Material de laboratório e Processador

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

boas!
após um período de inactividade voltei ao bio. ora aqui vai o meu projecto.

munir-me de algum material de laboratório para que seja possível fazer pequenas quantidades, de modo a poder testar novas técnicas de produção. vou também com este material poder realizar algumas analises ao bio produzido de modo a poder verificar a sua qualidade.

material que já tenho:
placa de aquecimento com agitador magnético
"moscas" de agitação
material para destilação
tenho a balança encomendada

vou agora também encomendar o material de vidro (buretas, pipetas, etc). penso também adquirir ou construir uma pequena centrifugadora.

gostava de saber se alguém já tem algo do género, e se possível fotos...

já tenho também um depósito com cerca de 70l para começar a fazer um processador.
penso que neste momento não preciso de mais, pois não tenho óleo, vou apenas fazer com o óleo que produzo, e o de alguns familiares e vizinhos.
Última edição por Ex-lunatico em quarta ago 06, 2008 12:13 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório

Mensagem por Ex-lunatico »

faltou acrescentar...

o depósito que tenho é de um extintor em fim de vida (daqueles bem grandes com rodas).

o depósito é feito em aço. como não percebo nada de metalizações, venho aqui pedir alguns esclarecimentos.

depois de ter o processador pronto, gostava de lhe aplicar uma metalização para que ficase semelhante a um processador de inox.
aqui é que está a minha duvida....

ao mandar cromar o processador é igual a um processador em inox??? isto é aço inox é igual a aço cromado???
há outra hipóteses de metalização ou pintura para proteger o depósito? já sei que galvanizar não pode ser....

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por RED BARON »

viva.
estás a falar da parte de dentro, de fora ou as duas?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

das duas, mas a de dentro é que interessa, a de fora até pode ser pintada

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por RED BARON »

uma boa cromagem fica muito cara, mais vale comprar uma cuba em inox. alem disso a cromagem sobre ferro deve levar uma camada de cobre entre o feero e o crómio e se houver alguma zona que despele fica com o cobre à vista que será corroído rapidamente alem de contaminar o bio.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

grr, então vou ter de arranjar um solução qualquer para revestir a cuba, pois já la tenho aquela, e não me "apetece" comprar outra.
talvês com alguma tinta ou revestimento resistente a agentes químicos. alguém conhece alguma solução.
também tenho visto em outros sites internacionais processadores feitos com bilhas de gás das grandes pintadas.
se alguém souber dar umas dicas sobre estas questões "metálicas"....

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por RED BARON »

se a cuba for em ferro, sem galvanização, pode ser utilizada como está desde que não entre agua em fase alguma do processo e as lavagens não podem ser ser no processador, existem vários processadores feitops de garrafas de gás e bidons de 200l e alguns já processaram muitos litros ( milhares ) e nem um pequeno sinal de corrosão no interior.
se estiver enferrujada no interior convem fazer uma limpeza à ferrugem. revestimentos tipo tinta não aguentam, mesmo as epoxy. só o teflon resiste mas que eu saiba ainda não existe maneira de dar teflon à trincha ou à pistola.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

pois eu gostava de poder aplicar um revestimento interior de modo a poder fazer tas lavagens no processador.... se acabo por comprar outro recipiente para as lavagens vai dar ao mesmo do que estar a comprar outro recipiente para processador....


a não ser que utilizasse um daqueles depósitos de "plástico" cónicos para decantação e a lavagem.... mas depois tinha de voltar a por o bio no processador para o secar....

tenho mesmo de arranjar uma forma de o revestir por dentro...

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por mnunespt »

por muito afeiçoado que estejas a esse extintor, o melhor era pensares em arranjar um tipo de cuba inox.
és capaz de ter de desenbolsar mais algum €€ mas ficas com uma coisa bonita, resistente, funcional e para durar. além disso consegues fazer todo o processo num único deposito o que facilita.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Luciano Kaefer »

ainda resta a possibilidade de fazer a limpeza do bio sem água. temos tópicos específicos sobre isso já abertos. nenhuma gota de água no processo. sílica. estudos estão avançados e os resultados são bons.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

eu sei que sou um grande teimoso, mas...
será que não há nenhuma forma de "tratar" o aço de modo a que ele fique resistente aos agentes químicos que vamos usar?? lacagem, cromagem, anodizagem, etc...
alguém tem conhecimentos mais profundos sobre estes tipos de metalização?

o que me chateia em estar a comprar uma cuba em inox é estar a comprar uma coisa nova que depois vou logo começar a estragar (leia-se, furar cortar, soldar).

se conseguísse arranjar um tratamento adequado, mesmo que fosse uma tinta especial, poderia fazer todas as alterações ao depósito, e então depois fazer o tratamento ao metal.

