido à limitação que a competição impõe de forma a nivelar os intervenientes, só depende dos euros que são gastos. o ambiente controlado é que faz mesmo a diferença... mas acabo por não ver grande diferença entre uma boa preparação de uma casa reputada e um desportivo com boas prestações... só mesmo quem está sentado atrás do volante.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

bem, não vamos comparar de forma alguma tuning com desporto automóvel.. claro que se consegue preparar um carro para chegar perto de um de competição, mas é como o elios diz, é preciso dinheiro, e o que se vê na maioria dos carros tuning são apenas mecanismos para o carro andar mais e nenhuns de segurança.

ainda este fim semana aqui no algarve aconteceu uma concentração tuning, em que fui "forçado" a lá ir durante dois dias, e o que vi passa por cima de todas as regras de bom senso.. arranques numa estrada em que cabem dois carros mesmo à justa, espaço de travagem reduzido, os carros nenhum tinha dispositivos de segurança (roadbars, piloto com capacete, sistemas anti-fogo, muitos tinham os sistemas de travões de origem, etc), até os responsáveis da corrida diziam logo que não se responsabilizavam.. uma verdadeira aberração em termos de desporto automóvel.

voltando aos ipo's, se realmente quem me fez a inspecção foi incompetente, não devia ser eu a pagar por isso. depois acho que as medidas aplicadas na altura pela gnr foram completamente despropositadas (veículo apreendido, documentos apreendidos, eur 250,00 de coima). parecia que eu era um autêntico criminoso..

depois, enquanto eu estava a ser multado, outro condutor de outro veículo estava a soprar o balão. acusou 0,5. foi embora sem qualquer problema, riu-se na cara do agente, e foi a conduzir.

pergunta: as minhas jantes, com uma medida acima do que estava no livrete, seriam uma maior ameaça à sociedade, do que um individuo bêbado, e que ainda se ri na cara do agente??

algo vai mal, e penso que enquanto o sistema de distribuição de coimas não mudar (5% ou 10% para a entidade autoante), a gnr irá sempre andar à caça à multa, em vez de fazer trabalho que realmente ajude a sociedade, pois prender um criminoso concerteza não irá fazer entrar dinheiro no cofre da esquadra.
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas escalarvado, concordo em pleno com tudo, aliás nem há margem para discordar

o que me levou lá atrás a sugerir que a gnr te terá associado ao tuning, foi mesmo a severidade com que te trataram.
o que normalmente se limitam a fazer é passar a receita para aliviar a carteira de 120€ sem mais consequências, aliás a minha mulher já foi avisada uma vez e eu outra sem que me tivessem multado embora tenha consciência que o dia irá chegar.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

porra!!! grande testamento!!!

que maneira de passar um domingo de sol... desculpem mas não tenho tempo para resposta muito elaborada.
elios Escreveu:agora já entendo mais o hugo, embora ele ainda não me tenha entendido. o problema das ipos para ele é a falta de qualidade das mesmas, e realmente é dificil encontrar quem nos preste um bom serviço.
apenas referi o motivo que leva carros com defeito a passar... no meu caso não é grave pois aquilo travou sempre bem e uso para desportos como btt e canoagem (vêr avatar e assinatura). a falta de qualidade vem por acrescimo na conversa.

quanto ao preço dos serviços... "if you pay peanuts, you get monkeys" (quem paga amendoins, arranja macacos)

elios Escreveu:e o que é um bom serviço, é uma ipo rigorosa e eficiente e não o que a maioria pretende, uma muito tolerante.
não interessa o que se quer... os testes são matematicos, aquilo dá um valor e passa ou não passa, olha-se e está ou não está... é o problema de se viver numa sociedade latina... existem demasiados "+-s"... o que se quer é objectividade, se carros sabutados passam é porque há incompetencia... pura e simples.


