Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

desde que passei para o bd50 que o meu seat ibiza comercial 1.9 revela problemas na chave de ignição, ie, não desliga o motor. consegue desligar todo o sistema eléctrico mas o motor continua a trabalhar.

não acho que seja coincidência, pois tudo o resto funciona bem com o bio a 50%, sem problemas até agora, já lá vão cerca de 1500 kms, mas a ignição não desliga, tendo que colocar o motor abaixo com a mudança.

alguém teve problemas semelhantes?

obrigado

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por CarlosPoças »

olá geogalhano
solução simples
muda para 100% diesel e vê se continua com o mesmo problema.
abraço carlos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

carlospoças Escreveu:olá geogalhano
solução simples
muda para 100% diesel e vê se continua com o mesmo problema.
abraço carlos
em pequenas viagens não dá problema, só mesmo em viagens grandes.
será que tem alguma relação com o biodiesel?

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por CarlosPoças »

Olá geogalhano
Esse problema nunca o tive.
Mas é importante o bio bem fabricado e muito bem lavado e especialmente bem seco
Abraço Carlos Poças
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Este bio é de boa qualidade, comprei a uma pessoa de confiança. É garantido.
Entretanto o problema de vez em quando continua.


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

Amigo Geogalhano vou tentar ajuda-lo com os poucos conhecimentos de mecânica que tenho.
Ora vejamos, nos carros a gasolina quando desligamos a chave, desligamos a ignição, ou seja, desligamos a corrente das velas, deixando de haver faísca nelas, deixando de incendiar a gasolina, então o motor acaba por parar.
Nos carros a gasóleo isso não acontece, as velas são de incandescência, só servem para pré aquecer o gasóleo, que depois de arrancar e com a compressão do combustível dentro da câmara de combustão ele vai explodindo sem qualquer componente eléctrico para manter a combustão. Então como param os motores a diesel? Tem de ter um mecanismo de corte de combustível, que geralmente é um electroíman, uma bobina que quando damos a chave do auto acciona uma pequena haste metálica que deixa que o combustível consiga ser puxado pela bomba injectora. Quando desligamos a chave essa haste metálica vai cortar o fornecimento de combustível e por sua vez o motor para devido a falta de combustível.
Aqui fica uma foto da dita válvula de corte de combustível.
Imagem
Como a dita válvula é revestida com uma borracha para poder vedar e cortar o fornecimento de combustível com eficácia, penso que o bio tenha danificado essa borracha e não esteja a vedar devidamente, o que leva a por vezes o veiculo não desligue.
E sei por experiencia própria que essa borracha leva a que o carro não pare. Uma vez no meu carro a válvula de corte de combustível pifou, ou seja não deixava que o combustível entrasse na bomba injectora, o carro não pegava, solução, tirei a dita válvula, removi a borracha que possui na extremidade, voltei a colocar a válvula, e voltei a ter carro para andar, o único problema vinha quando o tinha que parar, pois assim sem essa borracha o motor não para com a chave, até que comprei nova válvula tinha de meter uma mudança alta e deixa-lo ir a baixo. O estrago até nem foi elevado 13€ por uma válvula nova na concorrência.
Ps: espero ter ajudado.


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Amigo ajudou imenso sem dúvida, eu já desconfiava que fosse qualquer coisa no género. Agora pergunto essa peça está acessível no motor. Acha que é necessário ir ao mecânico ou consegue-se desmontar facilmente.

Obrigado


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

Não é necessário ir ao mecânico. Basta identificar a peça desligar o fio eléctrico e desaperta-la. Aqui ficam algumas fotos de um motor igual ao meu com a desmontagem da dita válvula.
Imagem
Nota : o fio electico já foi desligado.
Imagem
Imagem
Imagem
Eu não conheço esse motor, normalmente a válvula encaixa na bomba injectora, é só procurar uma válvula que tenha ligação eléctrica na bomba injectora ou por perto.
Se colocar fotos da bomba injectora posso dar um palpite…


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

Encontrei na net umas fotos de uma bomba injectora de um Ibiza 1.9, não sei se é a mesma, más nesta é fácil identificar a válvula. Para a substituir bastava desaperta-la e subtitui-la.
Imagem
Imagem
Imagem


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dieselPower »

Neste carro provavelmente será a tal válvula. Mas para confirmar mesmo, só votando ao diesel normal e ver se acontece.

No entanto, no meu Citröen Xsara 2.0HDi de 110cv, já me aconteceu de desligar e retirar a chave, e o motor ficar a trabalhar por mais aluns segundos. Isso aconteceu numa ocasião em que tinha o filtro de combustível sujo, de forma que nem passava combustível suficiente para que o motor trabalhasse normalmente. A explicação de um amigo meu, que é mecânico automóvel, foi que, por se tratar de um sistema common-rail, a rampa de injecção ficava com muita pressão de combustível quando desligava a chave. Enquanto essa pressão não baixasse para níveis normais, o motor continuaria a queimar combustível. No meu caso resolveu-se com um filtro novo. Mas Também pode acontecer quando o sensor de pressão da rampa de injecção está defeituoso e mede valores errados, provocando este fenómeno.