outra questão é que o depósito que tenho actualmente deve ter entre 60 a 70l. o que daria para fazer cerca de 40l de cada vez. neste momento preferia fazer uma coisa mais pequena uma vez que as frontes de óleo que tenho são apenas o meu consumo e da alguns amigos familiares e vizinhos.

ao mesmo tempo poderia mais tarde fazer um com cerca de 200l em inox, e já poderia aplicar melhoramentos, pois só depois de se fazer o primeiro é que aprendemos com alguns erros que cometemos.

desculpem lá qualquer coisinha

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por mnunespt »

ex-lunatico Escreveu::banghead: eu sei que sou um grande teimoso, mas...
será que não há nenhuma forma de "tratar" o aço de modo a que ele fique resistente aos agentes químicos que vamos usar?? lacagem, cromagem, anodizagem, etc...
alguém tem conhecimentos mais profundos sobre estes tipos de metalização?
mesmo que faças isso a um extintor velho, quando é que isso não te irá custar? não compensará um reservatório inox novo?
ex-lunatico Escreveu: o que me chateia em estar a comprar uma cuba em inox é estar a comprar uma coisa nova que depois vou logo começar a estragar (leia-se, furar cortar, soldar).
o meu processador novo, mandei fazer em inox por medida. pedi o diametro e capacidade que queria, pedi logo fundo cónico, tampa de abrir por cima bastante larga para facilitar a secagem, pedi logo as roscas todas que queria por, pedi logo para porem uma rosca para a resistencia.
ou seja todo o trabalho já vem feito com acabamento de fábrica. não precisas de mexer em nada e já vem tudo optimizado para a função especifica que precisas. quanto gastei? muito menos do que andar a mandar fazer furos e soldagens em latas velhas.
podes ver fotos do meu processador aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=120
(pag 7)

ex-lunatico Escreveu: ao mesmo tempo poderia mais tarde fazer um com cerca de 200l em inox, e já poderia aplicar melhoramentos, pois só depois de se fazer o primeiro é que aprendemos com alguns erros que cometemos.
para evitar os primeiros erros que fazemos, tens este forum.
no endereço que iniquei em cima tens todos os passos que passei desde o primeiro dia que comecei a fazer um processador, até o ter trocado e feito um novo. podes ler os erros que cometi e as soluções e melhoramentos encontrados. poderás encontrar muitas ideias por lá e noutros post's de outros porcessadores de outros utilizadores.

se estás a pensar depois em fazer outro, para que gastar tanto dinheiro nessa "lata velha" agora? o dinheiro que empatares ai, vai morrer ai.

isto é só a minha opinião. só tu podes avaliar se vale mesmo a pena aproveitar o extintor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

boas!
vi á pouco um post do luciano a indicar que tinha um reator vitrificado (acho que é assim que se diz)... em que consiste este processo?? é tipo esmalte?

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por mnunespt »

penso que a resistencia é que era vitrificada, e esse processo é feito na fabrica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por RED BARON »

mnunespt Escreveu:penso que a resistencia é que era vitrificada, e esse processo é feito na fabrica.
não é a resistência mas sim a cuba, que era de um termoacumulador, o luciano poderá confirmar melhor.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Luciano Kaefer »

a cuba!

o acumulador que tenho é antigo e, ao invés de ser de inox ( caro ) o fabricante optou por passar uma camada de algo que parece-me um esmalte. como ela é quase toda fechada, não consigo ter acesso à parte interna, mas com esforço e uma lanterna, além de passar o dedo, parece realmente um vidro. trabalha à mais de ano e nenhum sinal de corrosão. e já havia trabalhado pelo menos uns 15 anos com água dentro.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 780
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por mnunespt »

peço desculpa, percebi mal.

sendo assim, penso que poderás tentar saber se alguem vitrifica o extintor. falta saber é quem faz isso e se o preço compensa.

cumprimentos.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Ex-lunatico
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 52
Registado: sexta mai 12, 2006 1:28 pm

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por Ex-lunatico »

vou investigar....


abracurcix
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda jun 15, 2009 5:30 pm
Localização: PORTUGAL

Re: Material de laboratório e Processador

Mensagem por abracurcix »

por acaso o meu amigo já procurou aí num ferro-velho pois em inox há por aí muita coisa abandonada e então agora com meio mundo a encostar as botas
se calhar até vai encontrar aquilo que quer, mesmo certinho
agora ... só mais um ponto .... se puder abandone a lavagem do bio e principalmente no "reactor"
faça isso á parte e tente a seco (http://www.hydrotechnik.co.uk/)
não digo para mandar vir isto, mas se puxar pela cabeça e dar asas á imaginação, até pode obter resultados topo de gama

veja lá se consegue ir um pouquinho mais longe ... e para já não lhe digo mais ... vamos lá por a cabecinha a pensar

Responder

Voltar para “BioDiesel”