Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Oinq »

algas não competem com as culturas alimentares

a produção de biocombustíveis a partir de óleo de microalgas apresenta-se como a solução ideal numa altura em que continua a ser urgente encontrar alternativas ao petróleo, mas o mundo responsabiliza os biocombustíveis pela crise alimentar, avança a «lusa».

«a alga será seguramente uma das soluções ideais, senão a única. faz duas coisas importantes: sequestra o co2, necessário para crescer, e no final produz ainda o óleo para biodiesel. de outra forma é difícil conjugar estas duas coisas», explicou nuno coelho, director-geral da algafuel, a primeira empresa portuguesa a produzir óleo de microalgas para biocombustível com fins industriais.

mas que vantagens têm as algas que as possam tornar numa melhor opção do que o milho ou o girassol?

uma delas é que não compete com as culturas alimentares, apontou a responsável pela investigação com microalgas no instituto nacional de engenharia, tecnologia e inovação (ineti), fernanda rosa.

«quando estamos a produzir microalgas não estamos a produzir nada que seja necessário para a alimentação e essa produção pode ser feita em qualquer tipo de terreno, inclusivamente em zonas áridas», disse.

acrescentou que se tratam de microrganismos que se reproduzem «de uma forma exponencial» e cuja duplicação se faz num dia ou dia e meio, explicando ainda que se desenvolvem em qualquer tipo de água: salgada, salobra, residual e necessitam de pouco mais do que luz solar e dióxido de carbono (co2).

in: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Rui de Carvalho »

o único problema que neste momento eu vejo, é não ter óleo de microalgas, porque se me apresentar esse óleo, a preços competitivos e boa qualidade, eu posso pessoalmente garantir a sua venda.

além disso, é possivelmente a salvação da industria de biodiesel, porque se fomos realistas e sem sensacionalismo, o biodiesel esta a morrer em portugal, e mesmo no mundo. e tudo devido a falta de óleo.

as algas tem o potencial de mudar esta situação criando uma industria energética rentável e ambientalmente sustentável. eu apoiarei qualquer projecto que tem como fim a produção de óleo de algas, e mais, com um bom projecto até seria muito possível de obter investidores independentes, tal é o interesse nesta área.

por tudo isso vamos embora com esses aquários e toca a produzir.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas rui

parece que o problema de falta de óleo é mundial. aqui no brasil também corre a mesma coisa. as industrias de biodiesel estão á deriva, aguardando por algo milagroso.

as algas, se funcionarem, serão a redenção da indústria, visto que podem ser cultivadas sem competição com alimentos.
andei lendo algumas materias, e achei muito complicado o processo.
precisamos é de engenheiros que consigam extrair óleo de algas em quantidades pequenas, tal qual fizemos quando criamos nossos reatores caseiros.

endosso todas suas palavras.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Chemistry »

algo de quem está á frente no mercado a nível mundial. a posição deles é esta:

http://energiasrenovaveis.wordpress.com ... -em-sines/

captação de co2. o aproveitamento para óleo está presente mas numa perspectiva de futuro. daqui a uns anos talvez seja viável. e que poderá passar bem por aí. neste momento a custo de produção ultrapassa o dobro do obtido pelos processos conhecidos.

até lá á que trabalhar a terra!

Avatar do Utilizador

jl8472
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 57
Registado: quinta abr 26, 2007 10:36 pm
Localização: Angola

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por jl8472 »

boas existem ,já alguns projectos no inicio em portugal , agora toda a gente quer investir , e ninguem dá o passo a mais de um ano lancei o desafio aqui neste forum a ver se alguem queria arriscar a produzir um fotobioreactor , para produção de micro algas , já com a especie identificada , ninguem respondeu . ...depois disso houve um professor amigo de um instituto publico portugues , que tambem é cabeça dura como eu que decidimos avançar , esta a dar alguns resultados , temos de fazer parcerias publico privadas , este ano ainda contamos fazer a apresentação publica . e nisso o brasil está anos a frente de portugal , ai existe um envolvimento das universidades com a empresas que pelo que vi funciona .


tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 524
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Localização: Grande Porto

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por tvcrabo »

bom, não mexe com alimentares mas mexe com farmaceuticas. vamos rezar para que nao se lembrem de levantar agora o preço dos farmacos com essa desculpa.

em todo o caso parece-me obviamente bem. se que as faz desenvolver é o co2, construam-se os viveiros na cidade. por exemplo, vou presumir que a qualidade da agua não seja o mais importante... e que tal criar as algas naqueles rios problematicos como o rio leça por exemplo. era possivel?