elios Escreveu:agora o hugo tem um problema maior, seguindo a linha lógica que nos apresenta, uma deficiente manutenção do seu veiculo devido aos seguintes factores...
vamos analizar as conclusões do detective de serviço...
elios Escreveu:- o oleo dos travões tem tempo de vida util, que para os carros com abs é de 2 anos, para os carros mais antigos poderá ser diferente mas também existe limite. e deverá ser mudado dentro deste periodo não havendo necessidade de mudar, como ele refere, por precaução-
o carro tem 9 anos... faz ipo todos os anos... 1 ano + 1 ano = 2 (dois) anos
elios Escreveu:- o sistema de travagem deve ser revisto/inspecionado todos os anos, mais facil para discos, mais dificil para tambores visto que obriga à remoção dos mesmos, assim a haver fugas nunca seriam superior a um anos de existencia para a pior hipótese
trata-se de um carro que comprei novo, tem pouco uso e tem a manutenção mais que correcta... mesmo que o meu pai não fosse mecanico seria assim na mesma.


elios Escreveu:assim se ele suspeita que o problema dele existia à muito tempo como o necessário para duas ipos, então deveria pensar antes em responsabilizar ou pedir contas à casa onde efectua a manutenção do seu veiculo
faz ipo todos os anos... 1 ano + 1 ano = 2 (dois) anos

trata-se de um carro que comprei novo, tem pouco uso e tem a manutenção mais que correcta... mesmo que o meu pai não fosse mecanico seria assim na mesma.

elios Escreveu:não creio ser este o caso, quem já reparou problemas deste género decerto reparou na "massa" (pó das maxilas + oleo) que se forma dentro do tambor e que arruina por completo a eficiencia de travagem devido a actuar como uma massa lubrificante, mesmo antes de o nivel de oleo descer a niveis que levem o carro a indicar nivel baixo.
o tambor estava seco e o mesmo oleo alimenta a embraiagem e poderia ser alguma coisa no circuito da embraiagem, já tinha referido este facto.

nunca disse que tinha perdido metade do oleo! baixou só um pouquinho.




elios Escreveu:portanto só posso mesmo acreditar que a fuga seria recente e se já existente na ipo então de tal forma insuficiente que não seria observada.
não sei o que fazes... mas... "don't quit your day job"!


elios Escreveu:mas se formos ainda mais rigorosos existe um factor na travagem que nem a ipo e nem conheço quem o controle e que se refere a desiquilibrios de travagem entre o eixo dianteiro e traseiro. nos carros antigos, repartidores e valvulas distribuiam a força de travagem, nos modernos isso é feito de forma electrónica. a deficiente distribuição se priviligiar o eixo dianteiro temos ainda uma travagem segura mas insuficiente, se priviligiar o eixo traseiro então o resultado é o bloquear das rodas traseiras e a fuga de traseira. eu próprio já vi uns 3 acidentes resultando deste factor e alguns sustos quando os condutores em plena recta ao necessitarem de travar mais forte, são confrontados com a fuga imprevisivel da traseira devido ao bloquear das rodas neste eixo(parecido com o que se vê nos filmes com os carros americanos)

aqui há muito pano para mangas, o eixo traseiro pode bloquear por:

-o motor costuma ser à frente e a traseira é muito mais leve;
-na travagem a maior parte da pressão vai para o eixo dianteiro;
-os amortecedores de frente pode estar/ser moles e a traseira levanta;
-os pneus em melhor estado montam-se à frente;
-travões de tambor bloqueia muito mais facilmente que de disco... quem anda de mota e tem tambor atrás sabe do que falo.


viste 3 acidentes em que isto aconteceu? ou tens olhos muito rápidos ou gravaste e viste em camera lenta (e não é com qualquer camera) o que aconteceu com os carros em promenor... desculpa lá mas nesta eu não acredito mesmo... bom senso.

nos filmes vês aquilo que o realizador quer que vejas e os carros são alterados para tal... vir falar de questões técnicas baseado no que se vê em filmes americanos... já agora estamos a ser invadidos por ets... mais uma vez... bom senso.

elios Escreveu:voltando ao assunto do escalavardo, a autoridade da ipo é "zero" no assunto em que ele acabou por ser multado.
num estado de direito só magistrados e agentes policiais têm autoridade... dai que o policia te possa multar... se não concordas podes recorrer, é teu direito constitucional.

