Soda não reage com Metanol

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Bruno Vieira
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta dez 16, 2010 1:52 am

Soda não reage com Metanol

Mensagem por Bruno Vieira »

boas a todos,

tenho vindo a seguir aqui no fórum, o processo de transformação de biodiesel e durante os meus testes caseiros segundo a fórmula por todos conhecida, não consigo obter reacção quimica entre o metanol e a soda. em traços gerais: comecei com 4 litros de metanol para 70 gramas de soda nesta pré mistura, mas parece não haver nenhuma reacção química quando misturados, uma vez que não há aumento de temperatura nem nenhuma efervescência visivel. o tipo de soda que utilizo é comprada no supermercado típico. tem um aspecto granulado e cristalizado. o metanol foi aquirido no aki a 2.45€ o litro. isto para terem ideia da proveniência do que utilizo. há alguma diferença nestes produtos para outros, que influenciem a reação com os dois?
obrigado a todos.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Soda não reage com Metanol

Mensagem por Geogalhano »

bruno vieira Escreveu:boas a todos,

tenho vindo a seguir aqui no fórum, o processo de transformação de biodiesel e durante os meus testes caseiros segundo a fórmula por todos conhecida, não consigo obter reacção quimica entre o metanol e a soda. em traços gerais: comecei com 4 litros de metanol para 70 gramas de soda nesta pré mistura, mas parece não haver nenhuma reacção química quando misturados, uma vez que não há aumento de temperatura nem nenhuma efervescência visivel. o tipo de soda que utilizo é comprada no supermercado típico. tem um aspecto granulado e cristalizado. o metanol foi aquirido no aki a 2.45€ o litro. isto para terem ideia da proveniência do que utilizo. há alguma diferença nestes produtos para outros, que influenciem a reação com os dois?
obrigado a todos.
amigo eu tb sou novo nisto, mas uso também o metanol do aki. uso 2g de soda por litro de metanol. a soda que uso é a normal soda cáustica mas em pó. nos meus testes de laboratório a reacção não é grande, apenas o metanol fica leitoso. como usas em granulado devez garantir que fica tudo bem dissolvido.

um abraço


ramos darvore
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda dez 26, 2011 10:00 am

Re: Soda não reage com Metanol

Mensagem por ramos darvore »

Ola!!!

é a primeira vez que entro aqui, mas sugiro que compres já o metilato de sodio ja pronto, que no fundo é a junção dos dois, podes comprar na quimitecnica em guimaraes ou estarreja.

Boa sorte
abraço,

Responder

Voltar para “BioDiesel”