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Bluesky »

a industria do petroleo, a industria da politica, a industria do açucar, a industria petro-quimica, a industria farmaceutica, a industria da guerra, a industria da religião. sao muitos os actuais cavaleiros da morte. sussurra o ministro para o bispo: "tu tratas de mante-los estupidos que eu trato de os manter pobres". houve tempos em que os homens eram ingenuos e essas industrias trabalhavam para o bem comunitário, hoje é "comunismo". a industria farmaceutica usa a doença das pessoas para a sua fortuna. por isso o ar limpo nao é o seu negocio #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por jmal »

cheira-me a que as algas vão ter o mesmo destino que o hidrogénio.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Chemistry »

eu acredito que o hidrogénio vai passar a estar em foco de novo. e as algas vão dar o seu contributo. mas ainda vai demorar algum tempo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por jmal »

tanto tempo como o hidrogénio está a levar, ou seja, muitos anos, décadas mesmo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Bluesky »

que diabo, entao nao sabem? fundamentalmente o plano bush para as celulas de combustivel (de hidrogenio) serviu somente para enterrar os veiculos electricos (a baterias) quando da sua implementaçao na california por esta ser a soluçao "correcta", mais nada.

as microalgas funcionam muito bem para complementar com a produçao mix com outros oleos de origem vegetal. neste momento queresse quantidade, nada mais #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por silviofreitas »

há um plano na ilha do porto santo em marcha.já está em obras e começará este ano a produzir.em 2009 entra em velocidade de cruzeiro.a entidade promotora é a empresa de electricidade da madeira e pela vice presidência do governo da ram e destina-se à produção de energia eléctrica para que em 2012 95% da electricidade seja produzida desta maneira.de momento 15% dela é produzida por aerogeradores.
tópico à parte, esta ilha foi pioneira em 1973 ao ter a primeira central dessalinizadora do país.agora tem duas, sendo que uma particular.também pioneira foi a ilha selvagem grande que em 1984 instalou paineis solares para produção de energia eléctrica para os vigilantes, quando no país nem se ouvia falar nisso.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Chemistry »

ó silviofreitas não estás perdido?


nuno89
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda mar 10, 2008 12:54 am
Localização: Cascais

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por nuno89 »

jl8472 era capaz de me dar mais informações sobre esse projecto do fotobioreactor sff. tenho andado a investigar a area das algas para a produçao de biocombustiveis e para ja pareceu-me tudo um pouco elaborado demais para que seja produzido em media escala, mas sem duvida que estaria interessado em entrar num projecto destes.
cumprimentos


silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por silviofreitas »

chemistry Escreveu:ó silviofreitas não estás perdido?
perdido? o tópico era produção de oleo a partir de microalgas...a minha participação foi nesse sentido.


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Chemistry »

silviofreitas Escreveu:
chemistry Escreveu:ó silviofreitas não estás perdido?
perdido? o tópico era produção de oleo a partir de microalgas...a minha participação foi nesse sentido.
o plano em porto santo não é para produção de energia eléctrica? explica melhor esse plano!


silviofreitas
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: quinta out 25, 2007 3:12 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por silviofreitas »

chemistry Escreveu:
silviofreitas Escreveu:
chemistry Escreveu:ó silviofreitas não estás perdido?
perdido? o tópico era produção de oleo a partir de microalgas...a minha participação foi nesse sentido.
o plano em porto santo não é para produção de energia eléctrica? explica melhor esse plano!
o plano encontra-se largamente difundido na net.e já está em construção.a ideia é produzir óleo que depois será queimado para produzir energia eléctrica.posteriormente há a intenção de usá-lo nos automóveis e até exportar.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Luciano Kaefer »

jl8472 Escreveu:boas existem ,já alguns projectos no inicio em portugal , agora toda a gente quer investir , e ninguem dá o passo a mais de um ano lancei o desafio aqui neste forum a ver se alguem queria arriscar a produzir um fotobioreactor , para produção de micro algas , já com a especie identificada , ninguem respondeu . ...depois disso houve um professor amigo de um instituto publico portugues , que tambem é cabeça dura como eu que decidimos avançar , esta a dar alguns resultados , temos de fazer parcerias publico privadas , este ano ainda contamos fazer a apresentação publica . e nisso o brasil está anos a frente de portugal , ai existe um envolvimento das universidades com a empresas que pelo que vi funciona .
poderias partilhar o teu conhecimento, nesse forum, cuja base é a partilha do conhecimento...
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Oinq »

Cumprimentos
Nuno Leitão


Pedro H Alvar
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: segunda mai 05, 2008 5:55 pm

Re: Produzir biocombustíveis a partir de microalgas é solução...

Mensagem por Pedro H Alvar »

nuno,

estás envolvido neste bioreactor que está instalado em portugal ?
estou muito interessado, sei que é um reactor de teste da bioking confirmas ?

pedro.

Responder

Voltar para “BioDiesel”