elios Escreveu:o problema mesmo neste caso é que o escalavardo até tinha a ficha da ipo limpa, o que revela a incompetência da mesma, ou que os pneus/jantes com que circulava não eram os mesmos na altura da ipo, o que já sabemos não ser o caso. assim não é preciso ir lá a deco para o escalardo saber que o centro de inspecções ou/e o inspector com que lidou são incompetentes.
concordo

elios Escreveu:em relação a essa regra geral de serem mais os carros bons a terem acidentes, talvez o seja agora, não o era na altura em que as ipos foram criadas e era contra essa factor que elas actuavam, actuam.
faz sentido mas nunca vi nenhum estudo, o que sei é que há gente muito desleixada que anda até as rodas cairem sem sequer mudar o oleo, seja o carro novo ou velho.



h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Hugo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
Localização: Lisboa / Cartaxo

Mensagem por Hugo »

elios Escreveu:boas escalarvado, concordo em pleno com tudo, aliás nem há margem para discordar

o que me levou lá atrás a sugerir que a gnr te terá associado ao tuning, foi mesmo a severidade com que te trataram.
o que normalmente se limitam a fazer é passar a receita para aliviar a carteira de 120€ sem mais consequências, aliás a minha mulher já foi avisada uma vez e eu outra sem que me tivessem multado embora tenha consciência que o dia irá chegar.

abraço

tenho um amigo que por sua vez é amigo de um comandante e ele contou-lhe que têm metas a realizar em dinheiro de multas, se por acaso não se realiza o montante estipulado em multas "normais" ele dá ordem para montar operações stop de vários tipos (inc. tunning), controlo de velocidade por radar, etc, etc... caça à multa pura e dura!


quando se topa que é uma operação stop deste tipo não há discuções nem avisos, vai sempre para alto à minima coisa irregular nos termos da lei... se o cidadão se quiser queixar é fazer pelos canais adquados mas não sai dali sem multa passada.



h
Veículos ecológicos?

- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável


http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

boas
hugo Escreveu: quanto ao preço dos serviços... "if you pay peanuts, you get monkeys" (quem paga amendoins, arranja macacos)
e qual seria a tua solução para esse caso.
uma intervenção a fundo é algo para muitas horas de trabalho, e acabaria por ser mais do genero de uma ipo b
o entregar, como atrás foi sugerido, da tutela da função das ipos a aos mecanicos, como as coisas se processam neste pais, seria pior a emenda que o soneto, aliás pelo que vejo são os próprios mecanicos a desenrascar carros que já deviam ter sido compactados, não digo que sejam todos, mas não conheço excepções, todos os que conheço têm uma ipo amiga.
não é viável/razoável entegar a fiscalização á parte interessada, ou uma das partes com interesses

hugo Escreveu: não interessa o que se quer... os testes são matematicos, aquilo dá um valor e passa ou não passa, olha-se e está ou não está... é o problema de se viver numa sociedade latina... existem demasiados "+-s"... o que se quer é objectividade, se carros sabutados passam é porque há incompetencia... pura e simples.
a matemática só se aplica, quando o ser humano faz parte da equação, com um grau de tolerãncia. a máquina dá resultados que necessitam de ser interpretados. claro que a má interpretação é incompetencia


hugo Escreveu: vamos analizar as conclusões do detective de serviço...

o carro tem 9 anos... faz ipo todos os anos... 1 ano + 1 ano = 2 (dois) anos

trata-se de um carro que comprei novo, tem pouco uso e tem a manutenção mais que correcta... mesmo que o meu pai não fosse mecanico seria assim na mesma.

o tambor estava seco e o mesmo oleo alimenta a embraiagem e poderia ser alguma coisa no circuito da embraiagem, já tinha referido este facto.

nunca disse que tinha perdido metade do oleo! baixou só um pouquinho.

não sei o que fazes... mas... "don't quit your day job"!
se tens um pai mecanico ele te pode dizer que nunca uma ipo ou um teste qualquer de travagem te iria indicar qualquer coisa, aliás um carro nessas condições travaria perfeitamente até o problema se agravar.
também te poderá dizer qual o procedimento e intervalo correcto para rever o sistema de travagem
mas como estamos numa de dizeres, eu fico-me pelos portugueses, "em casa de ferreiro, espeto de pau"

hugo Escreveu: aqui há muito pano para mangas, o eixo traseiro pode bloquear por:

-o motor costuma ser à frente e a traseira é muito mais leve; (1)
-na travagem a maior parte da pressão vai para o eixo dianteiro; (2)
-os amortecedores de frente pode estar/ser moles e a traseira levanta; (3)
-os pneus em melhor estado montam-se à frente; (4)
-travões de tambor bloqueia muito mais facilmente que de disco... quem anda de mota e tem tambor atrás sabe do que falo. (5)
(1), (2), (5) são todos eles factores que são considerados na concepção do veiculo, a não ser que queiras clasificar os eng. que criaram o teu carro como incompetentes eles estudaram esses factores de maneira a que não resultem em erros de comportamento. embora o (2) seja contrário ao que se pretende demontrar

(4) os pneus em melhor estado montam-se atrás (vê as recomendações de quem fabrica pneus)

(3) amortecedores gastos, a ipo também serve para isso.
hugo Escreveu: viste 3 acidentes em que isto aconteceu? ou tens olhos muito rápidos ou gravaste e viste em camera lenta (e não é com qualquer camera) o que aconteceu com os carros em promenor... desculpa lá mas nesta eu não acredito mesmo... bom senso.

nos filmes vês aquilo que o realizador quer que vejas e os carros são alterados para tal... vir falar de questões técnicas baseado no que se vê em filmes americanos... já agora estamos a ser invadidos por ets... mais uma vez... bom senso.
deverias ler os post dos outros com mais atenção, mas na boa
quem vê acidentes não necessita de os vêr ocorrer pode tirar as suas conclusões se tiver as faculdades para tal, embora a um o tenha mesmo visto ocorrer na totalidade aliás se não houvesse um carro estacionado o mais provavel é ter acabado por ter sido atingido, e a outro apenas o inicio (vi a perda de controlo, depois estava mais preocupado em não ir parar ao molho)

se tivesses lido com mais atenção verias que a alusão aos filmes americanos, serve apenas e somente como "ilustração" do que é possivel observar quando a travagem está desequilibrada no sentido do eixo traseiro, mas até ets são chamados para aqui.

eu poderia esclarecer-te mais mas primeiro vai ser necessário bom senso da tua parte, o civismo não é só nas estradas que faz falta mas em tudo o que fazemos ou dizemos.
hugo Escreveu: faz sentido mas nunca vi nenhum estudo, o que sei é que há gente muito desleixada que anda até as rodas cairem sem sequer mudar o oleo, seja o carro novo ou velho.
infelizmente é mesmo assim, há duas semanas fui mudar a direcção e um destes perigos, estava lá mudar pneus, dois deles já tinham os arames das telas à mostra.

abraço
Verde por Excelência


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

elios Escreveu:não é viável/razoável entegar a fiscalização á parte interessada, ou uma das partes com interesses
até é, se responsabilizares duramente essa parte interessada (mecânico)

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

oinq Escreveu:
elios Escreveu:não é viável/razoável entegar a fiscalização á parte interessada, ou uma das partes com interesses
até é, se responsabilizares duramente essa parte interessada (mecânico)
nesse caso acabarias por ter quer criar ou uma nova classe de fiscais ou atribuir essa responsabilidade a outros já existentes que veriam o numero de efectivos aumentados para que estes efectuassem a fiscalização dos mecanicos. o que seria no fim a criação de mais uma classe excedentária a pesar na função pública e que todos nós teria-mos que suportar.
tens que sempre levar em conta que para responsabilizares é necessário fiscalizar/controlar.

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

é só para lembrar q na inglaterra o andar a bio ou ovd carece de uma taxa (acho q de 1.5£ ) e que existe fiscais para fazer analises ao carros para saber qual o combustível estão a usar.
em portugal essa fiscalização é da competência da bf/gnr ou de qualquer outro opc (órgão de polícia criminal) neste momento a fiscalização só existe para a utilização de gasóleo agrícola em viaturas n licenciadas ou venda de combustíveis adulterados.
a utilização de bio ou ov nas nossas viaturas só incorre na infracção de o combustível utilizado n ser o mesmo do descrito no livrete da viatura.
o primeiro dá apreensão imediata da mesma
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

jossef Escreveu:é só para lembrar q na inglaterra o andar a bio ou ovd carece de uma taxa (acho q de 1.5£ )
boas jossef