Cumprimentos!


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Obrigado amigos. DJLuc realmente o motor do Seat é mesmo esse último. Antes de começar a desmontar vou seguir o conselho de passar a 100 % diesel e ver o que acontece. Parece que só vendem a electroválvulo juntamente com a bomba injectora, por isso vou ter um pouco de mais calma. Ele agora demora uns 3 segundos depois de tirar a chave a desligar, em viagens de 15 Km. Domingo vou fazer uma de 300 Kms e depois logo digo.

Obrigado pelas fotos estão mesmo boas e esclarecedoras.
Não creio que seja do filtro do combustível pois não noto nada no acelaramento nem fumos brancos. O carro puxa bem em todas as rotações.

Mais uma vez obrigado.


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

Boa noite amigos, mais uma vez vou referir que não sou mecânico, por isso o meu comentário vale o que vale…
Tanto quanto sei os motores 1.9 do grupo VW são injector bomba, ou seja não são common-rail, que por falta de contacto com estes motores, não sei na pratica como é o funcionamento em dita-lhe, que para o problema em questão é saber como é que se desliga o motor ( que nos motores a diesel é saber como é que se corta o combustível).
Amigo Geogalhano se a bomba injectora é a que apresentei na imagem estou certo que o problema é da dita válvula que não corta o combustível quando deveria, e com isto descarto qualquer semelhança com o problema do dieselPower nos motores common-rail.
Más para descargo de consciência, admitindo que por motivos tecnológicos o motor só se desliga depois de desligar a chave de ignição e de monitorizar alguns parâmetros (como parâmetros de muita pressão de combustível quando se desligava a chave) controlados pela Centralina, eu garanto que a válvula de corte de combustível da bomba injectora, presente na imagem que eu apresentei, serve para cortar o combustível, e por sua vez fazer com que o motor pare, ou seja para testar a dita válvula, independentemente da maneira como ela é accionada, se se desligar o fio que a alimenta, ela vai parar o motor.
Com isto tudo posso garantir se desligar o fio (que esta ligado a válvula) quando o motor esta a funcionar só pode acontecer duas coisas:
- O motor vai demorar alguns tempo a desligar, o mesmo tempo que é fora do normal, e o incomoda. Devido a ter dito que isso nem sempre acontece, pode não acontecer logo a primeira. O que vai acontecer é quando se desliga o fio ecléctico da válvula, o electroíman não é percorrido por uma corrente eléctrica e faz que a haste metálica feche a passagem de combustível, neste caso a haste metálica vai descer más a borracha é que não veda devidamente ( esta é a minha opinião do que esta a causar problema), más também pode ser a mola a não oferecer a força suficiente pare vedar a passagem de combustível.
- O motor quando se desliga o dito fio eléctrico da válvula, para instantaneamente, o que evidência que é um problema de sensores que não deixam que a Centralina desligue o motor no devido tempo.
Com isto tudo em vez de facilitar devo é ter confundido.
O que a conselho é desligar durante o funcionamento do motor o dito fio da válvula e relator o que acontece para poder opinar. É não se preocupe com esse procedimento que não vai danificar nada.
Ps: Estas minhas certezas são porque a minha área é a electrotecnia, e sei perfeitamente como funcionam estas válvulas, tão bem ou melhor que os mecânicos ( sem desrespeito para ninguém).
Estou convencido que na concorrência são vendidas válvulas idênticas a que eu assinalei com a bola vermelha, sem ser preciso comprar a bomba injectora completa, e mais se estiver certo a válvula estará boa, o que deverá estar estragado é a borracha da haste metálica ou a mola que empurra a haste. Com isto tudo se voltar a colocar diesel não vai resolver o problema .


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dieselPower »

Sim, aqui o problema não pode ser semelhante ao meu, uma vez que não é um common-rail, e nem sequer é injector-bomba. É sim um sistema de bomba injectora convencional. Os injector-bomba são os 1.9TDi mais modernos, e as primeiras versões do 2.0TDi, que entretanto passaram a ser common-rail.

De qualquer forma, a ideia de desligar o fio parece ser boa. Com base no que se passará já se tem ideia se o problema é mesmo da dita válvula ou não. O mais provável é a parte em borracha que veda a passagem do combustível se ter deteriorado.

Cumprimentos!


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Existe na net um senhor que me vende a bomba injectora usada por 45 euros. Acham que compre mesmo assim, pois só vende a bomba completa.

De qualquer maneira vou efectuar o teste que me dizem.

Realmente em viagens um pouco maiores ele insiste em não desligar. De maneira nenhuma a não ser ido abaixo.

