receita para fazer biodiesel com etanol

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
jl
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta nov 15, 2006 11:57 am

receita para fazer biodiesel com etanol

Mensagem por jl »

ola
ja algum tempo que faço experiencias para fazer biodiesel umas com mais sucesso outras com menos, pois tenho consultado o forum varias vezes.
pelo que tenho lido o metanol e muito toxico e provoca lesoes graves ontem fiz uma experiencia com as mesmas quantidades mas com etanol (alcool 98% da farmacia) e não sei se foi a quantidade de soda castica
ficou tudo em sabao
gosaria de saber as quantidades exactas para fazer biodiesel com etanol
aproveito tambem para saber se algem sabe fazer um processador para producao continua, pois tenho uma peq oficina.


subrui
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça out 17, 2006 1:00 am

Mensagem por subrui »

processadores, ha mtos tipos e ideias na secção de 'material', dá lá 1 vista de olhos!

quanto ao biodiesel com etanol, a primeira coisa é k tens de arranjar é etanol puro, ou seja, com 99,5% de pureza, no minimo!
como acabaste de comprovar, o da farmácia não dá, pois tem uma pureza na casa dos 96%.(nem k fosse a 98%, como disses, daria)

se arranjares etanol nessas condições, recomendo que utilizes hidróxido de potássio(koh), em vez do tradicional de sódio(naoh), e em quantidades superiores, tipo o dobro, depende também da pureza da coisa...
para facilitar a reação ainda mais, uma percentagem de alcool maior também deve ajudar,experimenta com, tipo 25% ou mais...
o óleo a utilizar tem de estar bem seco!!! pois a reacção com etanol é ainda mais sensivel á água, do que com metanol!

vê este link pra mtas mais informações: http://journeytoforever.org/ethanol_link.html

por fim, se conseguires fazer isso, o biodiesel obtido tem melhor qualidade do que o produzido com metanol, inclusivé maior indice de cetano!

boa sorte!


ighor
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta abr 30, 2010 7:30 pm

Re: receita para fazer biodiesel com etanol

Mensagem por ighor »

voce produziu 100% sabao e 0% biodiesel ¿
como eu faço isso¿

Responder

Voltar para “BioDiesel”