DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Reciclar Oleo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 23, 2008 2:09 am

DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Reciclar Oleo »

boa noite amigos!

achei muito interessante os assunto sobre o biodiesel, só que tenho muitas duvidas a respeito do òleo vegetal usado:
comecei a fazer em minha cidade uma pesquiza e até já consegui uns bons litros de oleo usado e gordura vegetal.
surgiu uma duvida, pois a maioria dos restaurante, etc, trabalham somente com gordura vegetal. na média vai dar para recolher 70% de gordura vegetal usado e 30% de oleo vegetal usado.
1 -a gordura vegetal e tão boa quanto ao oleo para fabricação de biodiesel?
2 - qual a melhor forma de filtrar para armazenar tanto a gordura como óleo?

até breve

ulisses
Insista, Persista e nao desista

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

gordura vegetal e óleo vegetal são as mesmas coisas.

gordura animal e óleo vegetal são coisas diferentes e precisam tratamentos diferentes.

já que é o seu primeiro post, oriento-lhe a ler detalhadamente a seção, para depois trocar algumas idéias.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por lobão »

desculpem, mas se a gordura vegetal a qual falam for gordura vegetal hidrogenada, margarina, estas não servem para bd, por possuírem aguá em sua composição!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão. em tese, toda a gordura serve para fazer bio. o fato de ter água, não é impeditivo, desde que se retire a água da gordura.

taí um tópico novo a ser aberto. porém, nunca vi resíduos de margarina no mercado...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por lobão »

luciano, pior que existe, a gordura hidrogenada, que alguns
fazem batatas fritas, tem aguá de montão, e quando se da calor para tirar a água não para de dar estalos.

sei porque peguei em uma pequena fábrica a danada, quando botei no reator virou sabão, tirei pequenas amostras da gordura, e fui aquecendo para tirar a água, para mim não compensa a quantidade de energia gasta. mas fique curioso o porque daquela gordura aparentemente sem água (pois deixei decantar por mais de uma semana e no fundo não depositou água nenhuma) ter feito sabão, então tirei uma amostra e coloquei a aquecer e os estalos apareceram e por vários minutos, então quando fui coletar novamente perguntei que tipo de gordura eles usavam a resposta foi, gordura hidrogenada.

um abraço!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

quando botei no reator
ahã!! então o teu reator está a funcionar!

aqui no forum só botou a foto quando estava na solda. deixa de ser mãozinha e bota umas fotos pra gente ver como ficou a tua obra prima... só para mostrar que tendo boa vontade se constroi qualquer reator.

estranho usarem gordura hidrogenada para fritar batatas. coitado de quem estiver por perto no momento da fritura.

sei que existe gordura hidrogenada. quando meu pai tinha fabrica de sorvetes, ele usava gordura hidrogenada de côco para fazer aquela casquinha de chocolate que envolve os picolés. hummm....
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por klinzter »

hummm

"converter" a margarina em bd é uma boa idea:)

alguem já esperimentou ?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por lobão »

klinzter Escreveu:hummm

"converter" a margarina em bd é uma boa idea:)
péssima além de cara tem muita água!
luciano Escreveu:ahã!! então o teu reator está a funcionar!
esta em testes, faltam ainda umas coisitas mas em breve vou colocar, está ficando uma obra de arte
luciano Escreveu:estranho usarem gordura hidrogenada para fritar batatas. coitado de quem estiver por perto no momento da fritura.
dizem eles que para a batata palha ficar crocante tem de ser, sei que não recolho mais!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por klinzter »

lobão Escreveu:
klinzter Escreveu:hummm

"converter" a margarina em bd é uma boa idea:)
péssima além de cara tem muita água!
luciano Escreveu:ahã!! então o teu reator está a funcionar!
esta em testes, faltam ainda umas coisitas mas em breve vou colocar, está ficando uma obra de arte
luciano Escreveu:estranho usarem gordura hidrogenada para fritar batatas. coitado de quem estiver por perto no momento da fritura.
dizem eles que para a batata palha ficar crocante tem de ser, sei que não recolho mais!!!
ok, até pode ter água, mas sempre é possível separar-lo...