Depois relato aqui alguma coisa do que irei fazer.

Obrigado


dieselPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quarta nov 03, 2010 7:24 pm

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dieselPower »

Não vejo o porquê de comprar a bomba injectora, já que o mais certo é ser essa válvula que está estragada. Ainda para mais, a bmoba que esse senhor te vende pode não estar nas melhores condições...

Cumprimentos!


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

O dieselPower tem razão, quando referi injector-bomba, queria referir sistema de bomba injectora convencional. Em relação a comprar a bomba injectora usada, eu não comprava pois se o problema for da borracha o que ira acontecer com a válvula usada é que a borracha se deteriore novamente, pois ela já é usada, e provavelmente também já não deve estar nas melhores condições, para além de ficar com uma bomba injectora que não se sabe se esta boa.
Geogalhano va a uma casa de peças auto, e peça pela válvula de corte de combustível para a bomba injectora do seu carro, que vai ver que há a venda e deve ser barata.
Uma dica, quando desligar o fio da válvula quando o carro estiver a trabalhar tenha cuidado com o fio pois como a chave não esta desligada, se tocar com o fio nalguma parte metálica vai fazer curto-circuito. De preferência efectue esse procedimento após uma viagem mais longa.
Também pode desapertar a válvula e ver como se encontra a dita borracha, não custa nada, após desligar o fio eléctrico, pegue numa chave que consiga desapertar a válvula e desaperte-a, e já esta, tem logo aceso a haste metálica com a borracha na ponta e a mola que efectua a pressão na haste.


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Amigos amanhã vou fazer uma viagem longo e vou ver então a válvula. Hoje fui a Lisboa e vim e deu o mesmo não desligou de maneira nenhuma.
Mas surgiu-me outra situação, esta mais preocupante. No regresso, já era noite fiquei de repente com os vidros embaciados por dentro e um cheiro a humidade.Estranhei. Quando cheguei a casa reparei que o chão do lado do passageiro estava com um líquido esverdeado. Coloquei a mão e estava morno. Coloquei a mão por baixo do tablier do lado do passageiro e pingava esse líquido não muito quente mas morno. Penso ser o líquido da refrigeração do radiador. Levantei o capot e não ví absolutamente nada do lado do motor. O ponteiro marcava uma temperatura normal, abaixo de meio. Fui ver o líquido, estava um pouco abaixo do minimo, mas normal pois estava em aquecimento ainda, creio eu normal.Quando desliguei o carro deixou de pingar no lado do passageiro.

Acho isto estranho, pois mesmo que seja líquido de refrigeração, como raio vai ele parar por debaixo do tablier do passageiro, mesmo por cima dos pés? Que eu saiba o líquido vai do recepiente para o radiador, sai deste e vai ao motor ou vice versa, tudo na zona da frente.

Cheirei o liquido, ás vezes não fosse combustível, não tem cheiro.Não parece ser também do limpa vidros pois este cheira bem. Travões ok.Alguma ideia, ainda por cima amanhã vou fazer 300 Km.Pelo sim pelo não levo uma lata de refrigeração.

O radiador é novo, foi substituído o ano passado devido a acidente.


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por dj.luc »

Amigo Geogalhano é só azares uns a traz dos outros, deve ser o radiador da solfagem que rompeu, Tente não ligar a solfagem (ou AC) nessa viagem, va parando e controlando o nivel da água.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Ferra »

Agora foi o radiador da sofagem! Sintomas iguais aos meus num fiat punto. A reparação feita por mim custou 25€ e nove horas de trabalho. É necessario retirar todo o tablier. Fazer a viagem sem ligar a sofagem não é solução pois a água está sempre a circular, o que deixa de circular é o ar quando se desliga a dita! O ar deixa de passar pelo radiador e é desviado por uma conduta.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: Ignição do Seat não desliga o motor a BD 50%

Mensagem por Geogalhano »

Sim amigos, não arrisquei, fui Domingo à Midas, única aberta antes de fazer a viagem. Eles confirmaram, foi a sofagem, que usa o líquido do radiador para aquecimento, parece que também tem um radiador e este pifou. Ainda bem que não fiz a viagem antes, pois parece que ía ter problemas graves, o liquido de refrigeração ía vazar todo aos pés.

Foram impecáveis, fizeram um by-pass ao tubo, desligando-o da sofagem. Não me levaram nada.

Entretanto pedi um orçamento para uma revisão completa, óleo, filtro, filtro diesel e ar, bomba de água e arranjo do radiador da sofagem, correias incluindo a de transmissão--- 420 euros. Dizem-me tb que não devem de conseguir a electroválvula sózinha, só com a bomba de injecção, mas que íam ver.
O que acham do preço?

Obrigado
PS: entretanto fiz a viagem e desta vez tudo correu bem, incluindo a ignição ou corte da mesma.

Responder

Voltar para “BioDiesel”