é ligeiramente diferente da ultima vez que fiz um "search" pela legalidade inglesa eram 27.1p ou 0.271£ por litro para a "hm revenue & customs"

abraço
Verde por Excelência

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

elios, posso estar enganado mas acho q é taxa unica, tipo selo do carro e é anual.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

josef,

eu já ouvi falar de uma taxa unica mas era para os produtores....

não me llembre se em inglaterra

barbas

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Mensagem por Elios »

jossef Escreveu:elios, posso estar enganado mas acho q é taxa unica, tipo selo do carro e é anual.
boas jossef


tax and legal issues
it is not illegal to use vegetable oil as fuel in the uk.
it is illegal to use anything for road vehicle fuel without paying duty on it. to pay duty on vegetable oil, you have to jump through a couple of legislative hoops. here's what you have to do:


register with customs and excise
keep your reciepts
fill in a monthly tax return
first, get notice 179e and form ex103 from hm customs & excise.
fill in the ex103 declaring the purpose of your business as a private individual using vegetable oil as a motor vehile fuel and stating the description as jerrycan(s) marked svo in porch/shed/wherever. attach a letter explaining that the oil is a diesel quality liquid fuel produced from biomass or waste cooking oil, the ester content of which is not less than 96.5% by weight; and the sulphur content of which does not exceed 0.005% by weight. explain that your feedstock is commercial cooking oil and/or waste cooking oil and give the following details:

vegetable oil is produced from biomass.
fatty acids are esters, so the ester content is 99% approx.
the sulphur content is 0.002% by weight (see this assay by german vegoil company elsbett).
(important note: i've only just found the elsbett assay as the supermarkets refused to provide this information under an absurd "commercially confidential" smokescreen, so i'll be writing to hmce with these details myself. i'll update this page with how i get on)
remember to give an estimate of your monthly usage: for an individual, this will be small: less than 100 litres. don't forget to include a contact phone number in case they have any further questions.

the completed ex103 should be sent to hmce, mineral oils relief centre, dobson house, regent centre, gosforth, newcastle-on-tyne ne3 3pf.

every month, you will be sent an ho 930. it's a moderately scary-looking form but filling it is is dead easy. it's detailed in the 179e leaflet:

at the bottom of the list of duty types, make the blank row read: orr 33589 biodiesel and then your quantity and calculated duty payable. as i write, duty is 27.1p per litre. sign and date the declaration, write a cheque to the commissioners of customs and excise, and pop the form and cheque in the post.

keep your receipts: you're required to keep them for six years. it's simplest if you just keep the paper receipts, stapled together so you have a bundle for each ho930 you've submitted.

and that's it! the forms look opaque but it's not hard really. if you get stuck, customs' national enquiries help line is open 8am to 8pm monday to friday for all general questions on 0845 010 9000 (+44 208 929 0152 outside uk).

e por incrivel que pareça... baseia-se na confiança de que o particular declare a quantidade que produz.

abraço
Verde por Excelência


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Mensagem por Oinq »

não é incrivél... é mesmo outra cultura que não a que estamos habituados...


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

para mim vamos ter a mesma tourada, que foi dos carros a gás, não havia legislação nem regulamentação e quem era apanhado a andar a gás era multado, no entanto a lei saiu e as multas foram para o lixo
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

IPO's, GNR e DGV - Quem é o Presidente da Junta???

Mensagem por Captain »

isto realmente torna-se estranho para um país como o nosso. cada um declara o que produz, envia o formulário devidadmente preeechido, junta o cheque correspondente à quantidade de litros produzidos e pronto.
mas há aqui uma dúvida. eu já não tenho bem presente as equivalências monetárias do sistema britânico para escudos e muito menos para euros, mas parece-me (se entendi bem o que lá está escrito) que é preciso pagar 27,1 pence por litro.
quanto é isso, em dinheiro "europeu"? talvez seja um bocado elevado, se juntarmos esse valor ao custo do bio produzido e se assim é, atira o preço para valores incomportáveis. se o óleo usado estivesse à disposição e fosse à borla, ainda estou como o outro, mas se não é assim, adeus legalidade, boa vontade e que se lixe o bom exemplo estrangeiro.
se alguém aqui, copia isto e nos impõem regras destas, mais nos vale mandar tudo para a sucata, fechar os olhos contribuir para a galp e bp que são uns gajos porreiros.
cumprimentos a todos,
captain

Responder

Voltar para “BioDiesel”