o problema é a reacção.... (penso eu...)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


marsoa
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por marsoa »

boas

este tópico bem mesmo a calhar para o meu caso:
pedi num restaurante oleo vegetal usado. quando fui buscar o bidon reparei que estava sólido; o óleo claro. o cozinheiro falou que era gordura vegetal, e mostrrou um embalagem nova que referia de facto, ser gordura vegetal. assim,a minha questão é:

- é a mesma coisa? segundo o luciano,sim.
- basta aquecer esta gordura para iniciar o processo do biodiesel?
- depois de bem filtrado posso usar como ovd? uma vez que vou usar sobretudo para a caldeira de aquecimento?

o que acham?
melhores cumprimentos
mário soares

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

estou a responder ao mario soares ( político português ? )

brincadeiras à parte, posso lhe dizer que o ovu é um produto que temos que ter critérios para processa-lo.

se fôr de graça, recolha e leve para sua casa. deixe num bidon por alguns dias e veja o que acontece.

o ovu que pode ser usado, deita para o fundo toda a sujeira que não nos interessa, ficando na parte superiora o ovu que realmente nos interessa.

procure colocar um registro uns 10 cm acima do fundo, para que, depois da decantação, saia pelo registro, somente o produto limpo.

tratando-se de biodiesel, bastaria seca-lo. já se for utilizado como ovd, você deveria filtra-lo, e para isso, recomendo-lhe procurar na seção ovd deste forum as orientações para filtragem correta.

no caso do biodiesel, as sujeiras que eventualmente ficam em suspensão, acabam na glicerina. já no caso do ovd acabam na bi , por isso a necessidade de fazer o tratamento correto à esse óleo.

se ocorrer o que não queremos, que essa massa que você recolhe, não limpa por decantação, pense na possibilidade de não mais recolhe-lo, pois não tem as mínimas características desejaveis à um ovu.

o nosso amigo mnunespt certa vez, enviou ao também amigo red baron, um litro de óleo nessas condições. o red fez todos os processos e transformou aquela porcaria num biodiesel de qualidade.
se você procurar, vai achar o post. está na seção experiencias e protocolos em http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... f=6&t=4228

atente que uma gordura ( oleo ) solidificado, pode ser resultado do frio intenso, ou de uso de gorduras animais no processo.

no topico sobre bio de gordura animal, certa vez relatei que muitos dos ovus que recolhemos, foram usados para fritar costeletas de porco, galinhas e demais aliementos animais. ocorre que nessas frituras, acabam unindo gordura animal e vegetal. talvez nesse caso, seja necessários usar a titulação para a gordura animal, em amostra pequena, para não emulsionar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


marsoa
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por marsoa »

luciano, obrigado pela útil resposta.

quanto ao presidente, desde o ensino preparatório e do 25 de abril (altura em que se começou a houvir falar mais do mário soares) que estou habituado à analogia com o politico e às brincadeira, claro.

quanto è minha questão, "aquilo" não decanta:é mesmo sólido. vou ver na etiqueta de uma embalagem nova, para ver se na composição não está nenhum produto estranho.

contudo, vou consultar o post que indicou e tenta fazer uma experiencia com bio.

obs: não quero que o luciano perca o "emprego" aqui no forum, (como respondeu ao fry noutro tópico) mas a minha espectativa era usar ovd na caldeira.
pelos vistos vou ter que tentar o bio. "emprego" salvo.

melhores cumprimentos
mário soares

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Luciano Kaefer »

grato pelas explicações, presidente mario soares

se já tentaste decantar sem sucesso, verifique o site que indiquei na msg anterior. parece ser muito elucidativa.
aquele óleo de palma era uma coisa absurda. pelas fotos, descartaríamos de imediato.
porém, a vontade de sempre investigar, fez o mnunespt enviar o red baron uma amostra, e os resultados forum profícuos.

o sebo bovino, depois de derretido e frio, fica um bloco só, que para romper, somente com talhadeira e martelo.
parece incrível que um produto com essas características, transforme-se em biodiesel.
mas fomos adiante, não nos deixamos tomar por descrenças.
por essa razão, sempre que aparece algum produto "difícil", lembro do sebo, e penso que seja possível a sua transformação, pois é gordura, e gordura vira biodiesel...

insista em suas experiências. e quando estiver de "saco" cheio, relate aqui no forum, que o pessoal do biodiesel vai fazer com que não desistas.

todos os avanços que aqui tivemos, foi por insistência, até que desse certo.

conte conosco. daqui à um tempo, você vai fazer bio com uma perna nas costas e vai voltar aqui para auxiliar quem está iniciando.

talvez eu não esteja mais por aqui, e talvez seja você a me substituir. já pensou na responsabilidade ? vá se preparando !
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Reciclar Oleo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta abr 23, 2008 2:09 am

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por Reciclar Oleo »

boa noite amigos!

agradeço de ante mão as respostas de vcs, realmente é de grande monta esta troca de informações.

vcs já estão na fase adiantada (na produção do biodiesel), eu ainda estou gatinhando estou começando a recolher óleo ovu, por isso que surgiu esta duvida da gordura vegetal......

para varias pessoa que perguntei são completamente leiga ao assunto. por isso que estou aqui a fazer parte com vcs.

pois a minha idéia é estocar ovu para vender para usinas de biodiesel, pelo visto é o futuro bem próximo $$$.

a minha preocupação e com relação à qualidade da estocagem na melhor forma desde a filtração até o deposito para entrega para a usina.

para mim a experiências de vcs com relação ao assunto é muito importante para troca de informações.

até breve amigos.
Insista, Persista e nao desista


marsoa
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: segunda fev 11, 2008 9:55 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por marsoa »

viva,

no meu caso: aquela "coisa" sólida que me deram como sendo gordura vegetal, é mesmo gordura vegetal.
depois de lêr a etiqueta de uma embalagem nova, esta refere: gordura vegetal, provenimente de óleo de palma..

pelos vistos vou ter de me aplicar,para transformar isto em bio.

depois dou notícias, (ou vou pedindo ajuda).

melhores cumprimentos
mário soares

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por mnunespt »

o ideal será tentar utilizar uma percentagem desse oleo de palma juntamente com uma percentagem de oleo de girassol.
por exemplo com 33% de oleo de palma + 66% de oleo de girassol, já se consegue fazer bd de qualidade e que aguenta bem temperaturas frias sem "condensar". mesmo assim no inverno podemos reduzir para 10%/90%


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por emanuel »

olá
assim como muitos, estou começando a coleta de óleo vegetal aqui no brasil. e advinha só, no primeiro estabelecimento, 300 litros de gordura vegetal hidrogenada. misturei ela com água, formando a "maionese" deixei para decantar e não decantou. aqueci para separar da água. filtrei ela ainda morna, e depois coloquei no fogão para secar, deixei no fogo até começar a sair fumaça. deixei esfriar e começei o processo de transesterificação com metanol e soda cáustica. agora neste momento está decantando, depois vou ver se virou biodiesel ou sabão, mas tudo indica que virou um biodiesel. como eu faço para saber se o biodiesel gerado (depois da lavagem) é um bio de boa qualidade? se caso tenha virado um bio de má qualidade, será que eu posso usar direto a gordura hidrogenada no carro, após fazer a lavagem, filtração e secagem? (com kit para ovu e tanque aquecido).


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por emanuel »

bom, deu uma mistura de 4 fases, a ultima é sabão, a penultima glicerina, a segunda acho que é gordura ainda não transesterificada e a primeira é biodiesel.??

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por lobão »

emanuel, qual a receita que tu usaste, essa gordura se não me engano precisa de mais catalizador!!
emanuel Escreveu:300 litros de gordura vegetal hidrogenada. misturei ela com água, formando a "maionese"

não entendi porque da adição de água se a intenção era a produção de bio!!!!

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


emanuel
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mar 16, 2009 12:00 am
Localização: Guarulhos, SP, Brasil

Re: DIFERENÇA ENTRE GORDURA VEGETAL E OLEO VEGETAL P/BIODIESEL

Mensagem por emanuel »

como uso bio misturado com ov direto, eu faço a "lavagem" de toda gordura que chega até mim. se vou fazer bio, não vejo mal em lavar e secar a gordura antes de fazer, já que energia elétrica e água para mim são de graça.

Responder

Voltar para “BioDiesel”